SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

No total, número de candidatos reintegrados chega a 32.260

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL -20

Publicado em 

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

Dos 32.260 candidatos que voltaram a disputar vagas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme anunciado nesta quinta-feira (21), cerca de 30 mil são concorrentes a vagas reservadas a negros. A reintegração dos cotistas negros ao certame ocorre porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) irá garantir a correção da prova discursiva ou redação, em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência. O número exato dos candidatos negros ainda será divulgado pela Fundação Cesgranrio, a banca examinadora do certame.

Cumprimento de regras

Em nota, o MGI disse que o acordo judicial firmado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), entre a União, o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Cesgranrio foi motivado pela “controvérsia sobre o número de provas discursivas corrigidas para candidatos de cotas raciais para pessoas negras, inferior ao previsto [no edital]”.

A ampliação do número de provas corrigidas de candidatos negros chega para adequar o processo seletivo ao que determina a Instrução Normativa do MGI nº 23/2023. A norma disciplina a aplicação da reserva de vagas a pessoas negras em concursos públicos, prevista em lei federal (nº 12.990/2014).

Além disso, a decisão do MGI também leva em consideração o subitem 7.1.2.2.1 de cada um dos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos. A regra estabelece que, em todas as etapas do certame, o número de candidatos às vagas reservadas às pessoas negras considerados aprovados será igual ao número de candidatos considerados aprovados na lista de ampla concorrência, desde que atinjam a nota mínima nas provas objetivas, para não serem eliminados.

A consultora jurídica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) Karoline Busatto disse, em entrevista coletiva, na quinta-feira (21), em Brasília, que a equiparação ocorreu após recomendação do Ministério Público Federal e, também, depois das solicitações de grupos de pessoas negras para que a pasta corrigisse o descumprimento do edital. Karoline justificou que a medida tem o objetivo de dar transparência, continuidade e segurança jurídica ao concurso.

“O caminho seguinte seria a ação civil coletiva. Então, por bem, entendemos já pacificar, incluir no acordo com o próprio Ministério Público Federal e resolver este ponto também antes que ele se tornasse um ponto de judicialização maior”, admitiu Karoline Busatto.

Repercussão da reintegração de candidatos negros

O Coletivo de Servidoras e Funcionárias Negras do Poder Executivo federal foi um dos grupos que enviou uma carta aberta ao MGI detalhando que muitos candidatos cotistas raciais, mesmo com notas suficientes, foram eliminados indevidamente, pois suas redações não foram corrigidas, conforme estipulado no edital.

A servidora pública federal Letícia Cirqueira de Oliveira, atualmente cedida ao Ministério de Minas e Energia (MME) e membro do coletivo entende que muitos candidatos negros foram beneficiados pela reintegração ao certame que cumpre os editais do CNU. “Com notas de cortes tão aproximadas, eu acredito que muitos candidatos negros possivelmente irão para ampla concorrência, liberando mais vagas para outras pessoas negras, possibilitando a efetiva representação que tanto queremos.”

Outra integrante do Coletivo de Servidoras e Funcionárias Públicas Negras, a servidora pública federal Maryangela Santos celebrou a inclusão de candidatos negros, a partir do acolhimento da carta encaminhada. Segundo ela, o coletivo se preocupa com candidatos que não têm acesso ao Poder Judiciário, devido à falta de tempo, de estrutura ou de dinheiro. “Temíamos que muitos candidatos ficassem no prejuízo, causando até agravos emocionais para os próximos concursos.”

Além da possiblidade de aumentar as chances de aprovação de candidatos negros, Maryangela Santos vê na medida do MGI um resgate da credibilidade do CNU como política pública afirmativa para os candidatos. “Como não seria cumprido um edital com uma política tão importante como essa? Como ficaria a insegurança que surgiria nos próximos concursos e no próximo CNU?”, questionou.

“A importância da política pública [afirmativa] é ela se fazer cumprir para que a sociedade acredite nela e para que funcione de fato. E este concurso, como é defendido pelo MGI, é o concurso da diversidade”, destacou Maryangela Santos.

Nove vezes

Os editais do CNU já garantem a correção das provas discursivas multiplicada por nove vezes o número de vagas imediatas para cada cargo. Isso vale para a ampla concorrência, para candidatos negros, pessoas com deficiência e também indígenas.

O coordenador-geral de Logística do Concurso Nacional Unificado no MGI, Alexandre Retamal, explicou, na quinta-feira, que a correção de nove vezes o número de vagas já atenderia à política social para cotistas negros. “Isso já estava garantido, porém a instrução normativa [IN 23/2023] determina que o número de redações corrigidas seja o mesmo da ampla concorrência e, por isso, estamos trazendo essas pessoas para a concorrência.”

A consultora jurídica Karoline Busatto destacou ainda que a ampliação das correções de provas discursivas de candidatos de cotas raciais ocorreu porque houve uma retificação do edital do CNU em fevereiro deste ano.

A servidora Letícia Cirqueira lembra que já existem decisões judiciais de tribunais superiores e a própria norma produzida pelo MGI (IN 23/2023) para guiar as bancas de concursos sobre a reserva de vagas para pessoas negras, que determinam que a igualdade entre candidatos negros e da ampla concorrência deve prevalecer em todas as fases do certame.

“Há recomendação jurisprudencial de que é necessário manter a igualdade em todas as fases do certamente. O STJ [Superior Tribunal de Justiça] e o STF [Supremo Tribunal Federal] entendem que, em concursos de várias fases, é necessário que a administração pública garanta a igualdade não apenas no fim do concurso”, frisou Letícia, que também é candidata do concurso unificado.

Ações afirmativas

Entre os 2,11 milhões de inscritos confirmados que disputam as 6.640 vagas do certame para 21 órgãos da administração pública federal, 415.496 se autodeclararam pardos e pretos e concorrem a vagas reservadas às cotas raciais.

A reserva de vagas para pessoas negras nos concursos públicos é garantida desde 2014, pela Lei nº 12.990, que destina 20% das vagas oferecidas nos processos seletivos a esse público.

A Instrução Normativa do MGI nº 23, de 25 de julho de 2023, complementa a legislação e estabelece os procedimentos de heteroidentificação, para comprovar ou não a condição étnico-racial de uma pessoa por meio de uma comissão de avaliadores.

Pelo novo cronograma, divulgado na quinta, em 23 de dezembro, ocorrerá a convocação de candidatos negros aprovados nas fases anteriores do concurso para o procedimento de verificação da condição autodeclarada para concorrer às vagas reservadas aos cotistas raciais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes de Porto Velho e amplia proteção aos recém-nascidos

Vacina contra bronquiolite chega às gestantes de Porto Velho e amplia proteção aos recém-nascidos

A vacina já está disponível para gestantes a partir de 28 semanas em Porto Velho e reforça a proteção dos bebês contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
L
Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Governo edita regras para remover servidores em casos de violência doméstica

Os Ministérios da Gestão e das Mulheres publicaram portaria conjunta que confere o direito de remover servidores em casos de violência doméstica, sendo que o risco pode ser comprovado pelo deferimento de medida protetiva.
L

Arregou, negociou…, mas voltou atrás: o vaivém presidencial do 01

Após anunciar pré-candidatura e sinalizar desistência em menos de 72 horas, Flávio Bolsonaro recua novamente e reacende críticas de uso político para pressão e impunidade.
L
Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

Celular Seguro passa a bloquear aparelhos sem o app instalado e sem IMEI

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) atualizou o Celular Seguro, permitindo que o usuário registre o furto ou roubo de seu aparelho a partir de outro dispositivo, sem a necessidade de informar o IMEI ou ter o Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado.
L

EM CIMA DA HORA: entrevista com o prefeito Flori Cordeiro

A entrevista procura ampliar o olhar sobre a administração, oferecendo espaço para contextualizações, justificativas, indicadores e informações que muitas vezes não chegam ao grande público.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
CAIXA permite novamente mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alero encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Alero encerra campanha de ativismo com debate sobre trabalho decente para mulheres

Trabalho decente para mulheres pauta debate que encerrou a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reforçou desafios enfrentados por mulheres amazônicas
L
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista de sanções da Lei Magnitsky

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista de sanções da Lei Magnitsky

Governo dos Estados Unidos, sob o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, remove o nome do ministro Alexandre de Moraes e de Viviane Barci de Moraes da Lei Magnitsky, mecanismo usado para punir supostos violadores de direitos humanos.
L
Pedro Fernandes confirma recurso de R$ 200 mil para melhorias no abastecimento de água em Monte Negro

Pedro Fernandes confirma recurso de R$ 200 mil para melhorias no abastecimento de água em Monte Negro

Recurso para abastecimento de água será aplicado na perfuração de poços artesianos e reforçará a segurança hídrica do município
L
Dra. Taíssa prestigia posse da nova gestão do TRE-RO para o biênio 2026-2027

Dra. Taíssa prestigia posse da nova gestão do TRE-RO para o biênio 2026-2027

A posse reunindo magistrados, autoridades civis e militares, além da deputada Dra. Taíssa, que destacou a relevância institucional do Tribunal.
L
Moraes vota para tornar réus acusados de atentado a bomba em Brasília

Moraes vota para tornar réus acusados de atentado a bomba em Brasília

Ministro Alexandre de Moraes vota para aceitar denúncia da PGR contra George Washington, Alan Diego e Wellington Macedo por atentado a bomba em Brasília e tentativa de golpe de Estado.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, é o alvo de mandados autorizados pelo ministro Flávio Dino; investigações apontam que ela orquestrava a liberação de R$ 4 bilhões em emendas sem transparência.
L
PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação APATE em Rondônia para combater o uso indevido de símbolos da instituição e a falsa personificação de autoridade policial em plataformas digitais.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Startup quer relançar marca Twitter em nova rede social

Operation Bluebird planeja lançar plataforma até 2026 alegando abandono de marca por Elon Musk.
L
Resident Evil Requiem ganha trailer com Leon e gameplay insano

Resident Evil Requiem ganha trailer com Leon e gameplay insano

Capcom confirma presença de Leon S. Kennedy em novo capítulo de terror e ação.
L
Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Joana Joanora destaca sucesso do Domingão da CDL 2025

Presidente da CDL fala ao Agenda News sobre impacto do evento no comércio e convida para próximas datas na Zona Leste e no Centro de Porto Velho.
L
Conab realiza leilão para compra de 95 mil toneladas de milho para o Programa de Venda em Balcão

Conab realiza leilão para compra de 95 mil toneladas de milho para o Programa de Venda em Balcão

Operação visa recompor estoques e beneficiar pequenos criadores em todo o país.
L
Cuidados com a pele no fim de ano em Rondônia: alerta para riscos de soluções rápidas

Cuidados com a pele no fim de ano em Rondônia: alerta para riscos de soluções rápidas

Especialistas orientam prevenção adequada ao clima tropical.
L
TCE-RO celebra 3ª conquista do Selo Internacional GPTW com 96% de aprovação

TCE-RO celebra 3ª conquista do Selo Internacional GPTW com 96% de aprovação

Tribunal reafirma excelência e qualidade do ambiente de trabalho.
L
Construção do Grupamento Policial de Theobroma é defendida por Alex Redano para reforçar a segurança no município

Construção do Grupamento Policial de Theobroma é defendida por Alex Redano para reforçar a segurança no município

O parlamentar destacou que a nova unidade é essencial para melhorar as condições de trabalho da Polícia Militar e ampliar a segurança na região.
L
Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

A estrutura passará por organização completa antes da abertura ao público, prevista para o segundo semestre de 2026.
L
Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

Trânsito no entorno do aeroporto terá reforço da Semtran durante a madrugada em Porto Velho

A operação municipal foi iniciada nesta sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, para reduzir congestionamentos e aprimorar a circulação de veículos na região.
L
NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

NATAL: governo de Rondônia bate recorde de presentes doados às crianças na Campanha Papai Noel dos Correios 2025

A Campanha Papai Noel dos Correios 2025 mobilizou servidores estaduais e levou o governo de Rondônia a superar marcas anteriores, com 3.160 presentes destinados a crianças em situação de vulnerabilidade social.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.