A Prefeitura de Vilhena, em Rondônia, emitiu um alerta para a população sobre um novo golpe em Vilhena aplicado via WhatsApp. Um golpista está se passando por servidor público para extorquir comerciantes, com pelo menos seis empresas já tendo sido alvo da fraude. As tentativas de golpe foram registradas na manhã de quinta-feira (14).
O criminoso utiliza o mesmo número de telefone para se passar por diferentes funcionários. Em alguns casos, ele se apresenta como fiscal da Vigilância Sanitária. Em outros, usa a foto de um homem de colete azul para se identificar como o secretário municipal de Meio Ambiente. Em todas as abordagens, o objetivo é obter vantagens financeiras indevidas.
A prefeitura reforça que nenhum órgão municipal, secretaria ou autarquia solicita pagamentos ou dados sigilosos por mensagens de WhatsApp.
Como se proteger do golpe
Para evitar ser uma vítima, a orientação da prefeitura é:
Não clique em links ou abra arquivos suspeitos.
Nunca forneça dados pessoais ou bancários.
Bloqueie o número e denuncie a tentativa de golpe.
Registre um Boletim de Ocorrência se necessário.
Para confirmar qualquer comunicação oficial, entre em contato diretamente pelos canais de verificação da prefeitura: Vigilância Sanitária ((69) 3322-1936) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) ((69) 9 8471-2971).