TERÇA-FEIRA, 12/08/2025
Publicidade
SICRED

L

Saúde

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa

Das mais de 6,3 milhões de doses distribuídas, 3,2 foram aplicadas

Por PAULA LABOISSIÈRE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Um ano após o início da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), a procura pelo imunizante no país está bem abaixo do esperado. De fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, 6.370.966 doses foram distribuídas. A Rede Nacional de Dados em Saúde, entretanto, indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pela pasta.

A faixa etária, de acordo com o ministério, concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas, grupo para o qual o imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal utilizado pela pasta é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Entenda

Em janeiro de 2024, 521 municípios foram inicialmente selecionados para iniciar a imunização contra a dengue na rede pública já em fevereiro. As cidades compunham 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença e atendiam a três critérios: municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e maior predominância do sorotipo 2.

Atualmente, todas unidades federativas recebem doses contra a dengue. Os critérios de distribuição, definidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), seguem recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). Foram selecionadas regiões de saúde com municípios de grande porte, alta transmissão nos últimos 10 anos e/ou altas taxas de infecção nos últimos meses.

A definição de um público-alvo e de regiões prioritárias, segundo o ministério, se fez necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo fabricante. A primeira remessa, por exemplo, chegou ao Brasil em janeiro do ano passado e contava com apenas cerca de 757 mil doses. A pasta adquiriu todo o quantitativo disponibilizado pelo fabricante para 2024 – 5,2 milhões de doses e contratou 9 milhões de doses para 2025.

Prioridade para o SUS

Em comunicado divulgado no ano passado, a Takeda informou a decisão de priorizar o atendimento de pedidos feitos pelo ministério para o fornecimento de doses da Qdenga. De acordo com a nota, o laboratório suspendeu a assinatura de contratos diretos com estados e municípios e limitou o fornecimento da vacina na rede privada, suprindo apenas o quantitativo necessário para que pessoas que tomaram a primeira dose completassem o esquema vacinal com a segunda dose.

“Em linha com o princípio da equidade na saúde, a Takeda está comprometida em apoiar as autoridades de saúde, portanto, seus esforços estão voltados para atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal definida pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações que considera faixa etária e regiões para receberem a vacina. Conforme já anunciado, temos garantida a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para o ano de 2025.”

Vacina

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Anvisa em março de 2023. Na prática, o processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro do mesmo ano, o ministério anunciou a incorporação do imunizante ao SUS.

Em 2024, o imunizante também foi pré-qualificado pela OMS. A entidade define a Qdenga como uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue e recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em locais com alta transmissão da doença.

“A pré-qualificação é um passo importante na expansão do acesso global a vacinas contra a dengue, uma vez que torna a dose elegível para aquisição por parte de agências da ONU [Organização das Nações Unidas], incluindo o Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] e a Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]”, avalis, à época, o diretor de regulação e Pré-qualificação da OMS, Rogerio Gaspar.

“Com apenas duas vacinas contra a dengue pré-qualificadas até o momento, esperamos que mais desenvolvedores de vacinas se apresentem para avaliação, para que possamos garantir que as doses cheguem a todas as comunidades que necessitam delas”, completou. A outra dose pré-qualificada é a da Sanofi Pasteur.

Alerta

No mês passado, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue. A entidade destacou que o imunizante está disponível, atualmente, para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil cidades nas quais a doença é mais frequente e que apenas metade das doses distribuídas pelo ministério para estados e municípios foi aplicada.

O alerta acompanha ações recentes de prevenção e monitoramento do Ministério da Saúde e chega em um momento de preocupação por conta da detecção do sorotipo 3 da dengue em diversas localidades. O sorotipo, de acordo com o ministério, não circula no país de forma predominante desde 2008 e, portanto, grande parte da população está suscetível à infecção.

Procurada pela Agência Brasil, a pasta informou que a baixa disponibilidade para aquisição da Qdenga faz com que a vacinação não seja a principal estratégia do governo contra a doença. O ministério destacou ainda o lançamento do Plano de Ação para Redução da Dengue e Outras Arboviroses, que prevê a intensificação do controle vetorial do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

No início de janeiro de 2025, o ministério voltou a instalar o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), com o objetivo de ampliar o monitoramento de arboviroses no Brasil.

Números

Em 2024, o país registrou a pior epidemia de dengue, com 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes por causa do vírus. Em 2025, o Painel de Monitoramento das Arboviroses já registra 230.191 casos prováveis da doença e 67 mortes confirmadas, além de 278 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência, neste momento, é de 108 casos para cada 100 mil habitantes.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Ministro Flávio Dino garante auxílio para vítimas do vírus Zika

Decisão do STF assegura o pagamento de pensão vitalícia e indenização de R$ 50 mil no auxílio para vítimas do Zika.
L
Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Prefeitura de Porto Velho oferece cadeira facilitadora de parto natural na rede pública de saúde

Equipamento inovador criado por psicóloga local está disponível na Maternidade Municipal Mãe Esperança para humanizar o parto no SUS.
L
Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

Resultados de vacina experimental contra o câncer de pâncreas são promissores

O imunizante, considerado de prateleira, estimulou o sistema imunológico a combater a mutação KRAS, um alvo da vacina experimental contra o câncer.
L
Método Canguru no Hospital de Base fortalece vínculo e melhora saúde de bebês prematuros

Método Canguru no Hospital de Base fortalece vínculo e melhora saúde de bebês prematuros

Em Porto Velho, o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro é referência no Método Canguru, que aproxima família e recém-nascidos por meio do contato pele a pele.
L
Governo de Rondônia reforça serviços de saúde indígena no Dia Internacional dos Povos Indígenas

Governo de Rondônia reforça serviços de saúde indígena no Dia Internacional dos Povos Indígenas

No Hospital Regional Dr. Júlio Pérez, em Guajará-Mirim, mais de 100 atendimentos já foram realizados para comunidades indígenas desde março.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

BR-319: o veto à flexibilização de 66 trechos do PL Ambiental contraria a pretensão de políticos e demonstra a necessidade de respeitar a legislação vigente

Com o veto, reconstrução asfáltica dos 400 km da BR-319 deverá seguir os trâmites legais.
L

Nota de pesar: Breno Jeferson Davy Malheiros

Homenagem a Breno Jeferson Davy Malheiros, missionário dedicado e exemplo de fé, que partiu aos 31 anos deixando um legado de amor e inspiração.
L
JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

JUABP e Az de Ouro vencem categorias adultas do 41º Arraial Flor do Maracujá em Porto Velho

Evento reuniu mais de 100 mil pessoas, movimentou R$ 1 milhão e celebrou tradições juninas com quadrilhas e bois-bumbás mirins e adultos.
L
Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pix brasileiro já é aceito em destinos internacionais como EUA, Argentina e Portugal

Pagamento via Pix, criado pelo Banco Central, conquista o exterior e já funciona em países da América do Sul, Europa e Estados Unidos.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa declara apoio ao Ciretran de Guajará-Mirim e busca melhorias no atendimento

Deputada Dra. Taíssa reforça compromisso com o Ciretran de Guajará-Mirim e atua para garantir valorização dos servidores e avanços no serviço público
L
Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Dra. Taíssa visita Conselho Tutelar de Guajará-Mirim e discute melhorias para atendimento à infância

Parlamentar reforçou compromisso em buscar junto ao governo estadual avanços na infraestrutura e nas condições de trabalho dos conselheiros tutelares.
L

Deputada Sílvia Cristina entrega Capela Mortuária em Pimenteiras do Oeste

Espaço construído com recursos da parlamentar homenageia vereador Ramon Lima das Neves e oferece mais conforto às famílias no momento de despedida.
L
Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Pedro Fernandes entrega duas pontes na Linha C-35 e fortalece produção rural em Monte Negro

Estruturas sobre os rios Massangana e Cutia garantem mais segurança, mobilidade e escoamento agrícola no Vale do Jamari
L
Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

Deputado Coronel Chrisóstomo apoia etapa do 5º Regional Norte de Motocross em Itapuã do Oeste

O deputado Coronel Chrisóstomo foi representado por seu gabinete itinerante na 5ª etapa do Regional Norte de Motocross, em Itapuã do Oeste, reforçando seu apoio ao evento e a sua comunicação com a população local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Força Tática do 9º BPM prende “Porcão” condenado a 14 anos de prisão na zona Sul de Porto Velho

Força Tática do 9º BPM prende “Porcão” condenado a 14 anos de prisão na zona Sul de Porto Velho

Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito e a motocicleta não possuía restrições.
10
Mototáxi e ciclista ficam feridos em colisão frontal na Avenida Mamoré

Mototáxi e ciclista ficam feridos em colisão frontal na Avenida Mamoré

Batida ocorreu à noite, no bairro Esperança da Comunidade, em Porto Velho; vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas à UPA Leste.
12

TRÁFICO DE DROGAS | PRF apreende 16 kg de cocaína em carro acidentado transportado por cegonha em Rondônia

Apreensão ocorreu em Ji-Paraná, no KM 352 da BR-364; droga estava escondida em veículo com parte dianteira danificada e airbags acionados.
10
Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Governo de Rondônia reduz homicídios em 17,2% com ações integradas de segurança

Estado acompanha tendência positiva da Região Norte e aposta em inteligência, prevenção e investimentos estratégicos para reduzir crimes letais.
L
Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Polícia apreende motocicleta roubada durante operação em Guajará-Mirim

Veículo com restrição de furto e roubo foi encontrado em estabelecimento comercial na zona rural da cidade.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Rondônia reabre inscrições do programa Vencer com 3 mil vagas em 32 cursos profissionalizantes

Inscrições começam nesta terça-feira (12) e seguem até 31 de agosto; participantes recebem material, auxílio financeiro e kit profissional.
L
prefeitura-de-porto-velho-lanca-projeto-piloto-lanche-extra-para-ampliar-alimentacao-escolar

Prefeitura de Porto Velho lança projeto-piloto “Lanche Extra” para ampliar alimentação escolar

Programa garante lanche complementar a todos os alunos, com cardápio adaptado e incentivo à agricultura familiar.
L
Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

Presidente Lula destaca combate à evasão na entrega do Prêmio MEC da Educação

A cerimônia do Prêmio MEC da Educação celebrou 116 projetos e teve a participação de estudantes, escolas e municípios de todo o país.
L

Recebimento da Licença de Operação: Madeireira São Lourenço LTDA – EPP

Licença de Operação Nº 159200/COLMAM/SEDAM
L
diploma de pós-graduação

Estudante recebe R$ 6 mil de indenização após esperar 4 anos por diploma de pós-graduação

TJMG manteve condenação contra a Pitágoras por atraso na emissão de certificado de MBA concluído em 2018.
L
Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

Jubileu de Ouro da Biblioteca Municipal Francisco Meireles: um marco de cultura e aprendizado

A celebração do Jubileu de Ouro da Biblioteca marca 50 anos de história e destaca a colaboração com a AJEB-RO.
L
Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Mulher é atacada a terçado pelo ex-namorado em Porto Velho

Uma mulher atacada a terçado pelo ex-namorado sofreu um corte no pé esquerdo, após ser agredida no bairro Santa Bárbara.
16
PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

PRF em Rondônia prende 8 pessoas em flagrante neste final de semana

Ocorrências aconteceram em Vilhena, Jaru, Itapuã do Oeste, Porto Velho e Ariquemes
10

Horta de Zeca Pagodinho combate fome e gera emprego em Xerém, no RJ

Cantor cede terreno de 8 mil m² para projeto que vai produzir até 40 toneladas de alimentos por ano, beneficiando famílias e criando empregos.
L
IPVA de graça para idosos com deficiência

IPVA de graça para idosos com deficiência; veja como solicitar a isenção

Benefício vale para idosos com limitações funcionais ou doenças que se enquadrem como PCD, mediante laudo médico e requisitos estaduais
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.