SÁBADO, 12/04/2025

ALEKS PALITOT PARTICIPA DE REUNIÃO COM CONSELHEIROS DE SAÚDE

O modelo de gestão de OSS não é solução, o que é preciso é planejamento das ações, alegam conselheiros e técnicos.

Publicado em 

ALEKS PALITOT PARTICIPA DE REUNIÃO COM CONSELHEIROS DE SAÚDE - News Rondônia

Realizada na manhã desta terça-feira (18), no plenarinho, a reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Porto Velho, convocada pela vereadora Elis Regina, deu voz as associações, sindicatos e Conselhos acerca da implantação do novo modelo de gestão em saúde proposto pelo Executivo Municipal. Presente à assembleia, o Professor Aleks Palitot ouviu as representações.

De acordo com o prefeito Hildon Chaves, o sistema de gestão por meio das Organizações Sociais de Saúde (OSS), é a solução para o problema da área em Porto Velho. Um grande passo, segundo Hildon, foi dado com o encaminhamento para a Casa de Leis Municipal do projeto que autoriza a implementação da parceria.

ALEKS PALITOT PARTICIPA DE REUNIÃO COM CONSELHEIROS DE SAÚDE - News Rondônia

Um modelo inovador, já utilizado em diversas capitais do pais, com grande sucesso e aceitação. A resposta ideal na transformação da saúde de Porto Velho naquilo que se quer e que a população merece, segundo Hildon.

Porém a realidade conforme associações, sindicatos e Conselhos presentes ao concílio é outra. Atualmente a cobertura municipal em saúde, responsável pela atenção básica não chega à 40%, Segundo o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato.

O baixo Madeira e a margem ao longo da BR 364, sentido Acre preocupam as autoridades em saúde pela falta de agentes de endemia atuando naquelas localidades, muitas delas sem médico fixo à mais de dois anos, enquanto o prefeito utiliza o discurso de que a única solução encontrada é a contratação das OSS.

ALEKS PALITOT PARTICIPA DE REUNIÃO COM CONSELHEIROS DE SAÚDE - News Rondônia

Raimundo Nonato explica ainda que atualmente o Estado já vem realizando o atendimento básico. “Se cruzarmos os relatórios das unidades Estaduais de Saúde veremos que as fichas verdes e azuis que representam a atenção básica já são os maiores registros, enquanto a amarela e vermelha, as de urgência, estão em menor número”.

Os procedimentos que as UPA’s deveriam realizar, quem faz é o João Paulo II e até a maternidade estadual que deveria receber os casos de alto risco, vem atendendo as pacientes da maternidade municipal.

Segundo apontam os técnicos, a terceirização da saúde não é a melhor solução, pois é mais cara e não atende de maneira satisfatória a população. O modelo adotado no Rio de Janeiro, uma das quatro capitais no país a aderirem ao modelo foi realizado de maneira improvisada e população questiona a qualidade do atendimentos.

As Organizações Sociais de Saúde são entidades filantrópicas com gestão semelhante de empresas privadas. O objetivos dela em tese é diferente. Embora sejam beneficentes, nada impede que ela vise o lucro.

“Um exemplo é de que um médico que ganha R$ 10.000 pelo contrato com a prefeitura, ganhe o dobro em uma OSS. Pode-se compreender que é uma forma disfarçada de lucro”, explica João Aramaio, Presidente do Conselho Municipal de Saúde.

A reunião foi uma tentativa de sensibilizar o baixo parlamento para que fossem ouvidos os apelos dos Conselhos e entidades representativas, “somos o controle social a parte da população que vigia a saúde e é o que estamos fazendo”, enfatizou João Aramaio.

ALEKS PALITOT PARTICIPA DE REUNIÃO COM CONSELHEIROS DE SAÚDE - News Rondônia

Ele relata que já há algumas semanas uma comissão foi constituída dentro da Secretária Municipal de Saúde para trabalhar uma possível implantação de OSS. “É preciso que os vereadores possam ter uma dimensão real da situação. A Semusa dá todos os indícios que irá implantar a OSS em Porto Velho”, alerta o Presidente do Conselho Municipal.

“Os vereadores estão aprovando sem conhecimento e para não prejudicar a população tomando decisões sem informação, devem saber da matéria. A prefeitura diz que irá continuar a mesma coisa, mas isso não é verdade. O que é preciso entender é que a saúde pública não é algo para gerar lucro, não é uma empresa, e parece que o pensamento de gerente não se aplica a este caso”, adverte João Aramaio.

Conforme Raimundo Nonato, Presidente do conselho Estadual de Saúde, foi tomada uma decisão no colegiado que não permitirá que haja essa parceria. O Estado ira intervir para organizar o sistema, pois o problema está na gestão, enfatizou o Presidente do Conselho Estadual. Para ele falta planejamento das ações na atenção básica.

As OSS se auto intitulam sem fins lucrativos, mas de acordo com Raimundo Nonato, elas trabalham a partir de contratos. “Ela tem fim lucrativo sim e é uma forma que criaram para burlar o serviço público, para tentar jogar a sociedade contra o SUS, que é uma conquista brasileira ferindo todos os princípios constitucionais”, afirma o presidente do Conselho estadual.

Para Nonato, o prefeito por ter sido promotor da área de saúde deveria ter mais respeito à legislação e honrá-la. Ele precisa colocar profissionais que possuam capacidade de planejamento e conhecimento para efetivar as ações em saúde, o que ainda não ocorreu na sua gestão.

Outro ponto alegado por Raimundo Nonato, porta voz do conselho técnico é que os conselhos não permitirão a terceirização. “Caso não recue, é possível que cacemos a gestão do município e iremos cobrar da Casa de Vereadores a posição de cada um”, afirma.

“O presidente da Comissão Legislativa que possui dupla responsabilidade, pois foi omisso durante esses 365 dias, nem relatório ou notificação foram produzidos informando sobre o desmonte do sistema de saúde que o Executivo vem tentando realizar na capital e embora seja duro o que nós estamos colocando é a realidade”, assegura o Presidente do Conselho.

Durante a reunião foi abordada a possibilidade de uma intervenção do Estado e Segundo os conselheiros, foi homologada uma resolução. “Não adiantará o secretário ir aos veículos falar que não haverá intervenção, pois será acionado o judiciário e ele será obrigado a cumprir com o que assinou, asseverou o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Raimundo Nonato.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Lula sanciona Lei da Reciprocidade Comercial que autoriza retaliações contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros

Texto autoriza governo a adotar medidas contra tarifas comerciais
L

Deputado Cássio Gois promove curso de oratória “Comunicação de Alto Impacto” em Cacoal

Entre os aprendizados estão técnicas de persuasão, argumentação e desenvolvimento da presença em público.
L

Ieda Chaves mantém agenda de visitas e assegura recursos para Alta Floresta e Santa Luzia

Emendas parlamentares foram destinadas às áreas da agricultura, esportes e saúde.
L
Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Esses pedidos surgiram principalmente após visitas de fiscalização realizadas nos bairros.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#MomentoAgro | Entrevista Helio Dias – Presidente da FAPERON

Neste sábado (12), às 11h, o Momento Agro recebe Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia – FAPERON. Em destaque, os principais desafios do setor agropecuário, ações da FAPERON em prol dos produtores e as perspectivas para o fortalecimento do agronegócio em Rondônia. Imperdível!
L
Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Brasil inicia campanha de vacinação contra a gripe com meta de imunizar 90% do público-alvo

Idosos, crianças de 6 meses a 6 anos, grávidas e puérperas devem tomar
L

#sintonia360 | Entrevista Pastor Marcelo Lima

O programa Sintonia 360 deste sábado (12), às 9h, recebe o Pastor Marcelo Lima, Coordenador do Projeto de Jiu-Jítsu Leão de Judá/Novos Recomeços. A iniciativa utiliza o esporte como ferramenta de transformação social, promovendo disciplina, inclusão e novas oportunidades para crianças, adolescentes e adultos. Durante a entrevista, o pastor compartilha sua trajetória, os impactos do projeto na comunidade e os planos para o futuro. Imperdível!
L
Governo Federal lança campanha de vacinação em escolas para imunizar 30 milhões de estudantes até 15 anos

Governo Federal lança campanha de vacinação em escolas para imunizar 30 milhões de estudantes até 15 anos

Ministros lançaram campanha nacional de vacinação nas escolas
L
Prazo para declarar Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio; deduções e restituição exigem atenção do contribuinte

Prazo para declarar Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio

Informações erradas podem acarretar em perda de benefícios fiscais
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Alero inicia campanha solidária para arrecadar água mineral para comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

A cheia do Rio Madeira já afeta mais de 2.700 famílias em Porto Velho.
L

Na CNN, Marcos Rocha se posiciona contra PEC da Segurança e defende autonomia dos estados

Com uma trajetória consolidada nas forças de segurança, Rocha destacou sua posição com base na vivência pessoal e na gestão pública.
L

Eyder Brasil passa a compor Frente Parlamentar de apoio ao cooperativismo em Rondônia

Deputado passa a compor grupo da Assembleia Legislativa que irá atuar em sete eixos estratégicos para fortalecer o sistema cooperativo no estado
L

Jean Oliveira não perde o mandato nem está inelegível

A Fake News foi propagada essa semana com base num julgamento de 2024. Direitos políticos e mandato estão preservados.
L

Dra. Taíssa cobra envio de medicamentos para Nova Mamoré

Deputada solicita ação urgente da Secretaria de Saúde diante da falta de insumos nas unidades do município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Bebê sofre morte cerebral após suspeita de intoxicação por drogas em Mato Grosso

Pais são detidos por suspeita de maus-tratos enquanto autoridades investigam o caso
14
Polícia Militar recupera bicicleta furtada em Rondônia

Corrente de bicicleta cai e casal de adolescentes é apreendido após assalto

A vítima contou que foi imobilizado com golpe mata-leão por um dos jovens enquanto a companheira dele roubou o celular, em seguida, tentaram fugir, mas a corrente da bicicleta caiu.
14

Adolescente foge após causar acidente com duas vítimas na zona Sul

Após a queda, o suspeito se levantou rapidamente e fugiu com o veículo, deixando as duas vítimas feridas no asfalto.
12

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na zona Leste

Com o impacto, a vítima sofreu fraturas na perna e na clavícula.
14
Homem é atacado com enxadadas na cabeça na zona leste

Homem é intubado depois de levar enxadada na cabeça

Segundo as primeiras informações, o sujeito estaria perturbando frequentadores de um estabelecimento comercial, quando foi atacado com golpes de enxada na cabeça, depois o suspeito fugiu.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto vai formar mil jovens de periferias e comunidades para atuar na defesa dos direitos humanos

Projeto vai formar mil jovens de periferias e comunidades para atuar na defesa dos direitos humanos

Jovens entre 18 e 29 anos receberão uma bolsa mensal de R$ 500
L

Sebrae realiza curso “Destrave” em imersão para empreendedoras

Quatro dias intensos de oficinas práticas com foco em marketing digital para impulsionar negócios liderados por mulheres
L
MPRO e EMPRO realizam painel sobre controle de políticas públicas em pós-graduação na capital

MPRO e EMPRO realizam painel sobre controle de políticas públicas em pós-graduação na capital

A atividade foi incluída na Pós-Graduação Latu Sensu “Especialização em Políticas Públicas e Tutelas dos Vulneráveis no Âmbito do Ministério Público” da Escola Superior do Ministério Público (Empro), em Porto Velho.
L
MPRO participa de campanha solidária em apoio às vítimas da enchente do Rio Madeira

MPRO participa de campanha solidária em apoio às vítimas da enchente do Rio Madeira

Doações podem ser entregues no edifício-sede do MPRO em Porto Velho.
L
Arte e Literatura de Rondônia brilham no Salão do Livro de Genebra com a participação da artista Regina Crema

Arte e Literatura de Rondônia brilham no Salão do Livro de Genebra com a participação da artista Regina Crema

Reconhecida por suas obras vibrantes e expressivas, Crema já participou de importantes salões e exposições no Brasil e no exterior, destacando-se pela capacidade de traduzir a essência amazônica em cores e formas únicas.
L

Professora de Cabixi (RO) tem projeto apoiado pelo Sicredi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Rondônia

Iniciativa desenvolvida no âmbito do Programa A União Faz a Vida promoveu igualdade racial na escola e na comunidade, ganhando destaque estadual.
L

MPRO garante condenação de mulher que mandou matar ex-namorado em Vilhena

Júri acatou as qualificadoras de motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima
L
Escritora de Rondônia homenageia avó centenária em obra internacional lançada em Genebra

Escritora de Rondônia homenageia avó centenária em obra internacional lançada em Genebra

A presença de Andrea Paxury na obra é um marco para a literatura regional, que agora alcança novos horizontes ao integrar uma publicação internacional.
L
Argentina firma acordo de US$ 20 bilhões com FMI e inicia flexibilização cambial com fim da paridade fixa do peso

Argentina firma acordo de US$ 20 bilhões com FMI e inicia flexibilização cambial com fim da paridade fixa do peso

Fundo desembolsará US$ 12 bilhões até a próxima terça-feira
L
Previsões do Horóscopo desta sexta (11/4) para seu signo

Previsões do Horóscopo deste sábado (12/4) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (12/4) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.