SEGUNDA-FEIRA, 23/03/2026

Em destaque

L

Saúde

Conheça as ações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da obesidade em Rondônia

Segundo a pesquisa Vigitel, enfermidade já atinge 24% dos brasileiros. Além de estar associada a doenças crônicas como diabetes, hipertensão e outras, também é causa de problemas psicológicos

Por Ministério da Saúde - 20

Publicado em 

Conheça as ações do Ministério da Saúde para a prevenção e controle da obesidade em Rondônia
Franklin Paz/MS

O Dia Nacional de Prevenção da Obesidade foi celebrado na última sexta-feira (11), o Ministério da Saúde reforça a importância da conscientização da população sobre os riscos dessa doença crônica e a adoção de hábitos saudáveis para sua prevenção. A obesidade acomete pessoas de todas as idades e está associada a diversos problemas graves de saúde, como doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de estigmas e estereótipos preconceituosos relacionados ao excesso de peso, que podem desencadear problemas psicológicos, depressão, baixa autoestima e angústia.

O Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), realiza uma pesquisa por telefone com adultos em cada uma das capitais brasileiras chamada Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A Vigitel mostrou que a obesidade segue em crescimento desde 2006, quando correspondia a 11,8% dos entrevistados. Em 2023, ela chegou a 24,3% do público. No mesmo período, em Porto Velho, capital de Rondônia, cerca de 22,4% dos homens e 21,1% das mulheres estão obesos.

De acordo com o Institute for Health Metrics and Evaluation de 2020, estima-se que, em 2019, o sobrepeso e a obesidade foram responsáveis por aproximadamente 8,8% do total de mortes no mundo, e 12,6% no Brasil, caracterizando-se como uma das principais causas de óbitos.

Enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis

Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade pode impactar diretamente a qualidade e a expectativa de vida das pessoas afetadas. Para a diretora do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (Daent) do Ministério da Saúde, Letícia de Oliveira Cardoso, o monitoramento constante de indicadores sobre o estado nutricional e o consumo alimentar são fundamentais para se conhecer a saúde da população.

“O planejamento e a avaliação das políticas públicas depende do monitoramento constante e oportuno. Esses indicadores ajudam a medir o progresso ou pontos de atenção em relação às metas globais e nacionais no enfrentamento dessas doenças”, afirma Letícia.

O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT no Brasil, que compreende o período de 2021 a 2030, inclui as metas propostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele determina, entre outros objetivos, conter o crescimento da obesidade entre adultos até 2030, com uma prevalência máxima de 20,3%, com base em estimativas de 2019; e aumentar em 30% o consumo recomendado de frutas e hortaliças, resultando em uma porcentagem de 29,8% de toda a população ingerindo a quantidade recomendada já em 2030.

Outras ferramentas importantes elaboradas pelo Ministério da Saúde que orientam a população sobre hábitos saudáveis são o Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado em 2014; e o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, publicado em 2021.

Cuidados na atenção primária

No SUS, a Atenção Primária à Saúde (APS) é o contato mais próximo da população com a saúde pública. A oferta de acompanhamento multidisciplinar – com a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipe multiprofissional (e-Multi) – e ações que visam informar a população sobre como buscar uma alimentação mais adequada e saudável, auxiliam no cuidado ao sobrepeso e na prevenção da obesidade, que está associada não só ao consumo excessivo de alimentos mas a má qualidade do hábito também. Para casos de maior complexidade, a exemplo da necessidade de intervenções cirúrgicas, a APS compartilha o cuidado com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O Ministério da Saúde ainda dispõe de diversos recursos voltados à qualificação dos profissionais de saúde com o intuito de garantir um atendimento integral à pessoa com sobrepeso e obesidade em todas as fases do cuidado. Isto inclui acolhimento, diagnóstico e assistência às pessoas com sobrepeso ou obesidade, que podem ser trabalhados nos estados, municípios e Distrito Federal, como os instrutivos de Abordagem Individual e de Abordagem Coletiva para manejo da obesidade no SUS.

A formação qualificada reafirma o compromisso de garantir uma abordagem não estigmatizante e busca colaborar com atendimentos mais empáticos e cuidadosos das pessoas com obesidade. Outra forma de trazer soluções para os problemas sociais é estimular pesquisas e projetos desenvolvidos por universidades e institutos, no tema do cuidado e prevenção do sobrepeso e obesidade. Nesse sentido, produtos como o Material teórico para suporte ao manejo da obesidade no Sistema Único de Saúde são frutos de parcerias da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) com pesquisadores da área que buscam se apoiar na realidade dos territórios para promoção do cuidado às pessoas com obesidade.

Para a coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição, Kelly Alves, é preciso garantir a implementação de políticas públicas que incentivem as pessoas a terem melhores escolhas para sua saúde, além de promover ações de prevenção e de tratamento oportunas. “Também são necessárias estratégias que protejam as pessoas das práticas e estratégias que as expõem a ambientes obesogênicos, induzindo o consumo de alimentos ultraprocessados e favorecendo o comportamento sedentário, que prejudicam sua saúde”, conclui a coordenadora.

Alimentação saudável e atividade física

A prevenção da obesidade é a melhor estratégia para garantir a saúde e o bem-estar da população desde a infância. Sabe-se que o padrão alimentar relacionado às doenças crônicas não transmissíveis é caracterizado, especialmente, pelo baixo consumo de alimentos in natura e minimamente processados em paralelo ao consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. A obesidade está mais relacionada à qualidade do que se come do que à quantidade ingerida. Além disso, outros fatores, como a falta ou insuficiência de atividade física, também desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministério da Saúde monitora risco de desabastecimento de remédios devido à guerra no Irã

Ministério da Saúde monitora risco de desabastecimento de remédios devido à guerra no Irã

Ministro Alexandre Padilha alerta para dependência de derivados de petróleo na indústria farmacêutica; rotas comerciais na China e Índia estão sob observação após ataques de EUA e Israel.
L
Desconhecimento e falta de tratamento no SUS agravam quadros de Neuromielite Óptica no Brasil

Desconhecimento e falta de tratamento no SUS agravam quadros de Neuromielite Óptica no Brasil

Doença rara e autoimune é frequentemente confundida com Esclerose Múltipla; 90% dos pacientes precisam recorrer à Justiça para obter medicação específica.
L
Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Rede Ebserh realiza mutirão nacional com 42 mil atendimentos neste sábado

Ação batizada de Dia “E” mobiliza 45 hospitais universitários com foco na saúde da mulher; iniciativa visa reduzir filas do SUS nas regiões Norte e Nordeste.
L
Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Dia da Síndrome de Down reforça a importância da inclusão e do diagnóstico precoce

Data simboliza a trissomia do cromossomo 21; especialistas destacam que estímulo na infância e adaptação pedagógica são chaves para a autonomia.
L
Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Fiocruz alerta para alta na circulação do vírus da gripe no Brasil

Boletim InfoGripe aponta avanço da Influenza A em diversas regiões; vacinação nacional começa em 28 de março para grupos prioritários.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Receita Federal abre prazo para entrega do Imposto de Renda 2026

Receita Federal abre prazo para entrega do Imposto de Renda 2026

Contribuintes têm até 29 de maio para enviar a declaração; novidades incluem “cashback” para isentos, regras para apostas online e redução no número de lotes de restituição.
L
Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em Rondônia

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em Rondônia

Aviso de perigo indica condições meteorológicas adversas em quase todas as regiões do país; Região Sul e partes do Norte e Nordeste devem concentrar maiores volumes.
L
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Caixa paga Bolsa Família para beneficiários com NIS final 4 nesta segunda

Valor médio do benefício chega a R$ 683,75 com inclusão de adicionais; programa atende mais de 18 milhões de famílias em março.
L
Após cinco anos, julgamento do caso Henry Borel começa nesta segunda-feira

Após cinco anos, julgamento do caso Henry Borel começa nesta segunda-feira

Monique Medeiros e “Dr. Jairinho” enfrentam júri popular no Rio de Janeiro; crime ocorrido em 2021 chocou o país por indícios de tortura e omissão.
L
Ministério da Educação inicia pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia 2026

Ministério da Educação inicia pagamento da primeira parcela do Pé-de-Meia 2026

Depósitos do incentivo de matrícula começam nesta segunda-feira (23) para estudantes da rede pública; cronograma segue o mês de nascimento e beneficia 6 milhões de alunos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coluna Espaço Aberto – Coordenador da pré-campanha de Fúria arrisca dobrar a aposta no fio da navalha

Coluna Espaço Aberto – Coordenador da pré-campanha de Fúria arrisca dobrar a aposta no fio da navalha

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em RondôniaOPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em Rondônia

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Críticas à política ambiental, bastidores eleitorais e tensão na Amazônia marcam debate em Rondônia

Artigo reúne análises sobre garimpo, disputas políticas, eleições 2026 e decisões ambientais, com críticas ao cenário atual no estado e no país.
L
Congresso Nacional cria Frente Parlamentar pela Paz Mundial

Congresso Nacional cria Frente Parlamentar pela Paz Mundial

Resolução publicada no Diário Oficial desta segunda-feira formaliza grupo de senadores; iniciativa visa fortalecer a diplomacia parlamentar e o apoio a soluções pacíficas de conflitos.
L
Eyder Brasil reúne mais de 1,3 mil em prestação de contas em PVH

Eyder Brasil reúne mais de 1,3 mil em prestação de contas em PVH

Evento em Porto Velho apresentou ações do mandato e reforçou diálogo com a população e lideranças locais.
L
Mulheres debatem o protagonismo feminino em evento do Movimento Mulheres Progressistas

Mulheres debatem o protagonismo feminino em evento do Movimento Mulheres Progressistas

Evento reuniu mais de 100 lideranças no Elas por Elas.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista se fere após atingir buraco na BR-435

Motociclista se fere após atingir buraco na BR-435

Uma semana após morte em trecho crítico da rodovia em Colorado do Oeste, novo acidente expõe risco causado por crateras; vítima foi socorrida e levada a Vilhena.
10
Homem sobrevive após ser esfaqueado em fazenda de RO

Homem sobrevive após ser esfaqueado em fazenda de RO

Discussão durante bebedeira em área rural de Chupinguaia terminou em ataque brutal com faca; vítima foi socorrida com ferimentos graves e suspeito fugiu.
16
Viagem quase termina em tragédia após ultrapassagem ilegal

Viagem quase termina em tragédia após ultrapassagem ilegal

Ultrapassagem indevida entre Porto Esperidião e Cáceres provocou saída de pista de caminhonete; motorista segue internado e demais ocupantes não se feriram.
12
Homem morto a facadas após briga por cachaça em RO

Homem morto a facadas após briga por cachaça em RO

Discussão após recusa de venda “fiado” em bar de Chupinguaia terminou em ataque a faca que matou operador de máquinas; suspeito fugiu e é procurado pela polícia.
14
Fuga após homicídios falha e faccionados são presos

Fuga após homicídios falha e faccionados são presos

Ação conjunta entre forças de Rondônia e Mato Grosso prendeu quatro suspeitos ligados a facção criminosa por homicídios em Colniza e apreendeu armas e munições.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: M&A PRODUTOS AGROPECUARIOS LTDA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e de Operação
L
Lula denuncia "novo colonialismo" e cobra reforma urgente da ONU em cúpula na Colômbia

Lula denuncia “novo colonialismo” e cobra reforma urgente da ONU em cúpula na Colômbia

Em discurso contundente na Celac, presidente brasileiro critica pressão de potências sobre minerais críticos da América Latina e condena paralisia do Conselho de Segurança diante de conflitos globais.
L
Irã pede intervenção do BRICS para conter ofensiva de EUA e Israel

Irã pede intervenção do BRICS para conter ofensiva de EUA e Israel

Presidente Masoud Pezeshkian propõe estrutura de segurança regional sem “interferência estrangeira”; primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, defende liberdade de navegação em rotas marítimas.
L
G7 anuncia prontidão para proteger rotas de energia e condena ataques do Irã

G7 anuncia prontidão para proteger rotas de energia e condena ataques do Irã

Ministros das Relações Exteriores do bloco reafirmam apoio à segurança do Estreito de Ormuz; comunicado conjunto em Paris classifica ações contra infraestrutura civil como “imprudentes”.
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LAS): MESSULAN VIEIRA PAULA

Licença Simplificada e Obtenção do Termo de Outorga.
L
Seca recua em 17 estados brasileiros em fevereiro após chuvas acima da média

Seca recua em 17 estados brasileiros em fevereiro após chuvas acima da média

Dados do Monitor de Secas da ANA apontam redução do fenômeno em 54% do território nacional; Nordeste ainda concentra quadro mais severo com registro de seca extrema.
L
Mulher é sequestrada e mantida refém por criminosos encapuzados na Zona Leste de Porto Velho

Mulher é sequestrada e mantida refém por criminosos encapuzados na Zona Leste de Porto Velho

Vítima de 38 anos foi abordada ao sair de casa no bairro Ulisses Guimarães; veículo roubado foi localizado abandonado no bairro Lagoinha na manhã desta segunda-feira.
16
Brasil assume protagonismo global na proteção de espécies migratórias na COP15

Brasil assume protagonismo global na proteção de espécies migratórias na COP15

Campo Grande torna-se o centro das decisões da ONU para a preservação de rotas transnacionais; bioma Pantanal é destacado como “hub vital” para a biodiversidade planetária.
L
TE Connectivity mantém posição entre líderes em práticas éticas

TE Connectivity mantém posição entre líderes em práticas éticas

Avaliação exige mais de 240 evidências documentadas de práticas
L