TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

Atletas devem ser acompanhados por psicólogos, defendem especialistas

Saúde mental de atletas de alto rendimento pode ser afetada

Publicado em 

A saúde mental de atletas de alto rendimento tem ganhado destaque durante os jogos olímpicos de Tóquio. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil ressaltam a importância do acompanhamento psicológico durante a trajetória dos atletas e defendem a presença de um profissional especializado em psicologia do esporte nas equipes técnicas de treinamento, desde a base até a chegada a competições de maior visibilidade.

Os atletas estão sujeitos a pressões que afetam a saúde mental assim como qualquer outro profissional. No entanto, além de questões que afetam a população em geral, como a atual pandemia, dificuldades financeiras, o machismo e o racismo, eles enfrentam, de forma sobreposta, situações características inerentes à sua atuação, como pouca margem para erros, expectativas, prazos de competições, além da rotina exigente de treinos. Os prejuízos à saúde mental podem ser minimizados ou evitados se houver acompanhamento psicológico especializado.

“Considerando que o atleta é uma pessoa que não vive isolada das questões maiores da sociedade, tudo o que desestabiliza essa pessoa tanto no seu grupo social menor como as questões de ordem macrossocial interferem no rendimento do atleta. Por exemplo, a pandemia, a morte de um ente querido, uma lesão, às vezes até a mudança da data de uma competição é geradora de desestabilização para o atleta”, explicou a psicóloga Katia Rubio, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Como tais questões podem interferir no desempenho do atleta depende das competências emocionais de cada um e do acompanhamento profissional. Alguns lidam muito bem com o que não foi planejado, outros seguem à risca um projeto de treinamento e se desestabilizam diante de qualquer imprevisto. “É super importante [a presença do psicólogo] porque é possível acompanhar proximamente todas essas questões e a necessária correção de rota para que ele siga cumprindo com aquilo que foi planejado.”

Além disso, Katia ressaltou que a presença do psicólogo neste cenário ajuda a combater abusos sofridos pelos atletas. “A escuta do psicólogo é uma escuta privilegiada e, por isso, é preciso também preparar as instituições para lidar com aquilo que a escuta do psicólogo traz para as instituições. Isso porque muitas vezes as instituições são coniventes com o agressor, porque normalmente o agressor está em posição de poder”, disse Katia.

Baixa tolerância

Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas (Unicamp), a psicóloga Paula Teixeira Fernandes destacou que todo ser humano está suscetível à baixa tolerância, à frustração e que a grande questão do esporte de alto rendimento é saber lidar com as adversidades que acontecem no momento da prova.

“Um grande exemplo agora é o de Ítalo Ferreira, que no meio da prova, com o tempo rodando, teve a prancha quebrada. Tem pessoas que, com uma prancha quebrada, desistem. Ele foi lá, trocou a prancha e conseguiu”, disse.

Na final olímpica do surfe, em Tóquio, o atleta do surfe Ítalo viu sua prancha quebrar durante a prova. Ele voltou para a areia, pegou outra prancha e deu continuidade à sua participação na competição, levando a medalha de ouro ao final da prova.

Paula citou ainda a questão da satisfação em desempenhar determinada modalidade. “Quando você tem a felicidade e faz porque gosta, o rendimento fica melhor. Inclusive uma das estratégias para melhorar o desempenho que nós, psicólogos, usamos é exatamente isso, é você pensar em situações felizes, porque isso faz com que todo o nosso sistema cerebral se organize de uma maneira diferente e o rendimento aconteça. As pessoas ficam só preocupadas com resultado e nós vamos sempre nos preocupar com o processo”, explicou Paula.

Cuidados preventivos

Para a presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), Thabata Castelo Branco Telles, é importante que o processo de preparação do atleta inclua o cuidado com a parte psicológica durante todo o treinamento, e não sejam realizados apenas trabalhos pontuais como palestras motivacionais ou uma preparação psicológica apenas semanas antes da competição.

“A ideia é que a gente tenha um processo preventivo, cotidiano, para que depois a gente não vá viver de apagar incêndio, para que não esperemos que uma coisa muito grave aconteça, que o atleta queira desistir do esporte, que não aguente mais, que chegue em um nível muito pesado para a gente começar a se preocupar com isso. Realmente [acompanhamento psicológico] precisa fazer parte dessa rotina mesmo do atleta”, disse Thabata.

A psicóloga observou que, além das adversidades características, questões como o machismo e o racismo podem afetar a saúde mental dos atletas, já que o esporte não existe apartado da sociedade, e são fatores que devem ser levados em consideração. “Se a gente tem situações frequentes de machismo e racismo ainda hoje na nossa sociedade, isso vai acontecer no esporte também. Se há situações de abuso e assédio, isso vai ocorrer no esporte também. O esporte está dentro de uma cultura, de uma sociedade, e tudo isso vai fazer parte da saúde mental daquele indivíduo.”

Para mitigar os impactos na saúde mental dos atletas, a professora da Unicamp, Paula Fernandes, afirmou que é preciso ter uma rede de apoio, desde a família até a comissão técnica, e um preparo de forma integral. “Nós sempre vamos pedir uma comissão técnica interdisciplinar, que trabalhe com diferentes áreas: preparador físico, treinador, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, médico, todo mundo que está ali envolvido, conversando com o atleta, tendo uma comunicação importante”.

Ela ressalta que, em alguns momentos de decisão no esporte, principalmente quando os fatores técnicos, táticos e físicos dos competidores são muito semelhantes, como é o caso de atletas olímpicos, o aspecto psicológico pode ser o diferencial durante as provas.

“Quando a gente tem todos os treinamentos integrados, conseguimos fazer com que o atleta desenvolva melhor todas as habilidades que ele tem. Quando a gente consegue trabalhar as competências psicológicas relacionadas ao esporte [atenção, foco, autoestima, autoconfiança], a gente está trabalhando as competências psicológicas relacionadas à vida, e isso é fundamental”, disse Paula.

A professora da USP, Katia Rubio, concorda com o papel importante de um psicólogo do esporte nas comissões técnicas. “Esse seria o melhor dos mundos, que toda equipe tivesse não só um psicólogo, mas um psicólogo especialista em esporte, porque nem sempre um psicólogo generalista, um psicólogo clínico, por exemplo, consegue entender a especificidade do esporte para poder orientar de forma apropriada um atleta.”

Avanços da psicologia do esporte

Já houve avanço na presença desses profissionais nas equipes, reconheceu Katia ao citar que especialistas em psicologia do esporte seguiram para Tóquio, acompanhando a delegação brasileira. Mas avaliou que esse acompanhamento deve vir desde o começo do desenvolvimento do atleta.

“Essa atuação [dos psicólogos do esporte] ainda tem que chegar aos clubes, à base. É fundamental que um atleta ou uma atleta cresça e se desenvolva compreendendo que esse é um trabalho tão importante quanto é a preparação física, a nutrição, a fisiologia, e que o trabalho psicológico é só mais uma das especialidades da ciência do esporte que contribuem para do desenvolvimento do atleta”, disse.

A presença de um psicólogo do esporte nas equipes de treinamento dos atletas de alto rendimento não deve ser vista como um bônus, mas como parte integrante da preparação daquele indivíduo, conforme avalia a presidente da Abrapesp. “Às vezes parece que estamos falando de uma coisa extra, como se fosse um bônus, mas na verdade não é isso. Ele [psicólogo] deve fazer parte, vai ter benefícios óbvios no sentido de que, se a gente entende o atleta como alguém que tem um corpo e uma mente, a gente precisa cuidar das duas coisas.”

O reconhecimento da importância do psicólogo do esporte no contexto de alto rendimento já ocorre atualmente, segundo Thabata, mas ainda há o que avançar. “O que falta hoje é termos um trabalho mais sistemático, um trabalho contínuo, que não seja com quebras – porque às vezes isso depende de ciclo olímpico, de verba. É comum encontrar um atleta que fez esse trabalho preparação psicológica em algum momento e depois não fez mais por conta dessas quebras.”

Thabata ressaltou a importância de que o trabalho seja feito de forma mais abrangente e acessível. “Porque, quando a gente fala em termos de Brasil, uma coisa é falar da realidade dos clubes do eixo Rio-São Paulo, outra coisa é falar disso no norte do país. Acho que tem que ter uma abrangência também, tem que ter uma sistematização e uma consistência dessa área [psicologia do esporte] em todo o país.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Crea-RO promove 1ª Corrida do Engenheiro em Porto Velho com inscrições abertas

Crea-RO promove 1ª Corrida do Engenheiro em Porto Velho com inscrições abertas

Evento será realizado no Espaço Alternativo em 13 de dezembro e reunirá profissionais, atletas e comunidade em uma celebração à saúde, bem-estar e valorização da engenharia.
L
Revitalização do Complexo João Saldanha em Guajará-Mirim avança com novas etapas

Revitalização do Complexo João Saldanha em Guajará-Mirim avança com novas etapas

Governo de Rondônia investe mais de R$ 2 milhões em melhorias estruturais, acessibilidade e modernização do espaço esportivo.
L

CTTUBARÃO realiza seu 1º Campeonato Interno de Jiu-Jitsu em clima de emoção e aprendizado

Evento reuniu 26 inscrições e destacou o trabalho com crianças, inclusão e valores do esporte
L
Encontro de Campeões inspira jovens em Porto Velho

Encontro de Campeões inspira jovens em Porto Velho

Evento da Prefeitura reuniu 100 alunos do Projeto Construindo Campeões e destacou o poder transformador do esporte.
L

Carlos Eduardo Rosalba Padilha destaca como a perícia e a arbitragem contábil impulsionam a segurança e a eficiência empresarial

Perícia e arbitragem contábil: segurança e agilidade para decisões empresariais com eficiência
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Inep divulga gabaritos finais da Prova Nacional Docente 2025

Instituto publicou a grade de correção da questão discursiva e a análise dos recursos contra a versão preliminar.
L

Comunidade News: Direitos Humanos em Debate com Professor Mário Jonas

Durante a entrevista, o público poderá entender de forma acessível como a legislação e as políticas públicas se conectam com o cotidiano das pessoas.
L

Jornalista Carlos Caldeira representa o News Rondônia na cobertura oficial da COP 30

O News Rondônia marca presença na COP 30, em Belém (PA), acompanhando os principais debates sobre clima e sustentabilidade e destacando o protagonismo da Amazônia no cenário internacional.
L
Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Com oportunidades em áreas presenciais e a distância, cursos do Senai e Prefeitura de Porto Velho ampliam acesso à qualificação técnica e profissional
L
Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Nove militares do Exército e um policial federal são acusados de monitorar ministros e o presidente eleito em 2022.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

Ministro Luiz Fux estreia na Segunda Turma do STF e é homenageado por colegas

A sessão marcou a primeira participação do ministro no colegiado após sua saída da Primeira Turma; ele recebeu elogios, inclusive do presidente da Turma, Gilmar Mendes.
L
Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Voto distrital misto pode fortalecer vínculo entre representantes e eleitores, avalia Sidney Neves

Para o coordenador da Abradep, modelo estimula maior proximidade com as bases eleitorais, mas requer debate aprofundado e implementação responsável.
L
Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Motta defende relator do PL Antifacção e nega retirada de poderes da Polícia Federal

Presidente da Câmara afirma que tema foi “resolvido” após o relator Guilherme Derrite retirar a exigência de aval de governador para operações conjuntas da PF.
L
Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

Plano de Governança Climática é lançado na COP30 para integrar ações em todos os níveis do Brasil

A medida busca alinhar governos federal, estaduais e municipais para acelerar as agendas de adaptação, mitigação e transformação urbana.
L
Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Subprocurador-Geral de Justiça Ivanildo de Oliveira recebe Medalha de Honra durante Congresso Nacional do Ministério Público

Condecoração foi entregue pelo presidente do CNPG em reconhecimento à contribuição do membro do MPRO para o fortalecimento do Ministério Público brasileiro.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Após tentativa de fuga, o indivíduo foi alcançado no perímetro urbano em Ji-Paraná
10
PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

A Polícia Federal cumpre 35 mandados e bloqueia R$ 4,5 milhões para apurar fraudes em contratos emergenciais na prefeitura de Lajeado (RS).
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Um motociclista ficou ferido na tarde desta segunda-feira (10) em Ji-Paraná após a Honda CG 125 Fan que ele conduzia colidir com um Chevrolet Onix no cruzamento da Rua Paulo Freire com a Avenida Brasil.
12
Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Um furto de celular modelo Redmi 60 foi registrado na tarde desta segunda-feira (10) na Rua João Batista, Setor 07, em Jaru. O criminoso, flagrado por câmeras de segurança, levou também o cartão de um banco digital e o utilizou para realizar compras por aproximação.
10
Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

O corpo de Breno Correia, um menino de apenas 7 anos, foi encontrado nas águas do Rio Ubirajara, na zona rural de Jaru, na manhã desta segunda-feira (10). A criança estava desaparecida desde a tarde de domingo (9), quando brincava no rio.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação – Assembléia Geral Extraordinária com efeito de Ordinária: COOP. DE PROD. RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU-COOPPROJIRAU

DATA – 21 de Novembro de 2025 – 7,00hs – Rua Pitomba 01 – Quadra B1 – Nova Mutum Paraná – Porto Velho/RO
L

Edital de Convocação – Assembléia Geral Extraordinária com efeito de Ordinária: COOP. DE PROD. RURAIS DO OBSERVATÓRIO AMBIENTAL JIRAU-COOPPROJIRAU

DATA – 21 de Novembro de 2025 – 7,00hs – Rua Pitomba 01 – Quadra B1 – Nova Mutum Paraná – Porto Velho/RO
L
Sessão solene na Assembleia reconhece servidores do DER e celebra impacto da pavimentação da RO-420

Sessão solene na Assembleia reconhece servidores do DER e celebra impacto da pavimentação da RO-420

Proposta pela deputada Dra. Taíssa Sousa, homenagem destacou o empenho dos profissionais que transformaram o desenvolvimento de Jacinópolis em realidade
L
Governador da Califórnia critica ausência de Trump na COP30 e firma parcerias com o Pará

Governador da Califórnia critica ausência de Trump na COP30 e firma parcerias com o Pará

Gavin Newsom, do Partido Democrata, usou sua participação em Belém para se opor à política ambiental de Donald Trump e assinar acordos em bioeconomia e combate a incêndios florestais.
L
Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Vacina contra a Influenza estará disponível nas unidades de saúde de Jaru a partir desta quinta-feira, 13

Imunização é a forma mais eficaz de prevenir a doença e evitar complicações graves, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.
L
Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Paraná confirma sétima morte associada à passagem de tornados simultâneos

Vítima de 70 anos em Rio Bonito do Iguaçu faleceu por insuficiência cardíaca; cidade registrou seis das sete mortes e teve 90% da área urbana danificada.
L
Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Agência Reguladora de Porto Velho fiscaliza coleta de lixo e cobra mais eficiência nos serviços

Operação percorreu várias regiões da capital para verificar o cumprimento das rotas, horários e padrões de qualidade da limpeza urbana
L
75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

75% dos brasileiros acreditam que economia verde trará novos empregos, diz pesquisa

Estudo da ABDI e Nexus aponta amplo apoio popular à transição sustentável, especialmente entre o público de maior renda e escolaridade.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.