SEXTA-FEIRA, 12/12/2025

Em destaque

MOBILIS: Operação da Polícia Civil cumpre mandado de prisão na casa de major da PMRO

A investigação restou profícua ao desnudar a existência de vínculo espúrio entre servidores públicos e o sócio proprietário da empresa ganhadora do certame.

Publicado em 

Por Departamento de Estratégia e Inteligência – DEI

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por intermédio da Delegacia de Repressão à Lavagem de Dinheiro – DRLD com o apoio das demais especializadas do Departamento de Estratégia e Inteligência – DEI e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, iniciou, nesta manhã, o cumprimento de medidas cautelares que inauguraram a fase ostensiva da “Operação Mobilis”.

As equipes de policiais da DRLD e DRACO e de outras unidades de Polícia Civil cumprem, nesta manhã, 02 (dois) mandados de prisão preventiva e 08 (oito) mandados de busca e apreensão, nas cidades de Canoas/RS, Porto Velho, Buritis e Ji-Paraná nas residências dos investigados e nas sedes das empresas E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA e a VENDING MACHINE COMÉRCIO EIRELI.

Estão sendo cumpridos mandados de Prisão Preventiva deOficial da Polícia Militar do Estado de Rondônia que entre os anos de 2016 e 2018, época da licitação que desencadeou o cerne da investigação, ocupou cargos de confiança junto ao Poder Executivo do Estado, e do sócio proprietário da empresa investigada, sediada no Rio Grande do Sul.

Ademais, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços residenciais de outros investigados, alguns deles Oficiais da Policia Militar de Rondônia que também exerceram funções civis durante a prática dos fatos investigados. 

Por dentro da investigação – da instauração do inquérito policial ao cumprimento das medidas cautelares.

A ação desta manhã é resultado da investigação materializada no Inquérito Policial nº 021/2019-DRACO,que teve início a partir de uma denúncia anônima dando conta de supostas irregularidades no certame licitatório que culminou com a aquisição de software, tablets e demais acessórios para a implementação do “sistema mobile” no âmbito da SESDEC e da PMRO, cujo objetivo é possibilitar o registro de ocorrência policial e a lavratura do Termo Circunstanciado no local dos fatos.

A investigação restou profícua ao desnudar a existência de vínculo espúrio entre servidores públicos e o sócio proprietário da empresa ganhadora do certame. Sem adentrar no mérito administrativo que culminou com a escolha do “sistema mobile”, seara que foge ao campo de atribuição da polícia judiciária, apurou-se que o processo licitatório que culminou com a aquisição tanto do software quanto dos acessórios que possibilitam a utilização do sistema está eivado de vício insanável, visto que os parâmetros constantes no edital de licitação e a ata de registro de preços foram confeccionados de forma associada entre servidores públicos e o sócio proprietário da empresa E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA que,posteriormente, se sagrou vencedora da licitação, prejudicando, obviamente, qualquer possibilidade de concorrência em razão do direcionamento do certame.

Como é consabido o processo licitatório possui uma sistemática dividida em fases, onde os concorrentes que não preenchem os requisitos vão sendo eliminados ao longo do transcurso do procedimento.

Após o deferimento de medida cautelar de quebra do sigilo telemático dos Investigados, observou-se que antes e principalmente durante a marcha do processo licitatório servidores públicos do estado de Rondônia e o sócio proprietário da empresa E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA, mantiveram inúmeros contatos e troca de documentos visando que está última se sagrasse vencedora do processo licitatório, impedindo, outrossim, que algum “aventureiro” – nas palavras dos mesmos – lograsse êxito no certame, ferindo de morte os princípios mais comezinhos da Administração Pública.

Destaca-se que a investigação foi capaz de apurar que os investigados, atuando de maneira associada, tentaram inviabilizar qualquer forma de concorrência, seja concedendo prazo exíguo para o desenvolvimento do software, estipulando parâmetros que sabidamente apenas seus fornecedores exclusivos poderiam disponibilizar e, por fim, caso todas as outras medidas não fossem suficientes, pretendiam desclassificar o concorrente, na prova de conceito, esta última, no caso dos acessórios necessários para a utilização do software.

Os dados telemáticos obtidos possibilitaram inclusive o acesso ao conteúdo do backup do aplicativo whatsapp armazenado no e-mail de um dos investigados e sua análise cronológica com os demais elementos informativos obtidos nos possibilitou chegar a conclusão que os editais tanto da licitação quanto da ata de registro de preços que posteriormente foram vencidos pela E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA, encontram-se maculados de maneira incontornável, visto que produzidos de maneira conjunta entre servidores públicos e o sócio proprietário da empresa, obviamente, para evitar o êxito de possíveis concorrentes.

Causou espanto aos investigadores o fato da empresa, tal era a certeza de êxito ao final do certame, que antes mesmo da primeira fase do processo licitatório, cientes do prazo exíguo previsto de propósito no edital, passou a desenvolver o sistema, oportunidade em que servidores públicos disponibilizaram para a mesma, dados estratégicos da Secretaria de Segurança Pública, sem autorização para tanto e a empresa ainda começou a realizar treinamento com policiais militares em várias regiões do Estado.

Outro ponto que chamou atenção exsurge do fato que um dos servidores públicos do estado de Rondônia, após o estreitamento da relação com o sócio proprietário da empresa E-GRAPHIC DESIGN ELETRÔNICO LTDA, passou a atuar como sócio oculto da mesma, fomentando a melhoria e disseminação do sistema e atuando como “garoto propaganda” – como o mesmo se identificou em mais de uma mensagem – e desde então, utilizando-se do êxito do projeto e da projeção do seu cargo público, passou a tentar replicar o mesmo em outros estados, fazendo interlocução com servidores públicos dos mesmos.

O conluio dos Investigados resultou em aquisições pelo Estado de Rondônia na ordem de R$ 3.446.593,60 (três milhões quatrocentos e quarenta e seis reais quinhentos e noventa e três reais e sessenta centavos).

Condutas criminosas e responsabilização criminal

Em suma, parte dos servidores públicos investigados incorreram em crimes contra a licitação previstos nos arts. 90 e 91, da Lei n. 8.666/93, visto que suas condutas frustraram o caráter competitivo do procedimento licitatório e patrocinaram interesse privado perante a Administração Pública.

Já outra parte dos Investigados, incluindo um funcionário público e o proprietário da empresa que se sagrou vencedora no certame, incorreram, além dos crimes previstos no art. 90 e 91, da Lei n. 8.666/93, nos crimes de corrupção passiva e ativa, respectivamente.

Por fim, os investigados se alinharam deliberadamente de forma estável para conseguirem êxito na prática de crimes licitatórios, contra a Administração Pública, malgrado os ilícitos administrativos, civis e atos de improbidade administrativa. Assim, em tese, incorreram também no crime previsto no art. 2º, da Lei n. 12.850/2013.

O NOME DA OPERAÇÃO

A palavra “mobilis” possui origem latina e seu significado é “Escultura móvel, composta de elementos suspensos, perfeitamente equilibrados, que se movimentam com a passagem do ar ou a ação de um motor”.

A denominação da fase ostensiva da investigação é uma clara alusão ao nome utilizado pela Administração Pública para batizar o projeto de tecnologia embarcada.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Denarc prende “Terror da Ponta do Abunã” e comparsas com armas, drogas e contrabando

Denarc prende “Terror da Ponta do Abunã” e comparsas com armas, drogas e contrabando

Polícia Civil, por meio do Denarc, prende Adiano S., conhecido como “Maranhão”, e dois comparsas em Nova Mutum, apreendendo cocaína, armas e 39 caixas de cigarros contrabandeados, pondo fim às ameaças na região da Ponta do Abunã.
14
Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Polícia Federal incinera 175 kg de entorpecentes apreendidos em Guajará-Mirim

Quarta incineração de drogas do ano foi realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira em Guajará-Mirim, reforçando o combate ao tráfico com a destruição de 175 kg de entorpecentes apreendidos em diversas operações.
10
PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

PF mira ex-assessora de Lira em buscas na Câmara sobre o “orçamento secreto”

Mariângela Fialek, conhecida como Tuca, é o alvo de mandados autorizados pelo ministro Flávio Dino; investigações apontam que ela orquestrava a liberação de R$ 4 bilhões em emendas sem transparência.
L
PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

PM prende suspeito de violência doméstica, descumprimento de medida protetiva e evasão de monitoramento em Porto Velho

Um agressor, já sob medida protetiva e monitoramento eletrônico, foi detido pela Polícia Militar do 1º Batalhão Rondon após invadir a residência da ex-companheira, agredi-la e ameaçá-la. O suspeito foi encontrado escondido no telhado após ter evadido e rompido a tornozeleira eletrônica.
16
Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Criminoso morre em confronto com BPTAR durante operação contra o CV

Rogério Soares da Silva Junior foi alvejado após reagir a policiais do BPTAR, sendo o criminoso que morre em confronto com BPTAR durante a Operação “Quimera” contra líderes do Comando Vermelho (CV) em Vilhena.
18
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF mantém por unanimidade a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) referenda por 4 a 0 a decisão de Alexandre de Moraes que anulou votação da Câmara; presidente Hugo Motta deve empossar o suplente Adilson Barroso em 48 horas.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Carla Zambelli pode ser presa na Colmeia, em Brasília, se for extraditada

Ministro Alexandre de Moraes responde a questionamentos da Justiça italiana sobre extradição de Carla Zambelli, informando que a deputada ficará na Penitenciária Feminina do Distrito Federal.
L
STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

STF tem maioria para confirmar a perda do mandato da deputada Carla Zambelli

Primeira Turma do STF forma maioria para referendar decisão de Alexandre de Moraes que anula votação da Câmara e determina a perda imediata do mandato de Carla Zambelli, condenada duas vezes à prisão.
L
Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Destaques do governo de Rondônia de 8 a 12 de dezembro evidenciam avanços na saúde, assistência social e transparência

Governo reforçam entregas na saúde, ampliação de serviços sociais, modernização pública e novas ações de segurança durante a semana
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

CNU 2025 tem alta adesão com 80% de presença na prova discursiva

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou sucesso na aplicação da prova discursiva para 42 mil candidatos em 228 municípios; resultado preliminar sai em 23 de janeiro.
L
Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Prova discursiva do CNU é aplicada hoje em todo o país

Candidatos devem usar caneta azul ou preta e apresentar documento oficial
L
Publicidade

POLÍTICA

MPRO Elias Chaquian Filho assume presidência da Ampro em Rondônia

MPRO Elias Chaquian Filho assume presidência da Ampro em Rondônia

Nova diretoria reforça união e compromisso com os membros do Ministério Público.
L
Gilmar Mendes pede a retomada virtual do julgamento do marco temporal

Gilmar Mendes pede a retomada virtual do julgamento do marco temporal

Ministro Gilmar Mendes solicita sessão virtual extraordinária para iniciar a votação dos magistrados do STF sobre o marco temporal para demarcação de terras indígenas, com previsão de início na próxima segunda-feira, antes do recesso da Corte.
L
Vereador Pedro Geovar garante recuperação do Ramal Gideão em Porto Velho

Vereador Pedro Geovar garante recuperação do Ramal Gideão em Porto Velho

Serviços de limpeza, patrolamento e cascalhamento serão realizados para melhorar a mobilidade da comunidade.
L
Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Vereador Pedro Geovar garante revitalização da Travessa Mamoré, no bairro Mocambo

Serviços de manutenção e asfaltamento melhoram a mobilidade e a segurança dos moradores.
L
Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Políticos celebram a retirada de Alexandre de Moraes da lista da Lei Magnitsky nos EUA

Decisão do governo norte-americano de remover o ministro Alexandre de Moraes e sua esposa das sanções da Lei Magnitsky gera comemoração entre autoridades brasileiras, que a classificam como vitória da diplomacia de Lula e derrota da família Bolsonaro.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Polícia Militar apreende mais de 5 kg de maconha em depósito dos Correios em Ji-Paraná

Ação integrada entre Força Tática, Canil e Polícia Federal identifica encomenda destinada a São Paulo com entorpecente.
12
PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

PF deflagra Operação APATE contra falso policial federal em Rondônia

A Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação APATE em Rondônia para combater o uso indevido de símbolos da instituição e a falsa personificação de autoridade policial em plataformas digitais.
10
Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Mulher é espancada e jogada em canal pelo companheiro em RO

Vítima, que não mora na cidade, foi resgatada por populares na manhã seguinte com múltiplas lesões e relata ter sido jogada dentro de canal pelo companheiro, após uma discussão durante a noite.
16
Homem agredido com fio por dupla em moto é socorrido em campo de futebol

Homem agredido com fio por dupla em moto é socorrido em campo de futebol

Vítima estava nas proximidades da pista de kart em Ji-Paraná quando foi abordada por dois suspeitos em uma motocicleta Honda CG Fan 160. O homem é agredido com fio por dupla em motocicleta e agressores o acusam de se envolver com mulher casada.
10
Duas pessoas ficam feridas em colisão entre motocicletas na Rua T9

Duas pessoas ficam feridas em colisão entre motocicletas na Rua T9

Um homem e uma mulher sofreram ferimentos após uma colisão entre motocicletas na Rua T9 com Avenida Maringá, causada por uma moto que teria avançado a via preferencial.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Governo realiza maior mutirão da história do SUS com 61,6 mil cirurgias e exames

Programa “Agora Tem Especialistas” mobiliza hospitais em todo o país para reduzir filas e tempo de espera.
L
Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Paulo Saldanha lança em Porto Velho livro sobre a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

“Entre Brancos e Originários – A Ferrovia de Deus” resgata história e cultura da Amazônia.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO DO EDIFICIO RESIDENCIAL CASTANHEIRAS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO Nº 016.00087.006/2025-SUL
L
Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Segunda parcela do 13º salário é paga aos servidores de Jaru

Prefeitura injeta mais de R$ 5 milhões na economia local com pagamento antecipado.
L
Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro Nacional do Transferegov.br reúne gestores em Brasília e encerra Rede de Parcerias 2025

Encontro destaca avanços na gestão de transferências e encerra atividades da Rede de Parcerias 2025
L
Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Atestados médicos não serão obrigatoriamente digitais em 2026

Conselho Federal de Medicina esclarece boatos sobre proibição de documentos impressos.
L
Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Falha no Bradesco e Next deixa apps fora do ar nesta sexta-feira (12)

Instabilidade afeta transações e acesso aos aplicativos das instituições bancárias.
L
Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Que horas estreia o episódio 8 de IT: Bem-Vindos a Derry?

Final da primeira temporada promete confronto sangrento com Pennywise e desfecho sombrio.
L
Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Georreferenciamento em Guajará-Mirim será iniciado após solicitação de Dra. Taíssa

Segundo a parlamentar, a chegada da equipe técnica atende demandas identificadas diretamente com a população durante visitas aos bairros
L
Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Emenda de Dra. Taíssa viabiliza caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim

Caminhonete para Semtas de Guajará-Mirim reforça atendimentos sociais em áreas rurais e regiões de difícil acesso
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.