SEGUNDA-FEIRA, 09/02/2026
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika

Alerta é de levantamento da plataforma AdaptaBrasil

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Mudanças climáticas podem agravar quadro de doenças como dengue e zika
Reuters/Jayanta Dey
Os riscos apresentados pelas mudanças climáticas no Brasil podem levar à proliferação de vetores, como o mosquito Aedes aegypti e, em consequência, ao agravamento de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. O alerta é de levantamento na área da saúde feito pela plataforma AdaptaBrasil, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As projeções indicam também expansão da malária, leishmaniose tegumentar americana e leishmaniose visceral.

O trabalho levou em conta as temperaturas máxima e mínima, a umidade relativa do ar e a precipitação acumulada para associar a ocorrência do vetor, que são os mosquitos transmissores das diferentes doenças em análise. A AdaptaBrasil avalia também a vulnerabilidade e a exposição da população a esses vetores.

“Uma temperatura maior, com uma precipitação maior, pode levar a uma maior proliferação de diferentes mosquitos, insetos que são transmissores dessas doenças, conhecidas como arboviroses”, explicou à Agência Brasil o coordenador científico da plataforma, Jean Ometto. “Normalmente, a gente tem ocorrência maior de dengue e chikungunya no verão”, observou.

Outro elemento analisado na plataforma é o quanto a população está exposta e o quão vulnerável ela é à ocorrência dessas doenças. “A gente percebe que, em determinadas regiões, pode haver um aumento da ocorrência dessas enfermidades e populações mais vulneráveis e expostas ficam mais suscetíveis a adoecerem por essas diferentes doenças”,disse Ometto, acrescentando que a identificação de que regiões poderão ser mais atingidas depende do tipo da doença.

Problema social

O coordenador científico da AdaptaBrasil esclareceu que, normalmente, essas doenças acontecem quando há uma pessoa ou outro organismo animal que possa estar infectado. Em geral, populações mais vulneráveis, que apresentem condições de saúde e habitação mais precárias, tendem a ficar mais suscetíveis a uma ocorrência maior da doença.

“Hoje já é assim. Mas a tendência é que isso se agrave. A gente vê hoje que muitas dessas doenças não são exclusivas de populações menos favorecidas. Mas a ocorrência maior é nessas populações. E isso tende a se agravar”, explicou.

Ometto alertou que se trata de um problema social “super dramático”, que precisa ser resolvido.

De acordo com Ometto, condições melhores de vida, saúde e infraestrutura ajudam e contribuem bastante para que a população fique menos exposta a essas doenças, de modo a que possam ser atacadas de forma sistêmica, a partir do planejamento territorial, de atendimento e de emergência em saúde.

O Brasil, segundo Ometto, tem uma estrutura de apoio à saúde muito importante, que é o Sistema Único de Saúde (SUS), bastante singular no mundo. “Só que a gente não está preparado para situações emergenciais. Quando ocorre um pico de doença, o país não tem estrutura física que possa atender a todos que estão doentes. Os postos de atendimento ficam sobrecarregados. Isso tende a se agravar”.

Atuação ampliada

O coordenador da AdaptaBrasil defende que essa estrutura precisa ser pensada dentro de um contexto de amplitude de atuação e de acesso, e melhorada em termos de infraestrutura, capacidade de atendimento, qualificação das pessoas que estão atendendo nesses locais, além de planos para que situações emergenciais possam ser atendidas.

“É preciso olhar para o sistema de saúde de forma sistêmica, desde a população em si até os sistemas de atendimento”.

Outra coisa importante para Ometto, é olhar de maneira preventiva todo o processo, de modo a identificar quais são os elementos em que pode atuar, seja no controle de proliferação dos insetos, seja na infraestrutura e qualidade das habitações, até a situação de atendimento às ocorrências.

“Esse olhar sistêmico para a saúde é superimportante. E o que vai acabar acontecendo com as mudanças climáticas é o agravamento. A gente está caminhando para um outro nível de impacto associado às mudanças do clima”, alertou.

O coordenador da Adapta Brasil lembra da falta de estrutura observada recentemente durante a pandemia da covid-19. “Era algo que as pessoas diziam que podia acontecer mas, quando aconteceu, não tinha infraestrutura, nem capacitação dos profissionais, dos equipamentos. Essa analogia é muito importante e muito válida”, ponderou Ometto.

Ele chama a atenção que, durante a covid-19, as populações mais impactadas e que mais sofreram foram as menos favorecidas de alguma forma, as mais carentes. “Estratos da sociedade que são mais vulneráveis realmente pelas condições sociais e econômicas”.

O pesquisador informou que a plataforma está trabalhando, no momento, dados referentes à dengue e à zika. Os resultados deverão ser divulgados no início de 2024. Já os dados da chikungunya estão previstos para lançamento ao longo do próximo ano.

Impacto

Ometto explicou que a plataforma apresenta um risco de impacto. “Ela não apresenta uma situação emergencial nem de ocorrência efetiva. Aponta as condições de infraestrutura, sociais, econômicas e ambientais em determinado município em que, em um evento associado às mudanças climáticas, a ocorrência de determinada arbovirose possa ser maior ou não”.

A AdaptaBrasil pretende ser uma ferramenta para o planejamento territorial de ações setoriais, como saúde, considerando a mudança climática como algo que já está afetando a sociedade brasileira. A plataforma permite ver o risco de que isso possa acontecer. Dentro dos elementos que compõem, na realidade, o risco de impacto, como vulnerabilidade e exposição, o gestor municipal pode identificar os indicadores que levam a um potencial agravamento da situação de ocorrência de determinada enfermidade. Também a sociedade civil pode se basear nos dados da plataforma para tomar decisões sobre ações, ou seja, tomar atitudes para reduzir o nível de risco.

A AdaptaBrasil trabalha junto com o MCTI e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para que a plataforma seja uma das ferramentas de apoio ao Plano Nacional de Adaptação, de planejamento de ações de adaptação, em decorrência das mudanças climáticas no país.

Expansão

Jean Ometto esclareceu que, no momento, nesse trabalho feito em parceria com a Fiocruz, o foco são as arboviroses. A ideia, porém, é ampliar a pesquisa para ondas de calor, que afetam sistemas cardiovascular e respiratório. “Estamos entrando esta semana em mais uma onda de calor e devemos passar 70 dias com temperatura acima da média para o período e que pode afetar, sem dúvida, a saúde das pessoas”.

O tema será trabalhado ao longo de 2024, anunciou Ometto.

O objetivo é trazer informação científica mais atualizada sobre a temática. A plataforma se baseia em informações científicas para que possa ter um lastro importante a fim de que as decisões sejam tomadas com base na melhor ciência existente no país.

Jean Ometto é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde atua na Divisão de Impactos, Adaptações e Vulnerabilidades, que estuda a questão das mudanças climáticas em diversos setores, e um dos maiores especialistas em impacto e vulnerabilidade de adaptação atualmente no Brasil. Ele também é membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) nessa temática.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Dados apontam que idosos foram os mais afetados; vírus lidera mortes por síndromes respiratórias e cobertura vacinal segue abaixo do ideal.
L
SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

SUS bate recorde com 14,7 milhões de cirurgias em 2025

Governo atribui resultado a políticas públicas e parcerias com estados e hospitais; número supera marca histórica registrada no ano anterior.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
Mestrado rondoniense em vigilância em saúde recebe prêmio nacional do Ministério da Saúde

Mestrado rondoniense em vigilância em saúde recebe prêmio nacional do Ministério da Saúde

Programa desenvolvido pela Agevisa/RO conquista 3º lugar nacional em premiação voltada à formação em epidemiologia no SUS.
L
Fios e carregadores ampliam acidentes elétricos com pets em ambientes residenciais

Fios e carregadores ampliam acidentes elétricos com pets em ambientes residenciais

Organização dos cabos e supervisão reduzem risco de queimaduras internas e complicações cardíacas
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026: força-tarefa reforça limpeza

Carnaval 2026: força-tarefa reforça limpeza

Prefeitura mobiliza equipes para varrição e coleta de resíduos nos blocos de Carnaval, garantindo vias limpas e organização após os eventos.
L
Governo abre edital para ações de combate ao desmatamento na Amazônia

Governo abre edital para ações de combate ao desmatamento na Amazônia

Programa federal vai selecionar organizações para atuar em municípios prioritários, com foco em regularização fundiária, assistência técnica e geração de renda sustentável para famílias da região.
L
Carnaval exige cuidados para garantir segurança e evitar acidentes

Carnaval exige cuidados para garantir segurança e evitar acidentes

Com grandes aglomerações, consumo de álcool e deslocamentos intensos, foliões precisam redobrar a atenção com trânsito, saúde e golpes para curtir o carnaval com tranquilidade.
L
Carnaval exige cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

Carnaval exige cuidados para evitar acidentes com a rede elétrica

Abradee alerta que contato com fios, serpentinas metálicas e instalações irregulares aumenta o risco de choques e mortes durante festas e eventos populares.
L
Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 47 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 47 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2970, e valor principal cresce para o próximo sorteio, mantendo altas as expectativas dos apostadores em todo o país.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Fernando Máximo destina emenda para APAE

Fernando Máximo destina emenda para APAE

Deputado federal entrega R$ 50 mil à APAE de Alto Alegre dos Parecis para fortalecer atendimento social e apoiar projetos da instituição filantrópica.
L
BR-429: Lebrinha cobra manutenção urgente ao DNIT

BR-429: Lebrinha cobra manutenção urgente ao DNIT

Deputada Gislaine Lebrinha solicita ao DNIT ações imediatas na BR-429 diante de trechos críticos que afetam segurança viária e escoamento da produção.
L
Alex Redano: 10 anos de defesa no Soldado da Borracha

Alex Redano: 10 anos de defesa no Soldado da Borracha

Deputado Alex Redano completa uma década acompanhando moradores da Ponta do Abunã em busca de segurança jurídica após criação de unidade ambiental.
L
Atendimento pediátrico é assegurado pelo Samd impulsionado pelo governador Marcos Rocha

Com Marcos Rocha e outros 17 nomes, maioria dos governadores não pode disputar reeleição em 2026

O governador de Rondônia atinge o limite de dois mandatos consecutivos e precisará deixar o cargo se quiser concorrer ao Senado ou à Câmara.
L
FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

FGV nega suspensão de provas do concurso da Alero em Porto Velho

A organizadora reforçou que todas as provas estão mantidas, conforme o cronograma estabelecido em edital, sem qualquer alteração de datas ou de locais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente fica ferida após atropelamento por motociclista em cruzamento

Adolescente fica ferida após atropelamento por motociclista em cruzamento

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Dom Pedro I com a rua Ceará, deixou duas pessoas feridas e mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite de domingo.
10
Colisão entre moto e caminhonete deixa motociclista ferido em RO

Colisão entre moto e caminhonete deixa motociclista ferido em RO

Acidente aconteceu no bairro Boa Esperança na tarde de domingo, mobilizou o Corpo de Bombeiros e resultou em fraturas no condutor da motocicleta.
16
Operação integrada apreende cocaína após confronto em RO

Operação integrada apreende cocaína após confronto em RO

Ação conjunta das forças de segurança interceptou transporte de drogas em estrada vicinal; suspeito reagiu à abordagem, fugiu e deixou mais de 5 quilos de pasta base.
12
Homem é detido ao tentar vender motosserra por R$ 50 em RO

Homem é detido ao tentar vender motosserra por R$ 50 em RO

Suspeito usava tornozeleira eletrônica, apresentou versões contraditórias sobre a origem do equipamento e afirmou que queria o dinheiro para comprar drogas.
10
Motorista perde controle e capota carro após desviar de moto em RO

Motorista perde controle e capota carro após desviar de moto em RO

Capotamento ocorreu na RO-010, na zona rural do município, após conversão repentina de motociclista; três ocupantes do veículo escaparam sem ferimentos graves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resident Evil Requiem: como Raccoon City reaparece

Resident Evil Requiem: como Raccoon City reaparece

Novo jogo revisita a cidade destruída em 1998 e levanta teorias sobre tecnologia experimental, instalações subterrâneas e até distorções de realidade.
L
Monitorado por tornozeleira eletrônica é morto a tiros em RO

Monitorado por tornozeleira eletrônica é morto a tiros em RO

Homem de 39 anos foi executado dentro da própria residência após conversa com dois suspeitos que chegaram de moto; crime está ligado à disputa por tráfico, segundo testemunha.
18
Feijoada da Banda do Vai Quem Quer reúne imprensa

Feijoada da Banda do Vai Quem Quer reúne imprensa

Evento de confraternização juntou jornalistas, patrocinadores e músicos em tarde festiva que antecipou o clima do desfile carnavalesco.
L
Motociclista de 23 anos é socorrido após bater em carro estacionado em RO

Motociclista de 23 anos é socorrido após bater em carro estacionado em RO

Jovem chegou desacordado ao Hospital Regional com sinais de embriaguez e suspeita de fraturas após colisão registrada durante a noite no bairro Barão de Melgaço 3.
12
Porto Velho: suspeito de homicídio em bar é detido

Porto Velho: suspeito de homicídio em bar é detido

Veículo com marcas de tiros e droga foram apreendidos durante diligência da Polícia Militar ligada a ataque ocorrido no dia 3 de fevereiro.
14
Rondônia: PM registra 1.723 ocorrências no fim de semana

Rondônia: PM registra 1.723 ocorrências no fim de semana

Balanço inclui prisões, apreensão de drogas e armas, além de casos de furto em Cacoal e ameaça com arma em Vilhena.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.