Um foragido do sistema prisional, conhecido por ter escapado de uma viatura da Polícia Federal (PF), foi capturado pela Polícia Militar (PM) de Vilhena, em Rondônia, na tarde de quarta-feira (8). O homem, de 32 anos, é suspeito de atuar no tráfico internacional de maconha na fronteira com a Bolívia.
A prisão ocorreu durante um patrulhamento de rotina no bairro Alto dos Parecis. Os policiais notaram o homem, que estava de bicicleta, adotar um comportamento suspeito ao chegar a um imóvel.
Na abordagem, os militares revistaram o ciclista e encontraram, além da bicicleta, um celular e uma pequena quantidade de substância semelhante à maconha.
Questionado, o suspeito confessou ter furtado a bicicleta dois dias antes, no estacionamento de um supermercado no bairro Bela Vista. Sobre o celular, ele alegou tê-lo comprado de um frequentador da “Praça do Geraldão”, um local de encontro de usuários de drogas.
Durante a revista, o homem tentou enganar os policiais, fornecendo um nome e número de CPF falsos. No entanto, ele entrou em contradição ao dizer o nome da própria mãe. Como estava sem documentos, sua verdadeira identidade foi confirmada por meio de fotografias.
Foi constatado que o ciclista era o mesmo indivíduo que, tempos atrás, foi preso pela PF por trazer maconha de Pimenteiras do Oeste, na fronteira com a Bolívia, para Vilhena. Na ocasião, ele ficou conhecido como “fantasma” após fugir do compartimento de transporte de presos da viatura da PF.
O investigado revelou que estava foragido do sistema prisional e foi confirmado um mandado de prisão em aberto contra ele. O suspeito alegou que deu nome falso justamente para evitar a captura. Após receber voz de prisão, o homem foi encaminhado para a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Vilhena.