Em duas semanas de atuação, o programa Olhar de Amor, iniciativa da deputada federal Sílvia Cristina, para a realização de cirurgias de cataratas e de pterígio (‘carne no olho’), através da parceria com a fundação Pio XII, já realizou 518 consultas oftalmológicas e agendou 301 cirurgias de cataratas.
Com uma média de 50 atendimentos diários, no Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer, em Ji-Paraná, o Olhar de Amor já atendeu pacientes de 15 municípios, através da regulação do SUS.
“São mais de 500 pessoas atendidas e 301 cirurgias agendadas. Muitos pacientes aguardavam há anos e já tinham até perdido a esperança de realizar a cirurgia. Mas, com o Olhar de Amor estão renovando as esperanças de voltarem a enxergar e ter uma vida digna e autônoma”, destacou a deputada.
Já foram atendidos pacientes de Ji-Paraná e também, através da regulação, vindos de outros 14 municípios: Nova Brasilândia do Oeste, Presidente Médici, Espigão do Oeste, Ariquemes, Rolim de Moura, Vale do Paraíso, Mirante da Serra, Parecis, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Santa Luzia do Oeste, Presidente Médici, Cerejeiras e Alta Floresta do Oeste.
Uma das pacientes atendidas é a Creuza Machado, de 68 anos, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Ji-Paraná, estava na fila há quase três anos para fazer a cirurgia de catarata. Mas, com o Olhar de Amor a espera acabou. Ela fez os exames e está com cirurgia marcada para o próximo dia 12 de junho.
Olhar de Amor
O programa Olhar de Amor prevê também a realização de cirurgias em Porto Velho e no Cone Sul, no segundo semestre e no começo do próximo ano, respectivamente. Todo o material necessário à realização dos procedimentos já foram adquiridos e trazidos para o Centro em Ji-Paraná.
No primeiro momento, a prioridade é ajudar a reduzir a fila de espera por cirurgias de cataratas. Os atendimentos são realizados das 7h às 16h e os pacientes interessados devem levar documento pessoal com foto, cartão do SUS e comprovante de residência.