Por Larina Rosa
Já está tudo certo para curtir o Eu te avisei, o primeiro bloco de carnaval de rua feminista de Porto Velho. O bloco que vem desconstruindo e empoderando mulheres na Capital realizou ontem (9), o último ensaio na Casa da Mata Projetos Culturais com a participação de somente mulheres na percussão.
Segundo a fundadora e intérprete de samba Érika Patrícia Melo, o bloco que desfila no próximo domingo (12) é composto somente por mulheres feministas, antiracistas e antifacistas do estado de Rondônia, que chamam atenção sobre a posição da mulher no samba, lugar predominantemente ocupado por homens.
"É sobre ocupar espaços, é sobre ter direitos sobre os nossos corpos, o Eu te Avisei é uma aviso, é um deboche, é uma afirmação! O Eu te avisei ocupa o carnaval não só com os corpos das nossas mulheres, mas também com os seus instrumentos, com o seu poder, o eu te avisei é aquela amiga, que pega na sua mão, e te diz pra você nunca mais se boicotar, pra você nunca mais duvidar de você. E vai te avisando que o seu corpo não precisa ser/ter padrão, que você não precisa estar casada pra ser feliz, que você pode amar quem quiser, e quando quiser, que você não é obrigada a ter filhos, que você é livre, que nada te define!", contou a fundadora.
O ponto de encontro do bloco Eu te Avisei está agendado para o próximo domingo (12), às 16h, na Praça das Três Caixas d'água, Pinheiro Machado com Rogério Weber em Porto Velho. Às 17h acontece a abertura do Desfile do Bloco Eu Te Avisei com homenagens aos Coletivos de Lutas Populares. Não dá para perder.