A Prefeitura de Porto Velho divulgou uma Nota Pública nesta terça-feira (7) em que reconhece e apoia o trabalho da Polícia Civil de Rondônia na Operação Mãos Limpas, que investiga o desvio de materiais da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A administração municipal informou que um servidor municipal foi identificado nas investigações. Ele é efetivo desde 2009 e ocupava um cargo em comissão desde 2021.
Medidas Adotadas pela Prefeitura
Em resposta imediata aos fatos, a gestão determinou duas medidas cruciais na manhã desta terça-feira (7):
A exoneração imediata do servidor da função em comissão.
A abertura de um procedimento administrativo para apurar os fatos, assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa do servidor.
A Prefeitura reforçou que, caso a responsabilidade do servidor seja confirmada, serão aplicadas as sanções cabíveis, que incluem a possível demissão do cargo público efetivo.
O município reiterou o seu compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. A administração garante que adotará as mesmas providências, incluindo a abertura de novos procedimentos administrativos, caso haja indícios de envolvimento de outros servidores nos desvios.