SEXTA-FEIRA, 06/02/2026
Publicidade

Em destaque

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano de 2026 e desafios do Brasil no horizonte

complexidade política e econômica marcará 2026.

Por Sergio Pires - 50

Publicado em 

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Ano de 2026 e desafios do Brasil no horizonte

VEM AÍ UM ANO COMPLEXO, IMPREVISÍVEL! QUEM ACREDITA QUE REZA AJUDA A RESOLVER, QUE TRIPLIQUE SUAS ORAÇÕES

Vem aí um 2026 enigmático, complexo, cheio de mudanças na economia; imprevisível. Como se comportará o povo brasileiro, radicalmente dividido entre lulismo e bolsonarismo? Como enfrentaremos os novos sistemas da Reforma Tributária, que coloca imposto em tudo e onde até o pintor de parede ou o vendedor de doces terão que emitir notas fiscais?

Ou seja, a partir deste janeiro de 2026, profissionais autônomos (pedreiros, diaristas, empregadas domésticas, prestadores de pequenos serviços e vendedores autônomos) que prestam serviços no Brasil deverão emitir Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) por meio do sistema nacional. A medida integra o processo de padronização tributária e a implementação das mudanças previstas na reforma do sistema de arrecadação.

E os programas de destruição de propriedades de pequenos e médios produtores rurais; de balsas e dragas de pequenos garimpos, continuarão sendo executados por policiais fortemente armados, para atender as exigências das ONGs internacionais sobre nosso meio ambiente? Teremos que continuar vivendo sob o tacão de ameaças à destruição do Planeta que baseadas em estudos falsos e mentiras e que jamais se concretizam, para manter o discurso globalista?

Como se comportará o Congresso Nacional, fragilizado pela covardia de muitos dos seus líderes, que permitiram ingerências absurdas do Poder Judiciário – claro que especificamente do STF – que, com isso, passou a governar o País? O medo da abertura de processos pelas sacanagens cometidas por muitos parlamentares, continuará sendo o muro de blindagem para que os exageros dos ministros da nossa mais alta corte continuem atuando livremente?

Como ficará este país que hoje tem mais gente recebendo Bolsa Família e vários outros benefícios do Governo do que empregados com carteira assinada? Num ano eleitoral, há alguma chance de que mude esta política socialista e eleitoreira? Os que produzem, os que geram riqueza, os que suam no campo produzindo alimentos continuarão trabalhando cada vez mais para bancarem este tipo de assistencialismo, sem porta de saída?

Como funcionará o país, que só volta ao sério depois do Carnaval mas que, em seguida, para com a Copa do Mundo e, logo depois, paralisa com uma campanha eleitoral que, aliás, se prevê de baixíssimo nível, à altura da qualidade do eleitor brasileiro?

Com oito trilhões de dívida pública, temos saída? O que será do nosso país em 2026 e nos próximos anos? Para quem acha que rezar resolve as coisas, é bom triplicar as orações. O que vem por aí pode ser tenebroso e nos levar muito próximo ao inferno. Será que o Brasil sobreviverá incólume e democrático? São muitas perguntas, cujas respostas, no geral, assustam muito mais do que nos dão esperança!

E EM RONDÔNIA, O QUE SE ESPERAR PARA ESTE ANO DE ELEIÇÕES E MUITAS DÚVIDAS?

O ano político de 2026 será também bastante complexo para Rondônia. A começar pela disputa ao Governo, onde os caminhos indicam uma polarização na disputa ao Governo, pelo menos no que o quadro indica até o momento. Dos três nomes mais fortes (Marcos Rogério, Fernando Máximo e Adailton Fúria) apenas dois tendem a entrar na disputa final. Mesmo que possam surgir outras possíveis candidaturas (como a do Coronel Braguin, comandante da PM) e de nomes da esquerda, como o advogado e jornalista Samuel Costa, ninguém duvida que é entre Rogério e Fúria que as urnas tenderiam, caso a disputa fosse hoje.

Marcos Rogério, mesmo da raiz política de Marcos Rocha (o conservadorismo e a direita) será claramente o candidato da oposição. Já Adailton Fúria virá com o aval do governador Marcos Rocha e toda a estrutura de apoio que o poder pode oferecer. Marcos Rogério perdeu a última eleição para Rocha. Agora terá que enfrentar um nome que vem com o carimbo do atual Governador. Como será?

O deputado federal Fernando Máximo vive um dos seus melhores momentos no Estado, em termos de popularidade. Quase onipresente, ele anda por cada canto deste Estado, levando sua mensagem; dando palestras para jovens, entregando resultados de suas emendas. Aparece sempre ou em primeiro ou em segundo, empatado, nas pesquisas. Tem um acordo com Marcos Rogério de que o que estiver melhor nas pesquisas no ano que vem, vai ao Governo e outro ao Senado. Mas Marcos Rogério já oficializou sua candidatura ao Palácio Rio Madeira/CPA.

Caso não surja um nome que possa surpreender, este será o quadro para a disputa ao Governo. O que pode mudar é Fernando Máximo conseguir o apoio de um partido forte e decidir, lá na frente, entrar na corrida pelo Governo. Não é o que o quadro de hoje mostra, mas ainda pode acontecer.

SÉRGIO GONÇALVES MANTÉM SUA CANDIDATURA MESMO SEM ASSUMIR O GOVERNO? ELE AINDA NÃO ANUNCIOU A DECISÃO

O atual vice-governador Sérgio Gonçalves merece um capítulo à parte. Mesmo com o rompimento com Marcos Rocha, ele tratou, nos últimos meses, em andar pelo Estado, buscando tornar-se mais conhecido e mais popular. Os resultados práticos começaram a aparecer. No início da jornada, ele tinha em torno de 3 por cento nas pesquisas. Mais recentemente, mais que duplicou este percentual. Ora, no Governo, que assumiria em 4 de abril, Gonçalves teria nove meses para gestar o filho que lhe poderia dar o caminho para uma reeleição.

O anúncio, na semana passada, de que Rocha não pretende disputar o Senado e permanecer no comando do Estado até 31 de dezembro do 2026 que está chegando, mudou tudo. Sem estar no poder, sem ter a estrutura do Governo nas mãos; sem montar sua própria equipe e direcionar o Estado para sua forma de administrar; sem o poder, enfim, as chances de Sérgio Gonçalves de ser o futuro Governador de Rondônia caem radicalmente.

Ele tem competência e conhecimento. Mas não tem ainda voto para enfrentar nomes poderosos como os de Marcos Rogério e Adailton Fúria, os que estão muito à frente nas pesquisas. Desde que Rocha avisou que não sairá para disputar a eleição, Sérgio Gonçalves não se pronunciou publicamente sobre seus planos. Disputará o Governo? Tentará algum outro caminho? As respostas só serão dadas pelo próprio vice-governador em breve.

SEM ROCHA, CORRIDA PELO SENADO TEM NOMES FORTES. CONFÚCIO DEPENDE DA UNIÃO DA ESQUERDA PARA SE REELEGER

Se a corrida ao Governo tem poucos pretendentes com chances reais, na disputa pelas duas cadeiras do Senado, aí o buraco é mais embaixo! O governador Marcos Rocha avisou que fica até o fim do seu governo, embora há quem diga que esta decisão pode mudar, lá na frente, nos cerca de 100 dias que faltam para o 4 de abril. Como ele no jogo, o quadro é um; sem ele, outro, muito diferente.

Sem Rocha, estariam no páreo ainda nomes poderosos: Silvia Cristina, o próprio Fernando Máximo, caso mantenha seus planos atuais; Acir Gurgacz, ex-senador; Confúcio Moura, que terá chances de reeleição caso nele sejam concentrados os votos da minoria esquerdista do Estado. Tem crescido bastante o nome do bolsonarista, indicado pelo próprio ex-presidente, o empresário do agronegócio Bruno Scheid, de Ji-Paraná. E tem, ainda, o deputado estadual Delegado Rodrigo Camargo, que já anda aparecendo nas pesquisas.

Destes nomes, excluindo-se o de Marcos Rocha, o atual Governador dificilmente apoiaria alguém, embora poderia haver uma mínima chance de acordo futuro com Sílvia Cristina. Com todos os demais, sempre levando-se em conta a situação de hoje (já que a arte da política é especialista em mudanças inesperadas) não há possibilidade de acordo para o apoio do ocupante da principal cadeira do Palácio Rio Madeira/CPA.

CELULAR AO VOLANTE PASSA A SER TRATADO DA MESMA FORMA COMO SE O MOTORISTA DIRIGISSE EMBRIAGADO

Muitas mudanças na legislação de trânsito, como a perigosíssima decisão de que motoristas não precisam mais fazer curso em autoescolas e a perspectiva de que os Detrans do país percam até 40 por cento das suas receitas são nocivas, certamente. O número de acidentes e mortes pode dar um salto, com motoristas sem preparo, mas habilitados, dominando as ruas e rodovias. Mas há outras que merecem elogios. Uma delas é a decisão de que o uso do celular ao volante será comparado a dirigir embriagado. Isso mesmo! É o que a nova lei, que já vale a partir de 1º de janeiro.

Dirigir, a partir de agora, usando o celular, seja ouvindo mensagens, as enviando ou falando, será tratado como infração gravíssima, equivalente não só a dirigir embriagado, como a não socorrer vítima de atropelamento; dirigir sem Carteira de Habilitação e participar de rachas, apenas como alguns exemplos. A nova lei estabelece tolerância zero para qualquer manuseio do aparelho com o veículo em movimento, já que esta é, atualmente, a principal causa de colisões e atropelamentos no trânsito brasileiro.

A mudança transforma a olhada no celular, vendo mensagem no WhatsApp e a ligações, como condutas de violação grave ao dever de atenção. A nova lei prevê multa de infração gravíssima em cerca de 294 reais, além da perda de sete pontos na Habilitação. Os poucos segundos em que o motorista desvia o olhar para ver o celular, pode representar a morte ou ferimentos graves em algum pedestre ou danos em veículos que nada têm a ver com a irresponsabilidade. Tomara que esta lei “pegue”!

CONGRESSO CRIA LEIS QUE PROÍBEM A “SAIDINHA” DE PRESOS. OUTRA VEZ A DECISÃO É IGNORADA E ELES ESTÃO À SOLTA!

Eles estão à solta! No país inteiro, cerca de 33 mil presidiários terão a famigerada “saidinha de Natal”, mesmo depois de duas leis aprovadas pelo Congresso Nacional, que já não apita mais nada, já que a Constituição é ignorada. Em Rondônia, pelo menos 160 detentos terão este direito, todos de presídios do interior, já que na Capital não foi divulgada nenhuma relação dos que podem sair das cadeias para passar o Natal em casa.

O benefício beneficia inclusive indivíduos que cometeram crimes graves, desde que preencham os requisitos jurídicos. No Estado, há pelo menos um caso destes: de um presidiário que assassinou a esposa e mesmo com pesada condenação, preenche os requisitos para a liberdade provisória. A “saidinha” gera preocupação nas forças de segurança, mas muito mais na população, já que todos os anos se registram foragidos e beneficiados que cometem crimes, enquanto soltos provisoriamente.

O Congresso Nacional decidiu, pela segunda vez, acabar com a possibilidade de saídas temporárias de presos para visitar a família e para participar de atividades que contribuem para o convívio social. As possibilidades de saída temporária de presos em feriados e datas comemorativas haviam sido restauradas na Lei de Execução Penal (de 1984) por um veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que foi derrubado em sessão com senadores e deputados federais. A derrubada do veto se deu por 314 votos a 126 na Câmara, com 2 abstenções; e por 52 votos a 11 no Senado, com 1 abstenção. Até agora, as decisões de deputados e senadores foram ignoradas.

FÁTIMA CLEIDE VOLTA ÀS ELEIÇÕES E É O PRINCIPAL NOME PARA UNIR A ESQUERDA EM RONDÔNIA

Enfim, o Partido dos Trabalhadores tomou uma decisão das mais corretas. Vai trazer de volta para a política rondoniense um dos seus grandes nomes. A ex-senadora Fátima Cleide, que atualmente é o grande nome popular do partido, deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no ano que vem. Vai recomeçar sua carreira pelo parlamento estadual, onde tem chances reais de chegar lá. E de formar, depois de muito tempo, uma dobradinha petista na ALE, já que a ji-paranaense Cláudia de Jesus tem possibilidades claras de reeleição.

Na última disputa eleitoral, por muito pouco Fátima não se elegeu para a Câmara Federal. Mesmo sendo a quinta mais votada, ficou fora por questões de legenda. No meio da esquerda de Rondônia, afora Confúcio Moura, que é do MDB lulista, Fátima é a que realmente tem voto e consegue unir os votos do seu grupo ideológico. Amiga pessoal do presidente Lula, ela estava cotada para concorrer a qualquer função, inclusive o Governo, caso quisesse. Optou pela ALE onde, com grandes possibilidades de conseguir uma das 24 cadeiras.

Obviamente que o PT terá uma nominata completa tanto para a Assembleia quanto à Câmara Federal, com nomes viáveis, mas certamente nenhum deles nem perto do potencial eleitoral de Fátima Cleide. Em 2002, ela foi eleita senadora por Rondônia com a maior votação, à época, da história do Estado. A esquerda está tentando voltar a ter peso em Rondônia, mesmo com apenas 30 por cento do eleitorado. Se há alguém que pode unir a esquerda no seu entorno e atingir a meta petista, este alguém é Fátima Cleide. Neste momento, só ela!

UMA DÉCADA E MEIA DEPOIS, IDEIA DE CASSOL DE ABATER BÚFALOS AGORA É EXIGÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

Nada como um dia mais de 15 anos depois do outro. Quando Governador, Ivo Cassol tentou resolver o problema das então centenas e centenas de búfalos que começavam a destruir a região da Fazenda Pau D´Óleo, no Vale do Guaporé. A ideia era simples: autorizar a caça esportiva, atraindo caçadores de todo o país. Eles abateriam parte dos búfalos, doariam a carne para escolas e entidades filantrópicas e o problema ficaria sob controle. Pra que?

Cassol foi tratado quase como criminoso pelo Ministério Público Federal e órgãos ambientalistas. Como um Governador poderia fazer uma proposta absurda como aquele, de matar os pobres animais? Pois agora o mesmo MPF está ameaçando o Estado e o CMBio de multa de até 20 milhões de reais se não resolveram a destruição praticada pelos agora muito mais que muitas centenas de búfalos, que se reproduzem porque não tem inimigos naturais. Os teria, se alguma mente brilhante decidisse trazer leões para cá.

A pesquisa envolve três frentes: o ICMBio coordena a logística e monitoramento; a Universidade Federal de Rondônia analisa a sanidade dos animais; e uma empresa especializada executa o abate técnico. Amostras de água são coletadas antes e depois da operação, e câmeras acompanham a interação da fauna com as carcaças deixadas no local. Não se fala na destinação da carne dos animais abatidos. A exigência chega com cerca de uma década e meia de atraso. Se tivessem ouvido o Cassol…

MORAES NEGA INGERÊNCIA NO CASO MASTER E DIZ QUE SUA ESPOSA, COM CONTRATO MILIONÁRIO, NÃO ATUOU COM ADVOGADA

O ministro Alexandre de Moraes, envolvido em denúncias de que teria tentado junto ao Banco Central e também a Polícia Federal, amenizar a situação do Banco Master e seus diretores (a esposa dele é advogada contratada por 3 milhões e 600 mil reais/mês, pelo banco) nega que o tenha feito. Ele se defende, como poucas vezes deu direito de defesa aos que prendeu, acusou e condenou.

Nota oficial assinada por Moraes, afirma não ter telefonado para o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para pressionar pela aquisição do Banco Master pelo BRB, o Banco de Brasília. Segundo ele, a primeira reunião com Galípolo aconteceu em 14 de agosto, após ser sancionado pelo governo dos Estados Unidos com a aplicação da lei Magnitsky, em 30 de julho. A segunda aconteceu em 30 de setembro, após a medida ter sido aplicada contra sua esposa, em 22 de setembro. Nas denúncias do jornal O Globo, Moraes teria tratado do assunto com Galípolo desde julho e não agosto.

Na nota, o ministro mais poderoso do País escreveu ainda que o escritório de sua esposa, Viviane Barci Moraes, “jamais atuou na operação de aquisição do Banco Master pelo BRB perante o BC”, embora ela tenha tido, com o Banco que quebrou, um contrato de advocacia de 129 milhões de reais. Nesta semana, para surpresa de ninguém, o ministro Gilmar Mendes saiu em defesa de Moraes.

PERGUNTINHA

Na sua opinião, na eleição presidencial deste ano que está chegando, o vencedor será o presidente Lula e a esquerda ou algum nome forte vindo do conservadorismo ou do bolsonarismo, como o filho do ex-presidente, Flávio Bolsonaro?

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Povoado Nerd: Takashi Kadowaki da Costa é o jovem talento da vez

O resultado veio rápido, com bons desempenhos em torneios locais e conquistas frequentes em sua categoria.
L

Bora Ali: Iury Carvalho conta como surgiram as expedições de aventura em Rondônia

O roteiro também passou por Vila Bela da Santíssima Trindade, por Machadinho do Oeste com expedições de rafting e boia cross.
L
SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

SUS inicia uso de insulina de ação prolongada em projeto piloto

Ministério da Saúde começa transição da insulina humana para glargina em quatro estados, beneficiando crianças, adolescentes e idosos com diabetes, com previsão de expansão nacional.
L
PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

PS UNIR 2026: manifestação de interesse é obrigatória

Universidade Federal de Rondônia exige manifestação de interesse para cursos do 1º semestre como etapa eliminatória do PS UNIR 2026 antes das matrículas.
L
Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Bolsonaro não precisará de hospitalização e permanecerá na Papudinha

Laudo da Polícia Federal aponta que ex-presidente tem sete problemas crônicos, mas cuidados médicos podem ser feitos na unidade prisional para evitar complicações de saúde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Dr. Gilber visita zona rural de Candeias do Jamari

Vereador Dr. Gilber visita zona rural de Candeias do Jamari

Parlamentar acompanha produtores e busca melhorias em estradas e apoio à agricultura familiar para fortalecer economia local e infraestrutura rural.
L
Haddad cobra Congresso por regras contra supersalários no serviço público

Haddad cobra Congresso por regras contra supersalários no serviço público

Ministro da Fazenda defende lei para limitar verbas indenizatórias, apoia decisão de Flávio Dino no STF e critica uso de auxílios que permitem salários acima do teto.
L
Cláudia de Jesus pede investimentos em equipamentos de saúde para CDI de Cacoal

Cláudia de Jesus pede investimentos em equipamentos de saúde para CDI de Cacoal

Pedido busca fortalecer estrutura existente e ampliar exames pelo SUS.
L
Licitação da SESAU: silêncio gera questionamentos

Licitação da SESAU: silêncio gera questionamentos

Contrato de R$ 48 milhões para transporte de pacientes levanta dúvidas técnicas e cobra explicações públicas sobre transparência e execução do serviço.
L

Ayel Muniz aponta aumento da dependência do Bolsa Família após saída do MDB do governo

Ex-dirigente defende unificação partidária e sugere reaproximação com o MDB em meio à busca por protagonismo em Rondônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Assalto é registrado em vídeo na zona sul de Porto Velho

Dois criminosos rendem vítimas em frente a residência, roubam celulares, joias e veículos e fazem disparo para o alto, segundo moradores.
12
PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

PRF prende dois homens com mandados de prisão em Rondônia

Polícia Rodoviária Federal realiza abordagens na BR-364 e detém suspeitos por pensão alimentícia, roubo, receptação e uso de documento falso.
10
Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Policial do Batalhão de Choque prende suspeito após roubo em Porto Velho

Homem de 31 anos foi detido em flagrante após abordar funcionária da Havan e ameaçar populares com arma caseira; ação rápida evitou fuga do suspeito.
14
Traficante é preso e mulher é flagrada com tornozeleira eletrônica rompida

Traficante é preso e mulher é flagrada com tornozeleira eletrônica rompida

Polícia Militar do 5º BPM apreende drogas, balança de precisão e diversos objetos após denúncia
10
Polícia prende foragido conhecido como “Gago” na zona Leste

Polícia prende foragido conhecido como “Gago” na zona Leste

Foragido foi preso pela equipe do sargento Machado durante ação policial no bairro Ulisses Guimarães
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Casa Branca apaga vídeo racista associado a Donald Trump

Conteúdo com representação ofensiva de Barack e Michelle Obama gerou críticas dentro e fora dos EUA, e governo afirmou que postagem foi feita por erro de um funcionário.
L
Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Aeroporto de Porto Velho registra crescimento histórico em 2025

Com alta de 28% no número de passageiros e aumento de voos comerciais, terminal reforça conectividade aérea, impulsiona economia regional e amplia integração da Amazônia ao país.
L
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

SEMDES promove capacitação em Escuta Especializada para servidores da educação municipal e estadual

Na formação do dia 06, aplicada aos servidores estaduais, a equipe do CREAS contou com auxílio do promotor de justiça Dr. Roosevelt Queiroz Júnior, que esclareceu dúvidas e orientou os participantes.
L
Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Programa Carnaval Seguro fortalece rede de proteção durante o período carnavalesco em Porto Velho

Iniciativa inédita integra assistência social, saúde, segurança pública e sistema de justiça para prevenir e enfrentar violências no Carnaval.
L
Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Quatro blocos desfilam em Porto Velho neste fim de semana do Carnaval 2026

Prefeitura divulga horários e percursos dos blocos Areal Folia, Pirarucu do Madeira, Até Que a Noite Vire Dia e Furacão da Sul.
L
TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

TCE-RO inova com tecnologia inédita para medir resultados e ampliar impactos sociais

Tribunal de Contas de Rondônia implanta modelo CHAP e matriz M-RAIG para fortalecer governança, transparência e efetividade das ações públicas.
L
Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Carnaval 2026: Ecoturismo em Porto Velho impulsiona negócios locais

Feriado na capital de Rondônia atrai turistas para experiências na natureza, observação de aves e roteiros sustentáveis, com apoio do Sebrae.
L
Servidores da Semias passam por capacitação no Sistema Eletrônico de Informações

Servidores da Semias passam por capacitação no Sistema Eletrônico de Informações

Curso em parceria com a Polícia Civil qualifica servidores para uso do SEI e fortalece a modernização administrativa da Prefeitura.
L
Anater lança edital para regularizar áreas da agricultura familiar na Amazônia

Anater lança edital para regularizar áreas da agricultura familiar na Amazônia

Projeto do Governo do Brasil prevê regularização fundiária e ambiental, assistência técnica e apoio à produção para 7,3 mil famílias em cinco estados da Amazônia Legal.
L
Microcrédito: R$ 69 milhões em novos contratos em janeiro

Microcrédito: R$ 69 milhões em novos contratos em janeiro

Programa do MIDR em parceria com a Caixa registra recorde de adesões e beneficia mais de 5 mil famílias no Norte e Centro-Oeste.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.