SEXTA-FEIRA, 08/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

Arraial Flor do Cacto leva alegria à população na zona Sul de Porto Velho

Com apoio logístico da gestão municipal, arraiais e demais atividades culturais são levadas aos bairros da capital

Publicado em 

Autor: Jaqueline Malta

Ao som de muita música, apresentações de danças e comercialização de comidas típicas, a primeira noite da 23ª edição do Arraial Flor do Cacto animou a população. A abertura ocorreu na sexta-feira (27), no campo de futebol do Caladinho, e segue até o dia 5 de junho.

Arraial Flor do Cacto leva alegria à população na zona Sul de Porto Velho - News Rondônia

 

Fotos: Saul Ribeiro

O arraial faz parte da programação do Circuito Junino, organizado por associações e grupos folclóricos, com o apoio logístico da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural (Funcultural). Na programação do Circuito Junino estão previstos pelo menos 12 arraiais até o dia 25 de setembro.

De acordo com o presidente interino da Funcultural, Godofredo Neto, a gestão municipal não tem medido esforços para apoiar com a logística e a estrutura.

Nós reunimos a Liga dos Arraiais para apresentar suas necessidades de estrutura, para que pudéssemos somar. A Liga encaminhou suas necessidades e fizemos uma breve análise. O resultado é o que estamos vendo, a realização do Arraial Flor do Cacto. Nesse período pós-pandêmico, esperamos um grande público, como ocorreu no Arraial Municipal, no Mercado Cultural. E o arraial Flor do Cacto é considerado um dos quatro arraiais de grande porte no nosso município. E isso é só o pontapé inicial. Esperamos que toda a população prestigie o Circuito Junino”, detalhou.

Durante a abertura, o presidente da Liga dos Arraiais de Porto Velho, Francisco Clodoaldo, o "Negaça", destacou o momento especial de retomada dos festejos, após um cenário crítico de pandemia e agradeceu o apoio da prefeitura. “Não é fácil fazer cultura depois de uma pandemia como essa. Agora, com o avanço da vacinação, estamos realizando o primeiro grande evento junino nos bairros. O Arraial Flor do Cacto já possui 25 anos de existência, e hoje segue na sua 23ª edição, com uma soma de forças muito grande, ou seja, um movimento da cultura e fomento de emprego e renda. Com a direção de Deus, a gente consegue fazer. Agradecemos a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural, por todo apoio logístico e demais parceiros”, enfatizou.

O prefeito Hildon Chaves esteve presente na abertura da festa e destacou a importância da retomada dos festejos juninos, um momento especial para a cultura porto-velhense. “Em virtude da pandemia, não foi possível realizar os festejos nos últimos dois anos, mas agora está sendo possível promover essas confraternizações tão importantes. O arraial Flor do Cacto já é tradição em nossa cidade e faz parte do nosso calendário de eventos. E é muito bom poder estar aqui, confraternizando com as famílias da zona Sul e demais famílias de outros bairros presentes. Que todos possam vir conhecer esse arraial que está muito bonito”.

ATRAÇÕES

A programação da primeira noite do Arraial Flor do Cacto foi recheada de apresentações como a do Grupo Acreditar, composto por mulheres da terceira idade, com a dança do Carimbó; do grupo de dança Waitiku Mayakan; e com o show musical de Ely Lima e banda. As próximas noites contarão com apresentações de bois-bumbás e quadrilhas juninas, entre outras.

O brilho da festa também estava nos detalhes, das barracas decoradas à variedade de pratos típicos comercializados e brinquedos para toda a família. Quem prestigiou, não economizou elogios pela organização e a retomada das festas juninas tradicionais.

Katiele Pereira da Silva aproveitou o momento para levar, pela primeira vez, sua pequena filha ao festejo. Para ela, uma edição especial. “Em todas as edições eu estava presente para prestigiar. E hoje, com minha filha em meus braços, sinto que há algo mais emocionante, ainda mais depois de passar por essa pandemia. Agora é curtir as noites e já convido as famílias para conhecerem”.

FOMENTO ECONÔMICO

Animação, também, para quem está comercializando seus produtos nas noites de arraial. Claudinei Ribeiro Brazão, juntamente com a esposa, participa do Flor do Cacto há oito anos, em uma barraca de alimentação com cardápio variado de comidas típicas da região. O prato líder nas vendas é o tradicional espetinho de carne.

O retorno dos arraiais com certeza ajuda a movimentar a economia. Temos uma grande expectativa para esses dias aqui no Flor do Cacto, com muitas vendas e também diversão. Essa festa é só o começo para os próximos arraiais nos bairros. O apoio da prefeitura é de suma importância, pois nos ajuda a economizar os custos”, observou.

O Arraial Flor do Cacto segue até o dia 5 de junho no campo de futebol do Caladinho. E de 10 a 19 de junho acontece o Arraiá Leste, no campo de futebol do JK.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Quadrilhas no Flor do Maracujá encantam com cultura, fé e poesia em Porto Velho

Quadrilhas no Flor do Maracujá encantam com cultura, fé e poesia em Porto Velho

Grupos mirins e adultos emocionam o público com temas que exaltam o folclore, a literatura e a religiosidade no Arraial Flor do Maracujá
L
Arraial Flor do Maracujá movimenta economia de Rondônia e valoriza empreendedores locais

Arraial Flor do Maracujá movimenta economia de Rondônia e valoriza empreendedores locais

Evento realizado pelo Governo de Rondônia destaca cultura popular, fomenta economia criativa e gera renda para pequenos empreendedores.
L
Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Sobre Trilhos e Memórias: Porto Velho celebra 113 anos da EFMM com restauração, nova identidade turística e investimentos

Prefeitura lança projetos de revitalização da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, restaura locomotiva histórica e apresenta nova marca do turismo local.
L
41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

41ª edição do Flor do Maracujá destaca Rondônia como destino atrativo do folclore brasileiro

Flor do Maracujá valoriza cultura popular, reúne mais de 40 grupos folclóricos em Porto Velho e fortalece Rondônia como polo turístico do folclore.
L
Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Marcha para Jesus 2025: Prefeitura de Porto Velho apoia evento de fé que reúne milhares neste sábado (2)

Prefeitura de Porto Velho garante estrutura, segurança e apoio logístico para a Marcha para Jesus 2025, que acontece neste sábado com saída na Avenida Farquar.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo 2025: Previsões para sexta-feira (08/08/2025)

Horóscopo 2025: Previsões para sexta-feira (08/08/2025)

Hoje será um dia de comunicação fluida, clareza emocional e energia para reformular relacionamentos e planos. Prepare-se para decisões com mais equilíbrio e foco nos vínculos!
L

Como vender com Verdade: Marcelo Tronchini revela no Momento Empresarial do News Rondônia os bastidores e desafios do mercado

No quadro Momento Empresarial, Marcelo Tronchini compartilha experiência, erros e acertos que mostram por que relacionamento e transparência são essenciais nas vendas
L

Nota de pesar: Davina Maria Paulo

Comerciante dedicada e mulher de espírito leve, Davina deixa um legado de carinho, generosidade e momentos inesquecíveis
L

Falaê Podcast – Entrevista com Pastor Valadares

Nesta quinta-feira, dia 07, às 18h, o Falaê Podcast recebe o Pastor Valadares, Presidente da CONEMAD-RO e da Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Porto Velho. Além de sua atuação religiosa, Pastor Valadares também se destaca na política: foi candidato a Deputado Federal em 2018, obtendo mais de 20 mil votos, e hoje é 1º suplente do Senador Jaime Bagattoli.
L

EQB 250+ chega ao Brasil com sete lugares e emissão zero

Modelo da Mercedes-Benz oferece motor de 190 cavalos, autonomia de 376 km e tecnologia para ampliar a oferta de veículos elétricos no mercado de luxo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA JOVEM APRENDIZ PARA JARU/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA GUAJARÁ-MIRIM/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Dra. Taíssa solicita retomada de obras em escolas indígenas durante reunião com a Seduc

Parlamentar cobrou providências após receber denúncias sobre a paralisação das construções nas aldeias; Seduc prometeu agir com urgência
L
Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Indicação de Dra. Taíssa Sousa garante patrolamento e encascalhamento da Linha 15, via de acesso a Rio Pardo

Após solicitação da deputada Dra. Taíssa Sousa, estrada que liga Porto Velho ao distrito de Rio Pardo passa por melhorias com patrolamento e encascalhamento.
L
Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Pedro Fernandes propõe Cadastro Estadual de Condenados por Violência Contra a Mulher em Rondônia

Proposta de Pedro Fernandes quer criar banco de dados em Rondônia com nomes de condenados por violência contra a mulher, como forma de prevenção e proteção.
L

Jaru realiza campanha de doação de sangue nesta sexta e sábado com foco em salvar vidas

Ação “Jaru salvando vidas, quem doa sangue, doa vida!” chega à 12ª edição e será no Centro de Saúde da Mulher
L
Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Eyder Brasil destina R$ 250 mil para material esportivo de artes marciais em Porto Velho

Verba indicada por Eyder Brasil será usada na compra de equipamentos para a Associação Clube Shotokan Esportivo, incentivando o karatê e outras lutas
L
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de tentar matar vizinho a facada durante carona é preso pela Força Tática

Força Tática prende vizinho acusado de tentar matar mecânico com golpe de faca durante carona

O crime ocorreu na manhã do mesmo dia, na Estrada dos Japoneses, zona rural da capital.
12
Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

Homem de 30 anos é atacado a tiros no Jardim Santana

O rapaz baleado com quatro disparos, sendo na mão e duas pernas.
14
Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

Casal em moto fica ferido após colisão com HB20 na Jaci-Paraná

O acidente ocorreu no cruzamento das ruas Jaci-Paraná e Emídio Alves Feitosa.
12
Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Casal fica ferido em colisão entre carro e moto na região central de Porto Velho

Segundo informações de testemunhas, um casal que seguia na motocicleta pela Rua Elias Gorayeb, sentido Avenida Imigrantes, teria avançado a preferencial e colidido violentamente com o veículo.
14
MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

MPRO oferece denúncia contra 16 investigados na Operação Soldados da Usura II

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) denunciou 16 pessoas na Operação Soldados da Usura II por usura, extorsão e organização criminosa.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Léo Moraes mostra que é possível fazer política com “P” maiúsculo

Mesmo com divergências ideológicas, Léo Moraes prioriza diálogo com o governo Lula e garante avanços como hospital universitário e R$ 37 milhões para a saúde
L

Flamengo vs Internacional: um confronto tradicional do futebol brasileiro transportado para a Libertadores

Olhando para a fase de grupos da prova, uma coisa é muito clara: tiveram uma prestação bastante semelhante. Porém, há outra coisa que as distingue: a forma atual. 
L

ERPA Norte em Rondônia: orgulho, conhecimento e união fortalecem a Administração na Região Norte

Encontro Regional dos Profissionais de Administração reuniu lideranças, estudantes e especialistas em Porto Velho, celebrando os 60 anos da profissão no Brasil
L

Ao vivo: 41º Flor do Maracujá movimenta cultura, turismo e economia em Porto Velho

Acompanhe pelo newsrondonia.com a transmissão direto do Parque dos Tanques, onde o evento segue até 10 de agosto com apresentações folclóricas e comidas típicas
L

Programa Comunidade News: ASDEMAP e Josemar Araújo — União, Conquistas e Orgulho no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto

ASDEMAP e Josemar Araújo mostram como união e participação ativa transformaram o Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com avanços em mobilidade, segurança e meio ambiente.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAS): GERLANE E SILVIA CONSULTORIO ODONTOLOGICO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 381 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LAO): DNA AUTOMOTIVA PECAS E SERVICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00027.005/2025-SUL
L

Adobe Express vs. Illustrator: qual é o melhor para conversão vetorial?

Esta publicação explica tudo de forma simples e interessante para que você possa fazer a melhor escolha.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.