O secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, defendeu nesta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, em Brasília, que o site Captura, recém-lançado pelo governo federal, tem como alvo principal os líderes do crime organizado. Em entrevista concedida à TV Brasil, Sarrubbo explicou que o projeto ajudará a rede de segurança dos Estados e pretende motivar denúncias por parte da população.
Integração de inteligência e lista de foragidos
O secretário ressaltou que a ideia do projeto é “potencializar a possibilidade de captura” de criminosos que são considerados centrais para a estrutura do crime organizado. O site Captura é um programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, executado em conjunto com as unidades federadas.
Para compor a lista de foragidos, cada unidade da federação deve selecionar oito criminosos principais. Dessa forma, o site passará a contar com uma lista de 216 foragidos mais procurados do país. O site, segundo Sarrubbo, vai colaborar para que o ministério possa integrar ações de inteligência de forma a alcançar os criminosos. Com a realização das capturas, a lista será continuamente atualizada. O projeto foi iniciado pelo Rio de Janeiro, onde o secretário nacional afirma que estariam sediadas “várias lideranças de organizações criminosas de todo o Brasil”.
Recompensas e proteção a quem denuncia
Mario Luiz Sarrubbo acrescentou que o sucesso do projeto dependerá das denúncias da população. Por isso, o Estado deve oferecer suporte de segurança a quem colaborar. “É muito importante que o Estado dê garantias de sigilo e de proteção a essas pessoas”, disse.
Uma das possibilidades em construção é o pagamento de recompensas no futuro a quem puder colaborar. O Ministério da Justiça informou que está montando um grupo de trabalho interno para discutir a viabilidade legal e prática dessa possibilidade, visando a sua implementação nas próximas etapas do programa. O objetivo é que essa garantia possa “estimular as pessoas a denunciarem”, finalizou o secretário. As denúncias anônimas podem ser feitas através dos canais 190 e 197.











































