QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU

No total, número de candidatos reintegrados chega a 32.260

Por DANIELLA ALMEIDA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL -20

Publicado em 

Cerca de 30 mil candidatos negros voltam a disputar vagas no CNU
PAULO PINTO/AGÊNCIA BRASIL

Dos 32.260 candidatos que voltaram a disputar vagas no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme anunciado nesta quinta-feira (21), cerca de 30 mil são concorrentes a vagas reservadas a negros. A reintegração dos cotistas negros ao certame ocorre porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) irá garantir a correção da prova discursiva ou redação, em quantidade equivalente à dos candidatos de ampla concorrência. O número exato dos candidatos negros ainda será divulgado pela Fundação Cesgranrio, a banca examinadora do certame.

Cumprimento de regras

Em nota, o MGI disse que o acordo judicial firmado no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), entre a União, o Ministério Público Federal (MPF), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Cesgranrio foi motivado pela “controvérsia sobre o número de provas discursivas corrigidas para candidatos de cotas raciais para pessoas negras, inferior ao previsto [no edital]”.

A ampliação do número de provas corrigidas de candidatos negros chega para adequar o processo seletivo ao que determina a Instrução Normativa do MGI nº 23/2023. A norma disciplina a aplicação da reserva de vagas a pessoas negras em concursos públicos, prevista em lei federal (nº 12.990/2014).

Além disso, a decisão do MGI também leva em consideração o subitem 7.1.2.2.1 de cada um dos editais dos oito blocos temáticos do chamado Enem dos Concursos. A regra estabelece que, em todas as etapas do certame, o número de candidatos às vagas reservadas às pessoas negras considerados aprovados será igual ao número de candidatos considerados aprovados na lista de ampla concorrência, desde que atinjam a nota mínima nas provas objetivas, para não serem eliminados.

A consultora jurídica do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) Karoline Busatto disse, em entrevista coletiva, na quinta-feira (21), em Brasília, que a equiparação ocorreu após recomendação do Ministério Público Federal e, também, depois das solicitações de grupos de pessoas negras para que a pasta corrigisse o descumprimento do edital. Karoline justificou que a medida tem o objetivo de dar transparência, continuidade e segurança jurídica ao concurso.

“O caminho seguinte seria a ação civil coletiva. Então, por bem, entendemos já pacificar, incluir no acordo com o próprio Ministério Público Federal e resolver este ponto também antes que ele se tornasse um ponto de judicialização maior”, admitiu Karoline Busatto.

Repercussão da reintegração de candidatos negros

O Coletivo de Servidoras e Funcionárias Negras do Poder Executivo federal foi um dos grupos que enviou uma carta aberta ao MGI detalhando que muitos candidatos cotistas raciais, mesmo com notas suficientes, foram eliminados indevidamente, pois suas redações não foram corrigidas, conforme estipulado no edital.

A servidora pública federal Letícia Cirqueira de Oliveira, atualmente cedida ao Ministério de Minas e Energia (MME) e membro do coletivo entende que muitos candidatos negros foram beneficiados pela reintegração ao certame que cumpre os editais do CNU. “Com notas de cortes tão aproximadas, eu acredito que muitos candidatos negros possivelmente irão para ampla concorrência, liberando mais vagas para outras pessoas negras, possibilitando a efetiva representação que tanto queremos.”

Outra integrante do Coletivo de Servidoras e Funcionárias Públicas Negras, a servidora pública federal Maryangela Santos celebrou a inclusão de candidatos negros, a partir do acolhimento da carta encaminhada. Segundo ela, o coletivo se preocupa com candidatos que não têm acesso ao Poder Judiciário, devido à falta de tempo, de estrutura ou de dinheiro. “Temíamos que muitos candidatos ficassem no prejuízo, causando até agravos emocionais para os próximos concursos.”

Além da possiblidade de aumentar as chances de aprovação de candidatos negros, Maryangela Santos vê na medida do MGI um resgate da credibilidade do CNU como política pública afirmativa para os candidatos. “Como não seria cumprido um edital com uma política tão importante como essa? Como ficaria a insegurança que surgiria nos próximos concursos e no próximo CNU?”, questionou.

“A importância da política pública [afirmativa] é ela se fazer cumprir para que a sociedade acredite nela e para que funcione de fato. E este concurso, como é defendido pelo MGI, é o concurso da diversidade”, destacou Maryangela Santos.

Nove vezes

Os editais do CNU já garantem a correção das provas discursivas multiplicada por nove vezes o número de vagas imediatas para cada cargo. Isso vale para a ampla concorrência, para candidatos negros, pessoas com deficiência e também indígenas.

O coordenador-geral de Logística do Concurso Nacional Unificado no MGI, Alexandre Retamal, explicou, na quinta-feira, que a correção de nove vezes o número de vagas já atenderia à política social para cotistas negros. “Isso já estava garantido, porém a instrução normativa [IN 23/2023] determina que o número de redações corrigidas seja o mesmo da ampla concorrência e, por isso, estamos trazendo essas pessoas para a concorrência.”

A consultora jurídica Karoline Busatto destacou ainda que a ampliação das correções de provas discursivas de candidatos de cotas raciais ocorreu porque houve uma retificação do edital do CNU em fevereiro deste ano.

A servidora Letícia Cirqueira lembra que já existem decisões judiciais de tribunais superiores e a própria norma produzida pelo MGI (IN 23/2023) para guiar as bancas de concursos sobre a reserva de vagas para pessoas negras, que determinam que a igualdade entre candidatos negros e da ampla concorrência deve prevalecer em todas as fases do certame.

“Há recomendação jurisprudencial de que é necessário manter a igualdade em todas as fases do certamente. O STJ [Superior Tribunal de Justiça] e o STF [Supremo Tribunal Federal] entendem que, em concursos de várias fases, é necessário que a administração pública garanta a igualdade não apenas no fim do concurso”, frisou Letícia, que também é candidata do concurso unificado.

Ações afirmativas

Entre os 2,11 milhões de inscritos confirmados que disputam as 6.640 vagas do certame para 21 órgãos da administração pública federal, 415.496 se autodeclararam pardos e pretos e concorrem a vagas reservadas às cotas raciais.

A reserva de vagas para pessoas negras nos concursos públicos é garantida desde 2014, pela Lei nº 12.990, que destina 20% das vagas oferecidas nos processos seletivos a esse público.

A Instrução Normativa do MGI nº 23, de 25 de julho de 2023, complementa a legislação e estabelece os procedimentos de heteroidentificação, para comprovar ou não a condição étnico-racial de uma pessoa por meio de uma comissão de avaliadores.

Pelo novo cronograma, divulgado na quinta, em 23 de dezembro, ocorrerá a convocação de candidatos negros aprovados nas fases anteriores do concurso para o procedimento de verificação da condição autodeclarada para concorrer às vagas reservadas aos cotistas raciais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Primeira Turma do STF condena cinco réus por unanimidade; general Mário Fernandes recebe a maior pena (26 anos e 6 meses); condenados devem pagar R$ 30 milhões em indenização solidária e ficam inelegíveis.
L
Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vota por 4 a 0 para condenar Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três do Núcleo 2 da trama golpista; julgamento continua para definir as penas.
L
STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem 3 votos a 0 pela condenação de Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três envolvidos no Núcleo 2 da trama golpista.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
CAIXA permite novamente mais de um financiamento imobiliário pelo SBPE

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Entre os principais pontos do projeto está a definição de que a logística reversa e os custos do processo serão de responsabilidade integral de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
L
Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

O projeto prevê que o credenciamento da rede privada seja utilizado exclusivamente em situações de indisponibilidade temporária ou interrupção de estoque de medicamentos na rede estadual.
L
Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

O deputado apoio à cafeicultura em Primavera de Rondônia com mudas de café e calcário para produtores rurais.
L
Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura anuncia suspensão de atividades em repartições públicas, mas serviços essenciais seguem normalmente.
L
Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Premiação nacional destaca boas práticas responsáveis por avanços históricos na segurança alimentar nesta quarta-feira.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra braço e perna em grave acidente na Rio de Janeiro

Motociclista quebra braço e perna em grave acidente na Rio de Janeiro

A vítima recebeu atendimento de uma equipe do Samu.
14
Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Daniel Moraes é eliminado do paredão do Rondônia Reality Show

Com 21.869 votos, o equivalente a 73,74% da votação, Daniel Moraes é eliminado e a casa passa a contar com apenas cinco participantes.
L
Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Iniciativa percorreu seis escolas de Rondônia e promoveu educação sobre energia sustentável e tecnologia interativa.
L
Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Investimento de R$ 13 milhões beneficia 8 mil famílias em todo o país e promove modernização da produção agrícola.
L
Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Vaqueiro Marcos Antônio Pereira da Cruz foi assassinado em emboscada durante operação de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa; ministra cobra investigação rigorosa.
L

Governo aprova novo Plano Clima e define metas até 2035

Plano Clima orienta ações para cumprir Acordo de Paris e reduzir emissões.
L
Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Monitor de Assédio Judicial da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo aponta alta de 19,87% nos casos contra jornalistas desde março de 2024; STF reconheceu a prática como ameaça democrática.
L
Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Projeto de Integração do Rio São Francisco garante água a 12 milhões de pessoas e impulsiona desenvolvimento regional.
L
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2024 ocorrerão entre 15 de fevereiro e 15 de agosto de 2026; critérios para acesso ao benefício passam a ser mais rígidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.