QUARTA-FEIRA, 18/06/2025
Publicidade

AS BAIXAS DO PLANALTO – um governo de companheiros, por Lourismar Barroso

As trocas ministeriais revelam um governo perdido em sua própria armadilha, num constante processo de reconfiguração, pressionado por coalizões partidárias e pela necessidade de manter uma base sólida no Congresso Nacional.

Por Lourismar Barroso

Publicado em 

AS BAIXAS DO PLANALTO – um governo de companheiros, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Ao completar dois anos e cinco meses, o terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva revela uma faceta recorrente nos governos de coalizão brasileiros como: a instabilidade ministerial como reflexo da política de acordos; disputas internas e, por vezes, das próprias contradições de um projeto de poder que tenta equilibrar ideologia, pragmatismo e governabilidade.

O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, iniciado em janeiro de 2023, tem sido marcado por diminuição em políticas sociais como o corte de milhões do “bolsa família”, “pé de meia estudantil” e tantos outros programas de políticas afirmativas, por rearticulação diplomática no mundo, mas também por instabilidade ministerial. Até o início de maio de 2025, dez ministros deixaram seus cargos, refletindo tanto disputas políticas internas quanto desafios administrativos e éticos enfrentados pelo Palácio do Planalto.

As trocas ministeriais revelam um governo perdido em sua própria armadilha, num constante processo de reconfiguração, pressionado por coalizões partidárias e pela necessidade de manter uma base sólida no Congresso Nacional.

Algumas saídas de ministros ocorreram por motivos políticos, outras por escândalos, ascensão de cargos ao Judiciário e por envolvimento em corrupção. Nesse dia 2 de maio o Brasil assistiu a décima queda de um ministro acusado de saber dos fatos, não tomar as medidas necessárias e ainda endossou descontos indevidos dos contracheques dos aposentados, com envolvimento aos sindicatos.

1º Caso – O general Gonçalves Dias ligado a Lula desde os tempos de Planalto no início dos anos 2000, caiu após as imagens do 8 de janeiro colocarem em xeque a credibilidade do Gabinete de Segurança Institucional. A demissão não foi apenas administrativa, selou o fim da participação de militares no núcleo de confiança do presidente. A saída expôs fragilidades na segurança presidencial e abriu a sequência de mudanças no primeiro escalão.

2º Caso – Em julho do mesmo ano, foi a vez de Daniela Carneiro (Turismo) deixou o governo após perder apoio interno no União Brasil. Sua saída marcou a primeira substituição por pressão política, abrindo espaço para Celso Sabino.

3º Caso – Ana Moser uma das poucas representantes do esporte com trajetória autêntica, foi substituída em setembro pelo então ministro do Esporte André Fufuca, do PP, como parte de um acordo e arranjo para ampliar o apoio do centrão a base do governo no congresso. Da mesma forma, a saída de Daniela Carneiro e a ascensão de Celso Sabino revelaram que, no Brasil, alianças partidárias muitas vezes pesam mais do que currículos.

4º Caso – Houve também a realocação de alguns ministros, como Márcio França, então titular dos Portos e Aeroportos, deixou o cargo em setembro de 2023 para assumir o novo Ministério da Micro e Pequena Empresa — movimento interpretado como tentativa de acomodar interesses do PSB e criar espaços para aliados sem ampliar o número total de ministérios. E há os que subiram, como Flávio Dino, cuja ida ao STF foi celebrada como vitória política e institucional pelo Planalto.

5º Caso – A saída de Flávio Dino em fevereiro de 2024 foi planejada: o então ministro da Justiça e Segurança Pública assumiu uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF), consolidando a influência do governo na Corte, mas deixando um vácuo em uma das pastas mais sensíveis.

Quanto as crises Éticas e Políticas, temos os casos de Paulo Pimenta, Silvio Almeida, Nísia Trindade e Juscelino Filho reacenderam críticas à condução política do governo.

6º Caso – Paulo Pimenta, chefe da Secretaria de Comunicação Social, deixou o cargo em janeiro de 2024 para assumir o Ministério Extraordinário pela Reconstrução do Rio Grande do Sul, após as enchentes que devastaram o estado.

 Até aqui todas as saídas foram suaves.

7º Caso – Silvio Almeida, ministro dos direitos humanos e da cidadania, foi exonerado em setembro de 2024 após denúncias de assédio sexual um dos rostos mais respeitados do primeiro escalão, caiu após denúncias graves de assédio. Embora negue as acusações, sua exoneração foi imediata, visando proteger a imagem do governo.

8º Caso – Nísia Trindade, Ministra da Saúde, símbolo da retomada das políticas públicas em saúde, foi exonerada por motivos ainda pouco transparentes. Símbolo da gestão da pandemia e das políticas de saúde pública, foi substituída por Alexandre Padilha em abril de 2025 por decisão direta de Lula, gerando especulações sobre discordâncias internas quanto à condução de políticas sanitárias.

9º Caso – No mesmo mês, Juscelino Filho, o ministro das Comunicações renunciou em meio a acusações de corrupção envolvendo o uso indevido de verbas parlamentares, um escândalo que respingou em outros integrantes do Republicanos. Juscelino Filho não resistiu à pressão das denúncias de corrupção. A imagem que fica é a de um governo que se ajusta às pressas, às vezes tarde demais.

10º Caso – no dia 2 de maio, Carlos Lupi, ministro da previdência, pede demissão após ser fritado pelo governo Lula quanto ao desvio de 6 bilhões descontados ilegalmente dos contracheques dos aposentados.

As trocas ministeriais são vistas por especialistas como reflexo da complexa engenharia política que passa o atual governo, sem ter de onde tirar mais dinheiro, o governo precisa equilibrar compromissos programáticos com acordos partidários.

Apesar das baixas, o governo ainda conta com uma pequena parcela de políticos que trocam seus apoios em trocas de vantagens, muito embora precise reforçar constantemente alianças para avançar em pautas que andam patinando nas casas de lei.

O governo tenta manter a governabilidade em um cenário de polarização e chantagens parlamentares. As trocas refletem o custo de liderar uma coalizão ampla.

Com a proximidade das eleições do ano que vem 2026, novas mudanças no primeiro escalão não estão descartadas. O desafio do governo será manter a coesão interna e evitar o desgaste que possa levar para uma, duas ou mais CPIs, como o “escândalo do INSS”.

O futuro é incerto para um governo que já começou mal, podendo trazer novas crises na República Tupiniquim.

AS BAIXAS DO PLANALTO – um governo de companheiros, por Lourismar Barroso - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Do mar do Caribe à beira do Madeira

“Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” concorre ao prêmio nacional de afroliteratura

O livro é de autoria da bibliotecária, escritora e pesquisadora Cledenice Blackman, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama.
L

Mamoplastia sem silicone: conheça as técnicas modernas para reduzir e remodelar os seios naturalmente

Cada vez mais mulheres buscam alternativas ao implante de silicone. Dr. Marcelo Almeida explica como é possível alcançar um colo bonito e firme com técnicas avançadas e sem próteses.
L
MPRO organiza reunião para discutir poluição sonora em Porto Velho

Acolhendo manifestação do MP, TJ mantém medidas cautelares contra magistrado aposentado, investigado nas Operações Partialis e Intocável

As restrições judiciais que se buscava reformar incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de viajar para o exterior.
L

Em nota, Azul anuncia suspensão de voo entre Porto Velho e Rio Branco

A linha, que começou a operar em outubro do ano passado, vai ser descontinuada por questões de “ajuste de mercado”, segundo a empresa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Tá no DIOF: ALE-RO muda Constituição em tempo recorde para garantir poder remoto a Marcos Rocha

A alteração ocorreu na Emenda Constitucional nº 174/2025, e permite que o chefe do Executivo mantenha o exercício pleno das funções por meio de videoconferências, aplicativos e outros meios tecnológicos.
L

Agenda News | Entrevista Amanda Assis e Bárbara Assis – Soluna Med SPA

Nesta terça-feira, dia 17, às 17h, o Agenda News recebe Amanda Assis e Bárbara Assis, irmãs e fundadoras do Soluna Med SPA, o primeiro SPA natural de Rondônia. Licenciado pela Ayvu Terapias, o espaço une medicina, estética e terapias integrativas para promover equilíbrio entre corpo e mente.
L

Peugeot 208 2025 se renova com versão GT e motor turbo eficiente

Linha é composta por quatro versões e aposta em identidade visual e pacote completo de recursos
L

Giro News | Entrevista André Coelho, presidente – SINJUR

O Giro News desta terça-feira, 17 de junho, às 16h, recebe André Coelho, presidente do SINJUR (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia), e Rafael Campanha, diretor de Comunicação da entidade.
L

Região Norte: Pará e Amazonas entre os nove estados com maior incidência de crimes ambientais

Cálculo pode ser ainda maior, uma vez que o levantamento não considera os crimes contra as populações tradicionais, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

afirma Coronel Chrisóstomo após votação que derrubou o aumento do IOF

“Compromisso com o bolso do brasileiro” afirma Coronel Chrisóstomo após votação que derrubou o aumento do IOF

Deputado participou da votação de forma remota, direto de Vilhena, onde cumpria agenda com lideranças locais e recebeu pedidos para ações sociais.
L
Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e encaminha recursos todos os anos para as entidades.
L

Ieda Chaves confirma R$ 800 mil para a obra do Centro de Convivência do Idoso em Itapuã do Oeste

Recursos serão liberados através de emenda parlamentar e a obra será de responsabilidade da Administração Municipal.
L

Eyder Brasil defende poder de decisão popular em audiência sobre emancipação de distritos

Durante audiência pública, o parlamentar cobrou agilidade e criticou “amarrações políticas” que impedem o desenvolvimento de localidades como as da Ponta do Abunã.
L

Deputada Dra. Taíssa prestigia festa cultural Café com Milho em Espigão do Oeste

Parlamentar participou da 3ª Festa do Café com Milho, da 13ª PomerFest e das comemorações pelos 44 anos de Espigão do Oeste.
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é baleado nas mãos e na perna em condomínio na zona leste

Segundo testemunhas, o jovem chegou à Rua Plácido de Castro pedindo socorro.
14

Pedestre morre atropelado por ônibus escolar na ponte sobre o Rio Madeira

De acordo com informações apuradas no local, o pedestre tentava cruzar a via quando foi atropelado por um ônibus escolar que seguia sentido Humaitá-AM.
18

Mãe e filha ficam feridas após colisão entre carro e moto no centro

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o socorro das vítimas, que foram encaminhadas à UPA para atendimento médico
16

Briga entre caminhoneiro e travesti após suposto calote viraliza em grupos de WhatsApp em Rondônia

Durante a briga, o caminhoneiro, visivelmente em desvantagem, foi agredido com socos e chutes
16

Adolescente sem CNH causa acidente; mãe e futuro sogro são responsabilizados

Além da mãe do menor, o futuro sogro também deverá responder criminalmente pela retirada do veículo da cena do acidente, prejudicando o trabalho da perícia
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): CLAIDES LAZARETTI MASUTTI

OUTORGA e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Flu domina Borussia, mas fica no 0 a 0 na estreia do Mundial de Clubes

Cariocas voltam a campo no sábado contra sul-coreanos do Ulsan HD.
L
Servidor do IFRO é selecionado para programa internacional de combate ao racismo no Peru

Servidor do IFRO é selecionado para programa internacional de combate ao racismo no Peru

A edição de 2025, que ocorrerá entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro.
L

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: Documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

Os documentários, que dão visibilidade a riqueza cultural rondoniense, serão exibidos nos dias 19 e 20 de junho. A entrada é gratuita e com acessibilidade em Libras.
L

UNIR sedia Encontro de Reitores da região Norte

Objetivo do evento é debater os desafios e avanços na produção científica e no ensino na região Norte.
L
Audiência Pública no TJRO discute melhorias para sistema carcerário com participação social

Plano Pena Justa – Audiência Pública no TJRO discute melhorias para sistema carcerário com participação social

A iniciativa faz parte de um esforço nacional, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
L
Bee Hackathon reúne profissionais em Vilhena; equipe da Dotum Software House apresentou solução que aproxima o cidadão e o município

Bee Hackathon reúne profissionais em Vilhena; equipe da Dotum Software House apresentou solução que aproxima o cidadão e o município

Equipe da Dotum conquista 2º lugar no Bee Hackathon com app que fortalece a conexão entre população e gestão pública em Vilhena.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.