SEXTA-FEIRA, 09/01/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika

Alerta é de levantamento da plataforma AdaptaBrasil

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika
Reuters/Jayanta Dey
Os riscos apresentados pelas mudanças climáticas no Brasil podem levar à proliferação de vetores, como o mosquito Aedes aegypti e, em consequência, ao agravamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. O alerta é de levantamento na área da saúde feito pela plataforma AdaptaBrasil, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As projeções indicam também expansão da malária, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral.

O trabalho levou em conta as temperaturas máxima e mínima, a umidade relativa do ar e a precipitação acumulada para associar a ocorrência do vetor, que são os mosquitos transmissores das diferentes doenças em análise. A AdaptaBrasil avalia também a vulnerabilidade e a exposição da população a esses vetores.

“Uma temperatura maior, com uma precipitação maior, pode levar a uma maior proliferação de diferentes mosquitos, insetos que são transmissores dessas doenças, conhecidas como arboviroses”, explicou à Agência Brasil o coordenador científico da plataforma, Jean Ometto. “Normalmente, a gente tem ocorrência maior de dengue e chikungunya no verão”, observou.

Outro elemento analisado na plataforma é o quanto a população está exposta e o quão vulnerável ela é à ocorrência dessas doenças. “A gente percebe que, em determinadas regiões, pode haver um aumento da ocorrência dessas enfermidades e populações mais vulneráveis e expostas ficam mais suscetíveis a adoecerem por essas diferentes doenças”,disse Ometto, acrescentando que a identificação de que regiões poderão ser mais atingidas depende do tipo da doença.

Problema social

O coordenador científico da AdaptaBrasil esclareceu que, normalmente, essas doenças acontecem quando há uma pessoa ou outro organismo animal que possa estar infectado. Em geral, populações mais vulneráveis, que apresentem condições de saúde e habitação mais precárias, tendem a ficar mais suscetíveis a uma ocorrência maior da doença.

“Hoje já é assim. Mas a tendência é que isso se agrave. A gente vê hoje que muitas dessas doenças não são exclusivas de populações menos favorecidas. Mas a ocorrência maior é nessas populações. E isso tende a se agravar”, explicou.

Ometto alertou que se trata de um problema social “super dramático”, que precisa ser resolvido.

De acordo com Ometto, condições melhores de vida, saúde e infraestrutura ajudam e contribuem bastante para que a população fique menos exposta a essas doenças, de modo a que possam ser atacadas de forma sistêmica, a partir do planejamento territorial, de atendimento e de emergência em saúde.

O Brasil, segundo Ometto, tem uma estrutura de apoio à saúde muito importante, que é o Sistema Único de Saúde (SUS), bastante singular no mundo. “Só que a gente não está preparado para situações emergenciais. Quando ocorre um pico de doença, o país não tem estrutura física que possa atender a todos que estão doentes. Os postos de atendimento ficam sobrecarregados. Isso tende a se agravar”.

Atuação ampliada

O coordenador da AdaptaBrasil defende que essa estrutura precisa ser pensada dentro de um contexto de amplitude de atuação e de acesso, e melhorada em termos de infraestrutura, capacidade de atendimento, qualificação das pessoas que estão atendendo nesses locais, além de planos para que situações emergenciais possam ser atendidas.

“É preciso olhar para o sistema de saúde de forma sistêmica, desde a população em si até os sistemas de atendimento”.

Outra coisa importante para Ometto, é olhar de maneira preventiva todo o processo, de modo a identificar quais são os elementos em que pode atuar, seja no controle de proliferação dos insetos, seja na infraestrutura e qualidade das habitações, até a situação de atendimento às ocorrências.

“Esse olhar sistêmico para a saúde é superimportante. E o que vai acabar acontecendo com as mudanças climáticas é o agravamento. A gente está caminhando para um outro nível de impacto associado às mudanças do clima”, alertou.

O coordenador da Adapta Brasil lembra da falta de estrutura observada recentemente durante a pandemia da covid-19. “Era algo que as pessoas diziam que podia acontecer mas, quando aconteceu, não tinha infraestrutura, nem capacitação dos profissionais, dos equipamentos. Essa analogia é muito importante e muito válida”, ponderou Ometto.

Ele chama a atenção que, durante a covid-19, as populações mais impactadas e que mais sofreram foram as menos favorecidas de alguma forma, as mais carentes. “Estratos da sociedade que são mais vulneráveis realmente pelas condições sociais e econômicas”.

O pesquisador informou que a plataforma está trabalhando, no momento, dados referentes à dengue e à zika. Os resultados deverão ser divulgados no início de 2024. Já os dados da chikungunya estão previstos para lançamento ao longo do próximo ano.

Impacto

Ometto explicou que a plataforma apresenta um risco de impacto. “Ela não apresenta uma situação emergencial nem de ocorrência efetiva. Aponta as condições de infraestrutura, sociais, econômicas e ambientais em determinado município em que, em um evento associado às mudanças climáticas, a ocorrência de determinada arbovirose possa ser maior ou não”.

A AdaptaBrasil pretende ser uma ferramenta para o planejamento territorial de ações setoriais, como saúde, considerando a mudança climática como algo que já está afetando a sociedade brasileira. A plataforma permite ver o risco de que isso possa acontecer. Dentro dos elementos que compõem, na realidade, o risco de impacto, como vulnerabilidade e exposição, o gestor municipal pode identificar os indicadores que levam a um potencial agravamento da situação de ocorrência de determinada enfermidade. Também a sociedade civil pode se basear nos dados da plataforma para tomar decisões sobre ações, ou seja, tomar atitudes para reduzir o nível de risco.

A AdaptaBrasil trabalha junto com o MCTI e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para que a plataforma seja uma das ferramentas de apoio ao Plano Nacional de Adaptação, de planejamento de ações de adaptação, em decorrência das mudanças climáticas no país.

Expansão

Jean Ometto esclareceu que, no momento, nesse trabalho feito em parceria com a Fiocruz, o foco são as arboviroses. A ideia, porém, é ampliar a pesquisa para ondas de calor, que afetam sistemas cardiovascular e respiratório. “Estamos entrando esta semana em mais uma onda de calor e devemos passar 70 dias com temperatura acima da média para o período e que pode afetar, sem dúvida, a saúde das pessoas”.

O tema será trabalhado ao longo de 2024, anunciou Ometto.

O objetivo é trazer informação científica mais atualizada sobre a temática. A plataforma se baseia em informações científicas para que possa ter um lastro importante a fim de que as decisões sejam tomadas com base na melhor ciência existente no país.

Jean Ometto é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde atua na Divisão de Impactos, Adaptações e Vulnerabilidades, que estuda a questão das mudanças climáticas em diversos setores, e um dos maiores especialistas em impacto e vulnerabilidade de adaptação atualmente no Brasil. Ele também é membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) nessa temática.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha reforça cuidado emocional e saúde mental

Campanha reforça cuidado emocional e saúde mental

Janeiro Branco destaca a importância da prevenção e do acolhimento, com atuação essencial dos CAPS em Porto Velho.
L
Servidores promovem doação de sangue em Porto Velho: ação solidária fortalece saúde

Servidores promovem doação de sangue em Porto Velho: ação solidária fortalece saúde

Servidores da Sepat se uniram em Porto Velho para doar sangue à Fhemeron, contribuindo para salvar vidas e reforçar os estoques em todo o estado.
L
Guia atualiza rastreamento do câncer do colo do útero: novas regras

Guia atualiza rastreamento do câncer do colo do útero: novas regras

Fundação do Câncer lança guia que orienta a transição do Papanicolau para o teste molecular DNA-HPV no SUS, com foco em prevenção, diagnóstico precoce e redução de casos.
L
Vacina da dengue do Butantan começa a ser aplicada pelo SUS

Vacina da dengue do Butantan começa a ser aplicada pelo SUS

Imunização em dose única terá início em três cidades a partir do dia 17, com foco em pessoas de 15 a 59 anos, como estratégia inicial de combate à dengue.
L
Ranking revela melhores hospitais públicos do Brasil: São Paulo lidera

Ranking revela melhores hospitais públicos do Brasil: São Paulo lidera

Levantamento nacional identifica os 100 melhores hospitais públicos do país; São Paulo concentra 30 unidades de destaque, refletindo estrutura do SUS e critérios técnicos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 13,5 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.957; próximo sorteio pode pagar prêmio milionário.
L
Rondônia lidera Norte no acompanhamento escolar: estado é 4º no país em 2025

Rondônia lidera Norte no acompanhamento escolar: estado é 4º no país em 2025

Rondônia registrou 93,68% de acompanhamento da frequência escolar em outubro e novembro, mantendo liderança na Região Norte e alcançando 4º lugar no ranking nacional.
L
Horóscopo de sábado (10/1): pausa consciente e ajustes internos

Horóscopo de sexta-feira (9/1): encerramentos e ajustes finais

Previsões para sexta-feira, 9 de janeiro de 2026, indicam um dia favorável para concluir pendências, reorganizar prioridades e revisar decisões.
L

Nota de pesar: José Romão Grande

Falecimento ocorreu em Porto Velho nesta quarta-feira (8). Velório será em residência e sepultamento no Cemitério Recanto da Paz.
L

Nota de pesar: Francisca Gavina da Silva

Falecimento ocorreu nesta quarta-feira (8), em Porto Velho. Velório acontece em residência no bairro Areal e sepultamento será no Cemitério Santo Antônio.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Deputada Lebrinha garante quadra para escola de Guajará-Mirim

Recurso viabiliza construção de quadra poliesportiva coberta em escola municipal, ampliando as atividades educacionais e esportivas no município.
L
Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Dra. Taíssa anuncia 50 vagas para perícias do INSS

Atendimentos voltados ao BPC e novos benefícios retornam a Guajará-Mirim após articulação da deputada junto ao INSS em Brasília.
L
Coluna Espaço Aberto – “Férias, blefes e articulações: a pré-campanha esquenta nos bastidores”

Coluna Espaço Aberto – “Férias, blefes e articulações: a pré-campanha esquenta nos bastidores”

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA - Primeira critica STF: decisão contra CFM gera reação

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Primeira critica STF: decisão contra CFM gera reação

Coluna aponta interferência do ministro Alexandre de Moraes no Conselho Federal de Medicina após abertura de sindicância e avalia impactos institucionais e políticos.
L
STF condena 1.399 por atos golpistas; 179 estão presos

STF condena 1.399 por atos golpistas; 179 estão presos

Três anos após ataques de 8 de janeiro de 2023, STF atualiza balanço de condenações, com penas que chegam a 27 anos e medidas como indenização e inelegibilidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Atualização: Morador de rua é atacado com facada nas costas na zona leste

Atualização: Morador de rua é atacado com facada nas costas na zona leste

Homem em situação de rua foi socorrido pelos bombeiros e levado ao Hospital João Paulo II após sofrer tentativa de homicídio em Porto Velho.
16
Foragido do Acre é preso após denúncia em Porto Velho

Foragido do Acre é preso após denúncia em Porto Velho

Homem de 31 anos, com mandado por lesão corporal grave expedido pela Justiça de Rio Branco, foi detido após denúncia de perturbação do sossego na zona urbana.
14
Foragido há 10 anos é preso em residencial da zona leste

Foragido há 10 anos é preso em residencial da zona leste

Uilian de S. G., condenado a 16 anos de prisão, foi capturado pela guarnição do sgt Machado no residencial Morada Leste, em Porto Velho, após denúncia.
16
Morador de rua sofre tentativa de homicídio na zona leste: PM investiga caso em Porto Velho

Morador de rua sofre tentativa de homicídio na zona leste: PM investiga caso em Porto Velho

Um homem em situação de rua foi atacado na Rua Pantanal, bairro Lagoinha, e socorrido pelo Corpo de Bombeiros; polícia busca suspeito e apura motivação.
16
Criminosos atacam prédio da Brasil Digital com coquetel molotov em Porto Velho

Criminosos atacam prédio da Brasil Digital com coquetel molotov em Porto Velho

Moradores conseguiram controlar as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros; Polícia Militar investiga autoria do ataque.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença e Outorga: GALVÃO MARTINS FILHO

Licenciamento Simplificado – Termo de Outorga
L
Tempestades Goretti e Elli causam caos na Europa

Tempestades Goretti e Elli causam caos na Europa

Chuva intensa, ventos extremos e neve provocam cortes de energia, suspensão de aulas e graves interrupções no transporte na França, Reino Unido e Alemanha.
L

Recebimento da Licença Ambiental: MOTZ TRANSPORTES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE PEQUENO PORTE LAPP
L
Justiça decreta prisão de homens que vendiam carros de luxo a traficantes

Justiça decreta prisão de homens que vendiam carros de luxo a traficantes

Suspeitos atuavam em esquema de furto, clonagem e revenda de veículos de alto valor para facções criminosas no Rio de Janeiro.
L
Tecnologia facilita pagamento do IPTU em Porto Velho

Tecnologia facilita pagamento do IPTU em Porto Velho

Ferramentas digitais permitem emissão de boletos online, reduzem burocracia e oferecem descontos para quem pagar o imposto antecipadamente.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.