A Polícia Civil deflagrou nesta sexta-feira, 5 de dezembro, a Operação Descarrilho II, cumprindo 98 medidas cautelares em diversas cidades. O objetivo da ação é desarticular uma complexa rede de tráfico e organização criminosa. A facção possuía forte atuação nos municípios de Rolim de Moura e Jaru, em Rondônia.
Mais de 200 policiais civis estiveram envolvidos na execução dos mandados. Foram cumpridas 39 prisões preventivas, 30 buscas domiciliares e 29 bloqueios de bens.
Estrutura Criminosa Desvendada
As investigações que culminaram na Operação Descarrilho II começaram após um flagrante de sequestro e cárcere privado praticado pela facção. O trabalho da 2ª DRACO/DECCO expôs a estrutura de poder do grupo.
A organização criminosa atuava com hierarquia bem definida e divisão de tarefas. As ordens de comando, por vezes, vinham do Rio de Janeiro.
O grupo também utilizava “laranjas” para a lavagem de dinheiro, além de manter um “tribunal do crime” paralelo. Um grupo de WhatsApp chamado “Diretoria Rolim de Moura” era usado para coordenar a logística de entregas e outras atividades ilícitas.
Abrangência da Operação
Os mandados judiciais foram executados em nove municípios, demonstrando a capilaridade da rede criminosa.
Em Rolim de Moura, foram realizadas 24 prisões e 21 buscas. Já na cidade de Jaru, a Polícia Civil cumpriu 15 prisões e 9 buscas. Algumas ações em Jaru estão relacionadas a incêndios criminosos contra provedores de internet.
As outras cidades de Rondônia envolvidas na operação foram Ji-Paraná, Cacoal, Espigão do Oeste, Theobroma, Vale do Anari e Machadinho do Oeste. A operação se estendeu até Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A Operação Descarrilho II contou com o apoio de diversas entidades. Participaram a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), o DPI, Delegacias Regionais e o Ministério Público.
A Polícia Civil reafirma seu compromisso contínuo no combate ao crime organizado e no enfrentamento ao tráfico de drogas em todo o estado de Rondônia.








































