SEGUNDA-FEIRA, 02/02/2026

Em destaque

L

Saúde

Brasileiros adultos ainda têm medo associado à covid-19, diz pesquisa

Surgimento de novas variantes é principal temor.

Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasileiros adultos ainda têm medo associado à covid-19, diz pesquisa
Paulo Pinto/ Agência Brasil
Grande parte dos brasileiros com esquema vacinal incompleto continua com medos associados à covid-19, mostra levantamento feito com 1.840 adultos, de 18 a 59 anos de idade, que tomaram até três doses das vacinas contra a doença. De acordo com a pesquisa “Covid-19 hoje: por que a população não vacinada ainda hesita em se proteger?”, o surgimento de novas variantes é o principal medo manifestado pelos entrevistados (48% das respostas). O medo é mais acentuado nas mulheres (28%) e nos mais jovens de 18 a 24 anos (28%). O menor percentual está entre os mais velhos, de 45 a 59 anos (19%), no Rio de Janeiro (15%).

Vinte por cento do total dos entrevistados acreditam que o “pior já passou”, mas consideram que as vacinas podem proteger caso haja nova onda de covid-19. Somente 15% afirmam que a pandemia já terminou e que não têm medo de se contaminar.

O levantamento de âmbito nacional, feito em 106 cidades, com recortes no Pará, na Bahia, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Distrito Federal, foi coordenado pelo Instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) a pedido da Pfizer. Ele inclui pessoas que não completaram o esquema vacinal contra a covid-19 até o momento, ou seja, não tomaram todas as doses recomendadas para sua faixa etária. Os resultados contemplam dois subgrupos na amostra, envolvendo pessoas com filhos e sem filhos, buscando diferentes percepções sobre vacinação de adultos e crianças.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e professor na Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Alexandre Naime Barbosa, a preocupação em relação às variantes do SARS-CoV2 é legítima. Isso se explica porque o vírus tem o potencial de sofrer mutações com alta frequência, o que geralmente acontece quando é transmitido de uma pessoa para outra, dando origem a uma variante do vírus original. Segundo Naime Barbosa, algumas variantes se disseminam mais rapidamente do que outras, o que pode levar ao aumento de casos e agravamentos ligados à doença. “Essa é uma situação preocupante, especialmente em períodos de maior aglomeração de pessoas, o que inclui as festividades de fim de ano”, destacou o infectologista.

Importância

A sondagem revela que mesmo quem não está com o esquema vacinal completo acredita que as vacinas contra a covid-19 são importantes para proteger os adultos (86%) e as crianças (82%) e também são seguras para adultos (78%) e crianças (75%). Somente 7% das pessoas não confiam nas vacinas contra a doença, consideram que elas são pouco ou nada importantes e, inclusive, as classificam como inseguras em algum nível para os adultos.

Na avaliação da diretora médica da Pfizer Brasil, Adriana Ribeiro, a imunização continua a ser a principal forma de prevenção contra casos graves de covid-19, contribuindo para reduzir o risco de morte e o número de hospitalizações. “Não podemos esquecer que mais de 700 mil pessoas morreram no Brasil por causa da doença até o momento e que, desde o início das campanhas de vacinação, a mortalidade começou a diminuir drasticamente na população em geral”. Adriana destacou que apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter decretado o fim da emergência de saúde pública para a covid-19, é importante que se mantenha a prevenção, tendo em vista que a doença segue causando internações e óbitos, com mais de 13 mil mortes apenas neste ano.

Um eventual retorno da pandemia ou aumento de casos constituiria o principal fator para levar os adultos a completar a carteira vacinal (25% das respostas), seguido do tempo disponível (14%) e da obrigatoriedade (11%). Confiança na eficácia ou segurança das vacinas aparece em quarto lugar, junto com dificuldade de acesso (7% cada). Por outro lado, 20% garantem que nada os levaria a completar o esquema vacinal. De modo geral, os consultados que rejeitam completar o ciclo vacinal contra covid-19 são menos instruídos, têm menor renda familiar e pertencem ao sexo masculino.

Entretanto, 72% dos entrevistados disseram que vão se vacinar imediatamente, caso surja nova onda da doença. De acordo com a pesquisa, 45% das pessoas com esquema vacinal incompleto têm consciência de que não estão totalmente protegidas. Trinta e dois por cento afirmam não ter conseguido tomar todas as doses e 13% explicaram que, “como a pandemia acabou”, deixaram de se preocupar com isso.

Crianças

Cerca de metade da amostra tem filhos com mais de seis meses até 17 anos ou é responsável por alguém nessa faixa etária. Em relação à vacinação infantil, revelaram que a maioria dos filhos (59%) tomou pelo menos uma dose da vacina contra covid-19. Entre os principais motivos para não completar o esquema vacinal dos filhos estão o medo de possíveis reações que a vacina poderia causar, como febre alta, calafrios, entre outros efeitos (20%), e a falta de motivação (10% não veem necessidade de vaciná-los).

Outros 65% discordam, em algum grau, da ideia de que as crianças não desenvolveriam a forma grave da covid-19 e, por isso, não precisariam ser vacinadas. Trinta e nove por cento dos pais e mães não chegaram a conversar com o pediatra antes de tomar a decisão de vacinar ou não o filho. Esse percentual cai para 32% entre bebês de 6 meses a 2 anos, passando para 36% na faixa de 3 a 4 anos, 38% no grupo de 5 a 11 anos e alcançando 48% no recorte para jovens de 12 a 17 anos. Somente 2% disseram que o pediatra recomendou não dar a vacina.

Fontes de informação

A imprensa, incluindo televisão, rádio, jornal e revistas, é considerada a principal fonte de informação sobre o tema por 43% dos entrevistados, seguida dos postos de saúde (30%, em especial das classes D e E); das redes sociais (26%), englobando facebook, youtube, instagram, X (antigo Twitter) e Tik Tok (a maior parte com perfil jovem, de 18 a 24 anos); sites e portais de notícias, mais concentrado em um perfil de ensino superior (25%).

Já 67% das pessoas classificaram as informações disponíveis sobre a vacina contra a covid-19 nos diversos meios de comunicação como muito fáceis ou de fácil entendimento, mas duas em cada três pessoas com o ciclo vacinal incompleto contra a doença acreditam em pelo menos uma das fake news (notícias falsas) mais comuns sobre o tema: 70% dos entrevistados relatam essa influência da desinformação em alguma proporção.

De acordo com os entrevistados, as fake news que mais confundem as pessoas são aquelas que dizem que vacinas contra a covid-19 são experimentais (34%), causam casos graves de miocardite, trombose, fibromialgia e Alzheimer (16%), que o surgimento de novas variantes da covid-19 comprova que as vacinas não funcionam (13%), que vacinas contra a covid-19 são mais perigosas do que o próprio vírus (13%), pessoas que tiveram covid-19 não precisam se vacinar contra a doença (8%), que a vacina de RNA (molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo) mensageiro contra a covid-19 modifica o DNA dos seres humanos (4%), e a vacina contra a covid-19 tem chip e inteligência artificial para controlar a população (3%).

Em sentido contrário, 28% das pessoas com o esquema vacinal incompleto não acreditam em nenhuma das fake news investigadas na sondagem. A taxa sobe para 37% entre pessoas com maior escolaridade (ensino superior completo), atingindo 46% no recorte para o Distrito Federal.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estudo aponta diferenças entre sintomas da febre do Oropouche e da dengue

Estudo aponta diferenças entre sintomas da febre do Oropouche e da dengue

Pesquisa brasileira indica sinais clínicos distintos e defende protocolo único de cuidado
L
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil

Subtítulo: Governo brasileiro e OMS avaliam que risco de pandemia é baixo; casos recentes na Índia foram isolados e contatos monitorados tiveram resultado negativo.
L
Campanha “Prevenção também entra no Bloco” promove Carnaval seguro em Porto Velho

Campanha “Prevenção também entra no Bloco” promove Carnaval seguro em Porto Velho

Iniciativa da Prefeitura integra ações de saúde, trânsito e fiscalização para conscientizar foliões durante o Carnaval 2026
L
Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Carreta de saúde da mulher do SUS chega a Cacoal pelo programa Agora Tem Especialistas

Unidade móvel do Governo Federal inicia atendimentos para prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com exames e consultas especializadas agendadas pela rede pública.
L
Sesau orienta população a atualizar vacinas antes do Carnaval

Sesau orienta população a atualizar vacinas antes do Carnaval

Imunizantes estão disponíveis gratuitamente nas UBS de todo o estado
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

RondônCAP: Sorteio já aconteceu e divulga ganhadores da 287ª edição

Resultado do sorteio realizado em 01 de fevereiro de 2026 premia moradores de Porto Velho, Guajará, Vilhena, Cacoal, Jaru e outros municípios de Rondônia.
L

Fevereiro começa sob alerta de chuvas intensas em Rondônia

Temperaturas elevadas, com mormaços e temporais, marcam o mês que encerra o trimestre meteorológico. O principal alerta é para Porto Velho, que pode ser atingida por chuvas de nível 3, com tempestades severas organizadas e potencial significativo.
L
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Corinthians conquista a Supercopa 2026 com vitória segura sobre o Flamengo

Vitória por 2 a 0 sobre o Flamengo no Mané Garrincha garante ao Timão o título da Supercopa do Brasil 2026, em duelo entre os campeões nacionais da última temporada.
L
Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 130 milhões no próximo sorteio

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 130 milhões no próximo sorteio

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso realizado neste sábado
L
Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Porto Velho cria política permanente para proteger foliões no Carnaval

Decreto institui o programa Carnaval Seguro com ações integradas de proteção, inclusão e garantia de direitos durante a festa na capital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula e Trump devem discutir crime organizado, tarifas e América Latina em encontro previsto para março

Lula e Trump devem discutir crime organizado, tarifas e América Latina em encontro previsto para março

Diplomacias de Brasil e Estados Unidos articulam reunião em Washington após conversa telefônica entre os presidentes
L
Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Lula apresenta boa recuperação após cirurgia de catarata

Presidente tem evolução clínica dentro do esperado e deve retomar a agenda oficial na próxima semana
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia em foco: pedágio, política, justiça e segurança pública

Decisões judiciais sobre a BR-364, mudanças partidárias, violência urbana, economia, eleições e carnaval expõem um Estado em ebulição e com impactos diretos na vida da população.
L
Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Dr. Fernando Máximo destina mais de R$ 5,5 milhões para a saúde de Ji-Paraná

Recursos de emendas parlamentares vão reforçar o SUS no município e atender demandas da rede pública de saúde
L
Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Indicação de Cláudia de Jesus solicita avanços na implantação da Policlínica de Ji-Paraná

Deputada pede à Sesau informações atualizadas sobre cronograma, estudos técnicos e etapas administrativas do projeto
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança de 2 anos desaparece em área de mata e mobiliza bombeiros em Porto Velho

Criança de 2 anos sumiu após sair de casa no bairro Teixeirão, em Porto Velho, e equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas na área de mata próxima.
10

VÍDEO: Homem morre e filha fica gravemente ferida em acidente na zona Leste de Porto Velho

Acidente ocorreu no bairro JK, na zona Leste de Porto Velho, após motociclista avançar a preferencial e colidir com uma caminhonete; vítima morreu no local e filha foi socorrida em estado grave.
18
Acidente entre caminhonete e moto mata pai e deixa filha em estado grave na zona leste

Acidente entre caminhonete e moto mata pai e deixa filha em estado grave na zona leste

Colisão ocorreu em cruzamento no bairro JK, em Porto Velho
18
Colisão entre carro e carreta deixa quatro mortos na BR-364

Colisão entre carro e carreta deixa quatro mortos na BR-364

Acidente ocorreu entre Candeias do Jamari e Itapuã do Oeste e mobilizou equipes da PRF
16
Apenado com tornozeleira é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar a mãe em Porto Velho

Apenado com tornozeleira é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar a mãe em Porto Velho

Homem foi localizado pela PM após fugir do local e levado à delegacia na zona leste da capital
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: DROGARIA MENOR PRECO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 151 SOL/DLA
L
Índice de Progresso Social: dados já estão no Observatório Municipal

Índice de Progresso Social: dados já estão no Observatório Municipal

A população de Porto Velho já pode consultar gratuitamente o Índice de Progresso Social no Observatório Municipal, plataforma da Prefeitura que reúne indicadores sociais e ambientais.
L

Momento Agro: ProAqua mostra despesca e tecnologia no tambaqui

Momento Agro acompanha a despesca em propriedade rural, detalha o ProAqua, o manejo que reduz estresse do peixe e a força da tecnologia na piscicultura de Rondônia.
L

Bora Ali: Ana Clara Uchôa revela os desafios de morar no Celtinha e cruzar o Brasil com a Isis

Criadora de conteúdo, Ana Clara Uchôa relembra a vida na estrada com a golden retriever Isis, fala do “CEP do carro”, dos desafios e das descobertas na Amazônia.
L
Blocos da saúde mental quebram preconceitos e reforçam inclusão no carnaval do Rio

Blocos da saúde mental quebram preconceitos e reforçam inclusão no carnaval do Rio

Agremiações ocupam diferentes regiões da cidade e reúnem usuários, profissionais e comunidades
L
Exército inicia no Rio a incorporação da primeira turma de mulheres recrutas

Exército inicia no Rio a incorporação da primeira turma de mulheres recrutas

Ao todo, 159 mulheres passam a integrar o serviço militar como soldados
L
Minas é bicampeão da Copa Super 8 de basquete

Minas é bicampeão da Copa Super 8 de basquete

Equipe mineira vence o Pinheiros por 85 a 62 em decisão disputada em São Paulo
L
Mostra de Cinema de Tiradentes encerra 29ª edição com vitória de Anistia 79

Mostra de Cinema de Tiradentes encerra 29ª edição com vitória de Anistia 79

Documentário venceu os prêmios do júri oficial e do público
L
ANP interdita totalmente a Refit por risco grave de acidentes

ANP interdita totalmente a Refit por risco grave de acidentes

Fiscalização apontou falhas em sistemas de segurança e ameaça à população do entorno
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.