SÁBADO, 07/02/2026
Publicidade

Em destaque

Em mais um debate sem Mariana, Léo apresenta propostas importantes em último debate na TV antes do 1º turno

Candidato do PDT quis rebaixar nível ao citar família de candidato do Podemos; fato importante é nova ausência da candidata apoiada pela atual administração a 3 dias da votação.

Por Assessoria - 25

Publicado em 

Foto - Assessoria

A três dias da ida dos eleitores até às urnas eletrônicas em várias regiões de Porto Velho, o debate da Rede Amazônica nesta quinta-feira (03) poderia servir para debate saudável de propostas para a maior cidade de Rondônia, além de ajudar as pessoas indecisas a definirem o seu voto.

Porém, a candidata apoiada pelo atual prefeito Hildon Chaves (União Brasil), Governo do Estado e Assembleia Legislativa simplesmente não apareceu e “deu a desculpa” de que havia outros compromissos assumidos.

Contudo, o debate está marcado há meses, com uma reunião que definiu as regras com sorteios no dia 20 de setembro.

“Infelizmente, mais uma vez, a candidata Mariana foge do debate. Isso não é somente sobre a ausência. É falta de compromisso com a população, que precisa conhecer as propostas para tomar uma decisão muito importante nos próximos dias. Fugir do debate é falta de responsabilidade. Eu pergunto a todos: vocês entregariam a chave da cidade para alguém que não cumpre com suas responsabilidades? Não é à toa que construiu um grande grupão para que possam governar por ela”, observou Léo logo na abertura da transmissão ao vivo.

Saneamento básico

Ao fazer a primeira pergunta para o candidato do Solidariedade, Léo expôs seu conhecimento sobre saneamento básico e o que vai fazer nesse setor em Porto Velho se for eleito:

“A cada real investido em saneamento, economizamos 9 em saúde curativa. A realidade é que essa responsabilidade está com o Governo do Estado e nós vamos retomar para o município. E com a sessão onerosa, que está prevista em lei, que são 200 milhões de reais, nós vamos investir imediatamente na saúde. Não faz sentido a população ser penalizada com índices piores do que em todas as capitais do Brasil e comparados à países africanos”, indica ele.

Que segue: “Isso traz doenças, desinteria, problemas sanitários, doenças infectocontagiosas. Nós também não vamos aguardar o prazo final da legislação para 2033, que é o Marco do Saneamento Básico. Nós vamos construir poços para atenuar todos os problemas que a população tem enfrentado nesse dia a dia”.

O candidato do Podemos ainda explicou como irá os recursos previstos em lei para outro setor que está caótico em Porto Velho.

“É bom que se diga que esse recurso dos 200 milhões falam o que querem fazer, mas não sabem como. Nós vamos aplicar isso imediatamente na saúde, onde falta remédio, onde falta médicos especialistas. Inclusive máquinas para realizar os exames, como podemos ver que a UPA da zona Leste está sem máquina para fazer raio-x. E a UPA abarrotada de gente, sem o menor compromisso com relação à planejamento e entrega para a população que tanto precisa e tanto carece”.

Sem perder a classe

Apesar do candidato do PDT, partido que está sob o comando do ex-senador Acir Gurgacz, ter tentado desestabilizar Léo falando de sua família e de possíveis acordos escusos, o candidato do Podemos procurou falar de propostas, tanto do meio ambiente quanto de sua atuação enquanto esteve à frente do Detran como diretor-geral.

“O importante é ter centralidade neste momento e focar no que é importante, que é discutir propostas. Graças a Deus onde passei nessa trajetória política, nós fizemos a diferença. Não foi à toa que fui o mais atuante como vereador, como deputado estadual e federal. O que me trouxe experiência para fazer as mudanças que Porto Velho realmente precisa. Nós fizemos uma gestão de excelência no Detran. Fizemos uma gestão que realmente promoveu a revolução, a ponto de pela primeira vez acabar com taxas. Acabamos com mais de 30 taxas, acabamos com mais outras 20. Promovemos a desburocratização e a aceleração”.

Ele prosseguiu: “No meio ambiente vamos focar em educação ambiental nas escolas de tempo integral. Vamos discutir educação ambiental em todas as áreas da nossa cidade. Passamos por problemas de estiagem, uma seca muito grande. E a prefeitura descontinuou a brigada municipal de incêndio, bem como realizar fiscalizações, para que possamos coibir pequenas queimadas nos terrenos baldios e também em toda a área rural da nossa capital”.

Mesmo com a insistência de Célio em atacar a família de Léo, que continuou debatendo propostas para que possam melhorar a vida dos porto-velhenses.

“Nós não queremos baixar o nível, nós queremos conversar sobre propostas que possam melhorar Porto Velho de forma urgente. Infelizmente o candidato remonta a falar de família, algo baixo, que esse rapaz tem que aprender a respeitar as pessoas. Eu lhe digo, que seu padrinho político é o Acir Gurgacz. Eu fui premiado como um dos 20 melhores parlamentares do Brasil pelo Ranking dos Políticos. Uma das 150 cabeças mais importantes do Congresso Nacional. O único líder de partido na história do Congresso. Apesar da independência, levei o protagonismo de Rondônia para o resto do país. Infelizmente, o seu padrinho, aquele que você é filhote, é um dos piores do Congresso Nacional”.

Léo ainda continua: “Ele teve problemas com a justiça. Não sei se você o visitou, mas eu acho que você não pode ser um afilhado ingrato. Nós estamos aqui para discutir propostas. Poderíamos falar, por exemplo, de alagações, onde vamos construir diques, que são grandes piscinas, para conter o que realmente prejudica o povo. Poderíamos falar sobre nosso projeto da Casa do Autista, para acolhimento, tratamento precoce, para conseguir mutirão para fechamento de laudo”.

Limpeza da cidade e servidores

Léo questionou qual o plano de limpeza urbana que o candidato do Solidariedade terá para a cidade, onde ressaltou que vai valorizar os servidores do setor e de outras áreas, como saúde e educação.

“Nós teremos um realinhamento salarial para esta categoria. Aliás, diga-se de passagem, para todos os servidores públicos municipais. Nós temos uma história real. Não vamos fazer o que já foi feito. Já fizemos muito pelos servidores na área da saúde e educação, onde vamos discutir o fim do ponto eletrônico. Vamos discutir a contratação de mais profissionais. Temos nosso plano de ação previsto no nosso Plano de Governo, onde divulgamos o que faremos nos primeiros 30 dias, 3 meses, 6 meses e 1 ano”.

O candidato do Podemos reforçou o compromisso já assumido com os servidores da Educação em várias reuniões:

“Na Educação não será diferente, onde vamos acabar com o ponto eletrônico, com o assédio que acontece atualmente. Encontrei uma gari, que comentou comigo, que ficava em uma praça, e mudam ela todos os dias, em locais diferentes. Simplesmente sem conversar com a categoria. Na Educação já temos a previsão de realizar concurso público já no segundo semestre de 2025. Temos como realizar contenção de despesas, com gastos desnecessários. Com digitalização dos documentos, desburocratização, para que a cidade possa viver de forma mais harmoniosa”.

Coligação com o povo

Em suas considerações finais, Léo reforçou a coligação que tem apenas com a população de Porto Velho:

“Quero agradecer pela força que a população nos tem dado. Quero dizer a todos que estamos indo no caminho do segundo turno para mudar essa realidade. Nós temos condição de realmente tirar esse grupo político e colocar o povo no poder. Nós fizemos uma escolha: estamos coligados com a população. Por isso, eu digo a todos, como está na Bíblia: ‘Sejam fortes e corajosos. Nós vamos cruzar esse vale. Nós vamos passar por esse mar mexido. Afinal, eu nunca conheci um bom marinheiro que nunca tenha passado pela turbulência da tempestade”.

E encerrou: “Nós estamos confiantes e certos de que faremos a diferença. Quero deixar registrado: muita fake news vai começar a acontecer. Muita mentira, muita inverdade, porquê nós estaremos no 2º turno. Sou Léo Moraes, é pra já, vamos para a vitória”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

STF enquadra caixa dois como improbidade administrativa

Supremo decide por unanimidade que prática pode gerar punição dupla, com responsabilização eleitoral e cível para campanhas com recursos não declarados.
L
Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

Lideranças indígenas reforçam luta por territórios e direitos em Rondônia

No Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, lideranças e Assembleia Legislativa destacam a defesa de territórios, direitos e dignidade dos povos originários.
L
Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Alexandre de Moraes determina envio de imagens da Operação Contenção à PF

Ministro do STF quer perícia federal sobre ação policial no Rio que resultou em 122 mortes, dentro de processo que discute a letalidade das operações em favelas.
L
Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Dra. Taíssa acompanha serviços na BR-425 e reforça cobrança por melhorias definitivas

Parlamentar fiscaliza obra de alteamento da pista e cobra soluções duradouras para a rodovia.
L
Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita melhorias urgentes no agendamento da Carteira de Identidade em Guajará-Mirim

Deputada cobra ampliação de vagas e regularização do atendimento para garantir acesso da população à documentação básica.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Tatiane Freire Martins

Aos 39 anos, Tatiane Freire Martins deixa um legado de amor, coragem e dedicação à família, sendo lembrada pela força com que enfrentou os desafios da vida.
L

Momento Agro: Diego Sebastian fala sobre gestão, eficiência e resultados no agro

Ele também vai explicar o papel do pós-vendas em marcas como Renault, Nissan e New Holland, mostrando como processos bem definidos impactam diretamente a satisfação do cliente, o giro de estoque e a saúde financeira da operação.
L

Sintonia 360: Com Ezielmo Rodrigues

Confira!
L
Horóscopo de sábado (31/1): introspecção e decisões pessoais ganham destaque

Horóscopo de sábado (07/02): descanso, reflexões e escolhas pessoais

Previsões para sábado, 7 de fevereiro de 2026, indicam desaceleração, cuidado emocional e decisões conscientes.
L

Amazônia, Gente e Justiça: Antônio Lemos Régis

Educação, tecnologia e sustentabilidade são os temas em destaque nesta conversa imperdível, hoje à tarde.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Lula defende PEC da Segurança Pública e anuncia criação de ministério

Presidente afirma que Ministério da Segurança será criado após aprovação da PEC e terá orçamento próprio para combater crime organizado e fortalecer polícias.
L
Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Alckmin elogia suspensão de penduricalhos por Flávio Dino

Vice-presidente destaca medida do STF como importante para o país e critica uso de recursos públicos para benefícios acima do teto salarial.
L
Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Lula reforça combate à desinformação e anuncia investimentos no SUS

Em Salvador, presidente alerta sobre fakenews e detalha aquisição de veículos e equipamentos que ampliam atendimento no Sistema Único de Saúde.
L
Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ramagem presta depoimento por videoconferência ao STF nos EUA

Ex-deputado e ex-diretor da Abin reafirma inocência e nega uso ilegal da agência para monitorar adversários de Bolsonaro durante ação penal.
L
STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

STF define que caixa dois pode configurar improbidade administrativa

Supremo Tribunal Federal forma maioria para punir políticos por uso de recursos não contabilizados, permitindo responsabilização cível e eleitoral simultânea.
L
Publicidade

POLÍCIA

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Furto de picape termina em confronto com a polícia em RO

Troca de tiros durante buscas pela Montana furtada deixou um suspeito morto, outro preso e resultou na recuperação do veículo em área rural do município.
10
Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Homem é ferido com facada na cabeça durante briga em RO

Vítima foi atacada pelo padrasto após discussão que começou em um estabelecimento e terminou em uma residência no bairro Boa Esperança.
16
Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Colisão entre motos deixa dois feridos no bairro Boa Esperança

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida São Paulo com a Rua Rio Madeira; condutores foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e levados à UPA com ferimentos leves.
12
Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Reincidente no tráfico é preso novamente com drogas em RO

Suspeito de 32 anos, já detido no ano passado, foi flagrado pela Polícia Militar com maconha, cocaína, dinheiro e materiais usados no comércio de entorpecentes.
10
Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Incêndio atinge prédio abandonado usado por usuários de drogas em RO

Chamas destruíram o andar superior de um imóvel desativado no bairro Jardim Primavera; não havia pessoas no local e as causas do fogo ainda serão investigadas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Tem Ganhadora! Veja quem foi presenteada pelo Cine Araújo

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Polícia Civil apreende caminhões da prefeitura de Pimenteiras do Oeste em Cerejeiras

Veículos transportavam resíduo de soja para produtor rural, e chefe de gabinete afirma que ação faz parte de programa legal de apoio à agricultura familiar.
10
Motorista embriagado é preso após carro cair em valeta na BR-364

Motorista embriagado é preso após carro cair em valeta na BR-364

Teste do bafômetro indicou índice de álcool três vezes acima do permitido, e condutor de 59 anos recebeu voz de prisão após atendimento médico no Hospital Regional.
12
ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

ONU apresenta soluções urbanas brasileiras para países do Sul Global

Iniciativas tratam de desafios como sustentabilidade e igualdade
L
Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Caso das médicas de Rondônia acusadas de tortura ganha repercussão nacional

Investigações indicam que agressões contra mulher boliviana podem ter sido motivadas por conflito pessoal envolvendo relacionamento após separação, segundo apuração policial
16
Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Operação policial prende suspeitos de facção e apreende armas e drogas em Urupá

Ação integrada da Polícia Militar e da Polícia Civil identificou dois homens ligados ao Comando Vermelho e retirou armamento e entorpecentes de circulação no município.
10
Homem é preso com arma de fogo durante operação ambiental na zona rural de Porto Velho

Homem é preso com arma de fogo durante operação ambiental na zona rural de Porto Velho

Ação conjunta da Polícia Militar Ambiental e da Sedam apurava denúncia de extração ilegal de madeira no distrito de Rio Pardo, onde armas e munições foram encontradas.
14
Homem é ferido a tiro durante ataque na zona leste de Porto Velho

Homem é ferido a tiro durante ataque na zona leste de Porto Velho

Ocorrência registrada na madrugada aponta tentativa de homicídio após desentendimento ligado a dívida por drogas; suspeito fugiu e ainda não foi localizado.
12
Banda do Vai Quem Quer desfila em uma semana

Banda do Vai Quem Quer desfila em uma semana

Maior bloco da Amazônia celebra 46 anos e espera centenas de milhares de foliões no centro de Porto Velho no próximo sábado de Carnaval.
L
Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Dados apontam que idosos foram os mais afetados; vírus lidera mortes por síndromes respiratórias e cobertura vacinal segue abaixo do ideal.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.