TERÇA-FEIRA, 27/01/2026

Em destaque

Atletas devem ser acompanhados por psicólogos, defendem especialistas

Saúde mental de atletas de alto rendimento pode ser afetada

Publicado em 

A saúde mental de atletas de alto rendimento tem ganhado destaque durante os jogos olímpicos de Tóquio. Especialistas ouvidos pela Agência Brasil ressaltam a importância do acompanhamento psicológico durante a trajetória dos atletas e defendem a presença de um profissional especializado em psicologia do esporte nas equipes técnicas de treinamento, desde a base até a chegada a competições de maior visibilidade.

Os atletas estão sujeitos a pressões que afetam a saúde mental assim como qualquer outro profissional. No entanto, além de questões que afetam a população em geral, como a atual pandemia, dificuldades financeiras, o machismo e o racismo, eles enfrentam, de forma sobreposta, situações características inerentes à sua atuação, como pouca margem para erros, expectativas, prazos de competições, além da rotina exigente de treinos. Os prejuízos à saúde mental podem ser minimizados ou evitados se houver acompanhamento psicológico especializado.

“Considerando que o atleta é uma pessoa que não vive isolada das questões maiores da sociedade, tudo o que desestabiliza essa pessoa tanto no seu grupo social menor como as questões de ordem macrossocial interferem no rendimento do atleta. Por exemplo, a pandemia, a morte de um ente querido, uma lesão, às vezes até a mudança da data de uma competição é geradora de desestabilização para o atleta”, explicou a psicóloga Katia Rubio, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Como tais questões podem interferir no desempenho do atleta depende das competências emocionais de cada um e do acompanhamento profissional. Alguns lidam muito bem com o que não foi planejado, outros seguem à risca um projeto de treinamento e se desestabilizam diante de qualquer imprevisto. “É super importante [a presença do psicólogo] porque é possível acompanhar proximamente todas essas questões e a necessária correção de rota para que ele siga cumprindo com aquilo que foi planejado.”

Além disso, Katia ressaltou que a presença do psicólogo neste cenário ajuda a combater abusos sofridos pelos atletas. “A escuta do psicólogo é uma escuta privilegiada e, por isso, é preciso também preparar as instituições para lidar com aquilo que a escuta do psicólogo traz para as instituições. Isso porque muitas vezes as instituições são coniventes com o agressor, porque normalmente o agressor está em posição de poder”, disse Katia.

Baixa tolerância

Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Campinas (Unicamp), a psicóloga Paula Teixeira Fernandes destacou que todo ser humano está suscetível à baixa tolerância, à frustração e que a grande questão do esporte de alto rendimento é saber lidar com as adversidades que acontecem no momento da prova.

“Um grande exemplo agora é o de Ítalo Ferreira, que no meio da prova, com o tempo rodando, teve a prancha quebrada. Tem pessoas que, com uma prancha quebrada, desistem. Ele foi lá, trocou a prancha e conseguiu”, disse.

Na final olímpica do surfe, em Tóquio, o atleta do surfe Ítalo viu sua prancha quebrar durante a prova. Ele voltou para a areia, pegou outra prancha e deu continuidade à sua participação na competição, levando a medalha de ouro ao final da prova.

Paula citou ainda a questão da satisfação em desempenhar determinada modalidade. “Quando você tem a felicidade e faz porque gosta, o rendimento fica melhor. Inclusive uma das estratégias para melhorar o desempenho que nós, psicólogos, usamos é exatamente isso, é você pensar em situações felizes, porque isso faz com que todo o nosso sistema cerebral se organize de uma maneira diferente e o rendimento aconteça. As pessoas ficam só preocupadas com resultado e nós vamos sempre nos preocupar com o processo”, explicou Paula.

Cuidados preventivos

Para a presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), Thabata Castelo Branco Telles, é importante que o processo de preparação do atleta inclua o cuidado com a parte psicológica durante todo o treinamento, e não sejam realizados apenas trabalhos pontuais como palestras motivacionais ou uma preparação psicológica apenas semanas antes da competição.

“A ideia é que a gente tenha um processo preventivo, cotidiano, para que depois a gente não vá viver de apagar incêndio, para que não esperemos que uma coisa muito grave aconteça, que o atleta queira desistir do esporte, que não aguente mais, que chegue em um nível muito pesado para a gente começar a se preocupar com isso. Realmente [acompanhamento psicológico] precisa fazer parte dessa rotina mesmo do atleta”, disse Thabata.

A psicóloga observou que, além das adversidades características, questões como o machismo e o racismo podem afetar a saúde mental dos atletas, já que o esporte não existe apartado da sociedade, e são fatores que devem ser levados em consideração. “Se a gente tem situações frequentes de machismo e racismo ainda hoje na nossa sociedade, isso vai acontecer no esporte também. Se há situações de abuso e assédio, isso vai ocorrer no esporte também. O esporte está dentro de uma cultura, de uma sociedade, e tudo isso vai fazer parte da saúde mental daquele indivíduo.”

Para mitigar os impactos na saúde mental dos atletas, a professora da Unicamp, Paula Fernandes, afirmou que é preciso ter uma rede de apoio, desde a família até a comissão técnica, e um preparo de forma integral. “Nós sempre vamos pedir uma comissão técnica interdisciplinar, que trabalhe com diferentes áreas: preparador físico, treinador, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, médico, todo mundo que está ali envolvido, conversando com o atleta, tendo uma comunicação importante”.

Ela ressalta que, em alguns momentos de decisão no esporte, principalmente quando os fatores técnicos, táticos e físicos dos competidores são muito semelhantes, como é o caso de atletas olímpicos, o aspecto psicológico pode ser o diferencial durante as provas.

“Quando a gente tem todos os treinamentos integrados, conseguimos fazer com que o atleta desenvolva melhor todas as habilidades que ele tem. Quando a gente consegue trabalhar as competências psicológicas relacionadas ao esporte [atenção, foco, autoestima, autoconfiança], a gente está trabalhando as competências psicológicas relacionadas à vida, e isso é fundamental”, disse Paula.

A professora da USP, Katia Rubio, concorda com o papel importante de um psicólogo do esporte nas comissões técnicas. “Esse seria o melhor dos mundos, que toda equipe tivesse não só um psicólogo, mas um psicólogo especialista em esporte, porque nem sempre um psicólogo generalista, um psicólogo clínico, por exemplo, consegue entender a especificidade do esporte para poder orientar de forma apropriada um atleta.”

Avanços da psicologia do esporte

Já houve avanço na presença desses profissionais nas equipes, reconheceu Katia ao citar que especialistas em psicologia do esporte seguiram para Tóquio, acompanhando a delegação brasileira. Mas avaliou que esse acompanhamento deve vir desde o começo do desenvolvimento do atleta.

“Essa atuação [dos psicólogos do esporte] ainda tem que chegar aos clubes, à base. É fundamental que um atleta ou uma atleta cresça e se desenvolva compreendendo que esse é um trabalho tão importante quanto é a preparação física, a nutrição, a fisiologia, e que o trabalho psicológico é só mais uma das especialidades da ciência do esporte que contribuem para do desenvolvimento do atleta”, disse.

A presença de um psicólogo do esporte nas equipes de treinamento dos atletas de alto rendimento não deve ser vista como um bônus, mas como parte integrante da preparação daquele indivíduo, conforme avalia a presidente da Abrapesp. “Às vezes parece que estamos falando de uma coisa extra, como se fosse um bônus, mas na verdade não é isso. Ele [psicólogo] deve fazer parte, vai ter benefícios óbvios no sentido de que, se a gente entende o atleta como alguém que tem um corpo e uma mente, a gente precisa cuidar das duas coisas.”

O reconhecimento da importância do psicólogo do esporte no contexto de alto rendimento já ocorre atualmente, segundo Thabata, mas ainda há o que avançar. “O que falta hoje é termos um trabalho mais sistemático, um trabalho contínuo, que não seja com quebras – porque às vezes isso depende de ciclo olímpico, de verba. É comum encontrar um atleta que fez esse trabalho preparação psicológica em algum momento e depois não fez mais por conta dessas quebras.”

Thabata ressaltou a importância de que o trabalho seja feito de forma mais abrangente e acessível. “Porque, quando a gente fala em termos de Brasil, uma coisa é falar da realidade dos clubes do eixo Rio-São Paulo, outra coisa é falar disso no norte do país. Acho que tem que ter uma abrangência também, tem que ter uma sistematização e uma consistência dessa área [psicologia do esporte] em todo o país.”

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

6ª Corrida do MPRO reúne mais de 800 atletas em Porto Velho

Evento celebrou os 44 anos do Ministério Público de Rondônia, promoveu inclusão de pessoas com deficiência e arrecadou mais de 1.200 kits escolares para crianças do Baixo Madeira.
L
Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

Fifa apresenta marca oficial da Copa do Mundo Feminina 2027

A identidade visual do Mundial une referências à bandeira do Brasil e ao empoderamento feminino, com o slogan GO EPIC marcando o início da contagem regressiva no Rio.
L
Gazin Porto Velho vence Barcelona e sobe na tabela do Estadual

Gazin Porto Velho vence Barcelona e sobe na tabela do Estadual

Equipe da capital bateu o time de Vilhena por 3 a 2 no Estádio Aluízio Ferreira em partida marcada por virada no placar e atendimento médico de emergência.
L
Entrega de kits para inscritos na 6ª Corrida do MPRO será neste sábado (24/1) na Empro

Entrega de kits para inscritos na 6ª Corrida do MPRO será neste sábado (24/1) na Empro

Corredores devem retirar camiseta, número de peito e chip de cronometragem; evento solidário destinará recursos para compra de material escolar em escolas ribeirinhas de Porto Velho
L
Rio Open confirma João Fonseca e Lorenzo Musetti para 2026

Rio Open confirma João Fonseca e Lorenzo Musetti para 2026

A 12ª edição do maior torneio de tênis da América do Sul terá um top 5 mundial e o brasileiro João Fonseca como um dos principais cabeças de chave no Jockey Club.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News: Alyson Cuiabano fala sobre políticas públicas e ações sociais

Jovem News desta segunda-feira, dia 26, às 17h, entrevista Alyson Cuiabano, assessor parlamentar, que vai abordar políticas públicas, ações sociais e projetos voltados para beneficiar a comunidade.
L
Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Chuvas intensas atingem Porto Velho e Norte de Rondônia

Previsão indica volumes elevados e pancadas isoladas na capital, influenciadas pela umidade amazônica e instabilidades vindas do Amazonas.
L
Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Porto Velho planeja nova sede administrativa na BR-364

Cessão gratuita de imóvel da União autoriza uso de complexo abandonado da PRF para centralizar a estrutura da Prefeitura.
L
Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Prazo para adesão ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Empreendedores devem realizar o pedido pela internet para garantir o regime de tributação simplificada que abrange impostos federais, estaduais e municipais.
L
Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Petrobras anuncia redução de 5,2 por cento no preço da gasolina

Novo valor de venda para as distribuidoras entra em vigor nesta terça-feira e representa uma queda média de 14 centavos por litro do combustível puro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Gilmar Mendes defende relatoria de Toffoli em caso do Banco Master

Decano do Supremo Tribunal Federal afirma que atuação do ministro segue ritos processuais e destaca que a Procuradoria-Geral da República validou sua permanência no comando do inquérito.
L
Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Edson Fachin afirma que democracia atravessa tempos desafiadores

Presidente do Supremo Tribunal Federal participa de posse na Corte Interamericana de Direitos Humanos e alerta para o perigo da erosão institucional nas Américas.
L
Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Diálogo Diplomático: Lula e Trump debatem Conselho da Paz e Venezuela

Em ligação de 50 minutos nesta segunda-feira (26), o presidente brasileiro sugeriu limitar o novo órgão ao conflito em Gaza.
L
Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa Sousa indica aquisição de lancha para reforçar ações da Polícia Civil em Guajará-Mirim

Parlamentar solicita ao governo uma lancha para garantir agilidade no atendimento policial às comunidades ribeirinhas e ao distrito de Surpresa.
L
Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Inscrições para concurso da Câmara dos Deputados terminam hoje

Prazo para garantir participação no certame que oferece salários de até 30 mil reais encerra às 18h desta segunda-feira com provas previstas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

PF ouve diretor do Banco de Brasília sobre caso Banco Master

Investigação no Supremo Tribunal Federal apura suspeitas de gestão fraudulenta e lavagem de dinheiro em negociação bilionária entre as instituições financeiras.
L
Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Morador de rua é esfaqueado na região central de Porto Velho

Vítima foi atacada por outro homem em situação de rua nas proximidades do Mercado quilômetro 1 e buscou auxílio de populares antes de ser socorrida pelo Samu.
16
PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

PRF apreende quase quatro quilos de haxixe em Pimenta Bueno

Agentes localizaram a droga escondida em bolsa de passageira durante fiscalização de rotina em ônibus que seguia do Acre para o Distrito Federal.
12
Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

Ministério Público denuncia 25 investigados na Operação Godos por crimes agrários

O MPRO requer indenização superior a R$ 1,9 bilhão por danos ambientais e morais causados por organização criminosa em Nova Mutum Paraná.
10
Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Autor de homicídio se entrega à polícia após meses foragido em RO

Gabriel S., de 19 anos, confessou ter matado Sidney, o “Canela”, em agosto de 2025; o jovem alegou legítima defesa por supostas ameaças da vítima.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

INSS nega interrupção de pagamento por falta de nova identidade

Instituto esclarece que notícias sobre bloqueio de benefícios atuais são falsas e que a implementação da biometria digital será gradual até o ano de 2028.
L
Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Nota de pesar: Selva Cunha Borges Cardenuto

Devota de Nossa Senhora Aparecida, Selva deixa legado de afeto e alegria; velório será em Porto Velho e cortejo no Cemitério Inocentes
L
TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

TRT14 arquiva representação contra servidor após defesa técnica

Presidência do tribunal concluiu que não houve má-fé ou desídia em conduta questionada pela Amatra14, reforçando a segurança jurídica da categoria.
L
INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

INSS prorroga até 20 de março prazo para contestar descontos

Ampliação busca garantir direitos de aposentados e pensionistas após instabilidades no Meu INSS e manutenção programada dos sistemas da Dataprev.
L
Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Correios completam 363 anos e celebram o Dia do Carteiro

Data marca a origem dos serviços postais no Brasil e valoriza profissionais que conectam o país há quase quatro séculos.
L
Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias no Gás do Povo

Programa federal começa nova etapa na capital de Rondônia e garante vale-gás gratuito, com previsão de atender todos os municípios do país até março.
L
Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Revista do TRT-14 abre chamada para artigos científicos em 2026

Publicação terá como foco o Direito do Trabalho contemporâneo, inovação, governança e direitos humanos, com submissões abertas até 30 de junho.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.