QUARTA-FEIRA, 16/04/2025

FUSCA – patrimônio cultural material de Porto Velho

A história do fusca começou na Alemanha bem antes da II Guerra Mundial (1939-1945) pois ninguém imaginaria que se tornaria um clássico atemporal.

Por Lourismar Barroso - ƒ

Publicado em 

Atualizado em 

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia

A paixão pelo Fusca transcende gerações, conectando admiradores através de sua história única e design icônico. Desde seu papel como “carro do povo” na Alemanha até se tornar um fenômeno global, o Fusca conquistou corações com sua simplicidade, confiabilidade e charme atemporal. Os entusiastas valorizam não apenas sua estética clássica, mas também a comunidade apaixonada que se forma em torno desse veículo emblemático.

Pensando em toda essa história que a memória guarda através do tempo, a vereadora Márcia Socorristas, criou o projeto para tornar o Fusca Patrimônio Cultural Material de Porto Velho. A cerimônia acontecerá nesta sexta-feira 08 de dezembro de 2023 às 19 h em frente ao prédio da Unir – Centro em Porto Velho.

A cerimônia de entrega da placa pela homenagem contará com a presença de dezenas de fusqueiros que estarão com suas preciosidades (fusca) para que o público possa apreciá-los. A consagração pela merecida homenagem se dar pelo fato o fusca ser o carro mais carismático do Brasil e do Mundo. A história do fusca começou na Alemanha bem antes da II Guerra Mundial (1939-1945) pois ninguém imaginaria que se tornaria um clássico atemporal.

O Fusca é frequentemente considerado um patrimônio cultural, representando uma era específica da história automotiva. Sua preservação e apreciação como um ícone da cultura popular refletem não apenas conquistas industriais, mas também a conexão emocional entre as pessoas e esse veículo. Para a autora do projeto, em alguns lugares do Brasil se destaca seu valor como parte integrante do patrimônio cultural, preservando não apenas um carro, mas uma peça viva da memória coletiva.

CONHEÇA A HISTÓRIA DO FUSCA

Ferdinand Porsche, austríaco de nascimento foi o criador do designe do carro mais querido do mundo. Em sua mente trazia o desejo de criar um carro do povo, para o povo. O design clássico arredondado e o motor boxer são velhos conhecidos do público brasileiro.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Ferdinand Porsche

O Fusca é o carro que rodou o mundo com inúmeros nomes. Os alemães chamam de Käfer, os norte-americanos de Beetle e os portugueses de Carocha. O fusca é o modelo mais produzido da história e conta com mais de 60 anos de produção marcados por 21 milhões de unidades. O modelo “teve filhos”, veículos que foram derivados da tecnologia do velho besouro. Entre eles, conhecidos dos consumidores tupiniquins, como Karmann Ghia, Variant e Kombi.

O projeto do fusca começou a ganhar vida ainda nos anos 1930, durante o regime hitlerista. Hitler estava focado em levar a Alemanha a um nível de modernidade compatível com as grandes potências mundiais.

Introduziu a tecnologia do rádio, da geladeira e do fusca que foi batizado como o Carro do Povo (Volkswagen, o nome original que também batizou a marca alemã).

Hitler encomendou o projeto ao projetista Ferdinand Porsche. A ideia era criar um carro acessível, barato e que cumprisse algumas exigências curiosas, a exemplo, a capacidade de levar uma metralhadora montada no capô.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Ferdinand Porsche apresentando o fusca a Hilter

Para a construção do projeto, Porsche garantiu o respaldo do regime para a criação de uma fábrica moderna. A ideia era diminuir os custos de produção e o governo fundou a cidade que futuramente se chamaria Wolfsburg para esse propósito, servindo como espaço para acomodar os operários. É nela que o regime criou a primeira fábrica da Volkswagen e até hoje é onde fica sua sede.

Ainda assim, o “Carro do Povo” teve dificuldade para atingir seu propósito. Isso porque a sociedade alemã era adepta da bicicleta e o automóvel era visto apenas como um lazer reservado à classe média e aos ricos. As primeiras unidades foram, em sua maioria, para as autoridades do alto escalão do regime hitlerista.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
1943 VW SCHWIMMWAGEN Amphibious Boat Car | Cool Material

Durante a segunda guerra, os alemães interromperam a produção e o Fusca tradicional foi substituído por uma versão militarizada. Similar ao jipe, o novo carro tinha o nome de “Kübelwagen”, ou “carro caixote”. No fim da guerra, a maior parte do maquinário da Volkswagen estava intacto e, a partir dele, a empresa alemã foi reconstruída.

O Fusca em terras Tupiniquim

Assim que foi eleito em 1950, Juscelino Kubitschek assumiu na esteira do chamado “nacional-desenvolvimentismo” e do ambicioso plano de crescer “50 anos em 5”, incentivando a produção de automóveis com capital privado — normalmente, de origem estrangeira. Assim, as multinacionais se concentraram na região do ABC paulista.

No ano de 1959, a Volkswagen lançou o primeiro Fusca com montagem no Brasil. JK aproveitou a fama de pai da indústria automobilística brasileira e desfilou a bordo do carro.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
JK homenageia os primeiros carros “Made in Brazil”

O clássico da multinacional Volkswagen alemã foi evoluindo ao longo dos anos e logo se tornou o carro mais vendidos do Brasil. Nos anos 1970, ganhou cinto de segurança e começou a passar por testes de impacto. A produção foi interrompida nos anos 1980, já que o carro era considerado obsoleto e a linha de montagem da filial de São Bernardo do Campo precisava ser atualizada.

O Legado do Fusca

Apesar da origem controversa, o Fusca se tornou exatamente o oposto do que o regime hitlerista representava, sendo um sucesso comercial em países democráticos e que respeitam os Direitos Humanos. Diante disso, teve um papel importante para o acesso ao mundo automotivo em economias emergentes e para a democratização do acesso à mobilidade por quatro rodas.

A Volkswagen é uma marca de prestígio no Brasil e está por aqui há mais de 60 anos. Assim, a história do Fusca tem seus altos e baixos e dá algumas pistas do porquê o carro é tão querido por aqui.

Além do design clássico, a mecânica robusta do Fusca também contribui para sua popularidade duradoura. Sua simplicidade torna a manutenção mais acessível, atraindo entusiastas que apreciam a experiência prática de cuidar de seus próprios carros. A personalização criativa e as histórias de aventuras vividas em um Fusca também desempenham um papel significativo, fortalecendo a ligação emocional que muitos desenvolvem com esse carro singular.

A cultura do Fusca vai além das estradas; eventos, clubes e encontros dedicados proporcionam uma plataforma para compartilhar histórias, dicas de manutenção e a celebração coletiva dessa paixão. A resiliência do Fusca ao longo do tempo, resistindo às mudanças no cenário automotivo, acrescenta uma camada de nostalgia e apreço pela durabilidade desse clássico adorado por gerações.

Sua presença na mídia ao longo das décadas contribui para a manutenção de sua relevância e a continuidade da paixão que transcende fronteiras geracionais. Essa interseção entre cultura popular e o legado do Fusca destaca seu papel duradouro como mais do que um simples meio de transporte, mas como uma expressão cultural que perdura.

A presença constante do Fusca em eventos automotivos, desfiles e exposições também reforça seu status como patrimônio cultural. A diversidade de modelos, cores e personalizações exibidas nessas ocasiões destaca a versatilidade do Fusca e a forma como ele se integra às preferências individuais, contribuindo para sua rica herança cultural. Esse fenômeno é uma celebração coletiva da nostalgia e da admirável longevidade do Fusca no cenário automotivo global.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia
Fusca ano 1965 – Santo Graal (prof. Lourismar Barroso)

Hoje em Porto Velho pessoas se reúnem nos finais de semanas para falarem sobre suas máquinas, trocar ideias, trocar peças, pedir sugestões disso ou daquilo. Nesses encontros, nasce em agosto de 2021 o clube dos “Amigos do Fusca”, são homens e mulheres reunidos em prol de uma paixão, o Fusca, uma forma de manter viva a cultura do automobilismo em nossa cidade.

Hoje o grupo tem um total de 50 integrantes, que periodicamente, são convidados para estarem presentes em eventos automobilísticos, social e cultural pelo estado de Rondônia, como bem sabemos o Fusca com suas curvas nostálgica, conta histórias silenciosas de viagens e aventuras.

FUSCA - patrimônio cultural material de Porto Velho - News Rondônia

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

NOTA DE PESAR: Jornal Newsrondonia pelo falecimento do Sr. Paulo Afonso

Rogamos a Deus que conforte o coração de todos
L

Polêmica: código de ética e conduta cria rixa entre discentes e administrativo da Unir

Para os estudantes, o documento fere direitos e pode ser usado para persegui-los em casos de críticas e denúncias contra os gestores.
L

Tarifa de ônibus mais barata muda a rotina de quem vive em Porto Velho

Com redução para R$ 3,00, população comemora economia e mais dignidade no transporte.
L

Garimpo ilegal sofre mais uma derrota com operação de combate dentro dos Campos Amazônicos

Os trabalhos de combate aos crimes ambientais em terras protegidas estão sendo fortemente implementados no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.
L

Assembleia Legislativa de Rondônia realiza leitura do relatório final da CPI das Reservas nesta quarta-feira (16)

As investigações também incluíram contratos firmados com as empresas Permian Brasil Serviços Ambientais Ltda e Biofílica Investimentos Ambientais S.A., relacionados a projetos de compensação ambiental e créditos de carbono.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Amazônia: queimadas têm queda de 72%

País responde por 70% da redução no número de focos nos primeiros três meses de 2025
L

Amazonas, Pará, Roraima e Amapá recebem os maiores acumulados nos próximos dez dias

Para os outros estados, que incluem Rondônia, as chuvas atingirão de forma menos impactante, mas isso não significa que essas regiões não serão atingidas pelas precipitações.
L

Coluna do Simpi – Páscoa: Valorize o que é nosso! Compre ovos das Microindústrias Artesanais

Você já viu algum chocolate genérico oferecendo ovos com 85% do mais puro cacau amazônico? Fica o convite: nesta Páscoa, valorize o sabor, a saúde e a nossa terra. Escolha ovos de chocolate feitos com o cacau rondoniense.
L

Polícia Militar apreende grande quantidade de drogas na zona sul de Porto Velho

A equipe do Pelotão de Cães foi acionada e, com a ajuda da cadela Duda, localizou no terreno baldio um pacote com cerca de 1 kg de substância semelhante à maconha.
10

Dia mundial da arte – por Marquelino Santana

Um mergulho na estética invisível da floresta: arte, ancestralidade e resistência simbólica dos povos originários da Amazônia brasileira.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Publicidade

POLÍTICA

Everaldo Fogaça e secretário de Obras buscam solução para alagamentos no bairro Cidade Nova

Everaldo Fogaça e secretário de Obras buscam solução para alagamentos no bairro Cidade Nova

As demandas foram bem recebidas pela equipe, que se comprometeu a buscar soluções eficazes.
L

União Bandeirantes cobra solução para falta de professores em escola pública

Dra. Taissa solicita providências e Prefeitura anuncia medidas emergenciais para suprir carência na EMEIEF 03 de Dezembro.
L
Escoteiros de Rondônia receberão homenagem proposta pelo vereador Everaldo Fogaça (PSD) na Câmara de Porto Velho

Escoteiros de Rondônia receberão homenagem proposta pelo vereador Everaldo Fogaça (PSD) na Câmara de Porto Velho

A entrega da honraria está agendada para o dia 23 de abril de 2025, durante uma sessão solene no Plenário da Câmara.
L
Deputado Pedro Fernandes propõe isenção de IPVA para carros elétricos em Rondônia

Deputado Pedro Fernandes propõe isenção de IPVA para carros elétricos em Rondônia

Proposta visa estimular mobilidade sustentável e fortalecer comércio automotivo local
L

Logística em pauta: setor agropecuário de Rondônia busca soluções para escoamento da produção

Deputada Cláudia de Jesus lidera reunião com representantes do agronegócio e autoridades públicas para discutir gargalos logísticos no estado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil prende suspeitos de homicídios em nova fase da Operação Donum Vanitatis

Polícia Civil prende suspeitos de homicídios em nova fase da Operação Donum Vanitatis

Nesta fase, três pessoas foram presas e um mandado de busca e apreensão foi cumprido, com foco na apuração do assassinato de P.H.O.D., ocorrido em 06/05/2024.
16
Polícia Civil prende suspeito por tentativa de homicídio, tortura e cárcere privado

Polícia Civil prende suspeito por tentativa de homicídio, tortura e cárcere privado

Os crimes ocorreram entre os dias 11 e 13 de abril, quando a vítima, A.C.L., foi mantida em casa, no bairro Riozinho, sob agressões físicas e psicológicas.
14
Foragido por estupro é preso pela Polícia Civil no Orgulho do Madeira, em Porto Velho

Foragido por estupro é preso pela Polícia Civil no Orgulho do Madeira, em Porto Velho

Durante a abordagem, o foragido não resistiu e admitiu estar em situação irregular desde 2018.
12
Polícia Civil de RO identifica autor de homicídio ocorrido no bairro Mariana em dezembro de 2024

Polícia Civil de RO identifica autor de homicídio ocorrido no bairro Mariana em dezembro de 2024

A vítima foi localizada sem vida dentro de sua casa, apresentando cortes no pescoço compatíveis com lesões por arma branca.
10
Comandante da PM de Rondônia reforça policiamento e fiscalização no Parque Estadual de Guajará-Mirim

Comandante da PM de Rondônia reforça policiamento e fiscalização no Parque Estadual de Guajará-Mirim

Durante sua visita, o coronel participou de patrulhamentos, interagindo com os policiais que atuam nas bases e conferindo de perto as condições de trabalho da corporação.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Valorização da arte local e preservação da identidade cultural de Porto Velho

O reconhecimento é um marco da nova gestão que vai gerar impactos importantes para o setor cultural
L

Porto Velho amplia oportunidades com novos cursos profissionalizantes presenciais

Capacitações abrangem áreas tradicionais e novas ocupações ligadas à tecnologia.
L
Mais de 133 mil famílias em Rondônia recebem Bolsa Família em abril; repasse federal ultrapassa R$ 90 milhões

Mais de 133 mil famílias em Rondônia recebem Bolsa Família em abril; repasse federal ultrapassa R$ 90 milhões

Valor médio do benefício no estado é de R$ 674,87. Investimento do Governo Federal supera R$ 90 milhões
L
Novo PAC já executou 64% dos investimentos previstos em Rondônia e alcança R$ 711 bilhões em ações no país até 2024

Novo PAC já executou 64% dos investimentos previstos em Rondônia e alcança R$ 711 bilhões em ações no país até 2024

Dos R$ 5,6 bilhões em aportes previstos até o fim do próximo ano no estado, R$ 3,6 bilhões foram executados. Em âmbito nacional, são R$ 711 bilhões investidos.
L
Chrisóstomo prestigia celebração do Dia do Exército e reforça apoio às Forças Armadas

Chrisóstomo prestigia celebração do Dia do Exército e reforça apoio às Forças Armadas

O evento, alusivo ao Dia do Exército, reuniu autoridades civis e militares na sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva.
L

Mais acesso e desenvolvimento: Linha 101 recebe melhorias em União Bandeirantes

Governo de Rondônia intensifica manutenção de estrada essencial para a população e o escoamento agrícola.
L

Rondônia avança na gestão hospitalar com novo modelo de contratação

Processo seletivo busca empresa especializada para fortalecer atendimento em três unidades de saúde.
L

Automec 2025 reforça compromisso da indústria automotiva com práticas ESG

Do uso de materiais reciclados à economia circular, evento automotivo destaca iniciativas sustentáveis e de governança corporativa
L

Cuidado mais perto de casa: Vilhena recebe novo Centro Materno-Infantil

Creami fortalece atendimento a gestantes e crianças com necessidades especiais na região Cone Sul de Rondônia.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.