As recentes tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros podem causar uma queda nas exportações do país, um recuo que não é visto há 21 meses. É o que revela a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quarta-feira (20). A pesquisa aponta que, além das exportações, os investimentos e o número de empregos no setor industrial também devem ser impactados negativamente.
De acordo com o levantamento, o índice de expectativa de exportações para os próximos seis meses caiu para 46,6 pontos em agosto. Um resultado abaixo dos 50 pontos indica que os empresários preveem uma retração na quantidade de produtos exportados. A analista da CNI, Isabella Bianchi, explica que a piora das expectativas está diretamente ligada “à incerteza do cenário externo, principalmente em função da nova política comercial americana”.
Impacto na indústria nacional
A pesquisa também mostra que a indústria nacional sentiu os reflexos das medidas já em julho, com a queda no número de empregados, mesmo com o aumento da produção no mesmo período. O índice de expectativa de emprego caiu para 49,3 pontos, indicando que os empresários não esperam mais aumento de postos de trabalho nos próximos seis meses.
Em contrapartida, o índice de evolução da produção ficou em 52,6 pontos, acima da linha de 50, o que representa um crescimento. No entanto, as expectativas para a demanda e a compra de insumos recuaram, o que sugere um crescimento menor nos próximos meses.
A propensão a investir também diminuiu, com o índice de intenção de investimento caindo para 54,6 pontos, o menor valor desde outubro de 2023. A Utilização da Capacidade Instalada (UCI), porém, se manteve estável em 71%. A pesquisa foi realizada com 1.500 empresas de diferentes portes entre os dias 1º e 12 de agosto de 2025.