O tradicional Festival Duelo na Fronteira, um dos maiores eventos culturais de Guajará-Mirim, receberá um importante reforço na infraestrutura. A deputada estadual Dra. Taíssa Sousa (Podemos) teve atendidas as indicações nº 9688/24 e nº 9623/24, solicitando ao Governo de Rondônia a execução do projeto de bloqueteamento interno de todo o Bumbódromo do município.
O Bumbódromo, palco do espetáculo protagonizado pelas agremiações de bois-bumbás, é símbolo da cultura local. Porém, o trecho que conecta os barracões à arena, por onde transitam as alegorias e integrantes, é de terra batida e torna-se quase intransitável na temporada de chuvas, transformando-se em lama. Essa situação dificulta o deslocamento dos artistas e o transporte seguro das alegorias.
“Estamos falando de um patrimônio cultural do nosso estado. É fundamental garantir infraestrutura adequada para que esse espetáculo continue crescendo com segurança, organização e valorização da nossa cultura”, destacou a deputada.
O projeto prevê o bloqueteamento de todo o espaço interno do Bumbódromo, incluindo o percurso entre os barracões e a arena, proporcionando mais segurança, evitando danos às alegorias e garantindo maior conforto ao público durante o evento.
Dra. Taíssa Sousa agradeceu o apoio do secretário da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (SEOSP) e chefe da Casa Civil, Elias Rezende, e do governador Cel. Marcos Rocha pelo empenho em atender à demanda. “Quero expressar minha gratidão a todos que estão trabalhando para fortalecer a nossa cultura. Obrigada, Elias, pela dedicação e sensibilidade, e ao nosso governador Cel Marcos Rocha por entender que cultura também é prioridade. Essa parceria é fundamental para transformar realidades”, afirmou.
A deputada finalizou com seu compromisso: “É o recurso do povo, voltando para o povo.”