TERÇA-FEIRA, 23/12/2025
Publicidade

Em destaque

L

Saúde

Pandemia faz SUS cortar 1 milhão de cirurgias

Especialistas apontam que procedimentos que deixaram de ser realizados no ano passado vão engrossar a fila dos hospitais este ano

Publicado em 

Para dar tratamento aos doentes de covid-19, em 2020, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou quase 1 milhão de cirurgias a menos que no ano anterior, uma queda de 20% no período, de acordo com levantamento feito por uma equipe de pesquisadores a partir de informações registradas do Datasus. Foram 4 milhões de procedimentos, na comparação com 5 milhões em 2019. As chamadas cirurgias eletivas, que não são emergenciais, tiveram a maior queda, de 41% na comparação com 2019. Os procedimentos emergenciais recuaram bem menos, 4,6%.

Com o avanço da pandemia, muitos hospitais suspenderam ou reduziram as cirurgias eletivas a fim de centralizar recursos (leitos, pessoal, medicamentos) no atendimento à população contaminada pelo coronavírus. A expectativa é de um cenário ainda pior ao menos no primeiro semestre deste ano, com hospitais em colapso tanto na rede pública quanto na privada. Os procedimentos não realizados por causa da pandemia vão engrossar a fila de cirurgias do SUS, já extensa antes da pandemia.

Na comparação com a média dos quatro anos anteriores, feita para suavizar eventuais efeitos extraordinários nos números, as quedas ainda são expressivas: 15% para o total das cirurgias e 35% para os procedimentos eletivos. As cirurgias emergenciais caíram apenas 1,1% nessa comparação.

Na rede privada, a queda nos procedimentos eletivos também ficou em cerca de 40%, segundo Adelvânio Francisco Morato, presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH). Morato pondera que, a despeito de não serem considerados emergenciais, muitos casos exigem tratamento tempestivo. “Existem aquelas cirurgias puramente estéticas, que entram na conta, mas as outras são necessárias para que não se tornem casos de emergência”, diz.

Decidir quais cirurgias deveriam ser adiadas foi um dos grandes desafios dos médicos em meio à pandemia, afirma Bárbara Luizeti, da UniCesumar, de Maringá, que realizou o levamento juntamente com os estatísticos Gabriel Gonçalves da Costa e Igor Eckert, respectivamente, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), e outros colegas. O estudo foi publicado na plataforma preprints medRxiv.

Em todo o mundo, o adiamento foi apontado como uma medida importante para evitar sobrecarga de hospitais e possibilitar a reorganização dos sistemas de saúde em vista do grande fluxo de pacientes de covid-19. Mas a escassez de medicamentos e hemocomponentes, embora menor em 2020 que neste ano, também provocou essa redução, afirma. Morato, da FBH, diz que, embora a falta de insumos tenha ganhado escala em 2021, muitos hospitais já viviam esse problema no ano passado. “Ninguém estava preparado para a dimensão desta pandemia.”

Com a redução dos procedimentos cirúrgicos no ano passado e neste ano, o sistema de saúde vai conviver muito tempo com uma fila de cirurgias o que vai exigir do governo e dos gestores a área uma reformulação do sistema de saúde, afirma Morato. O aumento dos custos do sistema será um dos problemas a serem enfrentados.

No caso dos hospitais privados, em que 70% das empresas são pequenas e médias, com até cem leitos, as dificuldades anteriores à pandemia se agravaram. “Esses hospitais são a regra no interior do país”, diz Morato. Muitos poderão estar fechados ao fim da pandemia. “A rede hospitalar, o sistema de saúde brasileiro vai ter que ser rediscutido. Se você me perguntar como a rede vai lidar com o represamento de cirurgias, com toda a demanda fora a covid, eu não tenho essa resposta”.

No SUS, as taxas de redução de cirurgias foram similares nas regiões do país, segundo o estudo. Entre os tipos de cirurgia, as que mais diminuíram estão as endócrinas (48%), de mama (41%), bucomaxilofacial (37%), das vias aéreas superiores (36%), sistema digestivo e abdominal (30%) e cirurgias menores, como as subcutâneas (33%). Quedas menores: cirurgias reconstrutivas, osteomusculares, torácicas e oncológicas. Cirurgias obstétricas, como cesarianas, aumentaram 0,48%.

Luizeti destaca as cirurgias oncológicas, em que a maioria das diretrizes apontava que deveriam ser adiadas, se possível. Mas havia a preocupação com o adiamento. “O estudo encontrou redução de apenas 5,6% nas cirurgias oncológicas gerais, o que sugere que o Brasil optou pelo tratamento cirúrgico na maioria dos casos de câncer.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fhemeron convoca doadores para reforçar estoques de sangue em Rondônia

Fundação alerta para o nível crítico dos tipos O positivo e O negativo, essenciais para atendimentos de emergência e cirurgias em todo o estado.
L
Pacientes do Cosme e Damião vivem noite natalina especial

Pacientes do Cosme e Damião vivem noite natalina especial

Ação de humanização leva crianças ao Parque da Cidade.
L

Casos de micropênis não estão aumentando; estudo revela que percepção dos pais é equivocada

Pesquisa apresentada no 40º Congresso Brasileiro de Urologia mostra que 24% dos pais acreditam que o pênis dos filhos é menor que o normal, embora o desenvolvimento esteja adequado.
L
Governo de RO inicia cirurgias ortopédicas em Rolim de Moura com primeiros procedimentos realizados

Governo de RO inicia cirurgias ortopédicas em Rolim de Moura com primeiros procedimentos realizados

Cirurgias fortalecem a descentralização da saúde e ampliam o atendimento à população da Zona da Mata
L
Estilo de vida leva jovens a apresentar risco cardíaco precoce

Estilo de vida leva jovens a apresentar risco cardíaco precoce

Sedentarismo e hábitos inadequados afetam pessoas de 20 a 30 anos.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Grego Original ferve com rock, feijoada e virada épica!

Happy Friday, Feijuka com Rock e Réveillon 2026 prometem agitar Porto Velho com música ao vivo e muita energia boa.
L
Polícia Militar apresenta balanço positivo de produtividade em 2025

Polícia Militar de Rondônia apresenta balanço positivo e redução de crimes em 2025

Corporação destaca queda histórica em roubos e homicídios na capital e no interior após investimentos em inteligência e tecnologia.
L
Lula assina indulto de Natal e exclui condenados por atos golpistas

Lula assina indulto de Natal e exclui condenados por atos golpistas

Decreto presidencial mantém proibição de perdão de pena para crimes contra o Estado Democrático de Direito e delitos hediondos.
L
Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

Alexandre de Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno

Ex-ministro deverá utilizar tornozeleira eletrônica e fica proibido de acessar redes sociais ou utilizar telefone celular após laudo médico.
L
INSS altera horários de atendimento durante o Natal e o Ano Novo

INSS altera horários de atendimento durante o Natal e o Ano Novo

Agências da Previdência Social terão expediente reduzido nas vésperas e permanecerão fechadas nos feriados nacionais.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo participa de ação natalina na zona Leste

Coronel Chrisóstomo participa de ação natalina na zona Leste

Deputado realizou atividades sociais em comunidades de Porto Velho.
L
Dinheiro público: transparência até a última ponta

Dinheiro público: transparência até a última ponta

Controle dos gastos públicos precisa avançar para evitar desvios.
L
Eduardo Paes anuncia reunião com ministro para discutir limite de passageiros no Santos Dumont

Eduardo Paes anuncia reunião com ministro para discutir limite de passageiros no Santos Dumont

Prefeito do Rio critica intenção do governo federal de flexibilizar teto de voos no aeroporto central, alegando prejuízos à recuperação do Galeão.
L
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo com foco em inclusão social

Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo com foco em inclusão social

Novo ministro destaca que o turismo deve ser acessível para a maioria da população e agradece liderança do presidente da Câmara, Hugo Motta.
L
Gilmar Mendes defende debate interno sobre código de conduta no STF

Gilmar Mendes defende debate interno sobre código de conduta no STF

Ministro decano afirma não ser contrário a novas regras, mas critica questionamentos sobre participação em eventos privados.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

BPChoque prende traficante após perseguição policial na zona Sul

BPChoque prende traficante após perseguição policial na zona Sul

Ação ocorreu nesta terça-feira (23) no bairro Castanheira, resultando na apreensão de três quilos de maconha e na detenção de um jovem de 23 anos.
10
OPERAÇÃO SINAL ZERO: 2ª fase reforça fiscalização de monitorados eletrônicos em Porto Velho e Candeias do Jamari

OPERAÇÃO SINAL ZERO: 2ª fase reforça fiscalização de monitorados eletrônicos em Porto Velho e Candeias do Jamari

Ação da Polícia Penal reforça monitoramento de 17 alvos com irregularidades em tornozeleiras eletrônicas na capital e Candeias do Jamari.
L
Casal acusado de atear fogo em corpo de mulher e esquartejar homem é transferido para Porto Velho

Casal acusado de atear fogo em corpo de mulher e esquartejar homem é transferido para Porto Velho

Zelia R. e Elivelto S. são apontados como autores de esquartejamento e ocultação de cadáver carbonizado.
12
Grave atropelamento deixa mãe e filho feridos na zona leste de Porto Velho

Grave atropelamento deixa mãe e filho feridos na zona leste de Porto Velho

Mãe e criança são atingidas por motocicleta no bairro Socialista enquanto tentavam atravessar a rua Mané Garrincha.
16
Equipe médica salva bebê após parto inesperado em banheiro de policlínica

Equipe médica salva bebê após parto inesperado em banheiro de policlínica

Recém-nascido sofre parada cardiorrespiratória após cair em vaso sanitário, mas é reanimado por profissionais da saúde no centro da capital.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conab destina R$ 106 milhões para compra emergencial de leite em pó

Conab destina R$ 106 milhões para compra emergencial de leite em pó

Leite em pó da agricultura familiar será adquirido via PAA.
L
Volkswagen Up Move 2015 Econômico Zé Veículos

Volkswagen Up Move 2015 Econômico na Zé Veículos

Compacto, ágil e ideal para quem busca economia.
L
Nissan Kicks Especial 2020 Completo Zé Veículos

Nissan Kicks Especial 2020 Completo Zé Veículos

SUV moderno, econômico e ideal para o dia a dia.
L
Detran-RO realiza "Pit Stop" educativo em pontos críticos de Porto Velho

Detran-RO realiza “Pit Stop” educativo em pontos críticos de Porto Velho

Mobilização com foco em segurança viária ocorreu nesta segunda-feira (22) em áreas com altos índices de sinistros, como a Avenida Calama.
L
Trump reafirma interesse na Groenlândia por segurança nacional

Trump reafirma interesse na Groenlândia por segurança nacional

Presidente dos EUA nomeia enviado especial para o território e critica Dinamarca, gerando crise diplomática com a União Europeia.
L
Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

Governo libera saldo do FGTS retido pelo saque-aniversário

Trabalhadores demitidos desde 2020 poderão sacar valores em duas parcelas, com pagamentos previstos para dezembro e fevereiro.
L
Segurança institucional avança com gestão técnica em Rondônia

Segurança institucional avança com gestão técnica em Rondônia

Casa Militar fortalece capacitação, civismo e integração em 2025.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.