Governo do Estado fomenta economia com Feira de Empreendedores “Natal de Luz”
A 2ª edição da Feira dos Empreendedores Natal de Luz, que acontece, das 7h às 21h nesta sexta-feira, 1, e se estende até o sábado, 2
Por Vanessa Moura/Secom/Gov-RO - 010
Publicado em
Fotos: Daiane Mendonça
Compartilhe esta notícia:
Nos siga no Google News
A população da capital de Rondônia pode conferir em um único espaço as melhores produções de Rondônia durante a 2ª edição da Feira dos Empreendedores Natal de Luz, que acontece, das 7h às 21h nesta sexta-feira (1) e se estende até o sábado (2), na Rua Pio XII, ao lado do Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia, em Porto Velho. Há uma diversidade de atrativos à disposição do público como chocolates feitos com o melhor cacau do Brasil e uma diversidade de produtos regionais. Além disso, há um espaço kids destinado a recreação das crianças, e um palco para apresentações de artistas locais.
ATRATIVOS
Os chocolates são feitos em uma chocolataria
em Jaru
O público pode degustar, na feira, chocolates feitos com o melhor cacau do Brasil. Os produtos estão em exposição em um dos estandes e podem ser adquiridos por uma valor que varia de R$ 20 a R$ 35. Os chocolates são feitos em uma chocolataria em Jaru, onde a proprietária e a sua mãe compram de três produtores de cacau as amêndoas, inclusive do produtor de Jaru que foi premiado com o melhor cacau do Brasil, em concurso nacional. ‘‘A feira está sendo uma ótima experiência, pois muitas pessoas estão passando a conhecer os nossos produtos’’, afirma a proprietária da chocolataria, Shalom Mendes.
Outro produto que tem a identidade de Rondônia são as camisas regionais, que segundo a empreendedora Isabele Morgado, é o carro-chefe que traz a mensagem: ‘‘Rondônia não é Roraima’’.‘‘É muito importante esse evento promovido pelo Governo de Rondônia, pois para nós empreendedores é essencial como vitrine para a população conhecer os produtos. E a proposta da nossa marca é cada vez mais trazer a valorização do nosso estado, esse sentimento de pertencimento da população, pois um povo só valoriza sua história quando a conhece’’, ressaltou.
PAGANDO AS CONTAS
Além de valorizar os produtos locais, a movimentação das compras na feira tem trazido alívio para empreendedores que estavam precisando melhorar as vendas. É o caso da empreendedora Cristina Oliveira, que levou frutas frescas produzidas no sítio em União Bandeirantes para a feira, junto com uma torta de frango feita por ela mesma e ainda uma salada com frutas regionais. ‘‘Essa feira é uma benção para nós, pois estávamos em uma situação muito difícil, e com essa iniciativa temos conseguido honrar com nossas contas.
Estão em exposição flores variadas de viveiro
localizado na zona Leste de Porto Velho
Outra que tem colhido bons resultados é a Luzia da Silva, que tem um viveiro de flores em Porto Velho. ‘‘Essa feira alavanca as vendas da gente, está sendo muito bem divulgada nas redes sociais, e esse novo espaço ficou ótimo. Já vendi bastante, graças a Deus’’. Outra que comemora as boas vendas é Joelma Ferreira, que vende pastel, cachorro-quente, sucos naturais e caldo de cana. “Aqui na feira desde a hora que abrimos já começamos a vender, graças a Deus’’, agradeceu.
A empreendedora Silvana Aparecida Chagas também faz sucesso na feira com a venda do café, proveniente da lavoura do primo dela no município de Alta Floresta do Oeste e torrado em Porto Velho. ‘‘Essa iniciativa do Governo é maravilhosa, com toda a estrutura que deram para nós: tenda, mesa, cadeiras, energia, iluminação. Eu amei, a gente não tem trabalho quanto a isso, só é trazer os produtos no porta-malas do carro e colocar em exposição. O gratificante para nós é ver as pessoas da cidade conhecerem o nosso produto’’, comemorou.
Diversidade de produtos alavancam as vendas
dos emprerndedores
PARCERIAS
O evento é realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – Sedec, em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel, e Superintendência Estadual de Turismo – Setur, além da colaboração do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
O assessor especial da Presidência, Celso Amorim, afirmou que os Estados Unidos não demonstram disposição para negociar as tarifas comerciais, que, segundo ele, misturam questões políticas e comerciais.
O governo iniciou a migração de 4 milhões de contratos de empréstimos antigos para o app do consignado, permitindo a portabilidade entre bancos pelo celular.
O ministro Paulo Teixeira anunciou que produtos perecíveis, como frutas e peixes, que seriam exportados para os EUA serão destinados à merenda escolar e programas sociais.
Com 15 anos de tradição e pratos premiados, o Peixinn oferece uma experiência gastronômica autêntica. Participe da promoção e saboreie o melhor peixe da cidade!
O Projeto de Lei contra a “adultização” de crianças foi aprovado na Câmara dos Deputados, que agora obriga plataformas a agirem contra crimes e conteúdos impróprios.
O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
Parceria entre vereador e deputado federal assegura quatro máquinas para melhorar estradas vicinais e fortalecer o agronegócio nos distritos de Porto Velho.