O ex-policial Militar de Rondônia Silvio Sanddi Lazari Pinto, 34 anos escapou por volta das 4h da madrugada desta segunda-feira, (28) da Cadeia Pública do município de Santo Antônio de Leverger distante 33 quilômetros de Cuiabá, no Mato Grosso.
A informação é que o preso pulou o muro da cadeia com a ajuda de uma corda feita de tecidos. A Polícia não descarta que ele tenha tido ajuda durante a fuga. “Servidores ainda relataram que nesse horário, foi vista uma movimentação de carros em atitude suspeita na rua João Pessoa, perto de uma escola”. A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária do Mato Grosso informou que a polícia trabalha na tentativa de captura o fugitivo.
Foi apurado que a prisão dele ocorreu em maio deste ano, em Pontes e Lacerda, durante o cumprimento de mandado e apreensão por conta de um processo em andamento contra o ex-militar. Na época, ex-PM portava documentos e boletins de ocorrências falsos. Na época, ele resistiu à prisão, e ainda tentou se apossar da arma de um polícia civil, o que acarretou em um disparo no meio da rua.
Contra o agora foragido, pesam crimes de homicídio e até envolvimento com o organismo criminoso Comando Vermelho. A ficha criminal do ex-policial inclui roubo, extorsão com restrição de liberdade a vítima e ameaça. Por um dos processos, Silvio foi julgado e condenado a 10 anos de prisão. Ele foi admitido na PM-RO em 2006 e desligado no ano de 2015 após diversos processos envolvendo a conduta irregular dele na Corporação.