DOMINGO, 14/12/2025

Em destaque

Pedro Fernandes denuncia situação do Soldado da Borracha em Cujubim

Parlamentar utilizou a tribuna durante sessão da Alero.

Por Ivan de Lara I Assessoria parlamentar\ALE-RO - 010

Publicado em 

Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO

Na sessão da última terça-feira (8), o deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Rondônia para denunciar a grave situação enfrentada pela região do Soldado da Borracha em Cujubim. O parlamentar criticou duramente a criação de reservas ambientais em áreas já tituladas e afirmou que as consequências dessas medidas estão sendo extremamente prejudiciais às famílias da região.

“Nós não podemos aceitar o que está acontecendo, criar uma reserva em cima de uma área titulada dentro do estado de Rondônia. Um absurdo o que fizeram”, disse o deputado, ao iniciar sua fala. Fernandes também destacou que, além de criar as reservas, estão tentando cancelar as fichas do IDARON e as notas fiscais dos produtores rurais, o que tem prejudicado diretamente os moradores da região.

O deputado criticou ainda a forma como as autoridades têm lidado com a situação, apontando que a política de comando e controle não resolve o problema e acaba gerando revolta entre os afetados. “Comando e controle não funciona, eles multam a pessoa, depois que a pessoa é multada, ela se revolta, aí que ela destrói mais”, ressaltou Pedro, enfatizando que essas multas não estão ajudando na preservação do meio ambiente, mas sim agravando o problema.

Pedro Fernandes também falou sobre os recentes incêndios que atingiram o estado e seus impactos para a saúde pública e economia. “Olha esse fogo criminoso que teve, que trouxe um prejuízo enorme para o nosso estado, aqui para Porto Velho, principalmente, é voos, é um prejuízo na saúde”, afirmou o parlamentar, visivelmente preocupado com as consequências desses crimes ambientais.

Durante o discurso do deputado Pedro, vários deputados se manifestaram em apoio às suas críticas. O deputado Alex Redano (Republicanos), presidente da CPI da Reservas Ambientais, fez um aparte em que destacou a gravidade da situação e a necessidade de encontrar soluções rápidas para as famílias que estão vivendo em áreas que foram transformadas em reservas.

“Precisamos dar uma segurança jurídica para essas pessoas. O que elas não têm ali é paz, é segurança,” disse Redano, ao mencionar que tem recebido inúmeras ligações de pessoas afetadas pela situação. O deputado ainda sugeriu que a Assembleia organize uma visita institucional ao Ministério Público para levar a realidade do que está acontecendo na região de Cujubim, e também aos órgãos de controle do estado para discutir soluções.

Redano ainda destacou que a CPI que investiga a criação dessas reservas já está avançando e espera que possa trazer resultados. “Eu tenho certeza que será demonstrado que não obedeceram o devido processo legal para a criação dessas reservas,” afirmou ele, sinalizando que acredita que o Judiciário cancelará a criação dessas áreas, pois foram criadas sem o rito adequado.

Em outra aparte do debate, o deputado Laerte Gomes (PSD) também tomou a palavra e reforçou o argumento de que as reservas foram criadas de maneira ilegal. Ele destacou que essa não foi a primeira vez que se tentou resolver o problema, mas que todas as tentativas anteriores foram barradas pelo Judiciário.

“Nós já tentamos derrubar essa reserva por várias vezes nessa casa, através de decreto, através de projeto de lei, mas todos foram… se tornaram, depois de aprovados, inconstitucionais,” declarou Gomes. Ele também sugeriu que a única forma de solucionar o impasse seria por meio de uma mesa de negociação entre todas as partes envolvidas – incluindo o Judiciário, o Ministério Público, os órgãos de controle, e o Governo do Estado.

“Nós precisamos sentar com todos os envolvidos e achar uma solução,” concluiu Gomes, reafirmando seu apoio ao governador Marcos Rocha, que recentemente revogou o decreto da criação da reserva Soldado da Borracha, mas teve a decisão barrada judicialmente.

Encerrando o debate, Pedro Fernandes fez um apelo por mais planejamento nas ações governamentais. Segundo ele, é essencial que qualquer retirada das famílias dessas áreas seja feita de maneira planejada e organizada, para evitar mais problemas sociais.

“Nós precisamos cuidar desse povo. Se tem que sair dessas áreas, tudo bem, mas vamos montar um planejamento. Vamos ver para onde vai, que recurso que o governo vai dar, para onde essas pessoas vão,” explicou Fernandes, enfatizando que o governo precisa criar políticas públicas que deem suporte a essas famílias, caso contrário, a situação tende a se agravar ainda mais.

Ele alertou para os riscos que uma ação precipitada pode trazer para o estado. “Não adianta ir separando as coisas sem pensar na população. Nós vamos lançar esse povo numa situação difícil,” finalizou o deputado, apelando para o bom senso e o diálogo entre as instituições.

A Assembleia Legislativa de Rondônia, com o apoio dos deputados, agora se prepara para discutir com mais profundidade o destino das áreas de reserva e dos Soldados da Borracha, buscando uma solução que concilie preservação ambiental e justiça social.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

“Beijo na testa não paga conta”: Samuel Costa vocaliza clamor dos praças e aponta novo caminho para a PM e BM

Pré-candidato ao governo defende valorização real dos policiais e bombeiros militares da base e critica distanciamento do comando da tropa.
L
Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Gestão Marcos Rocha inaugura unidade do Tudo Aqui em Vilhena

Espaço centraliza serviços públicos e amplia acesso da população a atendimentos essenciais.
L
Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Colorado do Oeste recebe equipamentos e pacote de investimentos do governo de Rondônia

Ações abrangem educação, saúde, infraestrutura, assistência social e desenvolvimento urbano no município.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Cenário político de Rondônia tem novos nomes, alianças e disputas

Cenário político de Rondônia projeta 2026 com movimentações intensas.
L
Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade critica falta de valorização dos praças 

Vereadora Sofia Andrade denuncia perseguições internas em audiência na ALE-RO. 
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil e preocupa especialistas

Sífilis mantém crescimento acelerado no Brasil e preocupa especialistas

Avanço da doença afeta principalmente mulheres jovens e gestantes, elevando riscos para bebês.
L

Ilhado em rio, homem tenta salvar cães enquanto correnteza ameaça arrastá-los na Bolívia

Vídeo mostra boliviano a ponto de ser arrastado pelas chuvas que arrasam Santa Cruz.
L
Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames garantem oferta de uva no fim do ano 

Arames adequados no parreiral asseguram produtividade e regularidade da uva. 
L

Neide Cardozo da Kanindé convoca a população de Porto Velho para marchar contra a “anistia e o Marco Temporal”

O evento, que ocorrerá em todo o Brasil, terá início em Porto Velho, capital de Rondônia, às 15h de domingo (14), na Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
L

Nota de pesar: Maria de Nazaré Vieira Corrêa

Família comunica o falecimento de Maria de Nazaré Vieira Corrêa, aos 90 anos, em Porto Velho, mulher de fé, dedicada à família e lembrada pelo amor, coragem e espiritualidade que marcaram sua trajetória.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Deputado Edevaldo Neves cobra transparência e exige relatório sobre motoristas de aplicativo em Rondônia

Parlamentar solicita informações detalhadas ao Governo sobre empresas de transporte por aplicativo e o cumprimento das exigências para concessão de isenção do IPVA.
L
Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Motta elogia servidora alvo da PF e diz que Dino não aponta desvio

Presidente da Câmara sai em defesa de Mariângela Fialek e afirma que decisão do STF não identifica irregularidades financeiras.
L
Fim da escala 6x1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Fim da escala 6×1 avança no Congresso após aprovação em comissão do Senado

Proposta que reduz jornada de trabalho para até 36 horas semanais segue para novas etapas legislativas.
L
Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Discussão por mesa termina com mulher ferida por copo quebrado em bar no centro de Porto Velho 

Suspeita foi presa em flagrante após ataque que deixou vítima com ferimentos graves no rosto. 
14
Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas dentro de motel em Porto Velho

Homem morto a facadas foi identificado após crime no bairro Nova Porto Velho. 
18
Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja na Avenida Calama é registrado por câmeras 

Furto em loja ocorreu durante a madrugada na Avenida Calama. 
14
Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio marca briga entre vizinhos em Porto Velho 

Tentativa de homicídio ocorreu após nova briga entre vizinhos durante a madrugada. 
16
Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas após fuga no bairro Escola de Polícia 

Suspeito preso com drogas tentou fugir da PM durante patrulhamento no bairro Escola de Polícia. 
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prêmio valoriza comidas de terreiro e reúne 45 comunidades de matriz africana

Prêmio valoriza comidas de terreiro e reúne 45 comunidades de matriz africana

Evento reconhece a gastronomia afro-brasileira como patrimônio cultural, espiritual e fonte de renda.
L
Finalistas da Copa do Brasil serão definidos neste domingo

Finalistas da Copa do Brasil serão definidos neste domingo

Corinthians enfrenta o Cruzeiro em Itaquera, enquanto Fluminense e Vasco decidem vaga no Maracanã.
L
Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no segundo turno

Chile vai às urnas neste domingo para eleger presidente no segundo turno

Disputa coloca frente a frente a extrema direita e a candidata governista.
L
Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Osasco e Praia perdem e disputam o terceiro lugar no Mundial de Clubes de vôlei feminino 

Italianas impõem favoritismo e fazem final europeia no ginásio do Pacaembu. 
L
São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

São Paulo confirma segundo caso de sarampo em 2025 

Paciente não vacinado havia viajado ao exterior e não há registro de transmissão local do vírus. 
L
Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Basquete: Minas mantém invencibilidade, Franca se reabilita e Flamengo estreia na Champions

Equipes brasileiras têm início positivo na Champions League das Américas, que reúne os principais clubes do continente.
L
Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Apagão atinge Embu-Guaçu e deixa 61% dos moradores sem energia 

Cidade da Grande São Paulo é a mais afetada após chuvas e ventos provocados por ciclone extratropical. 
L
Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo vence Pyramids e garante vaga na final da Copa Intercontinental 

Flamengo supera rival egípcio no Catar e enfrentará o PSG na decisão. 
L
Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes em aldeia indígena 

Ação pioneira utiliza técnica sem inseticidas para reduzir casos de dengue, zika e chikungunya. 
L
Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Enel afirma que fornecimento de energia deve ser normalizado até amanhã em São Paulo 

Mais de 417 mil moradores ainda enfrentam falta de luz após passagem de ciclone extratropical. 
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.