DOMINGO, 01/02/2026

Em destaque

AGROLAB – Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

Publicado em 

O artesanato rondoniense encontra nesta semana mais uma chance de ouro para ser conhecido no País e no mundo. Convidados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oito artesãos do Estado, apoiados pela Superintendência da Juventude, Esportes, Cultura e Lazer (Sejucel), participarão de 22 a 24 de setembro, da Feira Conecta Sebrae Agrolab Amazônia.

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

A iniciativa é do Sebrae em Rondônia, protagonizada por suas unidades da Amazônia Legal. O evento terá a participação do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

O PAB se volta cada vez mais para a Amazônia Ocidental Brasileira, conforme explica o superintendente estadual da Sejucel, Jobson Bandeira dos Santos.

Por causa da Covid-19, será realizado virtualmente. Trata-se de uma feira com tecnologia de realidade virtual, por meio de plataforma gamificada e em ambiente 3D. O Sebrae informa que a Feira é uma experiência única na Amazônia.

“Será uma grande oportunidade para o fortalecimento dos negócios e integrar estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade da Amazônia”, assinalou Jobson dos Santos.

Além dos estados que formam a Amazônia Legal [Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão], o evento promoverá a integração brasileira com países europeus, da Ásia, Oriente Médio e América do Norte.

São estes os artesãos de Rondônia que participarão da Feira:

Dênis Coransil, 59 anos, de Ji-Paraná, diz que o convívio diário com as pessoas “é uma fonte de inspiração.” Transforma madeira em arte, e esse é o seu maior dom há 38 anos. Leva até 30 dias para concluir cada trabalho, dividindo sua construção entre modelagem, primeira queima e esmaltação. A experiência artesanal o tornou capaz de produzir cada peça sacra com atenção e riqueza de detalhes. Em madeira, dá leveza e delicadeza às peças esculpidas.

Jobson França Taurino, 43 anos, conta que decidiu transformar em arte a sua paixão por facas. Capixaba, chegou a Rondônia em 1980, com apenas dois anos de idade. Teve acidente de trabalho e passou por depressão, porém, reabilitou-se e há pouco mais de quatro anos trabalha com cutelaria. Fez diversos cursos de capacitação e se especializou em facas artesanais personalizadas em carbono e aço inox.

Raimundo Ramos Soares, o Mestre Ramos, 58, nascido em Xapuri (AC), mudou-se em 1986 para Pimenta Bueno, onde encontrou argila e passou a fabricar objetos torneados em série, entre os quais, vasos, potes e panelas. Inspira-se na natureza, para modelar animais da fauna amazônica. Segundo conta, o começo foi numa oficina ministrada por um ceramista na rede pública, ainda no Acre. Após aprender o ofício com suas peças características da cultura amazônica, atualmente ele ministra oficinas de cerâmica em todo Estado de Rondônia.

Fabíola Esteves Rocha, 47, trabalha com cerâmica. “Para produzir minhas peças, busco na minha origem uma maneira de me expressar”, ela conta. É especialista em criações de anjos e santos religiosos e faz a modelagem há pouco mais de nove anos. “Encontrei na cerâmica um jeito de transmitir valores, minha origem, crenças e personalidade”. Leva também um mês para concluir uma peça. Trata-se de um trabalho delicado, com traços bem específicos que remetem tanto a cultura regional quanto pessoal, rico em técnicas, cores e crenças, ela explica.

Cristiane Oliveira, 46, também rondoniense, diz que se inspira nos elementos da natureza “para dar voz, cor e vida” à sua arte. Considera-se empreendedora “florestal” há 23 anos. Também está em busca de autoconhecimento e amor à liberdade. Foi apresentada para o artesanato por sua mãe e se descobriu apaixonada pela arte quando se deparou com a arte alternativa da ecojoia, ou biojoia. Profissional há 23 anos, aproveita toda semente, madeira e demais matérias-primas típicas da região norte para produzir lindas biojoias.

Cláudia Gazzola, 50, adotou como mote: “Reino vegetal, a divina arte que me inspira”. Designer, arquiteta e ceramista, ela conheceu a cerâmica após entrar no chamado “processo de autoconhecimento”, e assim, trocou a rotina agitada de trabalho com grifes de moda cariocas e se mudou para Porto Velho. Veio “em busca de espiritualidade e qualidade de vida”, conforme diz. Do hobby partiu para sua principal atividade econômica. Todas as suas peças foram criadas e inspiradas da natureza. Ela usa folhas e flores de plantas nativas da região, entre elas, cajueiro, ipê e mangueira.

Rosângela Moreira, 48, pernambucana de Olinda, mas “rondoniense de coração”, aqui vive desde 1994. Sua rotina comum destaca a histotécnica (coleta de material, desidratação). “Me incentivo a viver superando minhas limitações com criatividade, isso é minha maior força”, afirma. Técnica em laboratório de biópsia, teve sua vida transformada há sete anos, quando constatou ser acometida por hanseníase e aí precisou parar de trabalhar.  Reconhecida pelo PAB, seguiu firme, mesmo com sequelas, no trabalho de biojoias. No ano passado, foi convidada para participar de curso promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) com o apoio da organização não-governamental NHR BRASIL. O curso reabilita pacientes de alta ou ainda em tratamento da doença.

Marcos Ferreira de Santana, 45, de Vilhena: “Minha paixão pela família me apresentou a paixão pelo artesanato”, ele diz. Ex-caminhoneiro conhecedor da maior parte das rodovias brasileiras, ele conta ter sofrido com a ausência da família, porque não pôde acompanhar o crescimento dos filhos. Ao descobrir o artesanato, sentiu a possibilidade de se manter financeiramente e ficar perto da família. Começou um tanto tímido, fazendo tábuas de cortar carne em madeira, vasos para flores, e atualmente, depois de cinco anos de experiência, deu prioridade à família e se especializou em móveis rústicos em madeira: pias para lavabo e de cozinha; mesas em madeira de demolição, entre outros. Sua técnica é tão precisa que os móveis não estragam. “Não faço outra coisa, agora, a não ser transformar madeira bruta em verdadeiras obras de artes”, diz com alegria.

O QUE É O PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi criado pelo Decreto de 21 de março de 1991. Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Literatura conecta Rondônia e Paraíba em encontro cultural da AJEB

Literatura conecta Rondônia e Paraíba em encontro cultural da AJEB

Entrega de obras de escritoras da AJEB Rondônia ao governador da Paraíba reforça laços culturais, históricos e literários entre os dois estados brasileiros.
L
Bloco Leste Folia: desfile de 2026 é lançado em Porto Velho

Bloco Leste Folia: desfile de 2026 é lançado em Porto Velho

O Bloco Leste Folia anunciou oficialmente seu desfile de 2026 em Porto Velho, mantendo a tradição de carnaval gratuito na zona Leste e valorizando a cultura popular da periferia.
L
Montagem do Baile Municipal abre oficialmente o Béra Folia 2026 em Porto Velho

Montagem do Baile Municipal abre oficialmente o Béra Folia 2026 em Porto Velho

Estrutura no Mercado Cultural é preparada para receber o público com segurança, conforto e atrações para todas as idades.
L
Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Pôr do Sol Musical anima o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste fim de semana

Programação gratuita reúne música ao vivo, recreação para crianças e lazer para toda a família no principal cartão-postal de Porto Velho, às margens do rio Madeira.
L
Edital Rondônia Arte Viva abre inscrições para incentivo a projetos culturais no estado

Edital Rondônia Arte Viva abre inscrições para incentivo a projetos culturais no estado

Iniciativa da Sejucel vai apoiar 130 projetos culturais em Rondônia; inscrições seguem abertas até 16 de fevereiro de 2026
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Decreto institui o programa Carnaval Seguro com ações integradas de proteção, inclusão e garantia de direitos durante a festa na capital.
L

Nota de pesar: Jorge Dias de Castro

Policial Civil aposentado, Jorge Dias de Castro deixa um legado de integridade, alegria e amor à família, sendo lembrado com carinho por amigos, colegas de profissão e familiares em Porto Velho.
L

Cine Araújo Porto Velho: confira os filmes em cartaz e os horários

Do suspense à animação, passando por grandes estreias e títulos para toda a família, o Cine Araújo em Porto Velho segue com uma programação diversificada, pensada para agradar públicos de todas as idades ao longo do dia.
L

Agenda News Folia: Luciana Oliveira fala dos 33 anos do Pirarucu do Madeira

Vice-presidente do bloco explica como a festa gratuita virou símbolo de resistência em Porto Velho, com campanhas sociais, apoio público e novidades no som e no repertório.
L

Momento Agro: Entrevista com Jucilene Cavali destaca o processo de despesca no Projeto ProÁgua

O especial também reforça o papel do Projeto ProÁgua no apoio aos produtores.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

Decisões judiciais sobre a BR-364, mudanças partidárias, violência urbana, economia, eleições e carnaval expõem um Estado em ebulição e com impactos diretos na vida da população.
L
Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Deputado Ribeiro do Sinpol anuncia reforma da Delegacia de Polícia Civil de Guajará-Mirim

Intervenção na unidade está prevista no orçamento estadual de 2026 e busca melhorar as condições de trabalho e o atendimento à população
L
Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza visitas de aliados a Bolsonaro na prisão

O ministro do STF liberou a entrada de senadores e deputados no Complexo da Papuda em datas específicas de fevereiro, além de permitir atendimento médico particular.
L
Publicidade

POLÍCIA

Atropelamento em Candeias do Jamari: homem é encontrado morto

Atropelamento em Candeias do Jamari: homem é encontrado morto

Vítima não identificada foi localizada na Linha 45, em Vila Nova Samuel, com ferimentos graves na cabeça, e polícia investiga possível atropelamento ocorrido durante a madrugada.
18
Acidente na Avenida Jatuarana: casal e criança ficam feridos

Acidente na Avenida Jatuarana: casal e criança ficam feridos

Ocorrência registrada na zona sul de Porto Velho deixou três pessoas feridas após queda de motocicleta em cruzamento movimentado, mobilizando Polícia Militar e equipes do SAMU.
14
Acidente de trânsito em Porto Velho: colisão grave deixa feridos

Acidente de trânsito em Porto Velho: colisão grave deixa feridos

Batida entre duas motocicletas e um carro no bairro Embratel deixou vítimas em estado grave, mobilizou equipes do SAMU e levou o Batalhão de Trânsito a isolar a área para perícia.
16
VÍDEO: Funcionário é agredido a coronhadas por bandidos durante assalto em posto de combustíveis

VÍDEO: Funcionário é agredido a coronhadas por bandidos durante assalto em posto de combustíveis

Câmeras registraram a ação de dois criminosos que renderam e agrediram o trabalhador
12
Mãe é presa ao tentar levar droga no estômago para filho preso no 603

Mãe é presa ao tentar levar droga no estômago para filho preso no 603

Diante do flagrante a mulher foi encaminhada ao Hospital João Paulo II,para a retirada das drogas
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Delcy Rodríguez propõe anistia geral para promover reconciliação na Venezuela

Lei de anistia abrangendo casos desde 1999 busca liberar presos políticos e promover coexistência pacífica, enquanto governo planeja fechar o Helicoide e a Assembleia aprová-la.
L
Governo executa manutenção asfáltica em 40 km da RO-133 entre Vale do Anari e Theobroma

Governo executa manutenção asfáltica em 40 km da RO-133 entre Vale do Anari e Theobroma

Serviços do DER-RO recuperam trechos desgastados da rodovia para melhorar a trafegabilidade, segurança e conforto de motoristas e produtores rurais.
L

Baile Municipal marca abertura do Béra Folia e inicia o Carnaval em Porto Velho

O evento realizado hoje no Mercado Cultural deu o pontapé inicial oficial às festividades de 2026.
L
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia

Cadastro online com QR Code vai facilitar a identificação de crianças e agilizar o reencontro com responsáveis durante eventos carnavalescos.
L
Polícia Militar prende dois suspeitos e apreende adolescente na zona Leste

Polícia Militar prende dois suspeitos e apreende adolescente na zona Leste

Ação do 5º BPM após denúncia anônima resulta na apreensão de drogas, dinheiro, joias e equipamentos usados no tráfico.
10
Prefeitura garante estrutura inclusiva para crianças atípicas no Curumim Folia

Prefeitura garante estrutura inclusiva para crianças atípicas no Curumim Folia

Espaço adaptado, abafadores de ruído, equipes especializadas e cadastro infantil reforçam a segurança e a inclusão no Carnaval de Porto Velho.
L

Bloco +1 Treino 2026: corrida, chopp e Carnaval logo cedo em Porto Velho

O Bloco +1 Treino 2026 promete unir esporte, descontração e clima carnavalesco em um treino diferente, com direito a fantasia, hidratação criativa e muita resenha entre amigos.
L
Colisão fatal entre carretas deixa mortos na BR 364

Colisão fatal entre carretas deixa mortos na BR 364

Uma colisão frontal envolvendo veículos de carga resultou em vítimas fatais e no bloqueio total do tráfego no quilômetro 283 da rodovia federal.
18

Requerimento de Mudança de Titularidade: MERCADO REBOUCAS – LTDA

ALTERAÇÃO CONTRATUAL DE MUDANÇA DE TITULARIDADE,
L
Mega-Sena: prêmio de R$ 115 milhões será sorteado sábado

Mega-Sena: prêmio de R$ 115 milhões será sorteado sábado

O concurso 2.967 da Mega-Sena acontece neste sábado, com prêmio acumulado de R$ 115 milhões e apostas disponíveis até as 20h em lotéricas ou online.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.