QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

A competência da Câmara dos Deputados nos processos do 8 de janeiro

A Suprema Corte, entretanto, entendeu que não e até impôs uma restrição, decidindo que só poderia o Legislativo suspender aquilo que foi realizado durante o período em que o acusado já era deputado, mas não pelo período anterior.

Por RVComunica - 20

Publicado em 

Câmara aprova aumento de vagas para deputados federais de 513 para 531
Ilustrativa/ Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, de recorrer ao Pleno do Supremo Tribunal Federal contra a suspensão parcial feita pela própria Câmara do processo que corre na Primeira Turma do STF, em relação algumas pessoas consideradas golpistas pela Procuradoria-Geral da República, deve-se ao entendimento de que, no caso de um deles, em processo conjunto e não individualizado, por ser deputado, tem a Câmara competência constitucional de fazê-lo.

A Suprema Corte, entretanto, entendeu que não e até impôs uma restrição, decidindo que só poderia o Legislativo suspender aquilo que foi realizado durante o período em que o acusado já era deputado, mas não pelo período anterior. Diante disso, a Câmara resolveu recorrer.

Não quero entrar no mérito, pois já expressei minha posição sobre os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, entendendo que houve baderna e não um golpe de Estado, pois não havia arma, liderança, militar na rua, comando ou soldado. Essa é a minha posição, que já apresentei inúmeras vezes.

Não é, entretanto, a posição dos ministros do STF, que condenaram a 14, 15, 16 e 17 anos os baderneiros. E eles mesmos, talvez por reconhecerem que as penas foram excessivas, estão sendo consultados e apoiando uma proposta que será apresentada pelo presidente do Senado no sentido de redução substancial das penas impostas àqueles que, armados de estilingues, teriam tentado derrubar o governo que contava, então, com 367 mil militares das três Armas para protegê-lo; algo absolutamente impossível.

Mas o certo é que o conflito entre os Poderes continua. A Câmara sente-se, mais uma vez, desprestigiada pela invasão do Supremo naquilo que entende ser sua competência. Trezentos e quinze deputados representam uma maioria substancial dos eleitores brasileiros – são 150 milhões. O Supremo, ao contrário, representa, apesar de ter grandes juristas, a eleição feita por um homem só.

Entendo que o Congresso Nacional, por meio da Câmara, tem o direito de suspender o processo. Como as ações não foram individualizados, mas reunidos em um único processo, é compreensível que, ao tentar a suspensão em relação ao deputado, a decisão tenha sido estendida a todos os outros, até porque quem teria direito ao juízo natural de 1ª instância foi levado diretamente ao STF.

Como se vê, a tensão entre os Poderes é constante, sendo que ainda não temos a harmonia e a independência entre eles, conforme previsto na CF/88. Pessoalmente, entendo que o Supremo, muitas vezes, tem atuado como legislador positivo, algo que, pelo artigo 49, inciso XI da Constituição, não pode fazer. Mas os Ministros entendem que as correntes doutrinárias que seguem justificariam a adaptação da redação da Constituição de 1988 naquilo que consideram fundamental para a correta interpretação da Carta Magna para os dias de hoje.

O certo é que não temos harmonia e independência entre os Poderes. E, a meu ver, enquanto permanecermos nessa tensão, teremos grande dificuldade em viver em um país pacificado. Estaremos em conflito constante.

Os representantes do povo contestam os representantes da lei – que não deveriam criá-las -, mas muitas vezes o fazem sem autorização constitucional. Representam apenas a lei, mas não podem criá-la.

Gostaria muito – não sei se viverei para ver com os 90 anos que tenho – que os Poderes fossem como nós, os integrantes da OAB e dos Institutos dos Advogados, assim como aqueles que buscaram a redemocratização, que participaram de audiências públicas durante o processo Constituinte para definir, exaustivamente, as competências constantes dos artigos 44 a 135 da Lei Suprema, sempre lutamos: harmônicos e independentes. Assim, teríamos um país democrático e pacificado.

Infelizmente, vivemos nessa tensão permanente e triste realidade em que os Poderes, de certa forma, realimentam as radicalizações. Como um intérprete originalista da Constituição – originalistas são aqueles que interpretam a Constituição como ela foi escrita, não com adaptação do que foi escrito para uma realidade atual –,a meu ver, ela só poderia ser adaptada à realidade posterior pelo próprio Congresso, nunca pelo Poder Judiciário.

Enfim, essa é a minha luta permanente na busca pela pacificação nacional, harmonia e independência dos Poderes, embora meus comentários muitas vezes, demonstrem que este é mais um sonho de quem gosta de fazer poesia.

É quase uma visão lírica do direito que eu apresento, lembrando Saulo Ramos, quando dizíamos, na década de 50, ao visitarmos a prefeitura do interior declamando nossos versos, que a advocacia seria o ‘bico’ a sustentar o poeta. E realmente é o “bico” a sustentar o poeta até hoje.

Francisco Rezek, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, que me saudou em um almoço oferecido pelos meus 90 anos, brincava que eu era, na verdade, o mais poético dos juristas conhecidos e o maior jurista entre os poetas conhecidos. Vale dizer, procuro ainda os ideais de juventude, os ideais de ver um país harmonizado, progredindo, sem brigas entre Poderes, sem conflitos, um país em que o debate seja altaneiro e de ideias e não de ódios. É um sonho que tenho desde os meus primeiros poemas.

Vou continuar lutando enquanto Deus ainda me der tempo de vida. Não sei quanto – aos 90 anos, não será muito –, mas vou continuar lutando pela pacificação deste país, que só será possível no dia em que os poderes forem verdadeiramente harmônicos e independentes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Gasto Federal com crianças e adolescentes cresce, mas não atinge 2,5% do PIB, revela Ipea e Unicef

Gasto Federal com crianças e adolescentes cresce, mas não atinge 2,5% do PIB, revela Ipea e Unicef

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9) em um estudo conjunto do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
L
Lula defende aproximação comercial entre Mercosul e Sudeste Asiático com foco na Indonésia

Lula defende aproximação comercial entre Mercosul e Sudeste Asiático com foco na Indonésia

O Brasil, que preside o Mercosul neste semestre, trabalhará por um acordo comercial com a Indonésia, quarto país mais populoso da Ásia.
L
COP30: Belém terá mudanças estruturais e não “maquiagem”, garante Tereza Campello

COP30: Belém terá mudanças estruturais e não “maquiagem”, garante Tereza Campello

Ela defendeu que os investimentos não são apenas uma “maquiagem” para os visitantes, mas sim obras estratégicas que impactarão a vida de 500 mil pessoas.
L

Empreendedoras da Pro Hunter destacam crescimento do tiro esportivo em Porto Velho

Mariana Belandi e Priscila Teobaldi falam sobre o clube e loja Pro Hunter, o avanço do tiro esportivo em Rondônia e o protagonismo feminino no setor
L

Concurso Leiteiro em Rondônia promete R$ 150 mil em prêmios

AGROARI 2025 reúne pecuaristas de Rondônia no maior concurso leiteiro do país, com entrada gratuita e mais de R$ 150 mil em premiações em Ariquemes
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Porto Velho na rota de megaprojeto ferroviário Brasil-China

Estudos indicam a possibilidade de aproveitar os percursos ferroviários existentes, o que poderia levar à reativação da linha da Madeira-Mamoré.
L

Rondônia perde espaço e fica em 16º no ranking de crescimento do PIB

O dado acende um alerta para gestores e empresários que historicamente sustenta boa parte da economia rondoniense.
L
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados APOIE Siga-nos no ... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/cartaexpressa/deputado-do-pl-defende-usar-o-artigo-142-e-dar-poder-de-policia-aos-militares-no-rs/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos

Deputado de Rondônia culpa “perseguição a Bolsonaro” por tarifa de Trump contra o Brasil

Deputado federal de Rondônia afirma que decisão de Trump de taxar importações brasileiras é resposta ao julgamento de Bolsonaro
L

Rondônia lidera uso de tecnologia entre pescadores da Amazônia Legal

Estado é destaque nacional com 61,8% dos pescadores conectados à informação tecnológica, superando Amazonas, Pará e Acre
L
com-a-queda-das-precipitacoes-e-a-baixa-umidade-do-ar-saturada-rondonia-entra-em-periodo-de-seca

Com a queda das precipitações e a baixa umidade do ar saturada, Rondônia entra em período de seca

Diante disso, a redação do News Rondônia apresenta o cenário climático previsto para os próximos dez dias, sem previsão de alterações significativas neste período.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto que garante transferência de servidoras vítimas de violência doméstica em Rondônia

Projeto de Lei 873/2025 assegura a mudança de local de trabalho para servidoras vítimas de violência, preservando sigilo e agilidade no processo.
L

Dra. Taíssa recebe prefeito de Theobroma e debate ampliação do hospital e melhorias na saúde

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com Theobroma em reunião com prefeito Gilliard Gomes para tratar de saúde e infraestrutura.
L
Cláudia de Jesus apresenta indicação para pavimentar 27 km da RO-464 entre Theobroma e Palmares

Cláudia de Jesus apresenta indicação para pavimentar 27 km da RO-464 entre Theobroma e Palmares

Deputada Cláudia de Jesus pede pavimentação da RO-464 para garantir dignidade, segurança e desenvolvimento à população de Theobroma e Palmares.
L
Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Senado aprova PEC que define educação como vetor de progresso do país

Com 55 votos favoráveis, o Senado Federal aprovou a PEC 137/2019, que insere no texto constitucional a educação como “vetor de progresso do país”, e agora a proposta segue para análise da Câmara dos Deputados.
L
Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Deputada Cristiane Lopes recebe IFRO e reafirma compromisso com a educação pública de Rondônia

Cristiane Lopes reforça apoio ao Instituto Federal de Rondônia durante encontro com reitor, gestores e estudantes, e garante continuidade na destinação de recursos.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhonete invade cruzamento e causa grave acidente na Pinheiro Machado em Porto Velho

Motorista de um Toyota Etios ficou ferido após colisão na Avenida Pinheiro Machado; caminhonete Ford Ranger teria invadido a preferencial.
12

Homem é preso depois de brigar e ameaçar funcionário de distribuidora na zona leste

Prisão ocorreu na Avenida Raimundo Cantuária; homem embriagado ameaçou entregador com faca e perturbou moradores.
10
Carro colide com caçamba em mais um acidente na Guanabara com Calama

Carro colide com caçamba em mais um acidente na Guanabara com Calama

O cruzamento da Rua Guanabara com a Avenida Calama, em Porto Velho, registra o segundo acidente em menos de 24 horas, após um veículo modelo Cor branca invadir a preferencial.
12
Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

Polícia Civil e Receita Federal apreendem Haxixe na operação Protetor de Divisas e Fronteiras, em Jaru

A droga seria entregue via Correios a uma suspeita.
10
PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trump impõe novas tarifas a sete países, incluindo Argélia e Filipinas

Trump impõe novas tarifas a sete países, incluindo Argélia e Filipinas

A lista inclui Argélia, Brunei, Iraque, Líbia, Moldávia, Filipinas e Sri Lanka. Essas medidas seguem anúncios anteriores que já haviam afetado Japão e Coreia do Sul.
L
Câncer de Mama: Pacientes e Femama cobram acesso imediato a tratamentos aprovados no SUS

Câncer de Mama: Pacientes e Femama cobram acesso imediato a tratamentos aprovados no SUS

O objetivo principal é garantir o acesso a tratamentos já aprovados para o câncer de mama em estágio avançado e metastático, mas que ainda não estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).
L
MIDR anuncia R$ 500 milhões em microcrédito rural para a Região Norte

MIDR anuncia R$ 500 milhões em microcrédito rural para a Região Norte

Recurso é oriundo do FNO e integra o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado voltado à agricultura familiar
L
Conab celebra 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos com homenagem em Brasília

Conab celebra 22 anos do Programa de Aquisição de Alimentos com homenagem em Brasília

Evento na sede da Companhia Nacional de Abastecimento destacou o impacto do PAA no combate à fome e no fortalecimento da agricultura familiar.
L
Escritores de Rondônia recebem Prêmio A.C.I.MA. Itália em Festival Internacional

Escritores de Rondônia recebem Prêmio A.C.I.MA. Itália em Festival Internacional

A parceria entre a A.C.I.MA. Itália e a AJEB-RO celebrou a premiação de diversos escritores rondonienses no 11º Festival Internacional F.A.L.A.I., em São Paulo, reconhecendo talentos e impulsionando a literatura local no cenário internacional.
L
Evento marca Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase em Jaru

Evento marca Dia Estadual de Mobilização para o Controle da Hanseníase em Jaru

Prefeitura de Jaru realiza ação conjunta com cidades vizinhas para fortalecer o combate à hanseníase no Dia Estadual de Mobilização.
L
Jaru realiza Festival Gastronômico nos dias 25 e 26 de julho no Estádio Leal Chapelão

Jaru realiza Festival Gastronômico nos dias 25 e 26 de julho no Estádio Leal Chapelão

Festival Gastronômico de Jaru destaca sabores regionais e premia pratos doces e salgados com insumos amazônicos.
L
Vanderson Arnoud leva forró, sertanejo e emoção ao Agenda News

Vanderson Arnoud leva forró, sertanejo e emoção ao Agenda News

No programa de Renata Camurça, o cantor compartilha sua trajetória, fala sobre a vida artística em Porto Velho e encerra com homenagem à Calcinha Preta
L
Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros em carta a Lula

Trump anuncia tarifa de 50% a produtos brasileiros em carta a Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comunicou a imposição de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, alegando uma “relação comercial injusta” e criticando supostos ataques à democracia americana e o julgamento de Jair Bolsonaro.
L
Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família a partir de julho de 2025

Governo Federal amplia público prioritário do Bolsa Família a partir de julho de 2025

Famílias com pessoas em situação de rua, em risco de violação de direitos ou insegurança alimentar passam a ter prioridade no Bolsa Família.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.