A Samsung anunciou que sua subsidiária, Harman, comprará a divisão de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) da empresa alemã ZF Friedrichshafen em um acordo de US$ 1,5 bilhão (R$ 8,34 bilhões). A negociação ainda precisa passar por autoridades regulatórias e tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2026.
Detalhes da aquisição
- A Harman é conhecida por sistemas de som automotivos e marcas como JBL e AKG.
- A ZF fornece peças para carros de marcas como BMW e Volkswagen, incluindo caixas de câmbio, além de investir em tecnologias ADAS para carros autônomos e semiautônomos.
- A transferência envolverá 3.750 funcionários da ZF na Europa, Américas e Ásia, que passarão a integrar a Harman.
Impacto no setor automotivo
- A Samsung terá acesso a tecnologias e produtos de assistência à direção, como câmeras e controles, reforçando sua presença no mercado de veículos inteligentes.
- A Harman integrará as tecnologias ADAS em seus planos de computação centralizada e cockpit digital, combinando segurança, conforto e conectividade em uma única plataforma.
- Christian Sobottka, CEO da divisão veicular da Harman, afirma que o negócio posiciona a empresa para desenvolver a próxima geração de veículos inteligentes, empáticos e conectados.
Perspectiva estratégica
- Segundo a Reuters, a aquisição permite que a Samsung diversifique suas atividades, indo além de smartphones e chips, e fortaleça sua atuação em eletrônicos automotivos.
- Para a ZF, a venda ajuda a reduzir dívidas e focar em tecnologias nas quais a empresa é líder global, apesar de cortes de 14 mil cargos na Alemanha devido a dificuldades no setor.











































