SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

ABAV EXPO – Porto Velho participa pela segunda vez da maior feira de turismo da América Latina

Evento acontece de 27 a 29 de setembro no Rio de Janeiro

Por Lilian Leite/SMC/PMPV - 010

Publicado em 

Mirian Cruz Amaro e Daiane Mendonça

A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), por meio de seu Departamento de Fomento ao Turismo (Defotur), tem como premissa desenvolver políticas públicas favoráveis ao turismo, atuando fortemente na promoção dos segmentos turísticos em nossa capital.

Dessa forma, a Semdestur vem realizando uma série de ações para ordenamento, estruturação e divulgação das suas informações turísticas. Dando continuidade às ações de promoção de Porto Velho como cidade turística, a Semdestur participará da maior Feira Latino-americana de Turismo, ABAV EXPO, promovida há 50 anos, com a participação de estados brasileiros e mais de 100 países.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) possui mais de 2.500 associados espalhados pelo Brasil, e integra o World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e o Fórum Latino-americano de Turismo (Folatur). Em 2021, a feira teve sua retomada com a participação de 200 expositores, 214 jornalistas e influenciadores digitais, mobilizando mais de 17 mil visitantes. Foram promovidas 56 capacitações, 38% de agentes de viagens e 500 visitantes de caravanas aéreas e rodoviárias.

O material impresso da Semdestur chamou a atenção dos visitantes em 2022O material impresso da Semdestur chamou a atenção dos visitantes em 2022

O evento realizado em 2022 reuniu mais de 40 mil visitantes, 1.500 marcas expositoras, 20 mil audiências em capacitações, 1.802 jornalistas e influenciadores, mais de 250 agentes selecionados trazidos de 27 cidades brasileiras nas caravanas. Para o ano de 2023, o evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro no Rio Centro, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Espera-se mais de 40 mil visitantes, a participação de 2 mil marcas e mais de 50 capacitações.

O EVENTO

A ABAV EXPO é o principal evento de turismo que reúne o trade turístico nacional, internacional agregando agências de viagens, operadoras, hotéis, cruzeiros, imprensa especializada, municípios, estados, países, associações representativas e empresas do mercado turístico. A Semdestur se fará presente pela segunda vez com estande institucional de 50 metros quadrados, com participação no espaço educacional anteriormente denominado Vila do Saber, atualmente chamado de “Abavtalks”, onde, no dia 28 de setembro, às 14h, acontecerá a palestra “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”, proferida pelo prefeito Hildon Chaves.

A Semdestur estará presente com equipe técnica coordenada pela secretária da Semdestur, Glayce Bezerra, que ressalta a participação da capital com gastronomia, artesanato, musicalidade e intervenções artísticas.“Vamos evidenciar nossa regionalidade no evento que reúne os principais destinos turísticos brasileiros e do mundo, uma oportunidade única de mostrar aos agentes de viagens, empresas e vários outros segmentos os diferenciais da nossa cidade, nossa história, paisagens naturais, gastronomia e toda a infraestrutura que possuímos, além dos investimentos feitos pelo prefeito Hildon Chaves, que não tem medido esforços para elevar a competitividade do destino e alavancar o setor de turismo em Porto Velho”, enfatiza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

VÍDEO: Casal percorre 14 mil km dos EUA a Rondônia em carro sem problemas

Família percorreu 14 mil quilômetros em 56 dias, atravessando nove países e elogiando o desempenho do Chevrolet Equinox.
L
Barqueiros resgatam tradição de passeios pelo rio Madeira

Barqueiros resgatam tradição de passeios pelo rio Madeira

Atividade valoriza a cultura ribeirinha, fortalece o turismo local e ganha nova dinâmica com capacitação profissional e apoio da gestão municipal
L
Passeio de litorina reúne público no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Passeio de litorina reúne público no aniversário de 111 anos de Porto Velho

Atividade integrou a programação oficial da Prefeitura e levou moradores e turistas ao complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré neste sábado (24)
L
Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Passeio ciclístico reuniu mais de 100 participantes e percorreu pontos históricos da capital rondoniense neste sábado (24), abrindo a programação de aniversário da cidade.
L
Passeios de barco pelo rio Madeira retornam ao ponto original no complexo da EFMM

Passeios de barco pelo rio Madeira retornam ao ponto original no complexo da EFMM

Retomada será anunciada durante as comemorações dos 111 anos de Porto Velho e marca novo impulso ao turismo histórico
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Fies 2026: inscrições para financiamento estudantil terminam nesta sexta

Prazo acaba hoje à noite e seleção oferece mais de 112 mil vagas em cursos de graduação de instituições privadas avaliadas positivamente pelo MEC.
L
STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

STF agenda julgamento que pode pôr fim a benefícios fora do teto salarial

Corte vai analisar decisão que suspendeu verbas extras sem respaldo legal nos Três Poderes.
L
Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Uso de inteligência artificial impulsiona explosão de conteúdos falsos no Brasil

Relatório aponta avanço das deepfakes e maior foco em disputas políticas.
L
Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Mamografia atinge 92% das brasileiras entre 50 e 69 anos

Pesquisa Vigitel aponta crescimento histórico na realização do exame e Ministério da Saúde celebra avanço no diagnóstico precoce no Dia da Mamografia.
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sexta-feira (06/02): encerramentos, ajustes e conversas decisivas

Previsões para sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026, indicam fechamento de pendências, diálogos importantes e mais clareza emocional
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alex Redano destina R$ 9 milhões a Monte Negro

Alex Redano destina R$ 9 milhões a Monte Negro

Emendas parlamentares fortalecem saúde, educação e infraestrutura, ampliando investimentos estratégicos no município.
L
Ieda Chaves lidera ação da Alero contra violência

Ieda Chaves lidera ação da Alero contra violência

Reunião da Procuradoria da Mulher define metas para 2026 e lança cartilha de conscientização para o Carnaval em Rondônia.
L
Alero debate integração econômica com países vizinhos

Alero debate integração econômica com países vizinhos

Encontro reúne autoridades de quatro países para discutir rotas logísticas, parcerias estratégicas e desenvolvimento regional.
L
Coluna Espaço Aberto – Fraude Eleitoral não é estratégia política, é crime contra a Democracia

Coluna Espaço Aberto – Fraude Eleitoral não é estratégia política, é crime contra a Democracia

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L

Pedido da vereadora Sofia Andrade garante início das obras no Ramal do Jacu da Vala

Prefeitura de Porto Velho inicia patrolamento e encascalhamento em estrada essencial para transporte escolar e produção rural.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente entre carro e motocicleta deixa mulher ferida em Rolim de Moura

Acidente entre carro e motocicleta deixa mulher ferida em Rolim de Moura

Colisão entre um Toyota Corolla e uma motoneta Biz ocorreu no cruzamento das avenidas Norte Sul e Recife, e vítima precisou de atendimento médico na UPA.
14
Anta ferida é resgatada pela polícia ambiental em área rural de Rondônia

Anta ferida é resgatada pela polícia ambiental em área rural de Rondônia

Animal foi encontrado com ferimentos no pescoço e no abdômen em uma propriedade de Vale do Anari e recebe cuidados veterinários antes de reabilitação.
L
Polícia Militar prende foragido há dois anos durante ação na zona rural de Vilhena

Polícia Militar prende foragido há dois anos durante ação na zona rural de Vilhena

Homem rompeu tornozeleira eletrônica, tentou fugir para área de mata ao ver viatura e tinha mandado de prisão em aberto expedido pela Comarca de Buritis.
12
Gatos são envenenados e morrem no bairro Jardim Eldorado em Vilhena

Gatos são envenenados e morrem no bairro Jardim Eldorado em Vilhena

Moradora denuncia possível uso de estricnina após dois animais apresentarem convulsões e morrerem antes de receber atendimento veterinário.
10
Ex-morador de Vilhena é morto em Mato Grosso e corpo é ocultado duas vezes

Ex-morador de Vilhena é morto em Mato Grosso e corpo é ocultado duas vezes

Trabalhador foi assassinado a facadas em Tangará da Serra, onde atuava em uma obra, e teve o corpo enterrado em dois locais diferentes para dificultar as investigações policiais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Conab divulga produtos com desconto no Pronaf em fevereiro

Lista oficial do PGPAF aponta percentuais de redução nas parcelas para agricultores familiares, válida de 10 de fevereiro a 9 de março.
L
Fios e carregadores ampliam acidentes elétricos com pets em ambientes residenciais

Fios e carregadores ampliam acidentes elétricos com pets em ambientes residenciais

Organização dos cabos e supervisão reduzem risco de queimaduras internas e complicações cardíacas
L
Volta às aulas: rede municipal de Jaru inicia ano letivo

Volta às aulas: rede municipal de Jaru inicia ano letivo

Mais de 5,5 mil estudantes retornam às salas na segunda-feira (09), com escolas preparadas e transporte organizado para 2026.
L
Jaru amplia vacinação contra gripe para toda população

Jaru amplia vacinação contra gripe para toda população

Imunização contra Influenza está liberada para moradores a partir de 6 meses e disponível em todas as unidades de saúde do município.
L
RO-472: manutenção reforça tráfego em Ji-Paraná

RO-472: manutenção reforça tráfego em Ji-Paraná

Obras no perímetro urbano melhoram segurança viária, ampliam a durabilidade do pavimento e garantem mais conforto a motoristas e pedestres.
L
Concurso Seduc: governo alerta contra golpes

Concurso Seduc: governo alerta contra golpes

Orientações oficiais ensinam como identificar o site correto de inscrição e evitar fraudes financeiras no processo seletivo da Educação em Rondônia.
L
Motoristas de aplicativos fazem mega manifestação em Porto Velho

Motoristas de aplicativos fazem mega manifestação em Porto Velho

Protesto em frente à Urbano Norte reúne condutores que cobram reajuste no valor das corridas e melhores condições de remuneração pelas plataformas.
L
PS UNIR 2026: resultado final é divulgado

PS UNIR 2026: resultado final é divulgado

Universidade Federal de Rondônia publica classificação geral e abre prazo obrigatório para manifestação de interesse dos candidatos entre 6 e 8 de fevereiro.
L
Porto Velho Shopping lança cartela de prêmios

Porto Velho Shopping lança cartela de prêmios

Programa aMais traz novos desafios com descontos em gastronomia, beleza e lazer, além de ação especial de Carnaval com benefícios exclusivos para os clientes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.