QUINTA-FEIRA, 17/04/2025

L

Mundo

Países da AL e Caribe discutem boas práticas em governança digital

OEA apresentará proposta para um marco de referência

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Países da AL e Caribe discutem boas práticas em governança digital
Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Os mecanismos de segurança no ambiente digital precisam ser tão rápidos e criativos quanto os cybercriminosos, de forma a minimizar riscos para a prestação de serviços via digital pelos governos. Práticas ilícitas que ultrapassam fronteiras tornam cada vez mais necessárias parcerias entre países, bem como regulamentos mais claros e eficientes.

Diante desse cenário de desafios, autoridades de 25 países da América Latina, Caribe e de organismos internacionais estão reunidos em Brasília, participando da 8ª Reunião Ministerial da Rede Interamericana de Governo Digital (Rede Gealc).

A expectativa é a de avançar, no sentido de estabelecer acordos e definir boas práticas em governo digital a serem seguidas por todos os países da região. Entre os documentos a serem apresentados, está a proposta de um marco de referência interamericano de governança de dados e inteligência artificial, documento elaborado pela Organização dos Estados Americanos (OEA).

De acordo com o assessor principal do Conselho Estratégico da OEA Luis Porto, os temas a serem debatidos, visando a modelagem dos futuros governos digitais – algo que abrange questões que vão desde a implementação de assinaturas digitais até a segurança digital, passando pela integração de sistemas entre os países da região – precisam levar em conta diferenças culturais, interesses, relações sociais e de poder.

“Temos um trabalho árduo pela frente porque, em cada país, há práticas específicas. A integração é algo complexo porque teremos de alinhar interesses que muitas vezes estão em contraposição”, disse Porto durante a abertura do encontro.

Desafios

Luis Porto destacou a necessidade de o grupo avançar em alguns dos principais temas a serem debatidos: a cybersegurança e o marco de dados e de inteligência artificial.

“Estamos correndo o tempo todo porque as pessoas contra as quais trabalhamos estão correndo para nos ultrapassar. Infelizmente o setor privado sempre vai mais rápido do que o setor público. Por uma simples razão, no direito privado pode-se fazer qualquer coisa que não seja proibida. Já no direito público, só se pode fazer o que está permitido, ainda que com algumas salvaguardas”, argumentou o representante da OEA.

Segundo ele, o fato de o setor público ser mais lento que o privado, é “muito perigoso”, motivo pelo qual é importante estabelecer marcos normativos que possibilitem, ao setor público, avançar rápido nessas áreas.

Marco de referência

“Por isso, a OEA trabalha muito intensamente no desenvolvimento de um marco de referência interamericano de governança de dados e inteligência artificial”, documento que, segundo ele, será apresentado ainda nesta terça-feira, tendo como ponto focal “a ideia que vem da teoria dos jogos, em que os sinais permitem aos agentes coordenar, sem a necessidade de falar entre si”.

“Esse marco digital visa uma governança de dados que facilite a integração regional, através da padronização da governança de dados e da confiança, através da implementação de políticas com mais direitos para mais pessoas”, acrescentou.

Cidadania digital

O chefe de Divisão, Inovação para Serviços Cidadãos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Paula Acosta Márquez, defende que as políticas de cybersegurança são uma política necessária para a expansão segura das tecnologias digitais, e que iniciativas visando a cidadania digital representam conquista histórica, além de favorecer a compreensão de que, no âmbito digital dos países da região, é possível colaborar e realizar esforços coletivos que vão além das fronteiras nacionais.

“A pandemia [da covid-19] deixou ainda mais clara a importância das tecnologias digitais para o funcionamento da sociedade. Nesse sentido, o Brasil é um excelente exemplo, mas outros países da região também avançaram nessa área. Nossos governos estão agora mais preparados para aproveitar isso, gerando economias para governos e cidadãos”, disse.

Transformação digital

O Brasil esteve representado na abertura do evento pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. “No governo brasileiro, entendemos que discutir a agenda digital é discutir o futuro e o desenvolvimento. É enfrentar a desigualdade sistêmica, inclusive tecnológicas entre países e pessoas. Por isso, temos utilizado recursos digitais para prestar melhores serviços públicos, mais efetivos e adequados às necessidades de nossos cidadãos”, disse a ministra.

Esther Dweck considera ser urgente associar a transformação digital à inclusão e geração de oportunidade, de forma a superar hiatos digitais. “Precisamos reconhecer que infraestruturas digitais não serão universalizadas apenas por forças do mercado”, ressaltou a ministra.

Nesse sentido, ela explicou que o governo brasileiro tem, no âmbito da governança digital, preocupação com elementos como soberania, acessibilidade, multilinguismo e proteção à herança histórica e cultural, além de ações visando resiliência em situações de desastres, defesa da transferência de tecnologia e democratização dessa governança.

“Precisamos desenvolver uma visão integral da transformação digital do Estado, mas não queremos que essa revolução tecnológica repita o problema central das revoluções que a antecederam, uma abordagem da modernização tecnológica que nem sempre considerou as pessoas e o planeta. Por isso, precisamos atuar com urgência para a democratização dos benefícios e na mitigação dos riscos da era digital”, complementou.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Missões da UE e OEA refutam fraudes nas eleições do Equador, mas apontam desequilíbrios a favor de Daniel Noboa

Missões da UE e OEA refutam fraudes nas eleições do Equador, mas apontam desequilíbrios a favor de Daniel Noboa

União Europeia e OEA criticaram desequilíbrios a favor do presidente
L
China convocará reunião na ONU para criticar tarifas dos EUA e acusar intimidação comercial

China convocará reunião na ONU para criticar tarifas dos EUA e acusar intimidação comercial

Pequim adota postura dura contra altas tarifas impostas por Trump
L
Simulação da NASA confirma que vento solar pode gerar água na Lua, validando teoria de 60 anos

Simulação da NASA confirma que vento solar pode gerar água na Lua, validando teoria de 60 anos

Descoberta tem implicação para operações de astronautas
L
Europa enfrentou ano mais quente da história em 2024, com aumento de incêndios, inundações e ondas de calor

Europa enfrentou ano mais quente da história em 2024, com aumento de incêndios, inundações e ondas de calor

É o que mostra relatório do Copernicus sobre Estado do Clima Europeu
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Com o resultado, o clube iguala o número de títulos do Vilhena Esporte Clube (VEC), segundo maior campeão estadual.
L

Reposição de 5%: Marcos Rocha sanciona aumento salarial para servidores do TCE

A medida contempla também os inativos que possuem direito à paridade, estabelecendo uma revisão geral anual conforme previsto na legislação federal. O reajuste, porém, está condicionado à análise da capacidade financeira do Estado.
L

Promoção Solta o Som: Conheça o grande vencedor!

Foi com muita expectativa que o público aguardava o resultado da “Promoção Solta o Som”, do News Rondônia, e hoje temos o prazer de anunciar o ganhador da incrível caixa de som portátil duplo sem fio H’Maston!
L

Renault Kardian Evolution MT é mais que uma versão de entrada

O objetivo foi entender como esse conjunto se comporta em diferentes condições de uso e que tipo de entrega ele proporciona em termos de desempenho, conforto e eficiência.
L

Flávio Dutka no Agenda News: A arte como essência e resistência

O artista plástico e visual compartilhou sua trajetória, inspirações e o papel transformador da arte em entrevista com Renata Camurça, marcada por reflexões e descontração.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Operação Cidade Limpa tem acompanhamento do vereador Márcio Pacele em Nova Califórnia

Atuante nos distritos da capital, Pacele reafirmou seu compromisso com a população local.
L

Deputado Edevaldo Neves reforça liderança com vitória da Chapa 2

A vitória da chapa 2 representa uma mudança significativa no cenário sindical da categoria, demonstrando o forte apoio dos policiais penais à liderança do Deputado Edevaldo Neves.
L

RISCO NO CAMPO: Jaime Bagattoli solicita à Abin relatórios sobre a atuação do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L

Jaime Bagattoli pede à Abin relatórios sobre ações do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L
Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Programa do Ifro tem a parceria da deputada, que assegura o recurso para levar a qualificação aos municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito é preso por matar companheira a facão

Suspeito é preso por matar companheira a facão

O crime foi registrado como feminicídio.
18
Casal detido por tráfico de drogas no bairro JK após denúncias anônimas

Casal detido por tráfico de drogas no bairro JK após denúncias anônimas

A ação foi deflagrada após moradores registrarem denúncias anônimas e compartilharem dados com o Núcleo Antidrogas da 1ª DP.
14
PM apreende armas e munições durante mandado judicial em propriedade rural

PM apreende armas e munições durante mandado judicial em propriedade rural

Segundo a PM, uma pessoa identificada como suspeita conseguiu fugir antes da chegada das equipes, mas as investigações seguem em andamento.
12
Morador simula suicídio para escapar de acusação de tentativa de feminicídio contra ex-namorada, mas acaba preso

Morador simula suicídio para escapar de acusação de tentativa de feminicídio contra ex-namorada, mas acaba preso

Pela manhã, uma mulher em estado de choque procurou ajuda na ponte, relatando que seu ex-companheiro teria se jogado no rio. Ela foi levada por uma motorista ao posto de saúde.
10
Mãe e filho com deficiência são mortos a tiros dentro de casa

Mãe e filho com deficiência são mortos a tiros dentro de casa

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu dentro da residência da família. O autor teria invadido o local e efetuado diversos disparos.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sebrae prepara grande espaço de apoio ao pequeno produtor rural na Rondônia Rural Show 2025

Inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócios serão os pilares da participação do Sebrae no evento.
L

“Skate em Rondônia”: documentário estreia neste sábado no Teatro Banzeiros com sessão gratuita

Filme resgata a história do skate no estado, com depoimentos marcantes, reflexão social e estreia online no YouTube no dia 21 de abril; curta “Monótono” também será exibido no evento
L

High Serve: Últimas notícias, conquistas e destaques do Mundo do Voleibol

O voleibol continua a ser um dos desportos favoritos – graças à facilidade de entrada e aos jogos emocionantes. Os jogos frequentes formam um calendário preenchido que mantém os adeptos entretidos.
L
Homem é preso após confessar assassinato da companheira com facão

Homem é preso após confessar assassinato da companheira com facão

A prisão ocorreu após o sargento Teodoro, mesmo de folga, receber uma denúncia sobre um possível homicídio em uma residência próxima às ruas T-16 com K-5.
18

Fora da Escola não pode: Prefeitura de Jaru intensifica ações para combater evasão escolar

A mobilização também busca conscientizar a sociedade como um todo sobre os prejuízos causados por consequência da evasão escolar.
L
Família suspeita que mulher desaparecida em 2018 esteja em cativeiro com ex-marido foragido condenado a 90 anos

Família suspeita que mulher desaparecida em 2018 esteja em cativeiro com ex-marido foragido condenado a 90 anos

Mesmo após sua condenação e divulgação de sua imagem pelas autoridades, L.S. ainda teria sido visto em cidades do Cone Sul de Rondônia.
10
PM recupera caminhonete roubada, apreende dois adolescentes e neutraliza suspeito armado em confronto

PM recupera caminhonete roubada, apreende dois adolescentes e neutraliza suspeito armado em confronto

A ação contou com o apoio da Força-Tarefa da Operação Máximus.
12
Polícia Civil de Rondônia prende suspeito de abuso sexual e pedofilia após cumprimento de mandado

Policial Militar e esposa são condenados por abuso sexual de filhos e enteada

A investigação do Ministério Público de Rondônia (MPRO) apurou que os abusos ocorreram entre 2020 e 2023.
16
Bebê de 1 ano e 4 meses dá entrada em UPA com suspeita de abuso sexual

Bebê de 1 ano e 4 meses dá entrada em UPA com suspeita de abuso sexual

A mãe da bebê informou aos policiais que deixou a filha mais nova e suas outras duas filhas, de 5 e 7 anos, sob os cuidados de uma vizinha que atua como babá.
14
Jovem é socorrida depois de ser espancada na zona leste

Homem espanca esposa, filho de 1 ano e enteada adolescente na zona sul

Segundo a PM, durante a confusão, o suspeito passou a bater no bebê que chorava bastante, em seguida, na esposa e na enteada que tentaram intervir.
16
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.