O preço da batata e da cebola registrou queda em julho nas principais Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país. A informação faz parte do 8º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A batata teve uma redução média de 31,61% em 11 mercados atacadistas analisados pela Conab. A queda se deve à grande quantidade do produto disponível. A cebola também ficou mais barata, com uma redução média de 25,57% em relação a junho.
Variação em outros produtos
Enquanto batata e cebola caíram, o cenário foi diferente para outros produtos. O preço do tomate, por exemplo, variou, com queda de 5,68% na média. Já a alface teve um aumento médio de 9,93%, principalmente devido à oferta e demanda em cada mercado.
Entre as frutas, a laranja ficou 9,8% mais barata por causa da menor procura no período de férias escolares e da concorrência com a mexerica poncã. A maçã também teve uma leve queda de 1,92% pelos mesmos motivos.
Por outro lado, a melancia, a banana e o mamão registraram aumento nos preços. O mamão teve a maior alta, de 21,65%, por causa do clima frio, que impactou a oferta. A banana subiu 10,48% e a melancia, 3,92%.