QUINTA-FEIRA, 18/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa

Das mais de 6,3 milhões de doses distribuídas, 3,2 foram aplicadas

Por PAULA LABOISSIÈRE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Um ano após o início da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), a procura pelo imunizante no país está bem abaixo do esperado. De fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, 6.370.966 doses foram distribuídas. A Rede Nacional de Dados em Saúde, entretanto, indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pela pasta.

A faixa etária, de acordo com o ministério, concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas, grupo para o qual o imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal utilizado pela pasta é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Entenda

Em janeiro de 2024, 521 municípios foram inicialmente selecionados para iniciar a imunização contra a dengue na rede pública já em fevereiro. As cidades compunham 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença e atendiam a três critérios: municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e maior predominância do sorotipo 2.

Atualmente, todas unidades federativas recebem doses contra a dengue. Os critérios de distribuição, definidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), seguem recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). Foram selecionadas regiões de saúde com municípios de grande porte, alta transmissão nos últimos 10 anos e/ou altas taxas de infecção nos últimos meses.

A definição de um público-alvo e de regiões prioritárias, segundo o ministério, se fez necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo fabricante. A primeira remessa, por exemplo, chegou ao Brasil em janeiro do ano passado e contava com apenas cerca de 757 mil doses. A pasta adquiriu todo o quantitativo disponibilizado pelo fabricante para 2024 – 5,2 milhões de doses e contratou 9 milhões de doses para 2025.

Prioridade para o SUS

Em comunicado divulgado no ano passado, a Takeda informou a decisão de priorizar o atendimento de pedidos feitos pelo ministério para o fornecimento de doses da Qdenga. De acordo com a nota, o laboratório suspendeu a assinatura de contratos diretos com estados e municípios e limitou o fornecimento da vacina na rede privada, suprindo apenas o quantitativo necessário para que pessoas que tomaram a primeira dose completassem o esquema vacinal com a segunda dose.

“Em linha com o princípio da equidade na saúde, a Takeda está comprometida em apoiar as autoridades de saúde, portanto, seus esforços estão voltados para atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal definida pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações que considera faixa etária e regiões para receberem a vacina. Conforme já anunciado, temos garantida a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para o ano de 2025.”

Vacina

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Anvisa em março de 2023. Na prática, o processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro do mesmo ano, o ministério anunciou a incorporação do imunizante ao SUS.

Em 2024, o imunizante também foi pré-qualificado pela OMS. A entidade define a Qdenga como uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue e recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em locais com alta transmissão da doença.

“A pré-qualificação é um passo importante na expansão do acesso global a vacinas contra a dengue, uma vez que torna a dose elegível para aquisição por parte de agências da ONU [Organização das Nações Unidas], incluindo o Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] e a Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]”, avalis, à época, o diretor de regulação e Pré-qualificação da OMS, Rogerio Gaspar.

“Com apenas duas vacinas contra a dengue pré-qualificadas até o momento, esperamos que mais desenvolvedores de vacinas se apresentem para avaliação, para que possamos garantir que as doses cheguem a todas as comunidades que necessitam delas”, completou. A outra dose pré-qualificada é a da Sanofi Pasteur.

Alerta

No mês passado, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue. A entidade destacou que o imunizante está disponível, atualmente, para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil cidades nas quais a doença é mais frequente e que apenas metade das doses distribuídas pelo ministério para estados e municípios foi aplicada.

O alerta acompanha ações recentes de prevenção e monitoramento do Ministério da Saúde e chega em um momento de preocupação por conta da detecção do sorotipo 3 da dengue em diversas localidades. O sorotipo, de acordo com o ministério, não circula no país de forma predominante desde 2008 e, portanto, grande parte da população está suscetível à infecção.

Procurada pela Agência Brasil, a pasta informou que a baixa disponibilidade para aquisição da Qdenga faz com que a vacinação não seja a principal estratégia do governo contra a doença. O ministério destacou ainda o lançamento do Plano de Ação para Redução da Dengue e Outras Arboviroses, que prevê a intensificação do controle vetorial do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

No início de janeiro de 2025, o ministério voltou a instalar o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), com o objetivo de ampliar o monitoramento de arboviroses no Brasil.

Números

Em 2024, o país registrou a pior epidemia de dengue, com 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes por causa do vírus. Em 2025, o Painel de Monitoramento das Arboviroses já registra 230.191 casos prováveis da doença e 67 mortes confirmadas, além de 278 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência, neste momento, é de 108 casos para cada 100 mil habitantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

Especialista diz que é cedo para alarme com vírus K no Brasil

A variante do influenza detectada no Pará é considerada um caso importado e não indica a existência de um surto ou transmissão local no país.
L
Unaids afirma que combate às desigualdades é chave para reduzir pandemias

Unaids afirma que combate às desigualdades é chave para reduzir pandemias

O relatório lançado em português destaca que as disparidades sociais alimentam um ciclo vicioso, tornando surtos como o de Covid-19 e Aids mais longos e letais.
L
Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Vacina contra bronquiolite passa a ser ofertada na rede municipal de saúde de Jaru

Imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.
L

Vacina contra bronquiolite começa a ser aplicada em gestantes em Jaru

Imunização contra a bronquiolite estará disponível a partir de quinta-feira (18) para gestantes com 28 semanas de gravidez na rede municipal de saúde.
L
Em 2025, governo de Rondônia amplia acesso à saúde e fortalece rede hospitalar em todo o estado

Em 2025, governo de Rondônia amplia acesso à saúde e fortalece rede hospitalar em todo o estado

Investimentos em cirurgias, hospitais, exames especializados e infraestrutura marcam um ano de avanços históricos na saúde pública.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

Senado aprova política nacional de incentivo à formação de professores

O projeto de lei que institui bolsas para estudantes de licenciatura e apoio financeiro para docentes em áreas carentes segue para sanção presidencial.
L
Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Laudo da PF confirma que Bolsonaro tentou violar tornozeleira com solda

Peritos federais identificaram danos grosseiros no equipamento eletrônico após o ex-presidente confessar a tentativa de rompimento durante sua prisão domiciliar.
L
Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

Senado aprova redução de pena para condenados pelo 8 de janeiro

O projeto de lei que altera o cálculo das punições para atos antidemocráticos segue para sanção presidencial após receber 48 votos favoráveis nesta quarta-feira.
L
STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

STF garante benefício do INSS para vítimas de violência doméstica

O Supremo Tribunal Federal validou nesta terça-feira o direito de mulheres afastadas do trabalho por violência doméstica receberem auxílio financeiro por até seis meses.
L
Filmes brasileiros avançam para a lista de finalistas do Oscar 2026

Filmes brasileiros avançam para a lista de finalistas do Oscar 2026

Três produções nacionais seguem na disputa pela estatueta, com destaque para o longa de Kleber Mendonça Filho e o documentário de Petra Costa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bagattoli vota a favor de projeto que reduz penas do 8 de Janeiro e defende justiça às famílias

Bagattoli vota a favor de projeto que reduz penas do 8 de Janeiro e defende justiça às famílias

Senador afirma que texto aprovado representa avanço para corrigir punições consideradas desproporcionais.
L
Jair Bolsonaro solicita autorização para fisioterapia na prisão

Jair Bolsonaro solicita autorização para fisioterapia na prisão

A defesa do ex-presidente argumenta que as sessões diárias são necessárias para a manutenção do condicionamento físico e readequação postural durante o cumprimento da pena.
L
STF torna réus acusados de tentar explodir bomba no Aeroporto de Brasília

STF torna réus acusados de tentar explodir bomba no Aeroporto de Brasília

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu por unanimidade abrir ação penal contra três homens envolvidos na tentativa de atentado ocorrida em dezembro de 2022.
L
Lula defende que combate à violência contra a mulher seja prioridade

Lula defende que combate à violência contra a mulher seja prioridade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou os poderes Judiciário e Legislativo para criar medidas conjuntas e destacou a importância da educação nas escolas.
L
Pedro Fernandes defende estado de calamidade para o leite e propõe CPI em audiência pública em Ariquemes

Pedro Fernandes defende estado de calamidade para o leite e propõe CPI em audiência pública em Ariquemes

O deputado defende estado de calamidade para o leite e abertura de CPI durante audiência pública que debateu a crise do preço do leite em Rondônia.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

Início de incêndio em residência abandonada mobiliza Bombeiros

O imóvel localizado na rua Sena Madureira foi alvo de chamas em três pontos distintos, levantando suspeitas de que o fogo tenha sido provocado de forma criminosa.
10
Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

Motociclista sofre fratura na clavícula após colisão em cruzamento

O acidente envolvendo uma motocicleta e um utilitário ocorreu no cruzamento da rua Xapuri com a T-04, mobilizando equipes de trânsito e socorro médico.
14
Acidente entre motocicleta e ônibus escolar deixa jovem morto em RO

Acidente entre motocicleta e ônibus escolar deixa jovem morto em RO

Pedro Henrique Sampaio Santana, de 23 anos, não resistiu aos ferimentos após colidir com veículo de transporte de alunos no centro da cidade.
18
Homem confessa ter arrastado corpo de conhecido para rua em Santa Luzia d’Oeste

Homem confessa ter arrastado corpo de conhecido para rua em Santa Luzia d’Oeste

Valdemir Rodrigues da Silva foi encontrado sem vida em via pública após o morador de uma residência confessar ter arrastado o corpo para fora do imóvel.
18
Homem é preso por estelionato após comprar carro com dados falsos

Homem é preso por estelionato após comprar carro com dados falsos

O suspeito foi localizado escondido em uma residência em Rolim de Moura depois que a vítima divulgou imagens do veículo nas redes sociais.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programação natalina no Parque da Cidade reúne torcedores e movimenta a economia

Programação natalina no Parque da Cidade reúne torcedores e movimenta a economia

Telões para a final do Mundial de Clubes atraíram público, fortaleceram o lazer e impulsionaram vendas.
L
Dois acidentes com caminhões são registrados próximos a Vilhena

Dois acidentes com caminhões são registrados próximos a Vilhena

Colisões ocorreram nas rodovias BR-174 e BR-364 em um intervalo de menos de 24 horas, resultando em danos materiais severos nos veículos.
16
Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Deputados aprovam projeto que valoriza o artesanato produzido em Rondônia

Lei obriga uso do “fazer rondoniense” como presente institucional em eventos oficiais.
L
Governo de Rondônia forma 70 alunos de oito cursos técnicos em Porto Velho

Governo de Rondônia forma 70 alunos de oito cursos técnicos em Porto Velho

Cerimônia reforça papel do ensino profissionalizante na geração de emprego e incentivo ao empreendedorismo.
L
Governo de Rondônia amplia monitoramento ambiental com lançamento da Sala de Situação

Governo de Rondônia amplia monitoramento ambiental com lançamento da Sala de Situação

Ferramenta reúne dados em tempo real para reforçar combate a incêndios e apoiar decisões estratégicas.
L
ARDPV publica planejamento estratégico para o período de 2026 a 2029

ARDPV publica planejamento estratégico para o período de 2026 a 2029

Documento define metas, prioridades e diretrizes para orientar a atuação da Agência nos próximos anos.
L
Venezuela solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU

Venezuela solicita reunião do Conselho de Segurança da ONU

O governo de Nicolás Maduro acusa os Estados Unidos de agressão contínua após nova ordem de bloqueio a petroleiros sancionados.
L
Obra de drenagem muda realidade de moradores no bairro Lagoa

Obra de drenagem muda realidade de moradores no bairro Lagoa

Intervenção da Prefeitura de Porto Velho reduz alagamentos e melhora qualidade de vida.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.