SEXTA-FEIRA, 05/09/2025
Publicidade
SICRED

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA

O Metrópoles levantou os processos em tramitação que envolvem pré-candidatos à Presidência da República.

Publicado em 

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva colocou ainda mais incerteza nas eleições presidenciais marcadas para outubro deste ano. Condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, o petista mantém a liderança nas pesquisas de opinião, mas sua candidatura ainda está indefinida. Apesar de se encontrar na situação mais grave, Lula não está sozinho na lista de pré-candidatos à Presidência com ocorrências judiciais, ou seja, dos que possuem processos em aberto em tribunais pelo Brasil.

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

Levantamento realizado pelo Metrópoles mostra que, de uma lista de seis presidenciáveis, cinco têm ações em trâmite na Justiça. Os processos variam: vão desde ações civis públicas a ações penais, passando por diversos pedidos de indenização por danos morais. De toda forma, incluem os presidenciáveis no rol de partes de alguns dos milhões de processos que tramitam na Justiça brasileira.

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

A reportagem pesquisou os processos públicos ainda em tramitação de seis dos pré-candidatos que, até agora, possuem mais projeção na corrida ao Planalto. São eles Lula (PT-SP), Jair Bolsonaro (PSL-RJ), Marina Silva (Rede-AC), Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Ciro Gomes (PDT-CE) e o presidente Michel Temer (MDB-SP).

Para os fins do levantamento, foram analisados processos públicos em trâmite na Justiça local e federal das unidades da Federação onde os candidatos possuem mais força eleitoral, além de em cortes do Distrito Federal, centro do poder político do país.

A lista inclui apenas processos públicos ainda em trâmite nos tribunais pesquisados

Ciro Gomes

Entre os analisados, o presidenciável com mais ocorrências judiciais é Ciro Gomes. A reportagem localizou 110 ações que envolvem o pré-candidato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

A maioria das ações está no TJCE, onde a reportagem encontrou 96 feitos envolvendo Ciro Gomes, seja como autor ou requerido. Famoso por declarações polêmicas e duras críticas a opositores, o pré-candidato é citado principalmente em ações de indenização por dano moral. Só no Ceará, são pelo menos 79 processos do tipo: em 11, ele é o autor e, em 68, o requerido.

Ciro Gomes possui pelo menos 107 processos em trâmite nos tribunais do DF e do Ceará

Um dos principais alvos das críticas de Ciro, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), é o responsável pela maior parte das ações. No TJCE, a reportagem encontrou 39 pedidos de indenização por danos morais ajuizados pelo senador contra Ciro Gomes, que já se referiu a Eunício com termos como “frouxo”, “covarde” e “pinóquio mentiroso”. A animosidade era especialmente forte em 2014, quando os dois concorreram ao governo do Ceará.

A língua afiada de Ciro não lhe rendeu apenas processos cíveis, existem contra o pedetista três ações penais em andamento pelos crimes de calúnia e difamação. Há também queixas-crime apresentadas pelo prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), pelo presidente Michel Temer, pelo deputado federal Jair Bolsonaro e pelo ex-deputado Eduardo Cunha, que também tentam implicar o pré-candidato criminalmente por calúnia e difamação, até agora sem sucesso.

Lula

Na segunda posição do ranking, colado em Ciro Gomes, aparece o ex-presidente Lula. A reportagem encontrou 106 ações envolvendo o petista no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na Justiça Federal em São Paulo e em Brasília, e nos tribunais de Justiça desses dois estados.

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

Até o mês de março, o número de feitos em que Lula consta como parte era bem menor. No entanto, com a prisão do ex-presidente no dia 7 de abril, dispararam os pedidos de habeas corpus que pretendem tirá-lo do encarceramento. Foram 28 só no STJ, enquanto o STF recebeu 26, a maioria apresentada por pessoas sem ligação com o time que compõe a defesa oficial do petista.

Além das ações penais, ex-presidente Lula é parte em diversas ocorrências por danos morais

Nas cortes superiores também tramitam diversos recursos do ex-presidente contra decisões de instâncias inferiores, principalmente no âmbito de ações penais. Já nos tribunais locais, existem pelo menos 13 processos de Lula contra órgãos de imprensa e desafetos. Nelas, o petista pede indenização por danos morais ou direito de resposta. A revista Veja e a Rede Globo de televisão são partes recorrentes.

No Tribunal de Justiça de São Paulo, o petista solicita ainda indenização de R$ 1 milhão do procurador Deltan Dallagnol, por conta do já famoso “Powerpoint do Lula”, divulgado em apresentação do Ministério Público Federal. Em primeira instância, o pedido foi negado, mas Lula recorre. Há ainda ações por danos morais contra um delegado da Polícia Federal e um promotor do estado de São Paulo que pediu a prisão do ex-presidente.

Como só analisou processos em tribunais federais, em SP e no DF, o levantamento não inclui as três ações penais que tramitam contra Lula no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), inclusive a que resultou na condenação do ex-presidente a 12 anos e 1 mês de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção, no caso do triplex. No entanto, entram, nos números da pesquisa, os quatro processos aos quais o petista responde na Justiça Federal do DF. Ele é réu por crimes como obstrução de Justiça, corrupção, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.

Michel Temer

O presidente Michel Temer ocupa o terceiro lugar entre os presidenciáveis com mais ocorrências judiciais. Ao todo, a reportagem encontrou 19 ações que envolvem o chefe do Executivo no STF, no STJ, na Justiça Federal de São Paulo e do Distrito Federal, e no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT).

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

Entre os processos encontrados, pelo menos oito dizem respeito diretamente ao exercício na Presidência da República. Um pede a suspensão da nomeação do ministro Moreira Franco, outros dois pediam o fim da campanha publicitária feita pelo governo em defesa da reforma da Previdência. Existe até um que solicita o fim da obrigatoriedade da colocação de uma foto do presidente em repartições públicas federais.

Temer é ainda autor de pedidos de indenização e queixas-crime por calúnia e difamação contra o pré-candidato Ciro Gomes e o empresário Joesley Batista, do grupo J&F. A delação premiada de Batista, inclusive, tem grande participação em um outro grupo de processos que tramita contra Temer no Supremo Tribunal Federal: os inquéritos criminais.

As informações passadas pelo empresário basearam duas das quatro investigações que pesam contra Temer no STF, uma por obstrução de Justiça e corrupção passiva no caso da mala de dinheiro recebida pelo ex-assessor Rodrigo Rocha Loures, e outra por supostas irregularidades na edição do Decreto dos Portos pelo presidente. Temer é alvo ainda de dois inquéritos provenientes das delações premiadas de executivos da Odebrecht. Dos quatro processos, dois já tiveram denúncia apresentada, mas estão suspensos até o fim do mandato do presidente, por decisão da Câmara dos Deputados.

Jair Bolsonaro

O quarto colocado é o deputado federal Jair Bolsonaro, envolvido em pelo menos 14 processos encontrados pela reportagem no STF, na Justiça Federal no Rio de Janeiro, e no Tribunal de Justiça do estado. O pré-candidato possui ações de indenização por danos morais ajuizadas contra o jornal O Dia, os jornalistas Ricardo Noblat e Juca Kfouri, o PCdoB e o deputado federal Jean Wyllys. Todas por declarações consideradas ofensivas por ele.

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

O deputado também tem uma ação contra o Facebook, na qual alega ter sido vítima de fake news. Em 2016, uma página atribuída a Bolsonaro divulgou uma suposta declaração do pré-candidato, na qual teria dito que “mulheres feministas mereciam o calvário das viúvas”. O deputado negou a declaração e entrou com ação para a rede social retirar do ar as publicações que o ligassem à fala. A medida liminar foi concedida, mas Bolsonaro ainda pede reparação.

Bolsonaro já foi condenado a pagar indenização de R$ 150 mil por declarações homofóbicas proferidas no extinto programa CQC, da Band. É ainda alvo de uma ação civil movida pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro, que também pede indenização por comentários feitos pelo deputado sobre quilombolas, em uma palestra no Rio. À ocasião, ele disse que “quilombolas não servem nem para procriar”.

O mesmo episódio fez com que a Procuradoria-Geral da República apresentasse denúncia penal contra o deputado no STF, na sexta-feira (13/4), pelo crime de racismo. Na Corte Suprema, ele também é réu por injúria e apologia ao crime, devido a declarações feitas contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). Bolsonaro disse que ela não merecia ser estuprada por ser feia. O pré-candidato foi condenado a indenizar a parlamentar por conta do episódio, mas ainda recorre no STF.

Geraldo Alckmin e Marina Silva

Em penúltimo lugar, o pré-candidato do PSDB aparece como parte em oito processos encontrados pela reportagem, todos no Tribunal de Justiça de São Paulo. Cinco dos processos dizem respeito diretamente à atuação de Alckmin como ex-governador de São Paulo, por temas como a nomeação de aprovados em concursos e o fornecimento de medicamentos na rede pública de saúde. Dois deles alegam que o governador violou princípios administrativos.

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

O tucano também possui processos contra o Facebook e o Twitter. O primeiro pede a retirada de circulação de um vídeo postado pelo vereador do Rio de Janeiro (RJ) Carlos Bolsonaro (PSC). A gravação intercala Alckmin comemorando a criação de um diretório LGBT no PSDB com imagens de militantes, e teria o objetivo de insinuar que o tucano não está alinhado com a direita.

Já o processo contra o Twitter pedia a quebra de sigilo de seis usuários da plataforma que fizeram postagens chamando o ex-governador de “ladrão de merenda”, “nazifascista” e “inescrupuloso”. O pedido foi concedido em fase liminar.

Até o início deste mês, tramitava em sigilo no STJ um inquérito que apurava supostas doações feitas pela construtora Odebrecht para campanhas de Alckmin, por meio de caixa 2. Como o tucano deixou o governo para concorrer à Presidência da República, perdeu o foro privilegiado e a investigação foi encaminhada à Justiça Eleitoral de SP.

Marina Silva é a única entre os presidenciáveis analisados pela reportagem que não possui ocorrências judiciais ativas

CIRO E LULA SÃO OS PRESIDENCIÁVEIS COM MAIS PENDÊNCIAS NA JUSTIÇA - News Rondônia

Entre os seis presidenciáveis pesquisados pela reportagem, Marina Silva foi a única que não foi citada em nenhum processo público em tribunais federais, do DF, e do seu estado natal, o Acre.

Respostas

O Metrópoles procurou todos os pré-candidatos citados na reportagem. A assessoria de Ciro Gomes não respondeu às tentativas de contato. Já os representantes de Lula, Michel Temer e Geraldo Alckmin ainda não haviam comentado o levantamento até a última atualização desta matéria.

A reportagem não conseguiu contato com o deputado Jair Bolsonaro e a assessoria de Marina Silva confirmou que “não existe nenhuma investigação ou ação de natureza civil, eleitoral ou criminal contra ela”, mas disse que não comentaria os resultados do levantamento.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Deputado Pedro Fernandes celebra final dos Jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari em Ariquemes

Deputado Pedro Fernandes celebra final dos Jogos da Segurança Pública do Vale do Jamari em Ariquemes

Evento reuniu instituições de segurança, justiça e sociedade em um momento de integração, valorização profissional e aproximação com a comunidade.
L
Dra. Taíssa celebra ordem de serviço para retomada da obra do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa celebra ordem de serviço para retomada da obra do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Assinatura da ordem de serviço garante investimento de mais de R$ 2,2 milhões para revitalizar o Estádio João Saldanha, símbolo do esporte em Guajará-Mirim.
L
Dra. Taíssa destaca coragem das mulheres e assina projeto em defesa dos soldados da borracha

Dra. Taíssa destaca coragem das mulheres e assina projeto em defesa dos soldados da borracha

Deputada reafirma apoio às famílias de pioneiros ameaçadas por disputa fundiária e assina decreto contra desocupação na Estação Ecológica Soldado da Borracha.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita estudo para estadualização da Linha Zero entre Rio Pardo e Alto Paraíso

Deputada Dra. Taíssa solicita estudo para estadualização da Linha Zero entre Rio Pardo e Alto Paraíso

Indicação apresentada ao DER pede análise sobre a estadualização da Linha Zero para garantir trafegabilidade e desenvolvimento regional.
L
Deputada Dra. Taíssa solicita operação tapa-buraco no distrito Planalto São Luiz em Cabixi

Deputada Dra. Taíssa solicita operação tapa-buraco no distrito Planalto São Luiz em Cabixi

Indicação prevê que DER e Secretaria Municipal de Obras unam esforços para melhorar as ruas do distrito Planalto São Luiz, em Cabixi.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de sexta-feira 05/09/2025: Nesta sexta-feira, a Lua em Virgem se alinha ao Sol no mesmo signo

Horóscopo de sexta-feira 05/09/2025: Nesta sexta-feira, a Lua em Virgem se alinha ao Sol no mesmo signo

Alinhamento astral favorece organização, produtividade e conversas francas em todos os signos do zodíaco.
L
Inscrições para vagas temporárias do IBGE terminam em 10 de setembro

Inscrições para vagas temporárias do IBGE terminam em 10 de setembro

Candidatos a agente de pesquisas e mapeamento devem se inscrever presencialmente em postos do instituto em sete estados, com 58 oportunidades disponíveis.
L

CCOPAB | Terceiro dia de estágio desafia jornalistas com experiências intensas e emocionantes

Da perícia criminal a simulações em favelas cenográficas, a rotina dos estagiários de comunicação no CCOPAB foi marcada por aprendizado prático, adrenalina e momentos de reflexão.
L

Agenda News | Josiene Rodrigues

Nesta quinta-feira, o Agenda News recebe a empresária Josiene Rodrigues, franqueada da Depile-se em Porto Velho. A clínica, localizada na Avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº 2680A, no bairro Flodoaldo Pontes Pinto, faz parte de uma rede reconhecida por unir depilação, estética facial e corporal em um ambiente moderno e acolhedor.
L

Giro News | Entrevista com Emival Barbosa

O programa Giro News desta quinta-feira, dia 04, às 16h, vai receber Emival Barbosa, CEO da Barbosa Materiais Elétricos e Hidráulicos. A entrevista vai destacar a trajetória do empresário, os desafios do setor e a importância da inovação no comércio local.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

ANS poderá contratar 191 aprovados na lista de espera do CNU

A Agência Nacional de Saúde Suplementar recebeu autorização para o recrutamento temporário de profissionais que atuarão na análise de demandas de ressarcimento ao SUS.
L
Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Governo autoriza a nomeação de mais de mil aprovados no CNU

Ao todo, 1.316 candidatos serão nomeados para cargos de auditores-fiscais do trabalho e analistas em tecnologia e infraestrutura.
L
CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades pelo país

O modelo de aplicação do Concurso Público Nacional Unificado foi pensado para que os candidatos realizem as provas a, no máximo, 100 km de sua residência.
L
Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de aprovados no processo seletivo da Semusa e homologa resultado final

Candidatos selecionados atuarão no sistema público de saúde da capital, com contrato emergencial de dois anos
L
Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Setembro começa com mais de 400 vagas de emprego abertas em Rondônia

Oportunidades estão distribuídas em 19 cidades, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena; comércio concentra a maior parte das vagas.
L

POLÍTICA

Câmara de Porto Velho concede Título de Cidadã Honorária à ex-superintendente da PF, Dra. Larissa Magalhães

Câmara de Porto Velho concede Título de Cidadã Honorária à ex-superintendente da PF, Dra. Larissa Magalhães

Homenagem reconhece a trajetória da primeira mulher a comandar a Polícia Federal em Rondônia e seu legado na segurança pública.
L
Governo lança o programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

Governo lança o programa Gás do Povo para famílias de baixa renda

A medida provisória assinada por Lula substitui o Auxílio Gás e prevê a distribuição direta de botijões gratuitos para cerca de 15,5 milhões de famílias.
L
Lula pede que população se mobilize contra projeto de anistia

Lula pede que população se mobilize contra projeto de anistia

Em encontro com influenciadores em Belo Horizonte, o presidente Lula afirmou que a extrema direita ainda tem força no Congresso e que a proposta para perdoar os condenados pelos atos de 8 de janeiro corre o risco de ser aprovada.
L
Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Deputada Sílvia Cristina diz que bancada do Norte está unida pela aprovação da PEC 47 da transposição

Reunião nesta semana definiu estratégias para buscar celeridade na aprovação da matéria na Câmara
L

Hospital de Urupá recebe R$ 300 mil em medicamentos por meio de emenda da deputada Cláudia de Jesus

Recurso de emenda parlamentar reforça o atendimento no Hospital Jorge Cardoso de Sá.
L
Publicidade

POLÍCIA

omem é baleado em confronto com BPTAR no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Homem é baleado em confronto com BPTAR no bairro Cai N’água, em Porto Velho

Confronto ocorreu na noite desta quinta-feira (04); homem não identificado foi levado em estado grave ao Hospital João Paulo II.
14
Equipe do Sargento Machado prende quatro foragidos na zona leste

Equipe do Sargento Machado prende quatro foragidos na zona leste

Recapturas ocorreram nesta quinta-feira (04) durante patrulhamento do 5º Batalhão em bairros da zona leste de Porto Velho.
12
PF prende em flagrante suspeita de lavagem de dinheiro em Rondônia

PF prende em flagrante suspeita de lavagem de dinheiro em Rondônia

Ação resultou na apreensão de mais de R$ 100 mil em espécie
10
Motocicleta quebra perna em grave acidente na Avenida Rio Madeira

Motociclista quebra perna em grave acidente na Avenida Rio Madeira

De acordo com testemunhas, a motociclista que seguia na Rio Madeira teria avançado o sinal vermelho e foi atingida pelo carro que trafegava na 7 de Setembro.
16
Polícia Civil deflagra operação contra "Tribunal do Crime" em Rondônia

Polícia Civil deflagra operação contra “Tribunal do Crime” em Rondônia

A Operação Retaliação cumpriu três mandados de prisão e um de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa em Machadinho d’Oeste.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia da Amazônia mobiliza para COP30 com foco em soberania

Dia da Amazônia mobiliza para COP30 com foco em soberania

Mais de 20 atividades em oito estados marcam a data, destacando a importância da floresta para o clima global e os direitos dos povos tradicionais.
L
Deputado alvo de operação da PF nega envolvimento em desvio de verba

Deputado alvo de operação da PF nega envolvimento em desvio de verba

Ricardo Ayres, investigado por suposto desvio de recursos para cesta básica, afirma que sua participação se limitou a destinar emendas e que sua inocência será comprovada.
L
Parceria fortalece a 1ª Semana Jurídica em Porto Velho

Parceria fortalece a 1ª Semana Jurídica em Porto Velho

Curso de Direito da UNAMA e Escola do Legislativo Municipal unem esforços para ampliar a participação dos alunos
L
UNAMA Porto Velho e vereador Pedro Geovar firmam parceria para a 1ª Semana Jurídica

UNAMA Porto Velho e vereador Pedro Geovar firmam parceria para a 1ª Semana Jurídica

Evento vai reunir nomes do Direito em palestras, debates e oportunidades de networking.
L
Prefeitura de Rio Crespo inaugura pavimentação de acesso à RO-140 com investimento de R$ 678 mil

Prefeitura de Rio Crespo inaugura pavimentação de acesso à RO-140 com investimento de R$ 678 mil

Obra na Rua Afonso Gago foi viabilizada por emenda do senador Marcos Rogério e garante mais segurança e mobilidade aos moradores de Rio Crespo.
L
Nota de falecimento: Antônio Carlos Roque de Lima

Nota de falecimento: Antônio Carlos Roque de Lima

A cerimônia de despedida será realizada dia 05/09 a partir das 10h00, na Funerária São Cristóvão.
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental (LO): F.H. DE OLIVEIRA PEIXOTO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO de Nº 151039
L
FACER realiza reunião com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

FACER realiza reunião com vereadores de Guajará-Mirim para tratar de incentivos fiscais e programas institucionais

Encontro em Porto Velho debate competitividade empresarial e apresenta iniciativas como Sim Vale Feira, Sim Alimentação e Sim Kit Escolar.
L
3º Festival Cultural 'Reconstruindo o Quilombo' acontece em Pimenteiras do Oeste

3º Festival Cultural ‘Reconstruindo o Quilombo’ acontece em Pimenteiras do Oeste

Evento gratuito na Comunidade Quilombola de Santa Cruz celebra cultura afro-brasileira com oficinas, apresentações artísticas e exposições.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.