SEXTA-FEIRA, 19/12/2025

Em destaque

AGROLAB – Artesãos de Rondônia participam do maior evento virtual da Amazônia

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

Publicado em 

O artesanato rondoniense encontra nesta semana mais uma chance de ouro para ser conhecido no País e no mundo. Convidados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oito artesãos do Estado, apoiados pela Superintendência da Juventude, Esportes, Cultura e Lazer (Sejucel), participarão de 22 a 24 de setembro, da Feira Conecta Sebrae Agrolab Amazônia.

A Sejucel opera em Rondônia o Programa de Artesanato Brasileiro (PAB)*.

A iniciativa é do Sebrae em Rondônia, protagonizada por suas unidades da Amazônia Legal. O evento terá a participação do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão.

O PAB se volta cada vez mais para a Amazônia Ocidental Brasileira, conforme explica o superintendente estadual da Sejucel, Jobson Bandeira dos Santos.

Por causa da Covid-19, será realizado virtualmente. Trata-se de uma feira com tecnologia de realidade virtual, por meio de plataforma gamificada e em ambiente 3D. O Sebrae informa que a Feira é uma experiência única na Amazônia.

“Será uma grande oportunidade para o fortalecimento dos negócios e integrar estratégias de desenvolvimento e sustentabilidade da Amazônia”, assinalou Jobson dos Santos.

Além dos estados que formam a Amazônia Legal [Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão], o evento promoverá a integração brasileira com países europeus, da Ásia, Oriente Médio e América do Norte.

São estes os artesãos de Rondônia que participarão da Feira:

Dênis Coransil, 59 anos, de Ji-Paraná, diz que o convívio diário com as pessoas “é uma fonte de inspiração.” Transforma madeira em arte, e esse é o seu maior dom há 38 anos. Leva até 30 dias para concluir cada trabalho, dividindo sua construção entre modelagem, primeira queima e esmaltação. A experiência artesanal o tornou capaz de produzir cada peça sacra com atenção e riqueza de detalhes. Em madeira, dá leveza e delicadeza às peças esculpidas.

Jobson França Taurino, 43 anos, conta que decidiu transformar em arte a sua paixão por facas. Capixaba, chegou a Rondônia em 1980, com apenas dois anos de idade. Teve acidente de trabalho e passou por depressão, porém, reabilitou-se e há pouco mais de quatro anos trabalha com cutelaria. Fez diversos cursos de capacitação e se especializou em facas artesanais personalizadas em carbono e aço inox.

Raimundo Ramos Soares, o Mestre Ramos, 58, nascido em Xapuri (AC), mudou-se em 1986 para Pimenta Bueno, onde encontrou argila e passou a fabricar objetos torneados em série, entre os quais, vasos, potes e panelas. Inspira-se na natureza, para modelar animais da fauna amazônica. Segundo conta, o começo foi numa oficina ministrada por um ceramista na rede pública, ainda no Acre. Após aprender o ofício com suas peças características da cultura amazônica, atualmente ele ministra oficinas de cerâmica em todo Estado de Rondônia.

Fabíola Esteves Rocha, 47, trabalha com cerâmica. “Para produzir minhas peças, busco na minha origem uma maneira de me expressar”, ela conta. É especialista em criações de anjos e santos religiosos e faz a modelagem há pouco mais de nove anos. “Encontrei na cerâmica um jeito de transmitir valores, minha origem, crenças e personalidade”. Leva também um mês para concluir uma peça. Trata-se de um trabalho delicado, com traços bem específicos que remetem tanto a cultura regional quanto pessoal, rico em técnicas, cores e crenças, ela explica.

Cristiane Oliveira, 46, também rondoniense, diz que se inspira nos elementos da natureza “para dar voz, cor e vida” à sua arte. Considera-se empreendedora “florestal” há 23 anos. Também está em busca de autoconhecimento e amor à liberdade. Foi apresentada para o artesanato por sua mãe e se descobriu apaixonada pela arte quando se deparou com a arte alternativa da ecojoia, ou biojoia. Profissional há 23 anos, aproveita toda semente, madeira e demais matérias-primas típicas da região norte para produzir lindas biojoias.

Cláudia Gazzola, 50, adotou como mote: “Reino vegetal, a divina arte que me inspira”. Designer, arquiteta e ceramista, ela conheceu a cerâmica após entrar no chamado “processo de autoconhecimento”, e assim, trocou a rotina agitada de trabalho com grifes de moda cariocas e se mudou para Porto Velho. Veio “em busca de espiritualidade e qualidade de vida”, conforme diz. Do hobby partiu para sua principal atividade econômica. Todas as suas peças foram criadas e inspiradas da natureza. Ela usa folhas e flores de plantas nativas da região, entre elas, cajueiro, ipê e mangueira.

Rosângela Moreira, 48, pernambucana de Olinda, mas “rondoniense de coração”, aqui vive desde 1994. Sua rotina comum destaca a histotécnica (coleta de material, desidratação). “Me incentivo a viver superando minhas limitações com criatividade, isso é minha maior força”, afirma. Técnica em laboratório de biópsia, teve sua vida transformada há sete anos, quando constatou ser acometida por hanseníase e aí precisou parar de trabalhar.  Reconhecida pelo PAB, seguiu firme, mesmo com sequelas, no trabalho de biojoias. No ano passado, foi convidada para participar de curso promovido pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) com o apoio da organização não-governamental NHR BRASIL. O curso reabilita pacientes de alta ou ainda em tratamento da doença.

Marcos Ferreira de Santana, 45, de Vilhena: “Minha paixão pela família me apresentou a paixão pelo artesanato”, ele diz. Ex-caminhoneiro conhecedor da maior parte das rodovias brasileiras, ele conta ter sofrido com a ausência da família, porque não pôde acompanhar o crescimento dos filhos. Ao descobrir o artesanato, sentiu a possibilidade de se manter financeiramente e ficar perto da família. Começou um tanto tímido, fazendo tábuas de cortar carne em madeira, vasos para flores, e atualmente, depois de cinco anos de experiência, deu prioridade à família e se especializou em móveis rústicos em madeira: pias para lavabo e de cozinha; mesas em madeira de demolição, entre outros. Sua técnica é tão precisa que os móveis não estragam. “Não faço outra coisa, agora, a não ser transformar madeira bruta em verdadeiras obras de artes”, diz com alegria.

O QUE É O PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) foi criado pelo Decreto de 21 de março de 1991. Originalmente vinculado ao Ministério da Ação Social, tem o objetivo de coordenar e desenvolver atividades que visem a valorizar o artesão brasileiro, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, além de desenvolver e promover o artesanato e a empresa artesanal.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina reúne centenas em Tarilândia

Cantata Natalina marca celebração comunitária no distrito de Jaru.
L
Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Lei obriga uso do “fazer rondoniense” como presente institucional em eventos oficiais.
L
Natal de Luz do Parque da Cidade atrai quase meio milhão de visitantes

Natal de Luz do Parque da Cidade atrai quase meio milhão de visitantes

Atrações inéditas reforçam sucesso do evento em Porto Velho.
L
É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

É hoje! Prefeitura de Jaru realiza a primeira Cantata Natalina de Tarilândia

Evento promovido pela Semed reúne alunos, educadores e comunidade em uma noite de celebração e espírito natalino.
L
Documentário "Saberes Nambiquaras" é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Curta destaca tradição cultural na produção de chicha e beiju do povo Nambiquara.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O prognóstico aponta para o retorno de chuvas intensas ao estado de Rondônia

A expectativa é que o volume de chuvas aumente com a chegada do verão amazônico no sábado (20), período caracterizado pelo aumento da pluviosidade na região. Para o noroeste, o satélite Goes-19 registra rios voadores de nível 3.
L

Ministra do STJ, condena Gladson Cameli a 25 anos de prisão, perda do mandato e o pagamento de uma multa milionária

Decisão da ministra Nancy Andrighi no STJ é baseada em investigações da PF que apontam o governador do Acre como líder de esquema criminoso com desvio de milhões de recursos públicos.
L

Coluna Social Marisa Linhares: Edição especial destaca homenageados do Troféu Cacau de Ouro e grandes nomes do empreendedorismo em Rondônia

A coluna destaca a entrega da Revista Marisa Linhares e homenageia empresários, profissionais e personalidades reconhecidas no Troféu Cacau de Ouro em Rondônia.
L
STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

STF valida regra que reduz valor da aposentadoria por incapacidade

Por 6 votos a 5, os ministros decidiram manter o cálculo da reforma de 2019 que limita o benefício a 60% da média de contribuições em casos não acidentários.
L
Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

Moraes autoriza sessões de fisioterapia para Bolsonaro na prisão

O ministro Alexandre de Moraes permitiu que o ex-presidente realize tratamentos médicos diários e conceda sua primeira entrevista após o início do cumprimento da pena.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Chrisóstomo pede mais prazo para CPMI do INSS após nova fase da PF

Deputado afirma que esquema é maior e cobra aprofundamento das investigações.
L
Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para esta sexta-feira

A sessão conjunta para análise do Projeto de Lei Orçamentária Anual foi transferida para que a comissão técnica finalize o parecer do relator.
L
Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

Lula afirma que vai vetar projeto de lei da dosimetria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que vetará o texto que reduz penas de condenados pelos atos de 8 de janeiro e pela tentativa de golpe.
L
Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

Lula afirma que Itália pediu mais prazo para assinar acordo com Mercosul

O presidente Lula relatou que a primeira-ministra Giorgia Meloni demonstrou apoio ao tratado, mas solicitou tempo para superar a resistência de agricultores italianos.
L
Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

Lula defende investigação rigorosa sobre fraudes no INSS

O presidente Lula afirmou que todos os envolvidos no esquema de descontos ilegais em aposentadorias devem ser punidos, incluindo familiares caso haja comprovação.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Traficantes fogem e abandonam droga no Orgulho do Madeira

Polícia apreende porções de maconha durante patrulhamento na zona leste de Porto Velho.
14
“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

“Onça do CV” morre em confronto com BPTAR na zona leste

Suspeito era alvo da Operação Audácia VII e morreu após troca de tiros em Porto Velho.
14
Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Pastor invade centro de umbanda e destrói objetos sagrados em RO

Caso é investigado como intolerância religiosa no interior de Rondônia.
12
Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

Jovem é preso no Orgulho do Madeira após tentar se esconder em lençol

O suspeito, conhecido como Conexão, foi localizado por policiais militares escondido em um apartamento no residencial da zona leste de Porto Velho.
10
Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Motociclista sofre ferimentos graves em colisão no bairro Nova Porto Velho

Um acidente envolvendo um Hyundai Creta e uma motocicleta Honda na rua Panamá resultou em uma vítima com corte profundo e encaminhamento hospitalar.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Alta nas exportações para a China compensa tarifaço dos EUA

Vendas ao mercado chinês crescem 28,6% e reduzem impacto das sobretaxas americanas.
L

Justiça do Trabalho e parceiros visitam Catanorte em Porto Velho

Visita técnica com MPT, DPU, UNIR e prefeitura busca fortalecer inclusão de catadores.
L
CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

CDL Ji-Paraná empossa nova diretoria para gestão 2026–2028

Entidade inicia novo ciclo com foco no conceito CDL 360.
L
Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Justiça do Trabalho articula apoio à cooperativa Catanorte

Visita técnica busca inclusão socioeconômica de catadoras e catadores.
L
Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Parcerias que Transformam encerra ações do Sebrae 2025 em Ariquemes

Evento celebra resultados e projeta novas ações para 2026.
L
LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

LG apresenta Plataforma de Cabine com IA na CES 2026

Sistema processa cálculos de IA diretamente no veículo, sem conexão com servidores externos
L
Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Deputado Fernando Máximo e prefeito Flori lançam Mounjaro gratuito

Projeto EmagreCER amplia acesso ao tratamento da obesidade em Vilhena.
L
Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Porto Velho implementa direita livre em pontos estratégicos para melhorar a fluidez do trânsito

Direita livre em Porto Velho passa a operar em cruzamentos estratégicos e busca reduzir filas e tornar o trânsito mais ágil
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.