A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) entrega nesta quarta-feira (11), em São Paulo, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher a pesquisadoras com trajetória de destaque nas áreas de Humanidades; Ciências Biológicas e da Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra.
A premiação ocorre no Dia Mundial das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 para reforçar a importância da igualdade de gênero na produção científica.
Entre as homenageadas deste ano está a professora Luísa Lina Villa, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e colaboradora do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), reconhecida na categoria Ciências Biológicas e da Saúde. Referência internacional nos estudos sobre o Papilomavírus Humano (HPV), ela contribuiu para pesquisas que comprovaram a segurança e a eficácia das vacinas contra o vírus.
Ao longo da carreira, Luísa participou de estudos que ajudaram a compreender a relação entre infecções persistentes por HPV e o desenvolvimento de câncer, especialmente o de colo do útero, além de ampliar o conhecimento sobre a incidência do vírus em homens. As pesquisas também reforçaram a importância da vacinação como estratégia de prevenção, atualmente oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Também foram premiadas Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, professora emérita da USP, na categoria Humanidades, e Iris Concepcion Linares de Torriani, da Unicamp, na área de Exatas e Ciências da Terra.
A 7ª edição do prêmio ainda concedeu menções honrosas a Maria Arminda do Nascimento Arruda (USP), Marilia Oliveira Fonseca Goulart (UFAL) e Nísia Verônica Trindade Lima (Fiocruz), reconhecendo trajetórias que fortalecem a presença feminina na ciência brasileira.






































