TERÇA-FEIRA, 24/02/2026

Em destaque

L

Saúde

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa

Das mais de 6,3 milhões de doses distribuídas, 3,2 foram aplicadas

Por PAULA LABOISSIÈRE - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Dengue: um ano após início da imunização, procura por vacina é baixa
ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL

Um ano após o início da vacinação contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS), a procura pelo imunizante no país está bem abaixo do esperado. De fevereiro de 2024 a janeiro de 2025, 6.370.966 doses foram distribuídas. A Rede Nacional de Dados em Saúde, entretanto, indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, grupo-alvo definido pela pasta.

A faixa etária, de acordo com o ministério, concentra o maior número de hospitalizações por dengue depois de pessoas idosas, grupo para o qual o imunizante Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, não foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O esquema vacinal utilizado pela pasta é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

Entenda

Em janeiro de 2024, 521 municípios foram inicialmente selecionados para iniciar a imunização contra a dengue na rede pública já em fevereiro. As cidades compunham 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença e atendiam a três critérios: municípios de grande porte, com mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue no período 2023-2024; e maior predominância do sorotipo 2.

Atualmente, todas unidades federativas recebem doses contra a dengue. Os critérios de distribuição, definidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), seguem recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI). Foram selecionadas regiões de saúde com municípios de grande porte, alta transmissão nos últimos 10 anos e/ou altas taxas de infecção nos últimos meses.

A definição de um público-alvo e de regiões prioritárias, segundo o ministério, se fez necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo fabricante. A primeira remessa, por exemplo, chegou ao Brasil em janeiro do ano passado e contava com apenas cerca de 757 mil doses. A pasta adquiriu todo o quantitativo disponibilizado pelo fabricante para 2024 – 5,2 milhões de doses e contratou 9 milhões de doses para 2025.

Prioridade para o SUS

Em comunicado divulgado no ano passado, a Takeda informou a decisão de priorizar o atendimento de pedidos feitos pelo ministério para o fornecimento de doses da Qdenga. De acordo com a nota, o laboratório suspendeu a assinatura de contratos diretos com estados e municípios e limitou o fornecimento da vacina na rede privada, suprindo apenas o quantitativo necessário para que pessoas que tomaram a primeira dose completassem o esquema vacinal com a segunda dose.

“Em linha com o princípio da equidade na saúde, a Takeda está comprometida em apoiar as autoridades de saúde, portanto, seus esforços estão voltados para atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal definida pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações que considera faixa etária e regiões para receberem a vacina. Conforme já anunciado, temos garantida a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para o ano de 2025.”

Vacina

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Anvisa em março de 2023. Na prática, o processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro do mesmo ano, o ministério anunciou a incorporação do imunizante ao SUS.

Em 2024, o imunizante também foi pré-qualificado pela OMS. A entidade define a Qdenga como uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus causador da dengue e recomenda que a dose seja aplicada em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos em locais com alta transmissão da doença.

“A pré-qualificação é um passo importante na expansão do acesso global a vacinas contra a dengue, uma vez que torna a dose elegível para aquisição por parte de agências da ONU [Organização das Nações Unidas], incluindo o Unicef [Fundo das Nações Unidas para a Infância] e a Opas [Organização Pan-Americana da Saúde]”, avalis, à época, o diretor de regulação e Pré-qualificação da OMS, Rogerio Gaspar.

“Com apenas duas vacinas contra a dengue pré-qualificadas até o momento, esperamos que mais desenvolvedores de vacinas se apresentem para avaliação, para que possamos garantir que as doses cheguem a todas as comunidades que necessitam delas”, completou. A outra dose pré-qualificada é a da Sanofi Pasteur.

Alerta

No mês passado, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue. A entidade destacou que o imunizante está disponível, atualmente, para um grupo restrito de pessoas em 1,9 mil cidades nas quais a doença é mais frequente e que apenas metade das doses distribuídas pelo ministério para estados e municípios foi aplicada.

O alerta acompanha ações recentes de prevenção e monitoramento do Ministério da Saúde e chega em um momento de preocupação por conta da detecção do sorotipo 3 da dengue em diversas localidades. O sorotipo, de acordo com o ministério, não circula no país de forma predominante desde 2008 e, portanto, grande parte da população está suscetível à infecção.

Procurada pela Agência Brasil, a pasta informou que a baixa disponibilidade para aquisição da Qdenga faz com que a vacinação não seja a principal estratégia do governo contra a doença. O ministério destacou ainda o lançamento do Plano de Ação para Redução da Dengue e Outras Arboviroses, que prevê a intensificação do controle vetorial do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.

No início de janeiro de 2025, o ministério voltou a instalar o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), com o objetivo de ampliar o monitoramento de arboviroses no Brasil.

Números

Em 2024, o país registrou a pior epidemia de dengue, com 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes por causa do vírus. Em 2025, o Painel de Monitoramento das Arboviroses já registra 230.191 casos prováveis da doença e 67 mortes confirmadas, além de 278 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência, neste momento, é de 108 casos para cada 100 mil habitantes.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais dois casos de mpox são confirmados em Rondônia

Mais dois casos de mpox são confirmados em Rondônia

Estado soma cinco homens e uma adolescente de 16 anos entre os infectados; Agevisa confirma que novos diagnósticos ocorreram em Porto Velho.
L
Programa de capacitação em saúde mental para enfermeiros gera debate no SUS

Programa de capacitação em saúde mental para enfermeiros gera debate no SUS

Projeto experimental em Aracaju e Santos treina profissionais da atenção primária para casos leves; conselhos de classe alertam para limites de competência.
L
Programa de saúde mental treina enfermeiros e gera divergências

Programa de saúde mental treina enfermeiros e gera divergências

Projeto piloto capacita profissionais da atenção básica para casos leves e moderados; conselhos profissionais levantam dúvidas sobre limites de atuação.
L
Porto Velho inaugura Centro de Imunobiológicos

Porto Velho inaugura Centro de Imunobiológicos

Novo CIIE funciona no Centro de Especialidades Dr. Rafael Vaz e Silva e facilita vacinação de pacientes com comorbidades e moradores de distritos.
L
Porto Velho inicia vacinação em crianças nascidas na rede privada

Porto Velho inicia vacinação em crianças nascidas na rede privada

Reorganização do atendimento define aplicação de BCG e Hepatite B na Policlínica da capital de Porto Velho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia: 2.333 vagas abertas

Empregos em Rondônia somam 2.333 vagas nesta semana, com oportunidades para engenheiro civil, jovem aprendiz e cargos de liderança em vários municípios.
L
Governo Federal estuda viabilidade de Tarifa Zero no transporte público

Governo Federal estuda viabilidade de Tarifa Zero no transporte público

Ministro das Cidades afirma que modelo atual de financiamento está “falido” e aguarda análise econômica do Ministério da Fazenda para nova proposta.
L
IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

IBGE libera locais de prova para concurso com 9.590 vagas

Candidatos a agente e supervisor podem consultar endereço no site da FGV; exames ocorrem neste domingo em dois turnos diferentes.
L
Prosa & Pesquisa: Jennifer Alves Rates Gomes fala sobre pesquisa, ensino e formação crítica

Prosa & Pesquisa: Jennifer Alves Rates Gomes fala sobre pesquisa, ensino e formação crítica

No Prosa & Pesquisa desta terça-feira, às 10h, a mestra em Planejamento e Desenvolvimento Regional discute como pesquisa, ensino e extensão se conectam, e por que isso muda a formação do estudante.
L
Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Novas tarifas dos EUA entram em vigor com taxa de 10% nesta terça-feira

Implementação contraria anúncio de Trump sobre índice de 15%; medida temporária foca na redução do déficit comercial de US$ 1,2 trilhão.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Prazo para confirmação de interesse em vagas do CNU termina nesta segunda

Candidatos aprovados na segunda edição do “Enem dos Concursos” devem realizar o procedimento até às 23h59; manifestação é obrigatória para garantir a posse.
L
Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dezenove estados e DF registram menor desemprego da história

Dados do IBGE revelam que o Brasil fechou 2025 com taxa de 5,6%, impulsionado pelo dinamismo do mercado de trabalho e pelo aumento do rendimento real.
L
Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

Governo publica listas de aprovados do CNU 2025 e abre confirmação de interesse

O Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) divulgou a classificação geral nesta sexta-feira; candidatos em vagas imediatas devem confirmar interesse entre sábado e segunda.
L
Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

Governo autoriza 489 contratações temporárias para a Aeronáutica

As vagas visam atender projetos de infraestrutura aeroportuária na Região Amazônica, com edital previsto para ser publicado nos próximos seis meses.
L
Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Resultados individuais do CNU 2025 já estão disponíveis para consulta

Candidatos podem acessar notas da prova discursiva e títulos no site da FGV; classificação geral e primeira convocação serão publicadas nesta sexta-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia retoma ano legislativo de 2026

Assembleia retoma ano legislativo de 2026

Abertura do ano legislativo de 2026 ocorre nesta terça-feira na Assembleia Legislativa de Rondônia, com presença de autoridades e retomada oficial das sessões ordinárias.
L
Moraes afirma que provas confirmam irmãos Brazão como mandantes do caso Marielle

Moraes afirma que provas confirmam irmãos Brazão como mandantes do caso Marielle

Relator no STF destaca que crime foi motivado por grilagem de terras e milícia; Rivaldo Barbosa e major Ronald também são apontados como peças-chave.
L

Críticas a Toffoli e Moraes ampliam debate sobre imagem do STF

Reações de ministros do Supremo em casos recentes alimentam discussão sobre transparência, comunicação institucional e confiança pública.
L
Lula defende "qualquer sacrifício" para prender cúpula do crime organizado

Lula defende “qualquer sacrifício” para prender cúpula do crime organizado

Presidente encerra giro pela Ásia destacando parceria com os EUA contra o narcotráfico e retomada de acordos comerciais com a Coreia do Sul.
L
Gilmar Mendes determina suspensão de penduricalhos no Judiciário e MP

Gilmar Mendes determina suspensão de penduricalhos no Judiciário e MP

Magistrados e promotores têm prazos de até 60 dias para interrupção de verbas sem base legal; decisão busca unificar remuneração nacional e respeitar o teto constitucional.
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso sofre fratura exposta em acidente na Rua Piratininga em Porto Velho

Idoso sofre fratura exposta em acidente na Rua Piratininga em Porto Velho

Vítima foi atingida por carro que saía de ré de um lava-jato no bairro Lagoa; populares prestaram os primeiros socorros até a chegada do resgate.
16
Moradores detêm jovem após tentativa de furto no bairro Orleans 2

Moradores detêm jovem após tentativa de furto no bairro Orleans 2

Suspeito foi flagrado no quintal de uma residência separando objetos para o crime; William Mateus Gomes Ribeiro foi conduzido à Unisp pela Polícia Militar.
12
Motociclista fica ferido após colisão no cruzamento da Marginal da BR-364

Motociclista fica ferido após colisão no cruzamento da Marginal da BR-364

Acidente envolveu uma caminhonete e ocorreu na noite desta segunda-feira; vítima foi socorrida pelo Samu e encaminhada para a UPA com dores pelo corpo.
16
Empresário de Jaru é preso com cocaína durante fiscalização da PRF em Mato Grosso

Empresário de Jaru é preso com cocaína durante fiscalização da PRF em Mato Grosso

Grupo utilizava estratégia de “batedor” para transportar droga de Rondônia até Goiás; agentes apreenderam mais de 4 kg de cloridrato de cocaína.
14
Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas durante operação em RO

Força Tática prende suspeito por tráfico de drogas durante operação em RO

Ação ocorreu na Alameda Bem-Te-Vi após monitoramento do Núcleo de Inteligência; policiais apreenderam crack, cocaína, maconha e dinheiro fracionado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento de Outorga e Requerimento de Licença Ambiental: WALMAR FERREIRA PRATA

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO e Obtenção do TERMO DE OUTORGA.
L

Requerimento de Licença Ambiental e Recebimento de Outorga: WALMAR FERREIRA PRATA

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO e Obtenção do TERMO DE OUTORGA.
L

Recebimento de Outorga e Requerimento de Licença Ambiental (LAS): WALMAR FERREIRA PRATA

LICENCIAMENTO SIMPLIFICADO e Obtenção do TERMO DE OUTORGA.
L

Rondônia entre os estados impactados por ofensiva contra supersalários

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Castanha-da-Amazônia: safra 2026 cresce em RO

Castanha-da-Amazônia: safra 2026 cresce em RO

Safra 2026 da Castanha-da-Amazônia nas Reservas Extrativistas de Rondônia mostra recuperação da produção e deve movimentar mais de R$ 1 milhão na economia local.
L
Ecobueiros em Porto Velho: obras avançam

Ecobueiros em Porto Velho: obras avançam

Ampliação dos ecobueiros em Porto Velho chega a avenidas movimentadas para reduzir alagamentos, proteger rios e reforçar a Operação Cidade Limpa na capital.
L
Execução a tiros deixa um morto e dois feridos em Cerejeiras

Execução a tiros deixa um morto e dois feridos em Cerejeiras

Vítima de 20 anos foi morta após suposto acerto de contas por dívidas de droga; bala perdida atravessou parede de madeira e atingiu moradora.
18
Subtenente da reserva morre após parada cardíaca em RO

Subtenente da reserva morre após parada cardíaca em RO

João Batista Ferreira da Silva, o “Jota Batista”, passou mal em casa e chegou a ser socorrido por colega, mas não resistiu a um segundo infarto no hospital.
18
Adolescente agredido em escola é órfão recente

Adolescente agredido em escola é órfão recente

Estudante de 16 anos perdeu a mãe neste mês e havia se mudado de Mato Grosso do Sul para morar com tios; família cobra providências e cogita transferência.
10
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.