As unidades de ensino públicas e privadas de todo o Brasil podem inscrever seus alunos na 21ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) a partir desta quarta-feira. O prazo para o registro vai até o dia 16 de março e deve ser realizado exclusivamente pelo site oficial da competição.
A iniciativa é do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e abrange estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Nesta edição, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais, além de 51 mil certificados de menção honrosa para os participantes com melhor desempenho.
Os premiados em nível nacional ganham o direito de participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). Para alunos de escolas públicas, o programa oferece uma bolsa mensal de 300 reais, financiada pelo CNPq, como forma de incentivar a continuidade dos estudos e o desenvolvimento acadêmico.
O exame será dividido em duas etapas: a primeira ocorre em 9 de junho com 20 questões objetivas aplicadas nas próprias escolas. Os classificados avançam para a segunda fase, marcada para 17 de outubro, que consistirá em uma prova discursiva com seis questões adaptadas ao nível de escolaridade.
Os resultados finais com a lista de premiados nacionais serão divulgados no dia 15 de dezembro. A competição, que movimenta anualmente mais de 18 milhões de estudantes, busca identificar talentos e melhorar a qualidade do ensino básico de matemática em todas as regiões brasileiras.










































