Na noite da última sexta-feira, 27 de junho, um homem foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo em uma propriedade rural de Chupinguaia. A Polícia Militar foi acionada por uma vítima que relatou ter sido abordada por dois indivíduos, que estavam exaltados e exigiam o pagamento de uma suposta dívida referente a uma multa de trânsito.
Segundo o relato da vítima, os dois homens, identificados apenas como S1 e S2, compareceram ao local e insistiam no pagamento imediato da dívida ou na entrega de um bem como garantia. O comportamento suspeito dos dois, indicando que poderiam estar armados, levou a vítima a chamar a polícia.
Chegando ao local, os policiais encontraram uma caminhonete Ford Ranger vermelha, utilizada pelos suspeitos. Durante a abordagem, nada de ilícito foi encontrado com eles. Contudo, ao revistar o veículo, a equipe localizou, sob o banco do motorista, uma pistola Taurus PT-938, calibre .380, com 12 munições no carregador e uma na câmara, pronta para uso.
O condutor do veículo, S1, assumiu ser o proprietário da arma e confessou não possuir registro nem autorização legal para porte. Diante da confissão, ele foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, conforme o artigo 14 da Lei nº 10.826/2003. Seus direitos constitucionais foram assegurados durante o processo.
O segundo envolvido, S2, foi arrolado como testemunha, assim como a pessoa que solicitou a presença da polícia, que presenciou toda a abordagem e a apreensão da arma.
Após os procedimentos e consultas, S1, a arma e as munições foram levados para a Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp) de Vilhena para as medidas legais cabíveis.