A Polícia Militar de Mato Grosso (MT) fechou mais uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas adulteradas no bairro Construmat, em Várzea Grande, na tarde desta terça-feira (14). A ação, parte da Operação Tolerância Zero da Companhia de Motopatrulhamento Tático (Raio), flagrou a produção ilegal de uísques fake que podem estar sendo distribuídos em cidades de outros estados, incluindo Vilhena, em Rondônia.
O local é a segunda fábrica ilegal desmantelada recentemente em Mato Grosso. A suspeita é que essas bebidas, que podem conter substâncias perigosas como metanol (associado a casos de intoxicação e óbito no país), cheguem a consumidores desavisados.
A equipe policial abordou três homens em atitude suspeita, sendo que dois foram alcançados após uma fuga a pé. Um deles indicou que uma residência próxima era utilizada para a adulteração de bebidas.
No imóvel, os militares encontraram um vasto material utilizado no processo de falsificação:
Mais de 80 garrafas de uísque de marcas conhecidas, prontas para revenda como originais.
Produtos como álcool de milho, solventes, corantes e etanol de cereal, usados na mistura.
Garrafas vazias das marcas Red Label, Old Parr, Gold Label, Buchanans e Jack Daniel’s, entre outras.
Além dos materiais de falsificação, a polícia encontrou com um dos suspeitos porções de cocaína e pasta base. Os dois homens capturados foram conduzidos à Central de Flagrantes de Várzea Grande para as providências cabíveis. O terceiro suspeito conseguiu fugir.
A Polícia Militar reforçou seu compromisso no combate aos crimes contra a saúde pública e às práticas ilegais de comércio, contando com o apoio de equipes do 25º Batalhão.