SEGUNDA-FEIRA, 24/11/2025

Em destaque

L

Saúde

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa

Das mais de 6,3 milhões de doses distribuídas, 3,2 foram aplicadas

Por PAULA LABOISSIÈRE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Um ano após o início da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), a procura pelo imunizante no país está bem abaixo do esperado. De fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, 6.370.966 doses foram distribuídas. A Rede Nacional de Dados em Saúde, entretanto, indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pela pasta.

A faixa etária, de acordo com o ministério, concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas, grupo para o qual o imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal utilizado pela pasta é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Entenda

Em janeiro de 2024, 521 municípios foram inicialmente selecionados para iniciar a imunização contra a dengue na rede pública já em fevereiro. As cidades compunham 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença e atendiam a três critérios: municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e maior predominância do sorotipo 2.

Atualmente, todas unidades federativas recebem doses contra a dengue. Os critérios de distribuição, definidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), seguem recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). Foram selecionadas regiões de saúde com municípios de grande porte, alta transmissão nos últimos 10 anos e/ou altas taxas de infecção nos últimos meses.

A definição de um público-alvo e de regiões prioritárias, segundo o ministério, se fez necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo fabricante. A primeira remessa, por exemplo, chegou ao Brasil em janeiro do ano passado e contava com apenas cerca de 757 mil doses. A pasta adquiriu todo o quantitativo disponibilizado pelo fabricante para 2024 – 5,2 milhões de doses e contratou 9 milhões de doses para 2025.

Prioridade para o SUS

Em comunicado divulgado no ano passado, a Takeda informou a decisão de priorizar o atendimento de pedidos feitos pelo ministério para o fornecimento de doses da Qdenga. De acordo com a nota, o laboratório suspendeu a assinatura de contratos diretos com estados e municípios e limitou o fornecimento da vacina na rede privada, suprindo apenas o quantitativo necessário para que pessoas que tomaram a primeira dose completassem o esquema vacinal com a segunda dose.

“Em linha com o princípio da equidade na saúde, a Takeda está comprometida em apoiar as autoridades de saúde, portanto, seus esforços estão voltados para atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal definida pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações que considera faixa etária e regiões para receberem a vacina. Conforme já anunciado, temos garantida a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para o ano de 2025.”

Vacina

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Anvisa em março de 2023. Na prática, o processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro do mesmo ano, o ministério anunciou a incorporação do imunizante ao SUS.

Em 2024, o imunizante também foi pré-qualificado pela OMS. A entidade define a Qdenga como uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue e recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em locais com alta transmissão da doença.

“A pré-qualificação é um passo importante na expansão do acesso global a vacinas contra a dengue, uma vez que torna a dose elegível para aquisição por parte de agências da ONU [Organização das Nações Unidas], incluindo o Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] e a Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]”, avalis, à época, o diretor de regulação e Pré-qualificação da OMS, Rogerio Gaspar.

“Com apenas duas vacinas contra a dengue pré-qualificadas até o momento, esperamos que mais desenvolvedores de vacinas se apresentem para avaliação, para que possamos garantir que as doses cheguem a todas as comunidades que necessitam delas”, completou. A outra dose pré-qualificada é a da Sanofi Pasteur.

Alerta

No mês passado, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue. A entidade destacou que o imunizante está disponível, atualmente, para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil cidades nas quais a doença é mais frequente e que apenas metade das doses distribuídas pelo ministério para estados e municípios foi aplicada.

O alerta acompanha ações recentes de prevenção e monitoramento do Ministério da Saúde e chega em um momento de preocupação por conta da detecção do sorotipo 3 da dengue em diversas localidades. O sorotipo, de acordo com o ministério, não circula no país de forma predominante desde 2008 e, portanto, grande parte da população está suscetível à infecção.

Procurada pela Agência Brasil, a pasta informou que a baixa disponibilidade para aquisição da Qdenga faz com que a vacinação não seja a principal estratégia do governo contra a doença. O ministério destacou ainda o lançamento do Plano de Ação para Redução da Dengue e Outras Arboviroses, que prevê a intensificação do controle vetorial do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

No início de janeiro de 2025, o ministério voltou a instalar o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), com o objetivo de ampliar o monitoramento de arboviroses no Brasil.

Números

Em 2024, o país registrou a pior epidemia de dengue, com 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes por causa do vírus. Em 2025, o Painel de Monitoramento das Arboviroses já registra 230.191 casos prováveis da doença e 67 mortes confirmadas, além de 278 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência, neste momento, é de 108 casos para cada 100 mil habitantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

USF Três Marias promove ação com grupos de motociclistas para reforçar prevenção ao câncer de próstata

USF Três Marias promove ação com grupos de motociclistas para reforçar prevenção ao câncer de próstata

Atividade do Novembro Azul reuniu integrantes dos grupos Claveiras e Insanos e destacou a importância do exame preventivo
L
Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Ação na Fhemeron reúne doadores, equipes de saúde e voluntários em manhã dedicada ao acolhimento e à conscientização
L
Pacientes de mastectomia passam a ter direito à fisioterapia

Pacientes de mastectomia passam a ter direito à fisioterapia

Lei garante assistência fisioterapêutica e reconstrução mamária para pacientes de câncer submetidos à mastectomia.
L
Crea-RO promove palestra sobre prevenção no Outubro Rosa e Novembro Azul

Crea-RO promove palestra sobre prevenção no Outubro Rosa e Novembro Azul

Ação em Porto Velho reforçou cuidados com câncer de mama e próstata.
L
Imunização contra a gripe é reforçada em Porto Velho neste sábado (22)

Imunização contra a gripe é reforçada em Porto Velho neste sábado (22)

Ação do Dia D amplia cobertura vacinal a vários pontos da capital
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nova 364 terá 20 pontos de intervenção na rodovia até sábado

Frentes de trabalho irão operar em Pare e Siga entre Vilhena, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Ariquemes e Ji-Paraná
L

Leitura Finalizada: Um Experimento de Amor em Nova York — romance lento, mas envolvente

Spin-off de Uma Farsa de Amor na Espanha, novo livro de Elena Armas entrega romance lento, divertido e apaixonante com personagens cativantes.
L

Alerta em Rondônia: Inpe e CPTEC preveem chuvas intensas para os dias 25 e 26

A partir do norte de Porto Velho, áreas das regiões sudoeste e sudeste serão progressivamente afetadas por chuvas de nível 2 e 3. Esta última, com precipitações mais preocupantes no noroeste, aumenta a possibilidade de ocorrência em setores da capital.
L
Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Prazo final para novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Defesa tem até o fim desta segunda-feira para apresentar embargos de declaração.
L
Horóscopo de sábado, 22/11/2025: veja o que os astros reservam para cada signo

Horóscopo de segunda-feira, 24/11/2025: confira o que os astros revelam para cada signo

A segunda-feira, 24 de novembro de 2025, inicia a semana com uma combinação energética voltada para foco, reorganização e decisões importantes.
L
Publicidade
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Santander abre vagas para assessores de investimentos em RO

Novo ciclo de contratações reforça atuação do Santander AAA no estado.
L
CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

CNU: governo autoriza nomeação de 303 aprovados para vagas extras

O Ministério da Gestão e da Inovação autorizou o preenchimento de 303 vagas extras para diversos órgãos federais, incluindo IBGE e Funai. A efetivação das nomeações depende da comprovação de adequação orçamentária.
L
Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Jirau Energia abre inscrições para trainee 2026

Programa oferece vagas em Rondônia e Rio de Janeiro para jovens profissionais.
L
Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Ji-Paraná lidera oferta de empregos em Rondônia

Estado registra 2.913 vagas e Ji-Paraná se destaca com 147 oportunidades nesta semana.
L
Quase Metade dos Aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 Concorre por Cotas

Quase metade dos aprovados para 2ª Fase do CNU 2025 concorre por cotas

O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) tem 46,06% dos classificados para a prova discursiva concorrendo por meio de cotas, totalizando 19.577 candidatos que disputam as vagas reservadas a ações afirmativas no certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa cobra melhorias no atendimento da Sefin em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa cobra melhorias no atendimento da Sefin em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca reclamações de empresários da Pérola do Mamoré e pede reforço urgente no quadro da Secretaria de Finanças
L
Bagattoli entrega maquinário para apoiar pequenos produtores de Vilhena

Bagattoli entrega maquinário para apoiar pequenos produtores de Vilhena

Senador entrega três tratores e duas carregadeiras e investe na capacitação técnica de associações rurais do município.
L
Vereador Dr. Gilber e Seinfra vistoriam Estrada dos Cartolas e pedem melhorias urgentes

Vereador Dr. Gilber e Seinfra vistoriam Estrada dos Cartolas e pedem melhorias urgentes

O objetivo foi atestar as condições precárias do local e solicitar o encascalhamento e a compactação imediata da via.
L
Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Primeira Turma do STF forma maioria para manter prisão de Bolsonaro

Os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente, que foi detido após tentar violar a tornozeleira eletrônica. A ministra Cármen Lúcia tem até as 20h para concluir o julgamento virtual.
L
Lula defende soberania digital e justiça na cadeia de minerais críticos no G20

Lula defende soberania digital e justiça na cadeia de minerais críticos no G20

Em Joanesburgo, Lula alerta para o risco de colonialismo digital e reforça que países com reservas minerais devem ter protagonismo na transição energética.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Motociclista morre em grave acidente próximo de Candeias do Jamari

Vítima não identificada sofreu queda na via rural e morreu antes da chegada do socorro.
18
Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

Polícia Civil localiza adolescente desaparecida e prende suspeito por estupro de vulnerável em Porto Velho

A Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) recebeu a comunicação do desaparecimento de uma jovem de 12 anos neste domingo (23). O trabalho de investigação resultou na localização da vítima e na prisão em flagrante do homem que a acompanhava.
16
Polícia Civil de Rondônia identifica cadáver no Amazonas com técnica de "luva cadavérica"

Polícia Civil de Rondônia identifica cadáver no Amazonas com técnica de “luva cadavérica”

O Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia (IICCECF) usou a técnica da “luva cadavérica” para obter as impressões digitais de um corpo em avançado estado de decomposição, encontrado no município de Camutama (AM). O confronto papiloscópico confirmou a identidade do indivíduo.
18
Suspeito é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em RO

Suspeito é preso por tentativa de homicídio e tráfico de drogas em RO

A Polícia Militar de Ji-Paraná prendeu um suspeito após ele atirar em um homem que buscou abrigo em uma igreja. Na residência do criminoso, que usava tornozeleira eletrônica, a PM encontrou arma artesanal, munições e uma balança de precisão, reforçando a suspeita de tráfico.
12
Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante a madrugada

Polícia Militar recupera motocicleta furtada durante a madrugada

Uma motocicleta Honda CG 160 Fan, furtada horas antes, foi localizada e recuperada pela Polícia Militar (PM) de Jaru na manhã deste domingo (23). O veículo foi encontrado abandonado após a denúncia de um morador.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Papai Noel dos Correios visita TJRO e mobiliza solidariedade

Papai Noel dos Correios visita TJRO e mobiliza solidariedade

Campanha convida magistrados e servidores a adotar cartinhas e tornar o Natal de crianças mais feliz.
L

Pela 2ª vez seguida, Sicredi conquista Selo de Prevenção a Fraudes

Reconhecimento, concedido pela Fin e Febraban, atesta rigor e excelência da instituição financeira cooperativa no combate a fraudes e golpes
L
CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia

CACB apresenta Agenda Empresarial 2030 com participação do Sebrae em Rondônia

Documento lançado na COP30 reúne propostas para conciliar crescimento econômico e preservação ambiental.
L
Toyota Etios XS 2013 Com Preço Acessível na Zé Veículos

Toyota Etios XS 2013 Com Preço Acessível na Zé Veículos

Economia e conforto para o seu dia a dia.
L
Projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva conscientização a alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio

Projeto Nossa Escola Contra a Dengue leva conscientização a alunos da Escola Municipal Pequeno Gênio

Ação educativa reforça prevenção ao Aedes aegypti e transforma crianças em multiplicadoras de informação
L
Onix LTZ 2016 em Excelente Estado na Zé Veículos

Onix LTZ 2016 em Excelente Estado na Zé Veículos

Conforto, economia e estilo para o seu dia a dia.
L
Sala do Empreendedor reforça apoio e agiliza serviços para abertura e regularização de negócios em Porto Velho

Sala do Empreendedor reforça apoio e agiliza serviços para abertura e regularização de negócios em Porto Velho

Espaço oferece orientação, capacitação, emissão de documentos e acesso ao crédito para empreendedores da capital
L

Requerimento da Licença e Outorga: CONSORCIO INFINITY

Licenças: Prévia L.P., Licença de Instalação L.I. e Licença de Operação L.O. – OUTORGAS de uso recursos hídricos
L
Coleta Itinerante reúne 198 voluntários e coleta 183 bolsas de sangue em São Miguel do Guaporé

Coleta Itinerante reúne 198 voluntários e coleta 183 bolsas de sangue em São Miguel do Guaporé

Ação do governo de Rondônia também registrou 12 novos cadastros de medula e reforçou estoques da hemorrede estadual
L
Selo Unicef: Porto Velho realiza o 1º Fórum Comunitário da edição 2025/2028

Selo Unicef: Porto Velho realiza o 1º Fórum Comunitário da edição 2025/2028

Evento reúne comunidade e gestores para aprovar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.