QUINTA-FEIRA, 16/10/2025

Em destaque

L

Mundo

Novo poder na Síria silencia sobre ataques de Israel e ONU condena

Israel diz ter ocupado cerca de 400 km² do território sírio

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Novo poder na Síria silencia sobre ataques de Israel e ONU condena
REUTERS/Mohamed Azakir/ Reprodução proibida

O novo poder da Síria que assumiu Damasco após a queda do regime de Bashar al-Assad mantém silêncio sobre os sucessivos ataques de Israel contra instalações militares do país e sobre a ocupação israelense da zona antes desmilitarizada que separa as Colinas de Golã – território sírio anexado por Israel após a guerra de 1967 – e o resto da Síria.

Para especialistas consultados pela Agência Brasil, o silêncio sobre Israel pode indicar uma colaboração com Tel Aviv ou uma tática para evitar entrar em confronto com os israelenses uma vez que o grupo que assumiu Damasco ainda não tem o controle completo do território nem da estrutura estatal Síria.

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, por outro lado, afirmou que está “profundamente preocupado” com as “extensas violações da soberania e integridade territorial da Síria” por Israel.

“[Guterres] condena todas as ações que seriam inconsistentes com o acordo [de 1974 firmado entre Israel e Síria] e apela às partes para que cumpram suas obrigações sob esse instrumento, inclusive encerrando toda presença não autorizada na área de separação”, disse o porta-voz da organização.

O Brasil também criticou as ações de Israel na Síria alegando que elas violam o direito internacional, “bem como a independência, a soberania e a integridade territorial da Síria”, afirmou o Itamaraty.

Já o Conselheiro de segurança dos Estados Unidos (EUA), Jake Sullivan, justificou que o aliado estaria apenas exercendo seu direito de se defender, ainda que a Síria não tenha efetuado nenhum ataque contra Israel.

“O que Israel está fazendo é tentar identificar ameaças potenciais, tanto convencionais quanto armas de destruição em massa, que podem ameaçar Israel e, francamente, ameaçar outros também”, disse Sullivan, segundo a Reuters.

A Carta da ONU proíbe o uso da força contra outros países, com duas exceções: casos de legítima defesa contra um ataque armado e quando há autorização do Conselho de Segurança da ONU.

Especialistas

O jurista a analista geopolítico, Hugo Albuquerque, comentou à Agência Brasil que o silêncio do novo poder que assumiu Damasco indica uma colaboração com os Estados Unidos, Israel e, por tabela, todo o Ocidente. “Certamente essa inação é fruto ou de um acordo ou de uma sinergia estratégica, ou de ambos”, disse o também editor da revista Autonomia Literária.

Por outro lado, o professor de relações internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec SP), Alexandre Pires, avaliou que o novo governo ainda não controla todo o país e o silêncio frente os ataques de Israel pode ser uma tática para evitar um confronto aberto com Tel Aviv.

“Eles estão num esforço de consolidação desse governo, ou seja, o país ainda está todo conflagrado, então você tem ali zonas territoriais ainda em disputa. Do ponto de vista tático, nesse momento não adianta tentar se opor a Israel e aos ataques. Então o governo acaba ficando rendido. E nós temos que lembrar que é um governo bastante provisório, que controla praticamente uma faixa do país”, ponderou Pires.

Israel

Israel afirma ter ocupado cerca de 400 quilômetros quadrado (km²) do território sírio após a queda de Bashad al-Assad, área que deveria ficar desmilitarizada segundo acordo firmado entre Damasco e Tel Aviv, em 1974. O governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu diz que a ocupação dessa área é “temporária”. Além disso, o exército israelense informou que realizou mais de 350 ataques aéreos contra a infraestrutura militar da Síria, incluindo ataques contra a frota naval, a força aérea, as baterias antiaéreas e locais de produção e armazenamento de armas.

“A maioria dos ataques danificou severamente os sistemas de defesa aérea da Síria, destruindo mais de 90% dos mísseis superfície-ar estratégicos identificados. A rede de defesa aérea da Síria está entre as mais fortes do Oriente Médio, e os danos infligidos representam uma conquista significativa para a superioridade da Força Aérea Israelense na região”, afirmou as Forças de Defesa de Israel (FDI).

HTS

O principal chefe militar do grupo islâmico Hay’at Tahrir al-Sham (HTS), Ahmed Al-Sharaa, que lidera a coalização insurgente que derrubou Assad, não tem feito declarações públicas condenando ou criticando os bombardeios israelenses. O HTS, ex-braço da Al-Qaeda do Iraque, é considerada uma organização terrorista pela ONU, definição aprovada no Conselho de Segurança da organização.

Em entrevista ao canal ocidental Sky News, Al-Sharaa, anteriormente chamado de Abu Mohammed al-Jolani, disse que os países estrangeiros não tem o que temer da nova Síria e que o país não deve entrar em outra guerra.

Por outro lado, o comandante do HTS tem feito crítica ao Irã e ao Hezbollah, antigos aliados do governo Assad.

Irã

Já o Líder Supremo do Irã, o Ali Khamenei, denuncia que a queda do regime de Assad foi uma conspiração liderada pelos Estados Unidos e por Israel para enfraquecer o chamado Eixo da Resistência, formado por grupos e países contrários à hegemonia ocidental no Oriente Médio.

“Um governo em um país vizinho da Síria desempenhou e ainda desempenha um papel claro no que está acontecendo. No entanto, os principais conspiradores e a sala de controle estão nos Estados Unidos e no regime sionista. Temos evidências disso que não deixam margem para dúvidas para ninguém”, afirmou a principal liderança do Irã.

A guerra que levou à queda do regime de Assad durou 13 anos e os grupos insurgentes receberam apoio, treinamento e financiamento de potências regionais e globais, segundo especialistas no tema consultados pela Agência Brasil.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

A disputa sobre a devolução de corpos de reféns e a recusa do Hamas em se desarmar ameaçam o cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
L
Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

O Senado uruguaio deu a aprovação final ao projeto Morte Digna por ampla maioria, permitindo o procedimento em casos de doença incurável e sofrimento insuportável.
L
Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

A decisão, inicialmente reportada pelo New York Times, marca uma forte escalada na pressão dos Estados Unidos contra o regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
L
ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

O subsecretário-geral da ONU, Tom Fletcher, afirma que a entrada de 600 caminhões sob cessar-fogo é insuficiente e que milhares de veículos são necessários para evitar uma fome ainda maior.
L
Explosão em carro-bomba mata uma pessoa e fere duas em Guayaquil

Explosão em carro-bomba mata uma pessoa e fere duas em Guayaquil

Autoridades de Guayaquil classificam o ataque, ocorrido em frente a prédio da família do presidente Daniel Noboa, como “terrorismo puro” ligado ao tráfico de drogas no Equador.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Demissão em massa agrava crise dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho

Demissão em massa agrava crise dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho

Mais de dois terços dos atingidos perdem acesso à Assessoria Técnica Independente (ATI) e enfrentam fome, desemprego e paralisação da reparação socioeconômica.
L

Curso de Piloto Privado Aviaprep: decole rumo à aprovação na ANAC

A Aviaprep oferece um curso preparatório completo para a prova teórica da ANAC, com conteúdo direcionado, dicas práticas e suporte especializado para quem sonha em ser piloto.
L

Agenda News: Final de semana com Rock, Feijoada e Iron Maiden no Grego Pub

O Grego Original agita Porto Velho com happy hour, feijoada com música ao vivo e tributo épico ao Iron Maiden.
L
Vacina SpiN-TEC deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

Vacina SpiN-TEC deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

A primeira vacina totalmente nacional contra a covid-19 está em fase final de estudos e será submetida à validação da Anvisa.
L

Coluna social Marisa Linhares: GWM Cacoal reúne famílias, lançamentos de SUVs eletrificados e homenageados do Troféu Cacau de Ouro 2025

Evento especial na concessionária GWM Mega Motors movimentou Cacoal com café da manhã, test drive em SUVs eletrificados e encontro de famílias, além de destacar empresas e personalidades locais que serão homenageadas no Troféu Cacau de Ouro 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia

MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia

Evento em Porto Velho reúne gestores e especialistas para debater equilíbrio atuarial, governança e sustentabilidade do sistema previdenciário.
L
Cerca de 400 jornalistas serão homenageados por Eyder Brasil com voto de louvor

Cerca de 400 jornalistas serão homenageados por Eyder Brasil com voto de louvor

Cerimônia será realizada no dia 27 de outubro, às 15h, no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia.
L
Cláudia de Jesus pede revisão do reajuste da tarifa de água e esgoto em RO

Cláudia de Jesus pede revisão do reajuste da tarifa de água e esgoto em RO

Deputada questiona aumento de 4,42% autorizado à Caerd e cobra transparência e proporcionalidade nos serviços.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha obras do Centro de Iniciação Esportiva no Flamboyant

Vereador Márcio Pacele acompanha obras do Centro de Iniciação Esportiva no Flamboyant

Com 70% concluída, obra terá quadra poliesportiva, vestiários e espaços para diversas modalidades esportivas.
L
Câmara aprova suspensão de ação penal contra deputado Gustavo Gayer

Câmara aprova suspensão de ação penal contra deputado Gustavo Gayer

O Plenário acolheu pedido do PL, partido do parlamentar, para suspender a tramitação da ação que corre no STF enquanto durar o mandato.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista fica ferido após colisão com carro na zona Leste de Porto Velho

Motociclista fica ferido após colisão com carro na zona Leste de Porto Velho

Acidente aconteceu no cruzamento das ruas Andréa e Luís de Camões, no bairro Apunhã.
12
Homem foge após esfaquear ex-mulher na zona leste

Homem foge após esfaquear ex-mulher na zona leste

A vítima foi socorrida às pressas para a Policlínica Dr. José Adelino.
16
Reestruturação da Patrulha Maria da Penha amplia proteção às mulheres

Reestruturação da Patrulha Maria da Penha amplia proteção às mulheres

Nova estrutura da PMRO, com BPVID e NUPEVID, aumenta atendimentos e fortalece rede de apoio às mulheres em Rondônia.
L
MPRO conquista condenação de sargento da PM por feminicídio em Porto Velho

MPRO conquista condenação de sargento da PM por feminicídio em Porto Velho

Atuação da promotora Joice Gushy Mota Azevedo no Tribunal do Júri resultou em pena de 28 anos e 3 meses de prisão pelo assassinato e ocultação do corpo da vítima.
L
Dentista é preso por embriaguez ao volante e porte ilegal de arma em Porto Velho

Dentista é preso por embriaguez ao volante e porte ilegal de arma em Porto Velho

Um dentista de 51 anos foi detido após invadir a cerca de uma residência com uma caminhonete Hilux e ser encontrado embriagado e armado com uma pistola.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): RODRIGUES E ROCHA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

OUTORGA e Licenças Previa(LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).
L
Indicação de Jean Oliveira garante recuperação de rodovias entre Parecis e São Felipe D’Oeste

Indicação de Jean Oliveira garante recuperação de rodovias entre Parecis e São Felipe D’Oeste

Serviços realizados pelo DER-RO atendem solicitação do deputado e melhoram trafegabilidade, beneficiando produtores rurais e motoristas da Zona da Mata.
L
Estudo revela que ter QI alto não garante sucesso escolar

Estudo revela que ter QI alto não garante sucesso escolar

Pesquisa de Flávio Nunes, Dr. Fabiano de Abreu Agrela e Adriel Silva aponta que a superdotação profunda pode gerar desafios emocionais e afetar o desempenho acadêmico.
L
Evento ensina famílias a cuidar dos cabelos infantis cacheados e crespos em Porto Velho

Evento ensina famílias a cuidar dos cabelos infantis cacheados e crespos em Porto Velho

“Pequenos Cachinhos” será realizado no Junga Park e oferece orientações práticas sobre autocuidado, afeto e fortalecimento da autoestima infantil.
L
Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Carretas de Saúde da Mulher são lançadas em Porto Velho com atendimentos e exames gratuitos

Ação do programa “Agora Tem Especialistas”, do Governo Federal em parceria com o município, leva exames e consultas para ampliar o acesso à saúde feminina.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza serviço de drenagem no cruzamento das avenidas Mamoré e Vieira Caúla

Prefeitura de Porto Velho realiza serviço de drenagem no cruzamento das avenidas Mamoré e Vieira Caúla

Obras buscam solucionar alagamentos históricos na zona Leste, beneficiando moradores, comércios e serviços públicos da região.
L
Prefeitura de Porto Velho promove a 3ª Corrida Pela Vida no Outubro Verde e Rosa

Prefeitura de Porto Velho promove a 3ª Corrida Pela Vida no Outubro Verde e Rosa

Evento realizado pela Semusa será no sábado (18), no Skate Parque, com inscrições gratuitas e arrecadação solidária de alimentos e absorventes.
L
Prazo para candidatos da segunda chamada do CNH Social encerra nesta sexta-feira (17)

Prazo para candidatos da segunda chamada do CNH Social encerra nesta sexta-feira (17)

Convocados pelo programa CNH Social devem comparecer presencialmente a uma unidade do Detran-RO até sexta-feira, 17 de outubro, para confirmar a inscrição.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.