O Governo de Rondônia realiza nesta quinta-feira (13) o Feirão da Empregabilidade (PcD), das 8h às 16h, no Tudo Aqui – Centro (3º piso), localizado na Avenida 7 de Setembro, nº 830, Bairro Centro, em Porto Velho. A ação reunirá órgãos públicos e instituições parceiras para promover inclusão, qualificação e acesso ao mercado formal de trabalho para pessoas com deficiência (PcD).
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), por meio da Coordenadoria de Trabalho, Emprego e Renda (Coter), em parceria com a Superintendência Regional do Trabalho (SRTE/MTE). A iniciativa integra as atividades alusivas ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
Segundo o governador Marcos Rocha (União Brasil), o Feirão é uma política pública essencial para fortalecer a inclusão social e produtiva.
“O governo tem trabalhado para construir uma Rondônia cada vez mais inclusiva, em que todos possam participar do desenvolvimento econômico do estado. O Feirão da Empregabilidade é um exemplo de política pública que abre portas, gera oportunidades e valoriza o potencial das pessoas”, afirmou o governador.
Atendimentos gratuitos
Durante o evento, o público terá acesso a diversos atendimentos gratuitos, como:
- Emissão de documentos;
- Orientação jurídica;
- Serviços de saúde e marcação de consultas;
- Atualização do Cartão do SUS;
- Informações sobre trânsito e mobilidade urbana;
- Cadastros e benefícios sociais.
Entre as instituições participantes estão: Sine Rondônia, Detran-RO, Sesau, Seas, MTE, Semusa, Semias, Semtran, OAB/RO e o Sistema Fecomércio (Sesc/Senac).
51 vagas exclusivas para PcD
Até o momento, estão disponíveis 51 vagas de emprego exclusivas para pessoas com deficiência, ofertadas por empresas parceiras em diferentes áreas.
Entre os cargos estão:
- Assistente financeiro;
- Soldador;
- Servente de obras e limpeza;
- Ajudante de obras;
- Lavador de ônibus;
- Vigilante;
- Auxiliar e assistente administrativo;
- Recepcionista;
- Operador de caixa;
- Atendente;
- Auxiliar de estoque, entre outros.
Empresas interessadas em participar do Feirão e que possuam vagas para PcD podem procurar o Sine Estadual para cadastrar suas oportunidades.
O secretário da Sedec, Lauro Fernandes, destacou a importância do evento:
“O governo de Rondônia tem investido em ações que promovem a inserção produtiva e a autonomia das pessoas com deficiência. O Feirão é uma oportunidade real de acesso ao mercado de trabalho, e estamos empenhados em aproximar empregadores e candidatos para que novas contratações possam acontecer.”
Vagas de emprego em Rondônia
Além das vagas exclusivas do Feirão, o Sine-RO mantém 3.010 vagas abertas em todo o Estado, sendo 650 novas cadastradas apenas nesta semana.
As cidades com maior número de oportunidades são:
- Porto Velho: 1.200 vagas
- Ariquemes: 380 vagas
- Ji-Paraná: 290 vagas
- Cacoal: 210 vagas
- Vilhena: 200 vagas
Os interessados podem realizar a inscrição pelo site ou aplicativo do Sine-RO, onde é possível consultar vagas, acompanhar seleções e obter suporte para cadastro e encaminhamento.









































