TERÇA-FEIRA, 22/04/2025

Entenda críticas ao PL do ensino médio no Congresso Nacional

Entidades ligadas à educação fazem ressalvas e pedem mudanças no texto

Por Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Entenda críticas ao PL do ensino médio no Congresso Nacional
Arquivo Agência Brasil
Especialistas e organizações ligadas à educação elogiaram a previsão de 2,4 mil horas de formação básica comum incluída no novo relatório do projeto de lei (PL) que pretende revisar o atual ensino médio. O relatório foi apresentado nesta quarta-feira (20)Entenda críticas ao PL do ensino médio no Congresso Nacional - News RondôniaEntenda críticas ao PL do ensino médio no Congresso Nacional - News Rondônia.

No entanto, organizações ligadas ao setor consultadas pela Agência Brasil pedem mudanças no texto. A expectativa é que a matéria seja votada nesta semana no plenário da Câmara dos Deputados, antes de ir ao Senado Federal.

O relator da matéria, deputado Mendonça Filho (União-PE), retomou a carga horária de 2,4 mil horas para a formação geral básica (FGB), conforme previsto no projeto original enviado pelo Executivo, mas abriu exceção com carga horária básica menor (1,8 mil horas) para aqueles que optarem por seguir formação técnica profissional. Mendonça era ministro da Educação em 2017, no governo de Michel Temer quando o novo ensino médio foi aprovado.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) defende a formação básica de 2,4 mil horas, mas mantém críticas ao projeto, especialmente no que diz respeito à não obrigatoriedade do ensino do espanhol e à manutenção da figura do professor por notório saber, o que permitiria a contratação de profissionais sem formação especifica em licenciatura.

“Por mais que ainda tenha problemas no PL enviado pelo governo federal, nós consideramos que ele é mais próximo do que reivindicamos do que o relatório do Mendonça”, disse à Agência Brasil o presidente da CNTE, Heleno Araújo.

Para o representante dos trabalhadores em educação, a exclusão do espanhol é absurda. “Situação colonizadora em relação aos Estados Unidos e à língua inglesa. Isso quebra a possibilidade de integração do Brasil com a América Latina”, afirmou.

O CNTE também criticou a possibilidade de contratação de profissionais com notório saber, sem formação em licenciatura, para disciplinas técnicas e profissionalizantes. Para a confederação, a medida visa baratear a mão de obra ao incluir no mercado muitos profissionais sem formação de professor.

“O notório saber descaracteriza a profissão do professor”, criticou Heleno, para quem existem outros instrumentos legais que permitem utilizar profissionais de áreas técnicas na educação básica.

Fórum Nacional de Educação

Em nota publicada nesta quarta-feira (20), o Fórum Nacional de Educação (FNE), concordou com as críticas da CNTE à ausência à língua espanhola e ao notório saber. O fórum pede aos deputados e senadores que escutem as vozes representadas na Conferência Nacional de Educação de 2024.

Criado em 2010, o FNE reúne 50 entidades e órgãos da sociedade civil e do Poder Público e tem a missão de acompanhar o Plano Nacional de Educação.

Na nota, o fórum defendeu as 2,4 mil horas de formação básica, alegando que a reforma de 2017 ampliou as desigualdades entre escolas públicas e privadas. “A implementação da Lei 13.415/2017 [novo ensino médio] já demonstrou que escolas particulares criam formas alternativas de garantir a formação básica, o que não acontece nas escolas públicas”, destacou.

Educação técnica e profissional

O FNE defendeu ainda a obrigatoriedade de 13 disciplinas científicas mais a língua espanhola. Para a entidade, é preciso ampliar o investimento na educação técnica e profissional para não sobrecarregar as escolas públicas.

“A proposição de articular a formação técnica profissional nas escolas que ofertam o ensino regular é atraente”, diz a nota, alertando, porém, para o “risco de, ao tensionar para que as gestões escolares estejam obrigadas a ofertar uma trajetória profissional, os arranjos não sejam os mais adequados, gerando formações insuficientes ou inadequadas. O caminho para a formação profissional técnica de nível médio é o investimento nas reconhecidas escolas técnicas”.

Dualidade

O professor Daniel Cara, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), destacou que o acordo para as 2,4 mil horas de formação básica foi um avanço, “diminuindo o desperdício de tempo dos estudantes com disciplinas inúteis dentro dos itinerários formativos”.

Daniel é membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, organização que reúne sindicatos, movimentos sociais, estudantis e comunitários contrários à reforma do ensino médio de Temer.

O professor considera que a retomada das 2,4 mil horas de formação básica “desestrutura a reforma profundamente”, mas lamenta que o texto tenha mantido o que chama de “dualidade” no ensino, separando a formação técnica e profissional da formação básica geral.

“Um profissional que não tem uma formação estruturada em ciências humanas, em ciências da natureza, ele tem pouca capacidade crítica e analítica para, de fato, realizar a sua profissão. E o relatório do Mendonça Filho, acordado com o ministro Camilo Santana, retoma a questão da dualidade, o que é uma pena”, destacou Daniel, para quem o correto seria garantir formação geral básica somada à educação profissional num modelo integrado.

Meio termo

Já a organização não governamental (ONG) Todos pela Educação, que teve um posicionamento mais favorável à reforma de Temer, comentou que o acordo entre o governo e os parlamentares foi positivo e representou um meio termo entre a proposta do MEC e o texto substitutivo do deputado Mendonça Filho.

“[O acordo] preserva os princípios da reforma e ao mesmo tempo traz modelagem melhorada frente à reforma original”, afirmou Priscila Cruz, presidente do Todos Pela Educação, organização que informa que é financiada apenas por recursos privados.

Por sua vez, a União Brasileira dos Estudantes Secundarias (Ubes) defende a revogação integral da reforma do ensino médio de 2017, com a exclusão dos itinerários e a obrigatoriedade da oferta da língua espanhola.

“Nenhum passo atrás! Em defesa das 2.400 horas da formação geral básica, pelo fim dos itinerários formativos e pelo espanhol como 13ª disciplina obrigatória”, publicou a Ubes em uma rede social, informando que está presente na Câmara para pressionar parlamentares.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Inscrições para o Encceja 2025 começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Encceja 2025 começam nesta segunda-feira

Provas estão marcadas para o dia 3 de agosto
L
Cursinhos populares abrem inscrições a partir de 22 de abril

Cursinhos populares abrem inscrições a partir de 22 de abril

Edital foi publicado no site da Fiocruz
L
Governo de RO reforça instruções para pedir isenção da taxa do Enem 2025

Governo de RO reforça instruções para pedir isenção da taxa do Enem 2025

O resultado dos pedidos de isenção da taxa será divulgado em 12 de maio, com período de recursos entre os dias 12 e 16 do mesmo mês.
L

Governo Federal amplia investimento no programa Cantinhos da Leitur

Serão investidos mais de R$ 16 milhões para atendimento às crianças da educação infantil em 2025.
L
IFRO Vilhena abre vagas para professores substitutos de Física e Espanhol

IFRO Vilhena abre vagas para professores substitutos de Física e Espanhol

Ambas com carga horária de 40 horas semanais.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Previsões do Horóscopo desta terça (22/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta terça (22/4) para seu signo

Confira as previsões desta terça-feira (22/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L

Semed publica resultado preliminar do Edital 02 para seleção de voluntários

Candidato tem até terça-feira (22) para entrar com recurso
L

Deputado Ribeiro do Sinpol promove distribuição de mais de mil ovos de Páscoa

Iniciativa evidenciou o compromisso do parlamentar com ações de cunho social.
L

Arquidiocese de Porto Velho divulga nota oficial na qual lamenta a morte do Papa Francisco

“Nossa Igreja presente em Porto Velho se une neste momento em comunhão e sofrimento com a Igreja universal e com todas as pessoas de boa vontade e fé.”
L

Golpe BRats: como se proteger do malware que desvia Pix sem ser notado

Prefira apps oficiais, revise permissões e redobre a atenção ao realizar transferências
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Deputado Cássio Gois reafirma oposição à privatização do Saae durante audiência pública em Cacoal

Parlamentar destaca qualidade dos serviços prestados pelo Saae de Cacoal e critica proposta de concessão à iniciativa privada prevista na Lei 1.200/2023.
L

Prefeito Leo Moraes presta homenagem ao Papa Francisco

Mensagem ressalta legado de fé, humildade e amor deixado pelo líder da Igreja Católica
L

Sílvia Cristina prestigia Corrida Internacional do Marco Zero, em Ji-Paraná

Evento organizado pela CDL Ji-Paraná foi um sucesso, reunindo cerca de 3 mil competidores
L

Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do Papa Francisco

Presidente destacou a atuação do Papa em favor dos pobres e refugiados
L

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Evento reuniu cerca de 300 moradores e trouxe alegria às crianças e famílias do bairro
L
Publicidade

POLÍCIA

Cães farejadores ajudam PRF e PM a localizar 3 kg de drogas escondidas em carro na BR-364

Cães farejadores ajudam PRF e PM a localizar 3 kg de drogas escondidas em carro na BR-364

A ação teve início após os agentes da PRF suspeitarem da atitude de um casal que transitava pela rodovia.
12
Caseiro morre após ataque de onça em fazenda às margens do rio

Caseiro morre após ataque de onça em fazenda às margens do rio

Ribeirinhos relataram que a presença de onças na área é comum, o que tem gerado preocupação nas comunidades próximas.
18
Motocicleta furtada é recuperada no mesmo dia em área rural

Motocicleta furtada é recuperada no mesmo dia em área rural

Após verificação no sistema, confirmou-se a restrição de furto, e a motocicleta foi recolhida ao pátio da UNISP/Vilhena, onde aguarda perícia.
10
Homem é preso após fugir de hospital e planejar matar ex-companheira

Homem é preso após fugir de hospital e planejar matar ex-companheira

A ação foi realizada pelas equipes da Polícia Civil por meio das delegacias especializadas DEAM, DERCCV e DERF.
16
Homem é morto a facada em praça após negar dose de bebida

Homem é morto a facada em praça após negar dose de bebida

O suspeito alegou que o conflito teria ocorrido por causa de uma mulher, e não pela bebida.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mulher se joga na frente de caminhão e quase é atropelada na zona leste

Mulher se joga na frente de caminhão e quase é atropelada na zona leste

Alguns populares relatam que a mulher está desde cedo tentando tirar a própria vida, chegando a ficar com o corpo embaixo de um caminhão.
16
Homem preso por morte de pedreiro já havia sido condenado por homicídio em 2018 após briga com colega

Homem preso por morte de pedreiro já havia sido condenado por homicídio em 2018 após briga com colega

Ele apresenta lesões no rosto, provocadas por uma tentativa de linchamento após o crime mais recente.
14

Rondônia intensifica monitoramento contra gripe aviária e doença de Newcastle

Ações da Idaron seguem até junho e visam proteger a avicultura local da entrada de vírus trazidos por aves migratórias.
L

Requerimento da Licença Ambiental: WAKIL ISSA SABA – EXPLORACAO DE JOGOS DE SINUCA

LICENÇA AMBIENTAL PRÉVIA – LAP E LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO – LAI
L

Serviços públicos de Rondônia agora estão disponíveis no GOV.BR

Entre as últimas funcionalidades adicionadas à carta de serviços, os cidadãos podem consultar a disponibilidade de medicamentos de alto custo na rede estadual, realizar a transferência digital de veículos e acessar recursos e defesas online para infrações de trânsito.
L
Mercado de ações dos EUA despenca após ataques de Trump ao Fed e tensões com China

Mercado de ações dos EUA despenca após ataques de Trump ao Fed e tensões com China

Investidores se preocupam com a independência do banco central
L
Chuva de Meteoros Líridas alcança pico de visibilidade na madrugada de terça (22) no Brasil

Chuva de Meteoros Líridas alcança pico de visibilidade na madrugada de terça (22) no Brasil

Fenômeno vem sendo observado desde o dia 14 em várias regiões do país
L
Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás para beneficiários com NIS final 4

Caixa paga parcela de abril do Bolsa Família e Auxílio Gás para beneficiários com NIS final 4

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73
L
Vaticano divulga detalhes das exéquias e sepultamento do papa Francisco

Vaticano divulga detalhes das exéquias e sepultamento do papa Francisco

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maior.
L
STF julga denúncia contra seis acusados de tentativa de golpe no governo Bolsonaro

STF julga denúncia contra seis acusados de tentativa de golpe no governo Bolsonaro

Julgamento está marcado para esta terça-feira na Primeira Turma
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.