A Abav Expo 2025, maior feira de turismo da América Latina, reuniu milhares de profissionais, operadoras e instituições do setor entre os dias 8 e 10 de outubro, no Expo Center, no Rio de Janeiro. O Sebrae em Rondônia, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Esporte (Semtel), levou empreendedores de Porto Velho para apresentar as experiências turísticas da Reserva Extrativista Lago do Cuniã e fortalecer o turismo sustentável na região.
Logo no primeiro dia, três empreendedores rondonienses — das empresas Extremo Norte Turismo, Amazon Birdwatching e Flutuante Pelicano — foram selecionados entre as 20 vagas das Rodadas de Negócios da Embratur, disputando espaço com mais de 60 iniciativas de todo o país. Eles se destacaram nas categorias turismo receptivo, observação de aves e hospedagem temática.
O Flutuante Pelicano, localizado no Rio Verde, em Candeias do Jamari, chamou atenção dos visitantes pela proposta de integração entre turismo e natureza. Os empreendedores apresentaram suas experiências no palco do Sebrae Nacional, utilizando vídeos e souvenirs regionais que despertaram o interesse de operadoras nacionais e internacionais.
O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Carlos Eduardo Sakagami, destacou o turismo como pilar estratégico para o desenvolvimento econômico:
“Com parceiros estratégicos, o Sebrae vem fortalecendo a atuação no turismo para que ele seja uma força motriz da nossa economia. É um setor inclusivo e agregador, que valoriza a identidade de Rondônia.”
O secretário executivo de Turismo de Porto Velho, Aleks Palitot, classificou a participação na feira como um marco:
“A presença dos empreendedores nas rodadas de negócios fortalece e exalta o imenso potencial turístico da capital e de toda a região amazônica.”
A empresária Thaiana Lima, do Flutuante Pelicano, ressaltou o impacto positivo da integração entre turismo e economia local:
“Integrar o roteiro da Resex Lago do Cuniã ao nosso empreendimento enriquece a vivência cultural dos visitantes e fortalece as comunidades ribeirinhas.”
O biólogo e empresário Raul Pommer, da Amazon Birdwatching, destacou as novas oportunidades geradas:
“Participar da Abav foi uma excelente vitrine para mostrar o potencial turístico de Porto Velho e da Resex Lago do Cuniã. Voltamos cheios de ideias e conexões.”
Para a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae, Tatiana Sadeck, o momento marca um novo ciclo:
“Este é o primeiro passo para transformar a experiência da Resex Lago do Cuniã em um produto turístico comercial, impulsionando novos negócios e o turismo sustentável em Rondônia.”