SEXTA-FEIRA, 20/03/2026

Em destaque

AGROLAB – Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

Publicado em 

O artesanato rondoniense encontra nesta semana mais uma chance de ouro para ser conhecido no País e no mundo. Convidados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oito artesãos do Estado, apoiados pela Superintendência da Juventude, Esportes, Cultura e Lazer (Sejucel), participarão de 22 a 24 de setembro, da Feira Conecta Sebrae Agrolab Amazônia.

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

A iniciativa é do Sebrae em Rondônia, protagonizada por suas unidades da Amazônia Legal. O evento terá a participação do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

O PAB se volta cada vez mais para a Amazônia Ocidental Brasileira, conforme explica o superintendente estadual da Sejucel, Jobson Bandeira dos Santos.

Por causa da Covid-19, será realizado virtualmente. Trata-se de uma feira com tecnologia de realidade virtual, por meio de plataforma gamificada e em ambiente 3D. O Sebrae informa que a Feira é uma experiência única na Amazônia.

“Será uma grande oportunidade para o fortalecimento dos negócios e integrar estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade da Amazônia”, assinalou Jobson dos Santos.

Além dos estados que formam a Amazônia Legal [Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão], o evento promoverá a integração brasileira com países europeus, da Ásia, Oriente Médio e América do Norte.

São estes os artesãos de Rondônia que participarão da Feira:

Dênis Coransil, 59 anos, de Ji-Paraná, diz que o convívio diário com as pessoas “é uma fonte de inspiração.” Transforma madeira em arte, e esse é o seu maior dom há 38 anos. Leva até 30 dias para concluir cada trabalho, dividindo sua construção entre modelagem, primeira queima e esmaltação. A experiência artesanal o tornou capaz de produzir cada peça sacra com atenção e riqueza de detalhes. Em madeira, dá leveza e delicadeza às peças esculpidas.

Jobson França Taurino, 43 anos, conta que decidiu transformar em arte a sua paixão por facas. Capixaba, chegou a Rondônia em 1980, com apenas dois anos de idade. Teve acidente de trabalho e passou por depressão, porém, reabilitou-se e há pouco mais de quatro anos trabalha com cutelaria. Fez diversos cursos de capacitação e se especializou em facas artesanais personalizadas em carbono e aço inox.

Raimundo Ramos Soares, o Mestre Ramos, 58, nascido em Xapuri (AC), mudou-se em 1986 para Pimenta Bueno, onde encontrou argila e passou a fabricar objetos torneados em série, entre os quais, vasos, potes e panelas. Inspira-se na natureza, para modelar animais da fauna amazônica. Segundo conta, o começo foi numa oficina ministrada por um ceramista na rede pública, ainda no Acre. Após aprender o ofício com suas peças características da cultura amazônica, atualmente ele ministra oficinas de cerâmica em todo Estado de Rondônia.

Fabíola Esteves Rocha, 47, trabalha com cerâmica. “Para produzir minhas peças, busco na minha origem uma maneira de me expressar”, ela conta. É especialista em criações de anjos e santos religiosos e faz a modelagem há pouco mais de nove anos. “Encontrei na cerâmica um jeito de transmitir valores, minha origem, crenças e personalidade”. Leva também um mês para concluir uma peça. Trata-se de um trabalho delicado, com traços bem específicos que remetem tanto a cultura regional quanto pessoal, rico em técnicas, cores e crenças, ela explica.

Cristiane Oliveira, 46, também rondoniense, diz que se inspira nos elementos da natureza “para dar voz, cor e vida” à sua arte. Considera-se empreendedora “florestal” há 23 anos. Também está em busca de autoconhecimento e amor à liberdade. Foi apresentada para o artesanato por sua mãe e se descobriu apaixonada pela arte quando se deparou com a arte alternativa da ecojoia, ou biojoia. Profissional há 23 anos, aproveita toda semente, madeira e demais matérias-primas típicas da região norte para produzir lindas biojoias.

Cláudia Gazzola, 50, adotou como mote: “Reino vegetal, a divina arte que me inspira”. Designer, arquiteta e ceramista, ela conheceu a cerâmica após entrar no chamado “processo de autoconhecimento”, e assim, trocou a rotina agitada de trabalho com grifes de moda cariocas e se mudou para Porto Velho. Veio “em busca de espiritualidade e qualidade de vida”, conforme diz. Do hobby partiu para sua principal atividade econômica. Todas as suas peças foram criadas e inspiradas da natureza. Ela usa folhas e flores de plantas nativas da região, entre elas, cajueiro, ipê e mangueira.

Rosângela Moreira, 48, pernambucana de Olinda, mas “rondoniense de coração”, aqui vive desde 1994. Sua rotina comum destaca a histotécnica (coleta de material, desidratação). “Me incentivo a viver superando minhas limitações com criatividade, isso é minha maior força”, afirma. Técnica em laboratório de biópsia, teve sua vida transformada há sete anos, quando constatou ser acometida por hanseníase e aí precisou parar de trabalhar.  Reconhecida pelo PAB, seguiu firme, mesmo com sequelas, no trabalho de biojoias. No ano passado, foi convidada para participar de curso promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) com o apoio da organização não-governamental NHR BRASIL. O curso reabilita pacientes de alta ou ainda em tratamento da doença.

Marcos Ferreira de Santana, 45, de Vilhena: “Minha paixão pela família me apresentou a paixão pelo artesanato”, ele diz. Ex-caminhoneiro conhecedor da maior parte das rodovias brasileiras, ele conta ter sofrido com a ausência da família, porque não pôde acompanhar o crescimento dos filhos. Ao descobrir o artesanato, sentiu a possibilidade de se manter financeiramente e ficar perto da família. Começou um tanto tímido, fazendo tábuas de cortar carne em madeira, vasos para flores, e atualmente, depois de cinco anos de experiência, deu prioridade à família e se especializou em móveis rústicos em madeira: pias para lavabo e de cozinha; mesas em madeira de demolição, entre outros. Sua técnica é tão precisa que os móveis não estragam. “Não faço outra coisa, agora, a não ser transformar madeira bruta em verdadeiras obras de artes”, diz com alegria.

O QUE É O PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi criado pelo Decreto de 21 de março de 1991. Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Teatro Ruante: espetáculo emociona alunos da UNIR

Apresentação aborda vivências femininas e promove reflexão entre acadêmicos, com sessão acessível e gratuita aberta à comunidade em Porto Velho.
L
cinema Rondônia, Mostra dos Invisíveis, cultura amazônica, audiovisual, Porto Velho

Mostra de Cinema leva filmes a distritos de Porto Velho

Evento gratuito percorre comunidades ribeirinhas com produções de Rondônia, oficinas e debates para fortalecer o audiovisual amazônico.
L
Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Ressaca Folia 2026 mantém clima de Carnaval no Mercado Cultural

Evento promovido por bloco tradicional reúne agremiações e estende a programação carnavalesca em Porto Velho até o início de abril.
L

Prefeitura de Porto Velho impulsiona a economia criativa com apoio aos artesãos

Ações municipais, como a Feira Mulher do Norte, fortalecem o empreendedorismo local e preservam a identidade amazônica através da arte e cultura.
L
Fernando Von Noble participa da 2ª Feira NOOK em Ji-Paraná

Fernando Von Noble participa da 2ª Feira NOOK em Ji-Paraná

O escritor e filósofo Fernando Von Noble integrou programação multicultural da 2ª Feira NOOK, promovendo literatura, filosofia e cultura pop na cidade.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Cesar Espedito Ioungblood

Em Porto Velho, Cesar Espedito Ioungblood, conhecido como Papai Noel, deixa legado de alegria, carinho e histórias sobre duas rodas, marcando gerações.
L
Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Lenda das artes marciais, Chuck Norris morre aos 86 anos no Havaí

Ator e símbolo da cultura pop faleceu após emergência médica repentina na ilha de Kauai; família confirma perda de “um ícone de força e um pai amoroso”.
L
Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Patente do Ozempic expira hoje e abre caminho para versões mais baratas no Brasil

Fim da exclusividade da semaglutida atrai interesse de fabricantes; Anvisa analisa oito processos, mas alerta para desafios técnicos na produção de análogos sintéticos.
L
Começam a vigorar novas regras para frete no país

Começam a vigorar novas regras para frete no país

Medida Provisória 1.343/2026 torna o CIOT obrigatório para todas as operações; multas para empresas que pagarem abaixo do piso podem chegar a R$ 10 milhões.
L

Frequência Criativa: Anderson Benvindo conecta Amazônia e vanguarda sonora

Entre seus trabalhos mais recentes, destaca-se a trilha sonora do filme “Mucura” (2025), que conquistou reconhecimento internacional ao estrear no Festival Fantasporto, em Portugal, além de vencer como melhor filme pelo júri jovem no Festival Olhar do Norte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lebrinha: Ibama libera pesca do pirarucu invasor

Lebrinha: Ibama libera pesca do pirarucu invasor

Medida autoriza captura para controle da espécie em Rondônia após estudo viabilizado por emenda parlamentar e aponta impactos na pesca local.
L
Pedido de destaque de Fux suspende julgamento sobre privatização da Sabesp no STF

Pedido de destaque de Fux suspende julgamento sobre privatização da Sabesp no STF

Relator Cristiano Zanin votou por manter a desestatização, mas análise será reiniciada no plenário físico; PT questiona preço de venda e favorecimento no processo de 2024.
L
Ieda Chaves: mulheres ganham espaço no poder em RO

Ieda Chaves: mulheres ganham espaço no poder em RO

Deputada defende mais representatividade feminina durante encontro na DPE-RO, destacando desafios, avanços e a importância da liderança nos espaços de decisão.
L
Pedro Fernandes: RO-140 recebe manutenção em Rio Crespo

Pedro Fernandes: RO-140 recebe manutenção em Rio Crespo

Obras iniciadas após solicitação do deputado Pedro Fernandes atendem moradores e produtores rurais, garantindo mais segurança e apoio ao escoamento da produção.
L
Publicidade

POLÍCIA

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

MPRO: 11 são condenados por ataques a ônibus em RO

Justiça responsabiliza integrantes de organização criminosa por atentados com incêndios e explosões que atingiram transporte escolar em distritos de Porto Velho.
16
Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Operação da Polícia Civil esclarece homicídio de ex-vereador em Rondônia

Diligências em São Miguel do Guaporé e Ministro Andreazza resultam em prisões e apreensões; motivação estaria ligada a desentendimento financeiro.
16
PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

PM recupera geladeira e diversos bens furtados poucas horas após crime em RO

Ação da Radiopatrulha do 2º BPM localiza esconderijo no bairro Nova Brasília; vítima reconheceu objetos de furtos recentes e antigos no mesmo endereço.
12
Motociclista de 30 anos morre em colisão no cruzamento da T-17 em RO

Motociclista de 30 anos morre em colisão no cruzamento da T-17 em RO

Acidente fatal na Avenida Brasil envolveu motocicleta e um veículo Prisma; condutora alegou que placa de sinalização estava encoberta no momento do impacto.
18
Mulher é encontrada morta, amarrada e vendada dentro de casa em RO

Mulher é encontrada morta, amarrada e vendada dentro de casa em RO

Poliana Santos Gonçalves, de 31 anos, foi achada amarrada e vendada dentro de casa; Polícia Civil investiga o caso como latrocínio ou homicídio qualificado após sumiço de bens.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

França alerta para falta de saída em curto prazo para guerra no Oriente Médio

Em visita a Tel Aviv, chanceler Jean-Noël Barrot é levado a abrigo após disparo de mísseis iranianos; Paris tenta mediar cessar-fogo no Líbano sob resistência de Israel e EUA.
L
“Negociamos com os caminhoneiros”, afirma Boulos após categoria suspender greve nacional

“Negociamos com os caminhoneiros”, afirma Boulos após categoria suspender greve nacional

Lideranças adiam paralisação após edição de Medida Provisória sobre piso do frete; Ministro-chefe da Secretaria-Geral acusa distribuidoras de especulação com o preço do diesel.
L
TRT-14: evento combate violência contra a mulher

TRT-14: evento combate violência contra a mulher

Palestra aberta ao público em Porto Velho aborda prevenção, segurança e empoderamento feminino com participação de delegada da Polícia Civil.
L
Governo de RO: indígenas recebem apoio emergencial

Governo de RO: indígenas recebem apoio emergencial

Famílias do povo Karitiana recebem cestas básicas e água após cheias afetarem aldeias, com ação integrada de órgãos estaduais em Rondônia.
L
FIERO: setor pressiona por redução do ICMS em RO

FIERO: setor pressiona por redução do ICMS em RO

Entidades pedem corte temporário do imposto sobre diesel para conter alta dos combustíveis e reduzir impactos na produção e no preço dos alimentos.
L
Conta de energia: como fazer autoleitura do medidor

Conta de energia: como fazer autoleitura do medidor

Serviço digital da Energisa permite informar consumo real, evita cobrança pela média e já cresce entre clientes, principalmente em áreas rurais de Rondônia.
L