SÁBADO, 13/12/2025

Em destaque

MOBILIS: Operação da Polícia Civil cumpre mandado de prisão na casa de major da PMRO

A investigação restou profícua ao desnudar a existência de vínculo espúrio entre servidores públicos e o sócio proprietário da empresa ganhadora do certame.

Publicado em 

Por Departamento de Estratégia e Inteligência – DEI

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro – DRLD com o apoio das demais especializadas do Departamento de Estratégia e Inteligência – DEI e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, iniciou, nesta manhã, o cumprimento de medidas cautelares que inauguraram a fase ostensiva da “Operação Mobilis”.

As equipes de policiais da DRLD e DRACO e de outras unidades de Polícia Civil cumprem, nesta manhã, 02 (dois) mandados de prisão preventiva e 08 (oito) mandados de busca e apreensão, nas cidades de Canoas/RS, Porto Velho, Buritis e Ji-Paraná nas residências dos investigados e nas sedes das empresas E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA e a VENDING MACHINE COMÉRCIO EIRELI.

Estão sendo cumpridos mandados de Prisão Preventiva deOficial da Polícia Militar do Estado de Rondônia que entre os anos de 2016 e 2018, época da licitação que desencadeou o cerne da investigação, ocupou cargos de confiança junto ao Poder Executivo do Estado, e do sócio proprietário da empresa investigada, sediada no Rio Grande do Sul.

Ademais, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços residenciais de outros investigados, alguns deles Oficiais da Policia Militar de Rondônia que também exerceram funções civis durante a prática dos fatos investigados. 

Por dentro da investigação – da instauração do inquérito policial ao cumprimento das medidas cautelares.

A ação desta manhã é resultado da investigação materializada no Inquérito Policial nº 021/2019-DRACO,que teve início a partir de uma denúncia anônima dando conta de supostas irregularidades no certame licitatório que culminou com a aquisição de software, tablets e demais acessórios para a implementação do “sistema mobile” no âmbito da SESDEC e da PMRO, cujo objetivo é possibilitar o registro de ocorrência policial e a lavratura do Termo Circunstanciado no local dos fatos.

A investigação restou profícua ao desnudar a existência de vínculo espúrio entre servidores públicos e o sócio proprietário da empresa ganhadora do certame. Sem adentrar no mérito administrativo que culminou com a escolha do “sistema mobile”, seara que foge ao campo de atribuição da polícia judiciária, apurou-se que o processo licitatório que culminou com a aquisição tanto do software quanto dos acessórios que possibilitam a utilização do sistema está eivado de vício insanável, visto que os parâmetros constantes no edital de licitação e a ata de registro de preços foram confeccionados de forma associada entre servidores públicos e o sócio proprietário da empresa E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA que,posteriormente, se sagrou vencedora da licitação, prejudicando, obviamente, qualquer possibilidade de concorrência em razão do direcionamento do certame.

Como é consabido o processo licitatório possui uma sistemática dividida em fases, onde os concorrentes que não preenchem os requisitos vão sendo eliminados ao longo do transcurso do procedimento.

Após o deferimento de medida cautelar de quebra do sigilo telemático dos Investigados, observou-se que antes e principalmente durante a marcha do processo licitatório servidores públicos do estado de Rondônia e o sócio proprietário da empresa E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA, mantiveram inúmeros contatos e troca de documentos visando que está última se sagrasse vencedora do processo licitatório, impedindo, outrossim, que algum “aventureiro” – nas palavras dos mesmos – lograsse êxito no certame, ferindo de morte os princípios mais comezinhos da Administração Pública.

Destaca-se que a investigação foi capaz de apurar que os investigados, atuando de maneira associada, tentaram inviabilizar qualquer forma de concorrência, seja concedendo prazo exíguo para o desenvolvimento do software, estipulando parâmetros que sabidamente apenas seus fornecedores exclusivos poderiam disponibilizar e, por fim, caso todas as outras medidas não fossem suficientes, pretendiam desclassificar o concorrente, na prova de conceito, esta última, no caso dos acessórios necessários para a utilização do software.

Os dados telemáticos obtidos possibilitaram inclusive o acesso ao conteúdo do backup do aplicativo whatsapp armazenado no e-mail de um dos investigados e sua análise cronológica com os demais elementos informativos obtidos nos possibilitou chegar a conclusão que os editais tanto da licitação quanto da ata de registro de preços que posteriormente foram vencidos pela E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA, encontram-se maculados de maneira incontornável, visto que produzidos de maneira conjunta entre servidores públicos e o sócio proprietário da empresa, obviamente, para evitar o êxito de possíveis concorrentes.

Causou espanto aos investigadores o fato da empresa, tal era a certeza de êxito ao final do certame, que antes mesmo da primeira fase do processo licitatório, cientes do prazo exíguo previsto de propósito no edital, passou a desenvolver o sistema, oportunidade em que servidores públicos disponibilizaram para a mesma, dados estratégicos da Secretaria de Segurança Pública, sem autorização para tanto e a empresa ainda começou a realizar treinamento com policiais militares em várias regiões do Estado.

Outro ponto que chamou atenção exsurge do fato que um dos servidores públicos do estado de Rondônia, após o estreitamento da relação com o sócio proprietário da empresa E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA, passou a atuar como sócio oculto da mesma, fomentando a melhoria e disseminação do sistema e atuando como “garoto propaganda” – como o mesmo se identificou em mais de uma mensagem – e desde então, utilizando-se do êxito do projeto e da projeção do seu cargo público, passou a tentar replicar o mesmo em outros estados, fazendo interlocução com servidores públicos dos mesmos.

O conluio dos Investigados resultou em aquisições pelo Estado de Rondônia na ordem de R$ 3.446.593,60 (três milhões quatrocentos e quarenta e seis reais quinhentos e noventa e três reais e sessenta centavos).

Condutas criminosas e responsabilização criminal

Em suma, parte dos servidores públicos investigados incorreram em crimes contra a licitação previstos nos arts. 90 e 91, da Lei n. 8.666/93, visto que suas condutas frustraram o caráter competitivo do procedimento licitatório e patrocinaram interesse privado perante a Administração Pública.

Já outra parte dos Investigados, incluindo um funcionário público e o proprietário da empresa que se sagrou vencedora no certame, incorreram, além dos crimes previstos no art. 90 e 91, da Lei n. 8.666/93, nos crimes de corrupção passiva e ativa, respectivamente.

Por fim, os investigados se alinharam deliberadamente de forma estável para conseguirem êxito na prática de crimes licitatórios, contra a Administração Pública, malgrado os ilícitos administrativos, civis e atos de improbidade administrativa. Assim, em tese, incorreram também no crime previsto no art. 2º, da Lei n. 12.850/2013.

O NOME DA OPERAÇÃO

A palavra “mobilis” possui origem latina e seu significado é “Escultura móvel, composta de elementos suspensos, perfeitamente equilibrados, que se movimentam com a passagem do ar ou a ação de um motor”.

A denominação da fase ostensiva da investigação é uma clara alusão ao nome utilizado pela Administração Pública para batizar o projeto de tecnologia embarcada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Acidente entre duas motos deixa três feridos no bairro Agenor de Carvalho

Colisão ocorreu no cruzamento da Avenida Alexandre Guimarães com a Rua Arruda Fontes Cabral, quando uma das motos avançou a preferencial, resultando em três vítimas levadas para a UPA Sul após acidente entre duas motos.
14
Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Atropelamento na Avenida Jorge Teixeira em Porto Velho mobiliza socorro

Homem foi atingido por carro enquanto atravessava a via na Avenida Jorge Teixeira, próximo à Pinheiro Machado, e equipes de emergência foram acionadas para atender a vítima do atropelamento na Avenida Jorge Teixeira.
10
Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Motociclista inabilitado é preso após causar acidente e atropelar PM em Porto Velho

Jovem Pablo D. L. de S., 18, fugia da polícia e causou acidente com três vítimas, incluindo o cabo Evangelista do BPTRAN, sendo preso no bairro Nacional por motociclista inabilitado é preso após acidente.
12
Casal é socorrido após grave acidente entre carro e ônibus no centro

Batida entre carro e ônibus deixa dois feridos no centro

Colisão forte entre carro e ônibus na noite de sexta-feira, 12 de dezembro, deixou um casal ferido no centro de Porto Velho; a roda do carro foi arrancada com o impacto.
16
Motociclista é preso após colisão durante fuga no Espaço Alternativo

Motociclista é preso após colisão durante fuga no Espaço Alternativo

Jovem de 21 anos causou grave acidente na noite de sábado, 12 de dezembro, e feriu um policial do BPTRAN em Porto Velho; o motociclista é preso após colisão no bairro Nacional.
14
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sintonia 360: Entrevista com Edilson Matias

conquistas recentes e o que ainda precisa avançar para garantir mais qualidade de vida a todos.
L
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemora retirada de Alexandre de Moraes da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, considerando a decisão do governo Trump como uma vitória da democracia brasileira e da soberania nacional.
L
Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Toffoli restringe acesso da CPMI do INSS a quebra de sigilo de Daniel Vorcaro

Decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, restringe o acesso da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito aos documentos de quebra de sigilo do banqueiro Daniel Vorcaro, que serão enviados para a presidência do Senado, gerando indignação na CPMI do INSS.
L
Depressão atinge mais de 10% dos agentes penitenciários brasileiros

Depressão atinge mais de 10% dos agentes penitenciários brasileiros

Pesquisa Cenários da Saúde Física e Mental dos Servidores do Sistema Penitenciário Brasileiro, com 22,7 mil profissionais, revela que um em cada dez agentes teve diagnóstico de depressão entre agentes penitenciários, refletindo o ritmo intenso de trabalho.
L
Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Governo lança sistema de autoexclusão em sites de apostas e reforça saúde mental

Plataforma Centralizada de Autoexclusão permite que o cidadão bloqueie simultaneamente contas em todas as operadoras de apostas autorizadas, além de oferecer informações sobre saúde mental e prevenção de danos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Publicidade

POLÍTICA

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Nove personalidades de Rolim de Moura recebem honrarias da Alero em sessão solene

Reconhecimento valoriza trajetórias que contribuíram para o desenvolvimento do município e de Rondônia.
L
"Verdade prevaleceu", diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes após fim de sanções dos EUA

Em evento em São Paulo, ministro Alexandre de Moraes, do STF, comenta retirada de seu nome e família da lista de sancionados pela Lei Magnitsky, classificando-a como vitória do Judiciário, da soberania nacional e da democracia brasileira.
L
Lula envia projeto que cria política de proteção a defensores de direitos humanos

Lula envia projeto que cria política de proteção a defensores de direitos humanos

Proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enviada ao Congresso, visa estabelecer um marco normativo para garantir atuação segura de defensores de direitos humanos no Brasil, país com alta taxa de assassinatos dessa categoria.
L
STF retoma julgamento do marco temporal na próxima segunda-feira

STF retoma julgamento do marco temporal na próxima segunda-feira

O presidente Edson Fachin atendeu ao pedido de Gilmar Mendes e marcou a retomada do julgamento do marco temporal para demarcação de terras indígenas em sessão do plenário virtual, com início na segunda-feira (15) antes do recesso da Corte.
L
MPRO Elias Chaquian Filho assume presidência da Ampro em Rondônia

MPRO Elias Chaquian Filho assume presidência da Ampro em Rondônia

Nova diretoria reforça união e compromisso com os membros do Ministério Público.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Idosa fica ferida em acidente com ônibus do transporte coletivo municipal

Idosa fica ferida em acidente com ônibus do transporte coletivo municipal

O acidente ocorreu na Avenida Rio Madeira após a motociclista ser atingida por um carro que tentou desviar de outro veículo.
10

Confronto com BPTAR deixa Matheus Araújo Brecher morto durante ação da Operação Quimera em Vilhena

O confronto com BPTAR ocorreu durante a Operação Quimera, quando Matheus Araújo Brecher reagiu a uma abordagem na BR-364; outro criminoso também morreu em Vilhena.
18
Denarc prende “Terror da Ponta do Abunã” e comparsas com armas, drogas e contrabando

Denarc prende “Terror da Ponta do Abunã” e comparsas com armas, drogas e contrabando

Polícia Civil, por meio do Denarc, prende Adiano S., conhecido como “Maranhão”, e dois comparsas em Nova Mutum, apreendendo cocaína, armas e 39 caixas de cigarros contrabandeados, pondo fim às ameaças na região da Ponta do Abunã.
14
Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Quarta incineração de drogas do ano foi realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira em Guajará-Mirim, reforçando o combate ao tráfico com a destruição de 175 kg de entorpecentes apreendidos em diversas operações.
10
PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, é o alvo de mandados autorizados pelo ministro Flávio Dino; investigações apontam que ela orquestrava a liberação de R$ 4 bilhões em emendas sem transparência.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

Acervo sobre a cultura afro-brasileira é doado ao Arquivo Nacional

O colecionador Fernandez Portugal Filho doou documentos históricos que revelam a história de terreiros e da religiosidade de matriz africana, com destaque para a Umbanda e as relações sociopolíticas durante a Ditadura Militar.
L
Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Bailarina da Praça celebra 56 anos com festa cultural no Mercado Cultural

Evento gratuito neste domingo reúne música, teatro e atividades para toda a família a partir das 17h.
L
Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

Brasil manifesta preocupação com reforma tarifária aprovada no México

O governo brasileiro acompanha com cautela a reforma que estabelece tarifas de até 50% sobre importações de países sem livre-comércio, embora o setor automotivo deva ser pouco afetado; a preocupação com a reforma tarifária do México é sobre a segurança jurídica e a integração produtiva.
L
Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Natal Iluminado transforma o Parque da Cidade em palco cultural em Porto Velho

Programação do Porto Velho Luz segue até 25 de dezembro com atrações artísticas, personagens temáticos e atividades para toda a família.
L
Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Bolsa sobe 0,99% e Ibovespa supera novamente os 160 mil pontos

Em dia de recuperação no mercado financeiro, a bolsa sobe 0,99% e reverte queda da semana anterior, fechando aos 160.766 pontos; o dólar avança para R$ 5,41, mas encerra a semana em queda.
L
PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

PVH em Ação chega à 4ª edição neste sábado na Vila Olímpica Chiquilito Erse

Evento reúne serviços de cidadania, saúde, assistência social, lazer e marca o encerramento do ano esportivo da Semtel.
L
Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Principal tratado climático, o Acordo de Paris completa 10 anos nesta sexta-feira (12), e a ONU cobra ação imediata dos países para manter o limite de aquecimento em 1,5 ºC e acelerar a transição para economias de baixo carbono.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 44 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 44 milhões neste sábado

O concurso 2.951 da Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 44 milhões na noite deste sábado, 13 de dezembro; apostas podem ser registradas até as 20h30.
L
Flamengo enfrenta Pyramids por vaga na final da Copa Intercontinental

Flamengo enfrenta Pyramids por vaga na final da Copa Intercontinental

Em busca da decisão do torneio de clubes da FIFA, o Flamengo enfrenta Pyramids (Egito) a partir das 14h deste sábado (13) no Catar, e técnico Filipe Luís prevê confronto difícil devido à força física egípcia.
L
AJEB Rondônia é destaque em coletânea literária Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB Rondônia é destaque em coletânea literária Vozes Libertas em Minas Gerais

Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais, organizada por Bilah Bernardes, teve participação de 20 escritoras da AJEB-RO, coordenada por Izabel Cristina da Silva, que foi homenageada pelo engajamento.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.