SEXTA-FEIRA, 05/07/2024

Mudanças em ministérios e CPMI do 8 de Janeiro são destaque na Câmara

Deputados também devem discutir manipulação de resultados no futebol.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

Publicado em 

Mudanças em ministérios e CPMI do 8 de Janeiro são destaque na Câmara
Brasília - 22.05.2023 - Foto da Fachada do Congresso Nacional, em Brasília. Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil

A Câmara dos Deputados pode votar na próxima terça-feira (30) projeto de lei do marco temporal de demarcação de terras indígenas (PL 490/2007). O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).Mudanças em ministérios e CPMI do 8 de Janeiro são destaque na Câmara - News RondôniaMudanças em ministérios e CPMI do 8 de Janeiro são destaque na Câmara - News Rondônia

A proposta determina que somente serão demarcadas as terras indígenas tradicionalmente ocupadas por esses povos na data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988.

Em votação nominal e simbólica, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (24), a urgência na apreciação do PL, e foi retirada do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) a principal atribuição, a de demarcar terras de povos originários, devolvendo-a ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), defendeu a aprovação do texto. A urgência foi aprovada sob protesto das bancadas do PSOL, da Rede, do PT, do PCdoB e do PV. Uma nova versão ainda será negociada com os líderes partidários.

Em nota divulgada na quarta-feira, o Ministério dos Povos Indígenas aponta que os povos originários do Brasil seguem sendo vítimas de vários tipos de violência e que a reconfiguração das atribuições da pasta indica “o apagamento social e cultural” dos indígenas.

No próximo dia 7, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem agendado o julgamento sobre o mesmo tema. Os ministros da Suprema Corte vão decidir se a promulgação da Carta Magna deve ser o parâmetro para definir a ocupação tradicional da terra por indígenas.

Estrutura do governo federal

Também há expectativa de votação nesta semana da Medida Provisória (MP) 1.154/2023, que define a estrutura dos ministérios que compõem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Pela MP, o número de ministérios passou de 23 para 31, e seis órgãos ganharam status de ministérios, em um total de 37 ministros.

Porém, na quarta-feira passada, a comissão mista que analisa a MP aprovou relatório do deputado Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL), que alterou a reestruturação dos ministérios proposta originalmente.

A matéria ainda precisa ser votada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal até a próxima quinta-feira (1º) ou perderá a validade.

O governo federal tentará reverter mudanças nas atribuições dos ministérios aprovadas pela comissão mista.

Foz do Rio Amazonas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados debate na próxima quarta-feira (31) a possibilidade de explorar petróleo e gás na foz do Rio Amazonas. A Petrobras tentou conseguir uma licença para isso, mas o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já emitiu uma nota técnica apontando fragilidades e riscos de autorizar essa exploração na região.

A audiência na Comissão de Meio Ambiente será realizada no Plenário 2, a partir das 10h, e ouvirá, entre outros, a ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, os presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho, e da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

CPMI do 8 de Janeiro

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, que vai apurar responsabilidades pela invasão dos prédios dos três Poderes da República e a depredação do patrimônio público, volta a se reunir na próxima quinta-feira para examinar a proposta da relatora, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), para o plano de trabalho do colegiado.

A CPMI dos atos golpistas foi instalada na última quinta-feira (25). O presidente da comissão mista, deputado Arthur Maia (União-BA), sugeriu reuniões semanais às quintas-feiras, mas o cronograma pode ser mudado.

Alguns integrantes da CPMI, que tem 32 titulares e 32 suplentes, entre deputados e senadores, acham que, pela complexidade do tema, vai ser preciso designar sub-relatorias para tratar de questões específicas.

Racismo

A comissão geral da Câmara debaterá na terça-feira, às 13h, “ações e soluções para os reiterados casos de racismo ocorridos na Espanha contra o jogador brasileiro de futebol Vinícius Junior, que atua pela equipe do Real Madrid”.

O atacante Vinicius Júnior . foi alvo de insultos racistas em um jogo pelo Campeonato Espanhol realizado no domingo passado (21), no Estádio Mestalla, e, após se rebelar contra os ataques, acabou expulso da partida. Na última terça-feira (23), a Federação de Futebol da Espanha anulou o cartão vermelho dado a Vini Jr.

Manipulação no futebol

Ainda sobre futebol, na terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação no Futebol da Câmara debaterá a Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás, que apura denúncias de manipulação de resultados dos jogos e o esquema de apostas no futebol brasileiro. A audiência pública será realizada no Plenário 9 às 14h30, e ouvirá o denunciante das fraudes, o presidente do Vila Nova Futebol Clube, Hugo Jorge Bravo; além do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Cyro Terra Peres; o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) Fernando Cesconetto; entre outros.

Cassação de Dallagnol

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados discutirá, também na terça-feira, a regularidade dos tribunais eleitorais em suas decisões. A audiência pública será às 14h, no Plenário 8.

Entre os convidados para a audiência estão o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e o jurista, advogado e professor Ives Gandra Martins.

O debate foi motivado pela decisão unânime do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do último dia 16, de cassar o mandato do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR).

A corte eleitoral indeferiu o registro de candidatura de Dallagnol por entender que ele tentou burlar a Lei da Ficha Limpa.

O parlamentar atuou antes como chefe da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba. Após deixar do Ministério Público, o ex-procurador da República se elegeu como o deputado mais votado do Paraná, nas eleições de 2022.

A Corregedoria da Câmara dos Deputados já notificou Dallagnol, na última terça-feira (23), via Diário Oficial da União, sobre a cassação de seu mandato. O parlamentar cassado tem cinco dias para apresentar a defesa.

Dignidade menstrual

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados realizará audiência pública nesta segunda-feira (29), às 14h30, sobre o programa de proteção e promoção da saúde e dignidade menstrual.

No Dia Internacional das Mulheres deste ano, o presidente Lula lançou o programa de oferta gratuita de absorventes higiênicos femininos e outros cuidados básicos de saúde menstrual para as mulheres que se encontram abaixo da linha da pobreza. Atualmente, equivale a ter renda familiar mensal de até R$ 210 por pessoa.

O debate será no Plenário 14. Entre as convidadas estão a pesquisadora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cofundadora da Coalizão pela Dignidade Menstrual, Flávia Castelhano; e a representante da Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos e da Procter & Gamble Brasil, Daniela Rios.

Psicologia e serviço social nas escolas

Nesta segunda-feira, a Comissão de Educação da Câmara debaterá a prestação de serviços de Psicologia e de Serviço Social nas redes públicas de educação básica. Os parlamentares convidaram, entre outros, a coordenadora-geral de Valorização dos Profissionais da Educação, da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase), do Ministério da Educação, Maria Stela Reis; o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Alessio Costa Lima; a integrante do Conselho Federal de Psicologia Raquel Souza Lobo Guzzo; e a vice-presidente do Conselho Federal de Serviço Social, Marciângela Gonçalves Lima.

Plano de saúde de autistas

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara se reunirá na terça-feira, às 13h, para debater o cancelamento unilateral do plano de saúde Unimed Nacional de pacientes com transtornos do espectro autista.

Foram convocados para audiência pública o diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho; o diretor-presidente da Unimed Nacional, Luiz Paulo Tostes Coimbra; e a advogada, mãe de autista e presidente da 1ª Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Nacional), Marlla Mendes.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lena Assis no Giro News: Compromisso com a Transformação e Progresso de Porto Velho

Além disso, Lena ressaltou a urgência de políticas públicas que ofereçam o suporte necessário para essas áreas vitais.
L

Entrevista no Giro News com Dr. Santana, pré-candidato a Vereador de Porto

Conduzida por André Henrico, a conversa abordou temas cruciais para o futuro da cidade, desde infraestrutura até saúde e educação.
L
Deputado Pedro Fernandes destina recursos para aquisição de aparelho de ultrassonografia em Alto Paraíso

Deputado Pedro Fernandes destina recursos para aquisição de aparelho de ultrassonografia em Alto Paraíso

O Governo de Rondônia já empenhou o recurso, que será utilizado para adquirir o equipamento e material permanente necessário para atender a população através da atenção especializada em saúde no município.
L
Presidente da Câmara Municipal e CDL cobram medidas para impulsionar comércio na 7 de Setembro

Presidente da Câmara Municipal e CDL cobram medidas para impulsionar comércio na 7 de Setembro

Márcio Pacele e representantes do comércio se reúnem com Secretaria de Trânsito e Transporte para discutir ações.
L

Deputado Cássio Gois aumenta investimento na Cafecau em Cacoal para R$ 200 mil em 2024

A destinação de recursos para eventos como a Cafecau é essencial para promover a integração entre produtores, incentivar práticas agrícolas sustentáveis e fortalecer a economia regional.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A inteligência artificial e a substituição do trabalhador

O executivo usou como referência os dados da pesquisa do Boston Consulting Group que revelou que 43% dos entrevistados tiveram um aumento de desempenho quando usaram a inteligência artificial generativa.
L
InfoGripe destaca alta incidência e mortalidade de VSR em crianças

InfoGripe destaca alta incidência e mortalidade de VSR em crianças

Recomenda-se uso de máscaras em locais fechados
L

No Amazonas, juiz barra shows de “Manu Batidão e Nadson o Ferinha”

Atrações custariam R$ 640 mil aos cofres do município que enfrenta falta de merenda nas escolas e medicamentos no hospital.
L

#ComunidadeNews | Entrevista Dr. Marcuce Antônio, pré-candidato a vereador de Porto Velho

Nesta quinta-feira, dia 4, às 16h, o programa Comunidade News, apresentado por Mauro Brisa, receberá Dr. Marcuce Antônio, pré-candidato a vereador de Porto Velho.
L

Agenda News: Arraiá, Feijoada e Música ao Vivo no Grego Original Pub!

Programação intensa com bandas, petiscos e diversão para todos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita manutenção da 8ª Linha do Ribeirão em Nova Mamoré

Parlamentar apresentou indicação ao DER.
L

PL de Cláudia de Jesus pretende priorizar atendimento psicológico a crianças vítimas de abuso

Proposta visa eliminar a necessidade de laudos médicos, facilitando o acesso imediato.
L
Dra. Taíssa destina emenda de R$2 milhões para compra de equipamentos hospitalares em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina emenda de R$2 milhões para compra de equipamentos hospitalares em Guajará-Mirim

Recurso visa equipar a ala cirúrgica no Hospital Regional Perpétuo Socorro.
L
Marcos Rocha entrega quartel da PMRO em Nova Brasilândia d'Oeste e reitera compromisso com a segurança pública

Marcos Rocha entrega quartel da PMRO em Nova Brasilândia d’Oeste e reitera compromisso com a segurança pública

A obra, de R$ 905.710,82 mil, é resultado da parceria entre governo de Rondônia e a então deputada federal, Jaqueline Cassol, autora da emenda de R$ 649.400 mil, destinada ao projeto.
L
Sílvia Cristina assume comando do Movimento Mulheres Progressistas em Rondônia

Sílvia Cristina assume comando do Movimento Mulheres Progressistas em Rondônia

Deputada federal destacou que as mulheres devem participar da política.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com drogas e revólver na zona leste

O infrator recebeu voz de apreensão e foi conduzido ao Departamento de Flagrantes.
10

NO ESCURO: Membro do CV é preso com pistola em carro na zona leste

Segundo o suspeito, a arma seria para defesa pessoal.
10

REAGIU: Casal toma arma de bandido e escapa de assalto na zona leste

Durante a ação, o casal reagiu, entrando em luta corporal com o bandido.
10
Governo de RO entrega a Nova Brasilândia d’Oeste obra de quartel que vai atender parte da região

Governo de RO entrega a Nova Brasilândia d’Oeste obra de quartel que vai atender parte da região

Desde o início do ano, o governo do estado garantiu diversos benefícios ao setor, além de entregar à sociedade ações humanizadas, que convergem em melhor qualidade de vida e bem-estar.
L

URGENTE: PM faz buscas por corpo no Cai N’água

Segundo familiares, a suposta vítima teria saído para comprar lanche e não voltou mais.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de RO realiza abertura da 1ª ExpoTurismo Rondônia 2024, em Porto Velho

Governo de RO realiza abertura da 1ª ExpoTurismo Rondônia 2024, em Porto Velho

É uma proposta que vem sendo pensada desde o início de nosso governo.
L
5 pratos saborosos para te aquecer no inverno sem gastar muito

5 pratos saborosos para te aquecer no inverno sem gastar muito

E aí, qual desses você vai fazer hoje à noite?
L
Abertura da Copa Jaru de Futsal será no próximo sábado, 6; Frankfurt de Jaru e Ousadia de Machadinho do Oeste se enfrentam no primeiro jogo da competição

Abertura da Copa Jaru de Futsal será no próximo sábado, 6

Frankfurt de Jaru e Ousadia de Machadinho do Oeste se enfrentam no primeiro jogo da competição.
L
Cometa que passa a cada 69 anos perto da Terra poderá ser visto esta semana

Cometa que passa a cada 69 anos perto da Terra poderá ser visto esta semana

Uma chuva de meteoros dará um show à parte nos dias 30 e 31, a partir das 21h.
L
Ministério revisa para cima projeção de superávit comercial

Ministério revisa para cima projeção de superávit comercial

Estimativa para 2024 passa de US$ 73,5 bi para US$ 79,2 bi
L
Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira” nesta sexta-feira (05)

As atividades, desenvolvidas pela Bibliotecária/Documentalista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Cledenice Blackman, visam aproximar alunos da sétima arte por meio do cinema itinerante em três escolas municipais e IFRO Campus Porto Velho Calama.
L
Toscana oferece até R$ 176 mil para quem quiser morar na região, na Itália

Toscana oferece até R$ 176 mil para quem quiser morar na região, na Itália

Os subsídios para quem quer morar na Toscana equivalem, segundo as autoridades locais, a metade dos gastos de uma pessoa para viver em áreas rurais da região.
L
ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

Reclamações relacionadas à cobertura assistencial geraram suspensão
L