Operação Shamar, que combate a violência doméstica e o feminicídio em todo o Brasil, resultou na prisão de mais de 12 mil pessoas entre 1º de agosto e 4 de setembro de 2025. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta terça-feira, 9 de setembro de 2025.
A ação também atendeu 81.368 vítimas de violência doméstica e familiar e acompanhou 53.188 medidas protetivas de urgência. Foram apreendidas 632 armas de fogo e 648 armas brancas que poderiam ser usadas em crimes de violência.
Além da repressão, a Operação Shamar promoveu ações de prevenção e conscientização para ampliar a rede de proteção às mulheres. Palestras e distribuição de materiais informativos em escolas e comunidades alcançaram 13,6 milhões de pessoas. O objetivo foi ampliar o diálogo sobre igualdade de gênero e incentivar a denúncia de casos de violência.
A operação mobilizou 65.628 agentes de segurança pública e, segundo Rodney da Silva, diretor da Diopi, foi um marco de integração entre as polícias, o Poder Judiciário, o Ministério Público e a sociedade civil.