QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

Coluna Espaço Aberto, por Cícero Moura – EDUCAÇÃO

Ensino "maquiado" cresce no Brasil e causa questionamentos quanto a qualidade na formação.

Por Cícero Moura - 35

Publicado em 

Ensino maquiado cresce no Brasil e causa questionamentos quanto a qualidade na formação
Foto - Divulgação/Shutterstock
AUMENTOU

Os cursos de graduação a distância cresceram 21% segundo informações do Censo. Os números são relativos ao ano passado, e foram divulgados pelo Ministério da Educação (Mec) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

20 MILHÕES

Ao todo, em 2022, foram ofertadas mais de 22 milhões de vagas de ensino superior, entre instituições públicas e privadas. De 2018 até o ano passado, houve 42% mais demanda por estudos remotos.

CORONAVÍRUS

O ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o crescimento do ensino a distância é “alarmante e desafiador”, e atribuiu à pandemia da covid-19 a maior adesão às aulas remotas.

 Divulgação/Oinvestigacion

GRADUAÇÃO

9,4 milhões de pessoas se matricularam na educação superior no ano passado, 1 milhão a mais do que em 2021. Tratando apenas de graduação, foram 4,7 milhões de ingressantes – nem todas as vagas foram ocupadas.

ESCOLAS

Os dados registraram 2.595 instituições de educação superior no país, e o Sudeste concentra a maioria desses centros de ensino (1.098). Essa região é seguida pelo Nordeste (611), Sul (396), Centro-Oeste (289), e Norte (201).

PREFERÊNCIA

Pedagogia é o curso com mais pessoas matriculadas no Brasil: 821 mil. Ele é seguido por direito (671 mil), administração (638 mil), enfermagem (457 mil), e contabilidade (327 mil).

QUEM SÃO

O Censo também verificou que 43,4% dos jovens de 18 a 24 anos não frequenta e nem concluiu o Ensino Médio. Dessa faixa etária, 9,9% estuda a nível do Ensino Médio e 1,2% está matriculada no Ensino Fundamental. Os que frequentam a educação superior nessa idade compõem 20,2% da população.

Cléber Souza/Secom/Governo de Rondônia

10 ANOS

O índice de professores que se formaram em cursos de licenciatura à distância, em faculdades particulares, mais do que dobrou em uma década: saltou de 28,2% (2002) para 60,2% (2022). Nesse mesmo período, houve uma queda na qualidade dessas graduações. O levantamento é da ONG Todos Pela Educação.

TEM MAIS

Os outros cursos de ensino superior, apesar de também registrarem um crescimento expressivo da educação à distância (EAD), ainda apresentam uma parcela de concluintes nessa modalidade muito inferior ao das licenciaturas: a taxa subiu de 9,2% para 30,3%.

CUSTO

Entre as razões da formação precária, estaria a mercantilização de cursos EAD, produzidos a baixo custo com aulas gravadas e reproduzido para um número ilimitado de alunos, por meio de promoções de menos de R$ 200 por mês.

Divulgação/Mundo Educacao

VIGIAR

O MEC informou que instaurou um Grupo de Trabalho de Formação de Professores. “A melhoria e o aumento do rigor na regulação dos cursos de licenciatura, especialmente para cursos EAD, será um dos esforços empreendidos pela pasta.”

AÇÃO

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, afirma que não basta que o MEC apenas demonstre insatisfação com a atual situação — precisa urgentemente coibir e regular cursos EAD de licenciatura.

PREFERÊNCIA

O Censo da Educação Superior, divulgado pelo Inep, mostra que, na rede privada, 93,2% dos novos alunos de pedagogia e das demais áreas da educação (como geografia, história, física e química) escolheram estudar na modalidade EAD.

SESSÃO

A Assembleia Legislativa previa uma Sessão Extraordinária nesta sexta-feira,13, para discutir, entre outras coisas, a aprovação – pela própria casa – do projeto de lei que aumentou o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Rondônia de 17,5% para 21% e a criação do imposto do Agro.

Divulgação/Secom/Alero

VISTA

O projeto relacionado ao Agro teve um pedido de vistas do deputado Luzinho Goebel na terça-feira ( 10 ) quando houve a votação do projeto sobre o ICMS.

EXECUTIVO

A alteração na cobrança do imposto foi proposta pelo Governo de Rondônia. Entre as justificativas do projeto, consta que o aumento seria necessário para fazer frente à Reforma Tributária, que está sendo analisada pelo Congresso Nacional.

MAIS DINHEIRO

O Executivo também alega que a medida tem o poder de aumentar a arrecadação do Estado em mais de R$ 2,3 bilhões nos próximos três anos.

RECLAMAÇÃO

A aprovação rápida do projeto não agradou setores produtivos, que repudiaram o aumento da carga tributária. A Federação do Comércio (Facer) se manifestou contra em redes sociais, afirmando que a mudança traz incertezas no cenário econômico, e classificou a aprovação como um duro golpe para a economia local.

OUTRA

A Federação das Indústrias (Fiero) também se manifestou contra e disse que o aumento “mostra a falta de sensibilidade por parte do governo e da Assembleia Legislativa, que sequer permitiram a manifestação da classe empresarial”

MAIS OUTRA

A Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia também questionou a aprovação. Em nota a Fapero disse que “o baixo poder de compra da população e outros fatores vem afetando direto e indiretamente as cadeias produtivas do Estado o que torna inoportuno qualquer projeto de aumento de impostos em Rondônia.

EM TEMPO

A Assembleia Legislativa de Rondônia cancelou a Sessão Extraordinária que faria na tarde de hoje.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Seminário Estadual de Educação e Relações Étnico-Raciais acontece nesta quinta e sexta-feira em Porto Velho

Seminário Estadual de Educação e Relações Étnico-Raciais acontece nesta quinta e sexta-feira em Porto Velho

Evento “Educar para Reparar” é a primeira iniciativa institucional do estado voltada exclusivamente à pauta quilombola na educação.
L
Campus Guajará-Mirim promove III Sarau Natalino e reforça integração com a comunidade

Campus Guajará-Mirim promove III Sarau Natalino e reforça integração com a comunidade

Evento cultural celebrou o encerramento do ano letivo com música, arte e confraternização no IFRO.
L
Estudantes do IFRO Campus Calama conhecem história e cultura do Vale do Guaporé

Estudantes do IFRO Campus Calama conhecem história e cultura do Vale do Guaporé

Visita técnica ao Forte Príncipe da Beira e à comunidade quilombola de Santa Fé reforça aprendizado e valorização do patrimônio cultural.
L
Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

Projeto Resíduos Sólidos promove coleta seletiva em pontos turísticos de Guajará-Mirim

IFRO instala lixeiras e incentiva educação ambiental, cidadania e geração de renda.
L
Estagiário da Comunicação descobre vocação acadêmica e se prepara para Licenciatura em Física no IFRO Calama

Estagiário da Comunicação descobre vocação acadêmica e se prepara para Licenciatura em Física no IFRO Calama

Jovem desenvolveu habilidades técnicas e disciplina durante estágio, impulsionando projeto de futuro em neurociência computacional.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeito Flori Cordeiro detalha virada na saúde, transporte e gestão de Vilhena em entrevista ao Em Cima da Hora

Flori Cordeiro apresenta ações em Vilhena, com foco em reorganização da saúde, reformas em UBSs, transporte coletivo gratuito, austeridade fiscal, LED, concursos e investimentos.
L

Devido às intensas chuvas na Bolívia e, principalmente, à cheia do rio Piraí em Santa Cruz, uma parte de Rondônia está sob risco

Alerta vermelho na Bolívia acende sinal de atenção para Rondônia, com risco de cheia dos rios Mamoré, Beni e Madeira, após chuvas intensas que já causaram mortes, desaparecimentos e situação de desastre em Santa Cruz e regiões vizinhas.
L

A chuva torrencial que não cessa na Bolívia intensifica o drama das famílias em cinco municípios do estado vizinho de Santa Cruz

A enchente provocada pelo transbordamento do rio Piraí causou um rastro de destruição, com pessoas sendo levadas pela força da água. Até o momento, o governo federal andino contabiliza 21 mortos, mas teme que outras 30 pessoas estejam desaparecidas.
L
CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

CCJ do Senado aprova projeto de lei da dosimetria e texto segue para o plenário

Proposta que reduz penas de condenados por tentativa de golpe de Estado recebeu 17 votos favoráveis e pode ser votada definitivamente ainda hoje.
L
Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Supremo Tribunal Federal forma maioria contra o marco temporal de terras indígenas

Placar na Corte atinge 6 votos a 0 pela inconstitucionalidade da regra que limita demarcações à posse em 1988 na data da Constituição.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Celso Sabino deixa o Ministério do Turismo após pedido do União Brasil

Ministro anunciou a saída nesta quarta-feira e confirmou intenção de concorrer ao Senado nas eleições de 2026 após ser expulso de sua ex-legenda.
L
Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Ex-advogado de Bolsonaro é condenado por injúria racial

Advogado e ex-defensor de Jair Bolsonaro foi sentenciado ao pagamento de indenização e a penas alternativas por ofensas contra atendente de pizzaria.
L
Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Lula afirma que acordo entre Mercosul e União Europeia terá última chance no sábado

Presidente brasileiro declara que, caso o pacto não seja selado durante a cúpula em Foz do Iguaçu, o país não retomará as negociações em seu mandato.
L
Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Ieda Chaves fortalece empreendedorismo feminino ao destinar recursos para o Festival Empreende Mulheres BVQQ

Evento impulsiona negócios, capacitação e geração de renda em Porto Velho.
L
CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

CCJ reduz prazo de vista do projeto de lei da dosimetria para quatro horas

A decisão do presidente da comissão permite que a proposta seja votada ainda nesta quarta-feira e siga para análise imediata do plenário do Senado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Forças de segurança realizam operação contra garimpo e extração ilegal de madeira em Rondônia

Ação integrada mira crimes ambientais em Porto Velho e Nova Mamoré.
14
Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Mulher é baleada no Beco da 13 durante tarde de quarta-feira em Porto Velho

Vítima foi atingida na região do pé e encaminhada ao Hospital João Paulo II enquanto a polícia busca informações sobre a motivação do crime.
16
Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Polícia Civil recupera 50 celulares furtados de transportadora em Porto Velho

Equipes da 5ª Delegacia de Polícia identificaram os autores do crime e localizaram os aparelhos que serão devolvidos ao proprietário nesta quarta-feira.
12
VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

VULGO “MK”: Força-tarefa da PM prende acusado de assaltar equipe de comunicação do governo

Suspeito ligado a facção criminosa foi localizado em condomínio popular após roubo armado ocorrido durante gravação institucional.
14
Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Acidente entre táxi e motocicleta deixa ferido na Avenida Ji-Paraná

Colisão traseira mobilizou o SAMU e levantou alerta sobre segurança viária no trecho.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Agenda News: Tons terrosos dominam a moda praia no verão 2026 da Quero Biquíni

Biquínis e maiôs em cores como terracota e areia trazem elegância, versatilidade e estilo para os dias mais quentes da estação.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAP, LAI, LAO): ALYNE FARMA LTDA

Licenças Previa (LAP), Instalação (LAI) e Operação (LAO).
L
Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Vendas globais de celulares devem cair 2,1% em 2026, aponta estudo

Alta nos custos de produção pressiona preços e freia consumo.
L

Recebimento de Dispensa de Licenciamento: ASMOCUN

Dispensa de Licenciamento.
L
Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Operação Natal Seguro do Inmetro identifica 90 mil produtos irregulares

Brinquedos sem selo de conformidade lideram as falhas detectadas durante a fiscalização realizada em todo o país ao longo do mês de novembro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.