QUINTA-FEIRA, 11/12/2025

Em destaque

L

Saúde

Conheça as ações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da obesidade em Rondônia

Segundo a pesquisa Vigitel, enfermidade já atinge 24% dos brasileiros. Além de estar associada a doenças crônicas como diabetes, hipertensão e outras, também é causa de problemas psicológicos

Por Ministério da Saúde - 20

Publicado em 

Conheça as ações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da obesidade em Rondônia
Franklin Paz/MS

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi celebrado na última sexta-feira (11), o Ministério da Saúde reforça a importância da conscientização da população sobre os riscos dessa doença crônica e a adoção de hábitos saudáveis para sua prevenção. A obesidade acomete pessoas de todas as idades e está associada a diversos problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de estigmas e estereótipos preconceituosos relacionados ao excesso de peso, que podem desencadear problemas psicológicos, depressão, baixa autoestima e angústia.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), realiza uma pesquisa por telefone com adultos em cada uma das capitais brasileiras chamada Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A Vigitel mostrou que a obesidade segue em crescimento desde 2006, quando correspondia a 11,8% dos entrevistados. Em 2023, ela chegou a 24,3% do público. No mesmo período, em Porto Velho, capital de Rondônia, cerca de 22,4% dos homens e 21,1% das mulheres estão obesos.

De acordo com o Institute for Health Metrics and Evaluation de 2020, estima-se que, em 2019, o sobrepeso e a obesidade foram responsáveis por aproximadamente 8,8% do total de mortes no mundo, e 12,6% no Brasil, caracterizando-se como uma das principais causas de óbitos.

Enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis

Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade pode impactar diretamente a qualidade e a expectativa de vida das pessoas afetadas. Para a diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (Daent) do Ministério da Saúde, Letícia de Oliveira Cardoso, o monitoramento constante de indicadores sobre o estado nutricional e o consumo alimentar são fundamentais para se conhecer a saúde da população.

“O planejamento e a avaliação das políticas públicas depende do monitoramento constante e oportuno. Esses indicadores ajudam a medir o progresso ou pontos de atenção em relação às metas globais e nacionais no enfrentamento dessas doenças”, afirma Letícia.

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, que compreende o período de 2021 a 2030, inclui as metas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele determina, entre outros objetivos, conter o crescimento da obesidade entre adultos até 2030, com uma prevalência máxima de 20,3%, com base em estimativas de 2019; e aumentar em 30% o consumo recomendado de frutas e hortaliças, resultando em uma porcentagem de 29,8% de toda a população ingerindo a quantidade recomendada já em 2030.

Outras ferramentas importantes elaboradas pelo Ministério da Saúde que orientam a população sobre hábitos saudáveis são o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014; e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicado em 2021.

Cuidados na atenção primária

No SUS, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o contato mais próximo da população com a saúde pública. A oferta de acompanhamento multidisciplinar – com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipe multiprofissional (e-Multi) – e ações que visam informar a população sobre como buscar uma alimentação mais adequada e saudável, auxiliam no cuidado ao sobrepeso e na prevenção da obesidade, que está associada não só ao consumo excessivo de alimentos mas a má qualidade do hábito também. Para casos de maior complexidade, a exemplo da necessidade de intervenções cirúrgicas, a APS compartilha o cuidado com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O Ministério da Saúde ainda dispõe de diversos recursos voltados à qualificação dos profissionais de saúde com o intuito de garantir um atendimento integral à pessoa com sobrepeso e obesidade em todas as fases do cuidado. Isto inclui acolhimento, diagnóstico e assistência às pessoas com sobrepeso ou obesidade, que podem ser trabalhados nos estados, municípios e Distrito Federal, como os instrutivos de Abordagem Individual e de Abordagem Coletiva para manejo da obesidade no SUS.

A formação qualificada reafirma o compromisso de garantir uma abordagem não estigmatizante e busca colaborar com atendimentos mais empáticos e cuidadosos das pessoas com obesidade. Outra forma de trazer soluções para os problemas sociais é estimular pesquisas e projetos desenvolvidos por universidades e institutos, no tema do cuidado e prevenção do sobrepeso e obesidade. Nesse sentido, produtos como o Material teórico para suporte ao manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde são frutos de parcerias da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) com pesquisadores da área que buscam se apoiar na realidade dos territórios para promoção do cuidado às pessoas com obesidade.

Para a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição, Kelly Alves, é preciso garantir a implementação de políticas públicas que incentivem as pessoas a terem melhores escolhas para sua saúde, além de promover ações de prevenção e de tratamento oportunas. “Também são necessárias estratégias que protejam as pessoas das práticas e estratégias que as expõem a ambientes obesogênicos, induzindo o consumo de alimentos ultraprocessados e favorecendo o comportamento sedentário, que prejudicam sua saúde”, conclui a coordenadora.

Alimentação saudável e atividade física

A prevenção da obesidade é a melhor estratégia para garantir a saúde e o bem-estar da população desde a infância. Sabe-se que o padrão alimentar relacionado às doenças crônicas não transmissíveis é caracterizado, especialmente, pelo baixo consumo de alimentos in natura e minimamente processados em paralelo ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. A obesidade está mais relacionada à qualidade do que se come do que à quantidade ingerida. Além disso, outros fatores, como a falta ou insuficiência de atividade física, também desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

Entidades médicas alertam contra prescrição de testosterona para mulheres sem indicação

A (SBEM), a Febrasgo e a (SBC) emitiram uma nota conjunta restringindo o uso de testosterona para mulher apenas à indicação formalmente reconhecida e alertando para os riscos potenciais do uso sem indicação terapêutica.
L
Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

Novo teste desenvolvido por Fiocruz e UFRJ diagnostica hantavirose em 20 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu registro a uma nova tecnologia que permite o diagnóstico rápido de hantavirose em apenas 20 minutos, o que pode reduzir a alta letalidade da doença, que atualmente atinge 40% das pessoas infectadas.
L
Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Prefeitura de Jaru realiza segunda etapa da vacinação antirrábica neste sábado

Campanha imuniza cães e gatos nas UBS Carlos Chagas e Rute de Souza.
L
Estudo confirma que vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV

Estudo confirma que vacinação reduz internações por doenças causadas pelo HPV

Pesquisa mostra o impacto da imunização no SUS, com queda de até 77% nas hospitalizações por verrugas anogenitais e 66% em lesões pré-cancerosas decorrentes do Papilomavírus Humano (HPV).
L
Dezembro Vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/Aids em Porto Velho

Dezembro Vermelho reforça ações de prevenção ao HIV/Aids em Porto Velho

Campanha Dezembro Vermelho promove conscientização sobre HIV/Aids e incentiva testagem rápida ao longo de todo o mês
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Bolsonaro durante prisão

Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Bolsonaro durante prisão

Suspensão de benefícios vitalícios de Bolsonaro foi determinada pela Justiça Federal de Minas Gerais; ex-presidente estava preso e tinha direito a assessores e carros oficiais.
L
Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Senado aprova PL Antifacção com penas de até 120 anos para líderes de crime organizado

Projeto Antifacção foi aprovado por unanimidade no Senado, que aumenta penas para grupos criminosos e endurece progressão de regime; texto retorna à Câmara para análise.
L

“Um ataque direto à vida dos povos indígenas”. É assim que Neide Cardozo, da Kanindé, define a PEC 48/2023, cuja aprovação gerou sua revolta

“Isso é gravíssimo. É inconstitucional. É um ataque direto aos povos originários e aos seus territórios”, afirma.
L

Itens essenciais ficam mais baratos, mas óleo e banana seguem em alta em Porto Velho

Levantamento da Conab e Dieese aponta queda de 0,76% na cesta básica de Porto Velho em novembro, com recuo acumulado de 7,78% em sete meses e impacto direto no orçamento das famílias.
L

Luis Arce, ex-presidente da Bolívia, foi formalmente preso

Ex-presidente boliviano Luis Arce é detido em La Paz e levado à unidade anticrime da FELCC, acusado de irregularidades no uso de recursos do fundo indígena durante seu período como ministro da Economia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Publicidade

POLÍTICA

Facer desmente fake news sobre aumento do ICMS em Rondônia

Entidade reforça que Lei nº 6.287/2025 não amplia tributação e mantém adicional apenas para produtos supérfluos.
L
Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Câmara suspende mandato de Glauber Braga por seis meses e rejeita cassação

Suspensão de Glauber Braga (PSOL-RJ) foi aprovada por 318 votos a favor, evitando que o deputado perdesse o mandato e ficasse inelegível; punição se deve à agressão a integrante do MBL.
L
Rodrigo Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj após ser solto pelo STF

Rodrigo Bacellar pede licença de 10 dias da Alerj após ser solto pelo STF

Afastado da presidência da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar solicitou licença por 10 dias, um dia após ministro Alexandre de Moraes autorizar sua soltura com restrições.
L
Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli mesmo com condenação e prisão

Câmara rejeita cassação de Carla Zambelli mesmo com condenação e prisão

Rejeição de cassação de Carla Zambelli (PL-SP) pela Câmara necessitava de 257 votos; resultado de 227 a favor do fim do mandato arquivará a representação da Mesa Diretora.
L
Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional em Rondônia ganha reforço com reunião entre Alex Redano e dirigente do Pimentense

Futebol profissional foi tema de encontro entre Alex Redano e Éder Palmonari, que discutiram demandas do clube e propostas para ampliar o apoio ao esporte.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Polícia Civil cumpre mandados em investigação de tentativa de homicídio em Ariquemes

Delegacia de Homicídios de Ariquemes realizou buscas nesta terça-feira (10) para coletar provas sobre tentativa de homicídio ocorrida na Prainha do Mutirão.
10
Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Grávida de 13 anos é baleada após arma de fogo cair e disparar em Porto Velho

Adolescente grávida foi ferida acidentalmente enquanto o marido fumava narguilé com amigos no distrito de União Bandeirantes; PM busca suspeitos e revólver.
16
Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Colisão entre carro e moto deixa casal ferido na zona leste de Porto Velho

Casal ferido em acidente de trânsito ocorreu na noite de quarta-feira (10) no cruzamento da Rua dos Andrades com a Petrolina, bairro Mariana.
14
Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

Homem é encontrado caído após ataque a pauladas na zona leste

A vítima foi socorrida consciente, mas bastante debilitada devido ao sangramento.
12
Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

Jovem é presa e três comparsas fogem após furto de roupas

O prejuízo estimado foi de R$ 2.600, além de itens levados por outras suspeitas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás no valor de R$ 110 nesta quinta

Auxílio Gás é pago a beneficiários com NIS final 2 e segue o calendário do Bolsa Família; programa beneficia 4,4 milhões de famílias neste mês de dezembro.
L
Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 38 milhões em São Paulo

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 38 milhões em São Paulo

Sorteio da Mega-Sena nesta quinta-feira (11) vale R$ 38 milhões, valor acumulado por ser um concurso com final zero; apostas podem ser feitas até as 20h30.
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família para beneficiários com NIS final 2

Pagamento do Bolsa Família para NIS final 2 ocorre nesta quinta-feira (11); com adicionais, valor médio do benefício sobe para R$ 691,37 em dezembro.
L
EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

EUA apreendem petroleiro venezuelano e elevam tensão com governo de Maduro

Apreensão de petroleiro na costa da Venezuela foi confirmada pelo presidente Donald Trump; embarcação estava sob sanções e ação causou alta no preço do petróleo.
L

Bolsa Família beneficia mais de 127 mil famílias em Rondônia a partir desta quarta (10)

Valor médio do Bolsa Família em Rondônia é de R$ 721,67; investimento federal para os 52 municípios supera R$ 86,8 milhões neste mês.
L
CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% para 2026

CNI projeta crescimento do PIB de 1,8% para 2026

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que a economia brasileira deve desacelerar para 1,8% em 2026, com juros altos (Selic em 12% ao ano) e o enfraquecimento da demanda interna atuando como freios para o crescimento após alta de 2,5% em 2025.
L
Inflação que reajusta salário mínimo fecha em 4,18%

Inflação que reajusta salário mínimo fecha em 4,18%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou 4,18% em 12 meses até novembro de 2025, indicando que o salário mínimo de 2026 pode ser reajustado para R$ 1.621.
L
Bacharelado em Matemática do Impa Tech abre inscrições para 2026

Bacharelado em Matemática do Impa Tech abre inscrições para 2026

Estudantes que concluíram o ensino médio podem se candidatar até as 12h do dia 23 de dezembro para as 100 vagas do bacharelado gratuito do IMPA Tech, com prioridade para medalhistas de olimpíadas e notas do Enem.
L
Mortes no país crescem 4,6% em 2024, maior alta fora anos de pandemia

Mortes no país crescem 4,6% em 2024, maior alta fora anos de pandemia

O Brasil registrou cerca de 1,5 milhão de óbitos em 2024, um crescimento de 4,6% em relação a 2023, sendo o maior aumento em 20 anos, excetuando-se o período da pandemia de covid-19.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.