O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fez um pronunciamento em rádio e TV na sexta-feira, 17 de outubro de 2025, para mobilizar a população para o Dia D da multivacinação que acontece neste sábado, dia 18. A convocação é focada em crianças e adolescentes até 15 anos de idade, com as salas de vacinação abertas das 8h às 17h.
A importância da imunização e a volta de doenças
Padilha enfatizou a importância da vacinação, declarando: “Não vamos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram”. Estarão disponíveis mais de 16 tipos de vacinas voltados para o público jovem.
O ministro recordou que campanhas de imunização foram essenciais para tornar o Brasil livre de doenças como paralisia infantil, tétano neonatal, rubéola e sarampo. Ele ressaltou que, após o país ter voltado a ser reconhecido em 2024 como livre do sarampo, a vacinação é crucial para manter esse status.
Combate à desinformação sobre vacinas
Padilha destacou que o governo tem atuado no combate à desinformação sobre vacinas após um período de seis anos de queda na cobertura vacinal. Para isso, foi criada a caderneta digital de saúde da criança, que fornece informações seguras e já atende mais de 1,8 milhão de famílias brasileiras.
O ministro mencionou um estudo que aponta o Brasil como líder em desinformação antivacina na América Latina, concentrando 40% de todo o material desse tipo que circula no Telegram. O estudo, que mapeou 81 milhões de mensagens na rede social, identificou 175 supostos danos atribuídos às vacinas e 89 falsos antídotos.
Campanha e Outubro Rosa
A campanha de vacinação, que se estende até o final de outubro, conta com a participação da apresentadora Xuxa Meneghel e do personagem Zé Gotinha para incentivar a adesão de crianças, adolescentes e seus responsáveis.
Padilha aproveitou o pronunciamento para lembrar também da campanha Outubro Rosa. Ele informou que o Ministério da Saúde ampliou o acesso à mamografia pelo SUS, garantindo o exame para mulheres de 40 a 74 anos, incentivando que as mães cuidem de sua saúde ao levar os filhos para vacinar.