QUARTA-FEIRA, 14/01/2026

Em destaque

Em mais um debate sem Mariana, Léo apresenta propostas importantes em último debate na TV antes do 1º turno

Candidato do PDT quis rebaixar nível ao citar família de candidato do Podemos; fato importante é nova ausência da candidata apoiada pela atual administração a 3 dias da votação.

Por Assessoria - 25

Publicado em 

Foto - Assessoria

A três dias da ida dos eleitores até às urnas eletrônicas em várias regiões de Porto Velho, o debate da Rede Amazônica nesta quinta-feira (03) poderia servir para debate saudável de propostas para a maior cidade de Rondônia, além de ajudar as pessoas indecisas a definirem o seu voto.

Porém, a candidata apoiada pelo atual prefeito Hildon Chaves (União Brasil), Governo do Estado e Assembleia Legislativa simplesmente não apareceu e “deu a desculpa” de que havia outros compromissos assumidos.

Contudo, o debate está marcado há meses, com uma reunião que definiu as regras com sorteios no dia 20 de setembro.

“Infelizmente, mais uma vez, a candidata Mariana foge do debate. Isso não é somente sobre a ausência. É falta de compromisso com a população, que precisa conhecer as propostas para tomar uma decisão muito importante nos próximos dias. Fugir do debate é falta de responsabilidade. Eu pergunto a todos: vocês entregariam a chave da cidade para alguém que não cumpre com suas responsabilidades? Não é à toa que construiu um grande grupão para que possam governar por ela”, observou Léo logo na abertura da transmissão ao vivo.

Saneamento básico

Ao fazer a primeira pergunta para o candidato do Solidariedade, Léo expôs seu conhecimento sobre saneamento básico e o que vai fazer nesse setor em Porto Velho se for eleito:

“A cada real investido em saneamento, economizamos 9 em saúde curativa. A realidade é que essa responsabilidade está com o Governo do Estado e nós vamos retomar para o município. E com a sessão onerosa, que está prevista em lei, que são 200 milhões de reais, nós vamos investir imediatamente na saúde. Não faz sentido a população ser penalizada com índices piores do que em todas as capitais do Brasil e comparados à países africanos”, indica ele.

Que segue: “Isso traz doenças, desinteria, problemas sanitários, doenças infectocontagiosas. Nós também não vamos aguardar o prazo final da legislação para 2033, que é o Marco do Saneamento Básico. Nós vamos construir poços para atenuar todos os problemas que a população tem enfrentado nesse dia a dia”.

O candidato do Podemos ainda explicou como irá os recursos previstos em lei para outro setor que está caótico em Porto Velho.

“É bom que se diga que esse recurso dos 200 milhões falam o que querem fazer, mas não sabem como. Nós vamos aplicar isso imediatamente na saúde, onde falta remédio, onde falta médicos especialistas. Inclusive máquinas para realizar os exames, como podemos ver que a UPA da zona Leste está sem máquina para fazer raio-x. E a UPA abarrotada de gente, sem o menor compromisso com relação à planejamento e entrega para a população que tanto precisa e tanto carece”.

Sem perder a classe

Apesar do candidato do PDT, partido que está sob o comando do ex-senador Acir Gurgacz, ter tentado desestabilizar Léo falando de sua família e de possíveis acordos escusos, o candidato do Podemos procurou falar de propostas, tanto do meio ambiente quanto de sua atuação enquanto esteve à frente do Detran como diretor-geral.

“O importante é ter centralidade neste momento e focar no que é importante, que é discutir propostas. Graças a Deus onde passei nessa trajetória política, nós fizemos a diferença. Não foi à toa que fui o mais atuante como vereador, como deputado estadual e federal. O que me trouxe experiência para fazer as mudanças que Porto Velho realmente precisa. Nós fizemos uma gestão de excelência no Detran. Fizemos uma gestão que realmente promoveu a revolução, a ponto de pela primeira vez acabar com taxas. Acabamos com mais de 30 taxas, acabamos com mais outras 20. Promovemos a desburocratização e a aceleração”.

Ele prosseguiu: “No meio ambiente vamos focar em educação ambiental nas escolas de tempo integral. Vamos discutir educação ambiental em todas as áreas da nossa cidade. Passamos por problemas de estiagem, uma seca muito grande. E a prefeitura descontinuou a brigada municipal de incêndio, bem como realizar fiscalizações, para que possamos coibir pequenas queimadas nos terrenos baldios e também em toda a área rural da nossa capital”.

Mesmo com a insistência de Célio em atacar a família de Léo, que continuou debatendo propostas para que possam melhorar a vida dos porto-velhenses.

“Nós não queremos baixar o nível, nós queremos conversar sobre propostas que possam melhorar Porto Velho de forma urgente. Infelizmente o candidato remonta a falar de família, algo baixo, que esse rapaz tem que aprender a respeitar as pessoas. Eu lhe digo, que seu padrinho político é o Acir Gurgacz. Eu fui premiado como um dos 20 melhores parlamentares do Brasil pelo Ranking dos Políticos. Uma das 150 cabeças mais importantes do Congresso Nacional. O único líder de partido na história do Congresso. Apesar da independência, levei o protagonismo de Rondônia para o resto do país. Infelizmente, o seu padrinho, aquele que você é filhote, é um dos piores do Congresso Nacional”.

Léo ainda continua: “Ele teve problemas com a justiça. Não sei se você o visitou, mas eu acho que você não pode ser um afilhado ingrato. Nós estamos aqui para discutir propostas. Poderíamos falar, por exemplo, de alagações, onde vamos construir diques, que são grandes piscinas, para conter o que realmente prejudica o povo. Poderíamos falar sobre nosso projeto da Casa do Autista, para acolhimento, tratamento precoce, para conseguir mutirão para fechamento de laudo”.

Limpeza da cidade e servidores

Léo questionou qual o plano de limpeza urbana que o candidato do Solidariedade terá para a cidade, onde ressaltou que vai valorizar os servidores do setor e de outras áreas, como saúde e educação.

“Nós teremos um realinhamento salarial para esta categoria. Aliás, diga-se de passagem, para todos os servidores públicos municipais. Nós temos uma história real. Não vamos fazer o que já foi feito. Já fizemos muito pelos servidores na área da saúde e educação, onde vamos discutir o fim do ponto eletrônico. Vamos discutir a contratação de mais profissionais. Temos nosso plano de ação previsto no nosso Plano de Governo, onde divulgamos o que faremos nos primeiros 30 dias, 3 meses, 6 meses e 1 ano”.

O candidato do Podemos reforçou o compromisso já assumido com os servidores da Educação em várias reuniões:

“Na Educação não será diferente, onde vamos acabar com o ponto eletrônico, com o assédio que acontece atualmente. Encontrei uma gari, que comentou comigo, que ficava em uma praça, e mudam ela todos os dias, em locais diferentes. Simplesmente sem conversar com a categoria. Na Educação já temos a previsão de realizar concurso público já no segundo semestre de 2025. Temos como realizar contenção de despesas, com gastos desnecessários. Com digitalização dos documentos, desburocratização, para que a cidade possa viver de forma mais harmoniosa”.

Coligação com o povo

Em suas considerações finais, Léo reforçou a coligação que tem apenas com a população de Porto Velho:

“Quero agradecer pela força que a população nos tem dado. Quero dizer a todos que estamos indo no caminho do segundo turno para mudar essa realidade. Nós temos condição de realmente tirar esse grupo político e colocar o povo no poder. Nós fizemos uma escolha: estamos coligados com a população. Por isso, eu digo a todos, como está na Bíblia: ‘Sejam fortes e corajosos. Nós vamos cruzar esse vale. Nós vamos passar por esse mar mexido. Afinal, eu nunca conheci um bom marinheiro que nunca tenha passado pela turbulência da tempestade”.

E encerrou: “Nós estamos confiantes e certos de que faremos a diferença. Quero deixar registrado: muita fake news vai começar a acontecer. Muita mentira, muita inverdade, porquê nós estaremos no 2º turno. Sou Léo Moraes, é pra já, vamos para a vitória”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Assembleia Legislativa inicia planejamento para participação na 13ª Rondônia Rural Show

Alero define estrutura, cronograma e ações institucionais para atuação do Poder Legislativo durante a Rondônia Rural Show 2026, em Ji-Paraná.
L
Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Assessoria de Coronel Chrisóstomo se reúne com lideranças da Resex Rio Pacaás Novos

Reunião em Guajará-Mirim reuniu comunidades para apresentar demandas e fortalecer o diálogo com o mandato do deputado Coronel Chrisóstomo.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Gislaine Lebrinha garante R$ 350 mil para centro de convivência de agentes de saúde em Seringueiras

Recurso destinado por indicação da deputada Gislaine Lebrinha, a pedido da vereadora Jéssica da Saúde, visa fortalecer a atenção básica e oferecer melhores condições de trabalho.
L
Moraes nega novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

Moraes nega novo recurso de Bolsonaro contra condenação por golpe

O ministro do STF rejeitou o pedido da defesa para levar o caso ao plenário, mantendo a pena de 27 anos de prisão em regime fechado para o ex-presidente.
L
Alexandre de Moraes autoriza general condenado a trabalhar no Exército

Alexandre de Moraes autoriza general condenado a trabalhar no Exército

O ministro do STF permitiu que Mário Fernandes, mentor de plano golpista, realize atividades intelectuais no Comando Militar do Planalto como parte de sua ressocialização.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Frigoríficos de RO avançam e entram na rota de exportação de carne para o Vietnã, anuncia MAPA

Dois frigoríficos de Rondônia foram autorizados a vender carne bovina ao Vietnã, elevando para oito o número de plantas brasileiras aptas ao mercado asiático.
L
Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

Ministério da Educação avalia impacto de um ano da restrição de celulares nas escolas

O MEC anunciou uma pesquisa nacional para medir os efeitos pedagógicos e sociais da lei federal que limita o uso de aparelhos eletrônicos por estudantes em todo o país.
L
Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Governo de RO mantém vacinação contra gripe e reforça que variante da Influenza A não altera sintomas

Estado intensifica vigilância epidemiológica e mantém campanha de vacinação contra a gripe após identificação do subclado K da Influenza A no Brasil.
L
Marcos Rocha sanciona lei contra práticas discriminatórias no ensino em Rondônia

Marcos Rocha sanciona lei contra práticas discriminatórias no ensino em Rondônia

Nova legislação proíbe práticas excludentes em escolas públicas e privadas e reforça o direito à educação inclusiva para pessoas com deficiência no estado.
L

Professora de Espanhol de Rondônia participa de um concurso literário focado nos estudos do idioma

O apoio de alunos, amigos e colegas é fundamental para que ela alcance um bom resultado, pois a pontuação depende dos comentários em um vídeo no Instagram.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Sine Municipal oferece mais de 30 vagas de emprego em Porto Velho

Oportunidades são para trabalhadores com ensino médio, fundamental e sem exigência de escolaridade, com atendimento presencial e consulta online disponíveis.
L
CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

CRECI-RO abre concurso público com salários de até R$ 2.994

Inscrições para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 24ª Região encerram nesta segunda-feira; oportunidades abrangem Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena.
L
Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Aeronáutica abre concurso para sargentos com provas em Porto Velho

Inscrições para o Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento seguem até 23 de janeiro; salário inicial após formação é de R$ 4.100.
L
IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

IBGE recebe autorização para contratar 39 mil temporários

Vagas serão destinadas à realização do Censo Agropecuário e do Censo da População em Situação de Rua; edital com salários e prazos deve ser publicado até maio.
L
Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Prazo para recurso da avaliação de títulos do CNU termina hoje

Candidatos da segunda edição do Concurso Nacional Unificado têm até esta segunda-feira para contestar análise de formação acadêmica no portal oficial do governo federal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Gabriel Galípolo assina manifesto pela independência dos bancos centrais

Gabriel Galípolo assina manifesto pela independência dos bancos centrais

O presidente do Banco Central do Brasil aderiu ao documento internacional em apoio a Jerome Powell, do FED, após pressões do governo norte-americano sobre a política de juros.
L
Deputada Cristiane Lopes leva internet 5G a Extrema e marca avanço histórico no distrito

Deputada Cristiane Lopes leva internet 5G a Extrema e marca avanço histórico no distrito

A tecnologia também cria condições para o avanço da educação, da saúde, da segurança e do empreendedorismo no distrito.
L
Pedro Fernandes garante R$ 1 milhão para tubos metálicos em Campo Novo

Pedro Fernandes garante R$ 1 milhão para tubos metálicos em Campo Novo

Recurso viabiliza instalação de 110 metros de tubos em 11 pontos, substituindo estruturas precárias, melhorando a drenagem e reforçando a segurança nas vias rurais do município.
L
Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil para saúde em Primavera de Rondônia

Deputada Cláudia de Jesus destina R$ 100 mil para saúde em Primavera de Rondônia

Recurso destinado pela deputada Cláudia de Jesus será usado na compra de equipamentos para unidades básicas e já foi repassado à prefeitura.
L
Eyder Brasil presta contas do mandato em Porto Velho

Eyder Brasil presta contas do mandato em Porto Velho

Deputado estadual inicia ações presenciais na capital para dialogar com a população, apresentar resultados do primeiro ano e destacar investimentos em saúde e educação.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Ciclista é atropelado por carro na Jorge Teixeira

Um ciclista ficou gravemente ferido após ser atropelado por um carro no cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Carlos Gomes, em Porto Velho, com acionamento do resgate.
16
Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

Polícia Federal deflagra operação contra o garimpo ilegal na fronteira

A ação integrada destruiu dragas clandestinas nos rios Mamoré e Madeira, resultando em prisões e na apreensão de materiais poluentes na região entre Brasil e Bolívia.
10
Teodomiro Antunes de França morre em colisão frontal na RO-383, em Alta Floresta do Oeste

Teodomiro Antunes de França morre em colisão frontal na RO-383, em Alta Floresta do Oeste

Homem de 88 anos não resistiu após Volkswagen Gol invadir contramão e colidir frontalmente com outro veículo; outras vítimas foram socorridas.
16
Motorista não habilitada causando acidente com motoneta em Cerejeiras

Motorista não habilitada causa acidente com motoneta em Cerejeiras

Condutora sem habilitação atingiu Honda Biz com duas mulheres na garupa; vítimas sofreram apenas escoriações leves.
14
Ataques em sequência a lotérica e banco em Chupinguaia causam mais de R$ 100 mil em prejuízos

Ataques em sequência a lotérica e banco em Chupinguaia causam mais de R$ 100 mil em prejuízos

Crimes ocorreram na madrugada de sábado para domingo; ladrões abriram buraco em agência e invadiram a única casa lotérica da cidade.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em algum lugar da Amazônia – A cabine indevassável

Entre a barbárie institucional e o esvaziamento ético da democracia
L
Corte do Rei Momo 2026

Corte do Rei Momo 2026

Funcultural inicia processo para contratação de artistas e foliões da Corte do Rei Momo, com envio de documentação por e-mail e regras previstas em lei.
L
Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

Prefeitura de Jaru: manutenção do asfalto avança em quatro setores

A Prefeitura de Jaru realiza reparos e conservação das vias nos setores 01, 02, 05 e 06, garantindo segurança e melhor trafegabilidade para moradores.
L
Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

Prefeitura de Jaru: editais convocam aprovados em concurso e seletivo

A Prefeitura de Jaru publicou editais de convocação para aprovados em concurso público e processo seletivo, abrangendo cargos administrativos, de saúde e infraestrutura.
L

Requerimento da Licença Ambiental: TELMA DE FATIMA RIBEIRO

LICENÇA AMBIENTAL Previa – Licença de Instalação (LAPP)
L
Cultura e Meio Ambiente celebram acordo para fortalecer povos e comunidades tradicionais

Cultura e Meio Ambiente celebram acordo para fortalecer povos e comunidades tradicionais

MinC, MMA, Iphan e ICMBio firmam cooperação para valorizar modos de vida e gestão socioambiental que mantêm os biomas brasileiros vivos.
L
Governo brasileiro manifesta preocupação com crise e mortes no Irã

Governo brasileiro manifesta preocupação com crise e mortes no Irã

O Ministério das Relações Exteriores lamentou a perda de vidas durante as manifestações populares no país persa e reforçou a defesa da soberania iraniana em meio a pressões externas.
L
CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

CBF detalha primeiras oito rodadas do Brasileirão 2026

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta terça-feira a tabela detalhada com datas, horários e locais das partidas iniciais da Série A, que começa em 28 de janeiro.
L
PM prende suspeito por receptação de motocicleta em Porto Velho

PM prende suspeito por receptação de motocicleta em Porto Velho

Policiais do 5º Batalhão localizaram veículos roubados em uma residência na rua Piquiá e detiveram um homem de 38 anos que já possui antecedentes criminais.
10
Brasil e Portugal articulam aceleração do acordo Mercosul-União Europeia

Brasil e Portugal articulam aceleração do acordo Mercosul-União Europeia

O presidente Lula e o primeiro-ministro Luís Montenegro discutiram estratégias para implementar o tratado comercial histórico, cuja assinatura oficial está prevista para o próximo sábado.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.