SÁBADO, 10/05/2025

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

No total, número de candidatos reintegrados chega a 32.260

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL -20

Publicado em 

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

Dos 32.260 candidatos que voltaram a disputar vagas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme anunciado nesta quinta-feira (21), cerca de 30 mil são concorrentes a vagas reservadas a negros. A reintegração dos cotistas negros ao certame ocorre porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) irá garantir a correção da prova discursiva ou redação, em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência. O número exato dos candidatos negros ainda será divulgado pela Fundação Cesgranrio, a banca examinadora do certame.

Cumprimento de regras

Em nota, o MGI disse que o acordo judicial firmado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), entre a União, o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Cesgranrio foi motivado pela “controvérsia sobre o número de provas discursivas corrigidas para candidatos de cotas raciais para pessoas negras, inferior ao previsto [no edital]”.

A ampliação do número de provas corrigidas de candidatos negros chega para adequar o processo seletivo ao que determina a Instrução Normativa do MGI nº 23/2023. A norma disciplina a aplicação da reserva de vagas a pessoas negras em concursos públicos, prevista em lei federal (nº 12.990/2014).

Além disso, a decisão do MGI também leva em consideração o subitem 7.1.2.2.1 de cada um dos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos. A regra estabelece que, em todas as etapas do certame, o número de candidatos às vagas reservadas às pessoas negras considerados aprovados será igual ao número de candidatos considerados aprovados na lista de ampla concorrência, desde que atinjam a nota mínima nas provas objetivas, para não serem eliminados.

A consultora jurídica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) Karoline Busatto disse, em entrevista coletiva, na quinta-feira (21), em Brasília, que a equiparação ocorreu após recomendação do Ministério Público Federal e, também, depois das solicitações de grupos de pessoas negras para que a pasta corrigisse o descumprimento do edital. Karoline justificou que a medida tem o objetivo de dar transparência, continuidade e segurança jurídica ao concurso.

“O caminho seguinte seria a ação civil coletiva. Então, por bem, entendemos já pacificar, incluir no acordo com o próprio Ministério Público Federal e resolver este ponto também antes que ele se tornasse um ponto de judicialização maior”, admitiu Karoline Busatto.

Repercussão da reintegração de candidatos negros

O Coletivo de Servidoras e Funcionárias Negras do Poder Executivo federal foi um dos grupos que enviou uma carta aberta ao MGI detalhando que muitos candidatos cotistas raciais, mesmo com notas suficientes, foram eliminados indevidamente, pois suas redações não foram corrigidas, conforme estipulado no edital.

A servidora pública federal Letícia Cirqueira de Oliveira, atualmente cedida ao Ministério de Minas e Energia (MME) e membro do coletivo entende que muitos candidatos negros foram beneficiados pela reintegração ao certame que cumpre os editais do CNU. “Com notas de cortes tão aproximadas, eu acredito que muitos candidatos negros possivelmente irão para ampla concorrência, liberando mais vagas para outras pessoas negras, possibilitando a efetiva representação que tanto queremos.”

Outra integrante do Coletivo de Servidoras e Funcionárias Públicas Negras, a servidora pública federal Maryangela Santos celebrou a inclusão de candidatos negros, a partir do acolhimento da carta encaminhada. Segundo ela, o coletivo se preocupa com candidatos que não têm acesso ao Poder Judiciário, devido à falta de tempo, de estrutura ou de dinheiro. “Temíamos que muitos candidatos ficassem no prejuízo, causando até agravos emocionais para os próximos concursos.”

Além da possiblidade de aumentar as chances de aprovação de candidatos negros, Maryangela Santos vê na medida do MGI um resgate da credibilidade do CNU como política pública afirmativa para os candidatos. “Como não seria cumprido um edital com uma política tão importante como essa? Como ficaria a insegurança que surgiria nos próximos concursos e no próximo CNU?”, questionou.

“A importância da política pública [afirmativa] é ela se fazer cumprir para que a sociedade acredite nela e para que funcione de fato. E este concurso, como é defendido pelo MGI, é o concurso da diversidade”, destacou Maryangela Santos.

Nove vezes

Os editais do CNU já garantem a correção das provas discursivas multiplicada por nove vezes o número de vagas imediatas para cada cargo. Isso vale para a ampla concorrência, para candidatos negros, pessoas com deficiência e também indígenas.

O coordenador-geral de Logística do Concurso Nacional Unificado no MGI, Alexandre Retamal, explicou, na quinta-feira, que a correção de nove vezes o número de vagas já atenderia à política social para cotistas negros. “Isso já estava garantido, porém a instrução normativa [IN 23/2023] determina que o número de redações corrigidas seja o mesmo da ampla concorrência e, por isso, estamos trazendo essas pessoas para a concorrência.”

A consultora jurídica Karoline Busatto destacou ainda que a ampliação das correções de provas discursivas de candidatos de cotas raciais ocorreu porque houve uma retificação do edital do CNU em fevereiro deste ano.

A servidora Letícia Cirqueira lembra que já existem decisões judiciais de tribunais superiores e a própria norma produzida pelo MGI (IN 23/2023) para guiar as bancas de concursos sobre a reserva de vagas para pessoas negras, que determinam que a igualdade entre candidatos negros e da ampla concorrência deve prevalecer em todas as fases do certame.

“Há recomendação jurisprudencial de que é necessário manter a igualdade em todas as fases do certamente. O STJ [Superior Tribunal de Justiça] e o STF [Supremo Tribunal Federal] entendem que, em concursos de várias fases, é necessário que a administração pública garanta a igualdade não apenas no fim do concurso”, frisou Letícia, que também é candidata do concurso unificado.

Ações afirmativas

Entre os 2,11 milhões de inscritos confirmados que disputam as 6.640 vagas do certame para 21 órgãos da administração pública federal, 415.496 se autodeclararam pardos e pretos e concorrem a vagas reservadas às cotas raciais.

A reserva de vagas para pessoas negras nos concursos públicos é garantida desde 2014, pela Lei nº 12.990, que destina 20% das vagas oferecidas nos processos seletivos a esse público.

A Instrução Normativa do MGI nº 23, de 25 de julho de 2023, complementa a legislação e estabelece os procedimentos de heteroidentificação, para comprovar ou não a condição étnico-racial de uma pessoa por meio de uma comissão de avaliadores.

Pelo novo cronograma, divulgado na quinta, em 23 de dezembro, ocorrerá a convocação de candidatos negros aprovados nas fases anteriores do concurso para o procedimento de verificação da condição autodeclarada para concorrer às vagas reservadas aos cotistas raciais.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Enem 2025: Inscrições serão de 26 de maio a 6 de junho e provas ocorrem em 9 e 16 de novembro

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho
L
Vídeo de cobra 'gigante' no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

Vídeo de cobra ‘gigante’ no Rio Amazonas viraliza, mas especialistas apontam uso de inteligência artificial

A gravação, feita aparentemente a partir de um helicóptero, impressiona pelo realismo e pela fluidez dos movimentos do animal nas águas.
L

Linha 2008 mostra a evolução da Peugeot no Brasil

Nova geração do SUV foi avaliada em diferentes cenários urbanos e rodoviários
L

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Publicidade

POLÍTICA

Vista Alegre do Abunã recebe van destinada por emenda do vereador Márcio Pacele e dá início às ações Cidade Limpa e Tapa-Buraco

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação de vias históricas na região foi outro marco comemorado pelos moradores.
L

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mãe e filha sofrem acidente de moto por causa de buraco aberto na rua

A mulher que pilotava sofreu fratura exposta no pé e foi socorrida pelo Samu ao Hospital João Paulo II.
14

Motociclista passa direto em curva e bate em poste na zona sul

A moto foi retirada do local, e o piloto permaneceu caído, com suspeita de fratura na perna.
12

Adolescente e comparsa são detidos com caminhonete roubada após perseguição

A vítima foi amarrada e espancada dentro de uma casa abandonada
12

Homem morre afogado em igarapé na BR-364 em Porto Velho

Segundo uma testemunha, o homem entrou na água e começou a nadar em direção a um boeiro, tentando alcançar um pedaço de madeira que estava dentro d’água.
18

VÍDEO: Criminosos em moto fazem assalto na Avenida Rio de Janeiro

Os bandidos fogem em alta velocidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

Moradores do Baixo Madeira recebem ações de educação para o trânsito e atendimento em serviços de veículos e CNH

A 9ª edição do MP Itinerante encerrou na sexta-feira (9), deixando um legado de serviços, acolhimento e cidadania para centenas de famílias ribeirinhas do Baixo Madeira.
L
Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

Com apoio do programa “Vencer”, mãe inspira a filha ao buscar a realização de seus sonhos em Rondônia

A secretaria Luana Rocha explica que o programa Vencer foi pensado com carinho pela Seas para dar todas as condições para as famílias serem mais prósperas.
L
Servidoras que são mães recebem homenagem com feira de empreendedorismo, atrações musicais e cuidados de beleza

Servidoras que são mães recebem homenagem com feira de empreendedorismo, atrações musicais e cuidados de beleza

O superintendente da Segep, Silvio Luiz Rodrigues, destacou que ações como essa fortalecem o vínculo entre servidoras e gestão pública, além de estimular o empreendedorismo feminino.
L

Mulher que mandou matar o namorado é presa pela Polícia em Porto Velho

O assassinato aconteceu no dia 9 de abril do ano passado, na Avenida Rio de Janeiro, bairro Lagoinha, na zona Leste.
14
IBGE lança novo mapa-múndi invertido com o Brasil no centro e o Sul no topo como símbolo de reposicionamento geopolítico

IBGE lança novo mapa-múndi invertido com o Brasil no centro e o Sul no topo como símbolo de reposicionamento geopolítico

Nova representação é lançada no ano em que país preside Brics
L
Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

Incêndio em depósito na Catalunha libera nuvem tóxica e força confinamento de 160 mil pessoas

O depósito armazenava produtos químicos usados em piscinas.
L
Lula garante que aposentados não serão prejudicados por descontos não autorizados e anuncia ressarcimento dos valores

Lula garante que aposentados não serão prejudicados por descontos não autorizados e anuncia ressarcimento dos valores

O presidente lembrou que os recursos pertencem aos aposentados e pensionistas e que o governo atuará para repatriar o dinheiro e devolver a quem de direito.
L

Sete ruas do distrito de Vista Alegre do Abunã serão contempladas com pavimentação

Prefeito Léo Moraes assina ordem de serviço e marca nova fase para o distrito.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.