O menino Cândido passou a ser criado pelos avós maternos, com quem aprendeu a abalar passarinhos, cavalgar, nadar nos rios e tudo que uma criança do sertão deveria aprender.
Ao visitar o local, os visitantes encontram uma ambientação que remonta ao período das missões jesuíticas, com destaque para uma majestosa igreja e casarios coloniais, que ajudam a reconstruir a atmosfera da época.
Diante da fronteira da Capitania de Mato Grosso com a Espanha, a possibilidade da construção dessa fortaleza, estava relatada na ata de fundação do Real Forte Príncipe da Beira, assinada pelo governador e Capitão General da Capitania de Mato Grosso Luís de Albuquerque de Melo Pereira e Cáceres.
Na sepultura, constatei a presença de outros restos mortais, como de sua esposa e filhas, sendo informado que a neta Elizabet Aracy Rondon era quem cuidava do zelo e manutenção da sepultara do avô.
Antes mesmo de completar dez anos da sua morte, os poderes econômicos, religiosos e políticos promoveram a derrocada da Instituição, da qual foi o primeiro diretor em todo o Brasil, SPI.
Logo Rondon se identificou com aquele ambiente familiar daquele lar, que pressentia, sem nunca dele ter gozado, que aos domingos pedias aos amigos para irem até a casa do Dr. Xavier.
As áreas que estão sendo escavadas são: lado direito da entrada principal entre as residências que dão acesso ao baluarte de Santa Bárbara e o lado esquerdo entre as residências que dão acessos ao baluarte de Santo Antônio de Pádua.