Porto Velho, Rondônia, sediou nos dias 22 e 23 de outubro o evento CAPACITAR. A iniciativa reuniu representantes de instituições públicas, empresas e organizações da sociedade civil. O objetivo foi debater e aprofundar o entendimento sobre os mecanismos de captação de incentivos fiscais voltados a projetos sociais, culturais, esportivos e ambientais.
O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Inclusão e Ação Social (SEMIAS), ENGIE Brasil e Jirau Energia, por meio do programa Parcerias do Bem. A proposta foi promover o conhecimento técnico e estimular novas conexões entre os atores que fortalecem o desenvolvimento sustentável e social em Rondônia.
Durante os dois dias, o público compreendeu como os recursos de incentivos fiscais podem ser aplicados para transformar realidades e potencializar iniciativas locais. Foram abordadas legislações como Lei Rouanet, Lei de Incentivo ao Esporte, Lei da Reciclagem, PRONON/PRONAS-PCD, e os Fundos da Criança ,Adolescente e Pessoa Idosa.
Fortalecimento do impacto social em Rondônia
Michel Obara, Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, destacou a importância do espaço para unir conhecimento e propósito. “Acreditamos que fortalecer a compreensão sobre os mecanismos de captação de incentivo fiscal é um passo fundamental para ampliar o impacto das ações sociais em Rondônia e no Brasil”, afirmou.

O gerente ressaltou ainda o compromisso da empresa. “Para a Jirau Energia, apoiar iniciativas como essa é reafirmar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com as comunidades do nosso entorno”, concluiu Obara.
O evento contou com a presença de representantes da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio (Axia Energia), do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, além de lideranças de Associações, Cooperativas e Federações de Porto Velho e outros municípios do estado.
Conhecimento em rede para quem mais precisa
A secretária-adjunta da SEMIAS, Tércia Marília, ressaltou a importância de encontros como o CAPACITAR. Ela destacou o fortalecimento de políticas públicas que garantem direitos às pessoas.
“O Capacitar nos traz a oportunidade de estar em rede, compartilhando conhecimento e experiências. Isso permite que os recursos cheguem, de fato, a quem mais precisa, por meio dos fundos e das doações”, pontuou Tércia Marília.
Flávia Ribeiro, Diretora Administrativa do NACC (Núcleo de Atendimento a Criança com Câncer), parabenizou a organização. Ela pontuou a importância dos debates. “Iniciativas como a da Jirau, e todas as organizações envolvidas, são essenciais para instituições do terceiro setor como o NACC. É um exemplo de como o uso consciente dos incentivos fiscais pode gerar grandes resultados”, afirmou Flávia Ribeiro.
O Capacitar reforça o papel estratégico das parcerias entre poder público, empresas e sociedade civil. Essas parcerias são essenciais na construção de soluções coletivas que geram benefícios duradouros para a população.








































