Com base em imagens do satélite GOES-19, observa-se uma extensa formação de nebulosidade, com maior intensidade nos estados de Pando e Beni, na Bolívia ambos vizinho ao estado de Rondônia. Essa formação se combina com a alta umidade e atividade convectiva de fenômenos proveniente da Floresta Amazônica. O encontro dessas massas de ar também contribui para o acúmulo de nuvens que cobrem o estado do Acre e parte de Rondônia nesta sexta-feira (26). No Acre, especialmente as regiões Norte, Nordeste, Leste, Sudeste e Sul acumulam uma densa parte dos rios atmosféricos.

O estado tem registrado fortes chuvas desde quinta-feira, o que causou um aumento significativo no volume do rio Acre nas cidades de Rio Branco, Assis Brasil, Xapuri e Brasiléia. A previsão indica continuidade das chuvas durante a noite. Essas precipitações estão associado a um “Vórtice Ciclônico de Altos Níveis da Atmosfera”. A formação dessas grandes nuvens e as chuvas características desta época do ano (verão amazônico) resultam da complexa interação entre diversos fenômenos atmosféricos.

Contudo, as mudanças climáticas exercem influência sobre esses eventos, e seus efeitos ainda não são totalmente compreendidos pelos cientistas, especialmente devido aos agravantes causados pela atividade humana. Na região Norte, o desmatamento e a consequente destruição da floresta amazônica representam um fator crucial a ser considerado.

As regiões Noroeste, Oeste e parte da região Norte de Rondônia devem receber aguaceiros no final de semana. A localidade de Ponta do Abunã, em Porto Velho, tem sido afetada pelas chuvas provenientes do Acre e da Bolívia. A previsão para o final de semana (27 e 28) é de persistência de chuvas de intensidade moderada (nível 2) e fraca (nível 1) em grande parte de Rondônia. As regiões Norte, Noroeste e Sudeste, juntamente com uma faixa do Oeste, devem concentrar os maiores volumes de chuva.

As demais áreas do estado devem registrar chuvas de menor intensidade. No final de semana, Rondônia, Acre e o sul do Amazonas terão chuvas. Já nesta sexta-feira, a previsão é de aumento das precipitações, com uma noite chuvosa no Acre e em partes das regiões Norte, Noroeste e Oeste de Rondônia.







































