SEXTA-FEIRA, 16/01/2026

Em destaque

L

Mundo

Síria: potências estrangeiras apoiaram 13 anos de guerra contra Assad

Especialistas avaliam que rebeldes trazem risco de uma nova teocracia

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Síria: potências estrangeiras apoiaram 13 anos de guerra contra Assad
REUTERS/AHMAD AL-KERDI/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Os diversos grupos armados de oposição na Síria que conseguiram derrubar o regime de Bashad al-Assad foram treinados, armados e financiados por mais de uma década por diversas potências regionais e globais, como o Qatar, a Arábia Saudita, a Turquia, os Estados Unidos, Israel e membros da União Europeia, entre outros.

Especialistas em Oriente Médio consultados pela Agência Brasil avaliam que a liderança de grupos extremistas islâmicos entre os rebeldes sírios, considerados terroristas por diversos países e organizações, traz o risco de que uma nova teocracia islâmica seja instalada na Síria.

O pós-doutor em Ciências Sociais e especialista em Relações Internacionais Marcelo Buzetto explica que a guerra da Síria, iniciada em 2011, após os eventos batizados de Primavera Árabe, não foi uma guerra civil convencional em que grupos formados por sírios lutam entre si, mas foi uma guerra internacional que envolveu as principais potências regionais e do planeta.

“Esses grupos todos que derrubaram o Assad são financiados por vários países. Cada um dando apoio de alguma maneira, com dinheiro, logística, equipamentos, armas, informações, uns mais discretamente, outros mais explicitamente”, disse o especialista em Oriente Médio.

No livro A Segunda Guerra-Fria, Luiz Alberto Moniz Bandeira conta como ocorreu a convocação de milhares de jihadistas em diversos países, principalmente na Líbia pós queda de Muammar Gaddafi. Os jihadistas são os adeptos da jihad que acreditam na “guerra santa” para instituir a Sharia, a lei islâmica.

Segundo o historiador, milhares de mercenários estrangeiros foram recrutados para sustentar a guerra contra al-Assad com apoio da Turquia, das monarquias árabes sunitas e de potências como França, Inglaterra e EUA.

O professor de Relações Internacionais e de Geopolítica da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Leonardo Trevisan destacou que as monarquias sunitas, assim como Israel e as potências ocidentais, tinham o interesse em alimentar a guerra na Síria para isolar o Irã, de maioria xiita e aliada do governo de Assad. Com a queda de Assad, poderiam abrir o caminho para os chamados Acordos de Abraão, que pretendiam normalizar as relações dos países árabes com Israel.

“Uma Síria sunita vai, com certeza, expulsar o Hezbollah. E aí entra o interesse de Israel também nessa queda do Assad, que é um interesse econômico em parceria com os árabes moderados, de redesenhar o Oriente Médio. Um Oriente Médio muito mais, vamos dizer, pró-negócios. E nesse mundo árabe e israelense não tem muito espaço para a lógica xiita e muito menos para a questão palestina”, explicou.

Em contrapartida, Rússia, Irã e o grupo libanês Hezbollah davam sustentação ao governo Assad na luta contra esses grupos armados da oposição, que incluía o Estado Islâmico (EI). O governo de Bashad al-Assad formava, ao lado do Irã e do Hezbollah, entre outros grupos, o chamado Eixo da Resistência, que é a coalizão contrária à hegemonia dos EUA e de Israel na região. O Irã reconheceu que a queda de Assad prejudica o Eixo da Resistência.

Gasoduto

O pesquisador Marcelo Buzetto destacou que, por sua posição geográfica, a Síria está no centro da disputa geopolítica mundial onde o Ocidente, de um lado, e principalmente Rússia, China e Irã, de outro, medem forças. Nesse cenário, a construção de um gasoduto para levar petróleo e gás atravessando a Síria teria papel fundamental na guerra iniciada em 2011.

“As monarquias árabes, tradicionalmente aliadas dos Estados Unidos e do colonialismo europeu, tinham um projeto de gasoduto que apresentaram para o Bashar al-Assad a partir de 2000. Mas o Bashar al-Assad teria que se afastar da Rússia e do Irã e do Hezbollah. O Bashar al-Assad fez outra opção de uma cooperação prioritária com Rússia, Irã e China”, avaliou.

Turquia

Um dos atores mais ativos na guerra da Síria foi a Turquia que, historicamente, se colocava contrário à política do governo Assad de dar certa autonomia aos curdos, especialmente por temer o fortalecimento do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). O governo de Recep Tayyip Erdogan teme o fortalecimento do movimento curdo que poderia colocar em risco a estabilidade do regime de Istambul.

“A Turquia não quer ouvir falar de fundar um Estado curdo. Isso ela não quer. A Turquia tem o interesse de evitar um fortalecimento dos curdos ali na fronteira dela porque isso implicaria em ela também ter que dar espaço para os curdos dentro da Turquia”, explicou o professor Trevisan.

Extremismo

Um dos principais e mais poderosos é grupo islâmico fundamentalista Hayat Thrir al-Sham (HTS), que nasceu como um braço da Al Qaeda do Iraque e com ideologia jihadista. O regime ditatorial de Assad, por outro lado, era secular, ou seja, separava o Estado da religião.

O especialista Marcelo Buzetto destacou que a maior parte dos grupos que tomaram o poder na Síria são adeptos do wahabismo, doutrina ultraconservadora surgida na Arábia Saudita no século 18, que prega que os governos devem seguir os preceitos da jurisprudência islâmica.

“Esses grupos mercenários e terroristas são, na sua maioria, adeptos da corrente sunita chamada waharista. O wahabismo é a ideologia sectária, conservadora, reacionária, antidemocrática de grupos como a Al-Qaeda, de governos como o da Arábia Saudita, que não respeita os direitos das mulheres, não respeita as liberdades democráticas. É muito perigoso a tomada do poder na Síria por esses grupos”, avaliou.

Buzetto lembrou que muitos desses grupos, até pouco tempo, estavam cortando cabeças de cristãos e de adeptos de outras étnicas ou grupos religiosos e colocando os vídeos na internet, no estilo do Estado Islâmico. Agora, esses grupos buscam enviar uma mensagem de que estão mais moderados.

O professor Leonardo Trevisan avaliou que existe o risco de que um novo califado baseado nas leis islâmicas possa ser instalado na Síria. “O Talibã também fez esse discurso de moderação quando os americanos saíram e eles tomaram o governo. Hoje, o Afeganistão não tem mais escola para meninas. Então, corre-se o risco de virar mais uma teocracia islâmica”, afirmou o especialista da ESPM.

A Comissão Internacional Independente de Investigação da Síria da ONU tem relatado uma série de abusos de direitos humanos por parte dos grupos rebeldes sírios, incluindo tortura, execuções e prisões arbitrárias.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump apoia governo de transição e assume presidência de conselho em Gaza

Trump apoia governo de transição e assume presidência de conselho em Gaza

O presidente dos Estados Unidos anunciou suporte ao Comitê Nacional para a Administração de Gaza, órgão que governará o território sob supervisão internacional.
L
Trump aceita medalha do Nobel da Paz de María Corina Machado

Trump aceita medalha do Nobel da Paz de María Corina Machado

A líder opositora venezuelana entregou a honraria ao presidente dos Estados Unidos durante reunião na Casa Branca, gesto que Trump classificou como sinal de respeito.
L
Trump reúne-se com María Corina Machado após elogios a Delcy Rodríguez

Trump reúne-se com María Corina Machado após elogios a Delcy Rodríguez

O presidente norte-americano recebeu a líder opositora na Casa Branca para discutir o futuro político da Venezuela após a captura de Nicolás Maduro.
L
Estados Unidos suspendem emissão de vistos de imigrante para brasileiros

Estados Unidos suspendem emissão de vistos de imigrante para brasileiros

A medida anunciada pelo governo estadunidense atinge 75 nações e entra em vigor no dia 21 de janeiro sob a justificativa de evitar gastos com assistência social.
L
Presidente da Colômbia confirma encontro com Donald Trump em fevereiro

Presidente da Colômbia confirma encontro com Donald Trump em fevereiro

Reunião marcada para o dia 3 nos Estados Unidos deve tratar sobre o combate ao narcotráfico e tentar reduzir tensões diplomáticas entre os países.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Desocupação prolongada coloca Rondônia entre os melhores resultados do país

Desocupação prolongada coloca Rondônia entre os melhores resultados do país

Lideranças da direita criticam decisão do STF que determinou mudança do ex-presidente para o 19º Batalhão da Polícia Militar, alegando risco à saúde e injustiça política.
L
Governo lança inteligência artificial para orientar candidatos do Enem

Governo lança inteligência artificial para orientar candidatos do Enem

O chatbot Chat GOV.BR ajudará estudantes com informações sobre inscrições no Sisu, Prouni e Fies, enviando mensagens personalizadas via WhatsApp e caixa postal.
L
Direita de Rondônia reage à transferência de Bolsonaro para a "Papuda"

Direita de Rondônia reage à transferência de Bolsonaro para a “Papuda”

Lideranças da direita criticam decisão do STF que determinou mudança do ex-presidente para o 19º Batalhão da Polícia Militar, alegando risco à saúde e injustiça política.
L
Safra de arroz e milho avança com bom desenvolvimento das lavouras em Rondônia

Safra de arroz e milho avança com bom desenvolvimento das lavouras em Rondônia

Boletim da Conab aponta bom desenvolvimento das lavouras de arroz e milho no estado, impulsionado por chuvas acima da média, apesar da cautela dos produtores diante dos custos e do mercado.
L
Sociobio Mais: prazo para envio de documentos termina sexta

Sociobio Mais: prazo para envio de documentos termina sexta

Extrativistas têm até as 23h59 desta sexta-feira para encaminhar à Conab, via SociobioNet, comprovantes de vendas feitas abaixo do preço mínimo e garantir o pagamento do benefício.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Resultado preliminar de vagas reservadas do CNU2 é divulgado

Os candidatos têm até o dia 19 de janeiro para apresentar recursos sobre a análise de deficiência ou autodeclarações de pessoas negras, indígenas e quilombolas no portal oficial.
L
Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
Publicidade

POLÍTICA

Peritos federais criticam decisão de Toffoli sobre apreensões do Banco Master

Peritos federais criticam decisão de Toffoli sobre apreensões do Banco Master

A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais manifestou preocupação com a ordem de enviar materiais apreendidos diretamente à PGR, alertando para riscos na prova.
L
Lula defende PEC da Segurança Pública em posse de novo ministro

Lula defende PEC da Segurança Pública em posse de novo ministro

O presidente destacou operações recentes contra o crime organizado e a lavagem de dinheiro, reforçando a necessidade de definir o papel da União no setor.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Única saída contra Lula: direita aposta em Tarcísio

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Única saída contra Lula: direita aposta em Tarcísio

Divisão entre líderes do centro e da direita fortalece Lula nas pesquisas, enquanto o governador de São Paulo surge como único nome competitivo para enfrentar o presidente e unificar o campo oposicionista.
L
Lula conversa com presidente do Panamá antes de visita oficial

Lula conversa com presidente do Panamá antes de visita oficial

Os líderes discutiram os preparativos para o Foro Econômico Internacional e a situação política na Venezuela durante telefonema realizado nesta quinta-feira.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil investiga morte de mulher encontrada na BR 364

Polícia Civil investiga morte de mulher encontrada na BR 364

Rosângela Andrade dos Santos, de 55 anos, apresentava ferimentos graves na cabeça e no rosto, sugerindo que a vítima possa ter sofrido agressões antes de falecer.
18
Trabalhador sobre choque elétrico em obra no centro

Trabalhador sobre choque elétrico em obra no centro

O incidente ocorreu na manhã desta quinta-feira no cruzamento da T-13 com a avenida Maringá, onde a vítima foi atingida por uma descarga de indução de 13 mil volts.
10
Colisão entre dois carros mobiliza Polícia Militar em Rondônia

Colisão entre dois carros mobiliza Polícia Militar em Rondônia

O acidente ocorreu na noite desta quinta-feira no cruzamento entre a avenida São Luís e a rua Corumbiara, resultando apenas em danos materiais nos veículos.
16
Corpo de mulher é encontrado com sinais de violência na BR 364

Corpo de mulher é encontrado com sinais de violência na BR 364

A vítima residia em Pimenta Bueno e foi localizada por trabalhadores de uma concessionária na noite de quarta-feira com graves ferimentos na região da cabeça.
18
Pai e filha escapam ilesos de capotamento na BR 429

Pai e filha escapam ilesos de capotamento na BR 429

O condutor perdeu o controle do veículo após o carro aquaplanar em uma curva durante a noite de terça-feira na zona rural de São Miguel do Guaporé.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: AMANDA SOUZA DE ARAUJO

LICENÇA PRÉVIA (LP) – LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) – LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L

Requerimento da Licença Ambiental: SERVICO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC

Licença Ambiental Prévia e Licença Ambiental de Instalação
L
Gestão contábil e fiscal: Rondônia moderniza sistemas e amplia transparência

Gestão contábil e fiscal: Rondônia moderniza sistemas e amplia transparência

Coges aponta avanços entre 2019 e 2025, com integração de sistemas, melhoria no controle dos gastos e reconhecimento nacional, garantindo mais acesso da sociedade às finanças públicas estaduais.
L
Mudança de titularidade de imóvel: veja como fazer no cadastro municipal

Mudança de titularidade de imóvel: veja como fazer no cadastro municipal

Procedimento online da Prefeitura de Porto Velho atualiza o cadastro, evita inconsistências e garante que impostos e serviços públicos sejam direcionados ao responsável legal pelo imóvel.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAPP, LP, LI, LO): RACA COMERCIO E REPRESENTAÇOES LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação e Licença Ambiental de Operação.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.