O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou, nesta quinta-feira (4), a nomeação de 1.316 candidatos que foram aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado em 2024. As autorizações foram publicadas em duas portarias no Diário Oficial da União.
As nomeações incluem 855 auditores-fiscais do trabalho, que irão reforçar a fiscalização e a proteção dos direitos trabalhistas em todo o país. A medida também autoriza a nomeação de 461 analistas, sendo 182 em tecnologia da informação e 279 em infraestrutura, que vão atuar para modernizar o Estado, principalmente na agenda de transformação digital e no fortalecimento da infraestrutura pública.
Próximas etapas
A próxima fase é a verificação de documentos e o cumprimento dos requisitos por parte dos candidatos aprovados, que será realizada pelos ministérios envolvidos. Para que as nomeações se concretizem, é necessário que haja vagas disponíveis e adequação orçamentária para o pagamento dos salários.
Essa é a terceira rodada de nomeações para o CPNU, que já havia autorizado a contratação de servidores para as agências reguladoras em julho e para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em agosto.